diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

domingo, 17 de janeiro de 2016

Volvo Cars apresentou novo V40 R-Design Drive-E






Com nova motorização, variante esportiva do hatchback premium traz mais desempenho e tem redução de consumo e emissões

A Volvo Cars apresentou, na 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o V40 R-Design Drive-E. A versão esportiva do aclamado hatchback premium é o primeiro modelo da gama 40 a receber a motorização Drive-E no Brasil.

Com o novo motor, o V40 R-Design tem melhora significativa no desempenho, por conta do ganho obtido em potência e torque. No que diz respeito a potência são 245 cv a 5.500 rpm, ante 210 cv à 6.000 rpm da motorização anterior. O torque também foi ampliado e, agora, são 35,7 mkgf na faixa de 1.500 a 4.800 rpm, ante os 30,6 mkgf entre 2.700 a 5.000 rpm anteriores.

 “Essas características fazem com que o motor tenha características de desempenho muito próximas de motores de maior cilindrada, trazendo muito mais prazer para o condutor, que terá muita potência e torque nas mais variadas condições de direção”, explica André Bassetto, gerente de Produto da Volvo Cars do Brasil.

Com isso, o V40 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos (ante 6,9s do V40 R-Design 2014) e chega à velocidade máxima de 240 km/h (230 km/h do V40 R-Design 2014).

O motor Drive-E também recebeu especial atenção com o consumo: redução do atrito interno – o atrito dos pistões foi reduzido em 50% se comparado com o motor anterior –, alta eficiência na combustão, controle avançado da temperatura para o aquecimento rápido nas partidas, diminuindo o consumo efetivo de combustível nas mais variadas situações.

Compacto e versátil
O novo motor T5 Drive-E pertence a uma família de propulsores que aproveita o mesmo bloco (com pequenas diferenças na versão diesel), virabrequim, cárter, bomba de óleo e agregados (compressor do ar-condicionado) para diferentes configurações, a gasolina ou diesel. Em outros mercados, esse mesmo conjunto pode ser um motor diesel de 181 cv, ou um propulsor com turbo e compressor, a gasolina, com 306 cv.

“Nós criamos uma gama de motores compactos e inteligentes com uma curva de potência que permite dirigibilidade comparada à de motores com maior cilindrada. Ao mesmo tempo, reduzimos o consumo de combustível e a emissão de poluentes”, explica Derek Crabb, vice-presidente de Engenharia de Powertrain, da Volvo Cars.

A motorização Drive-E também traz tecnologias como o modo Eco+, um sistema que, quando ativado, desacopla a transmissão quando o motorista alivia o pé do acelerador, economizando combustível e aproveitando a inércia do veículo. A nova caixa automática de oito velocidades contribui substancialmente na redução de consumo e melhoria do desempenho.

Airbag externo para pedestres
A Volvo é a primeira e única montadora a lançar um sistema de proteção que pode minimizar as consequências de um atropelamento. O sistema funciona a partir de uma série de sensores localizados no para-choque dianteiro que identificam a presença de pedestres. Em caso de colisão, a tampa do capô é levantada parcialmente e uma bolsa de ar é aberta sobre o motor, minimizando o impacto do pedestre com o veículo. O sistema é acionado no caso de impactos com a frente do veículo em velocidade de 20 km/h a 50 km/h.

Além do exclusivo airbag de pedestres, o carro conta também com outros sistemas de segurança:

Detector de pedestres e ciclistas
O dispositivo, com frenagem automática total, detecta a presença de pedestres ou ciclistas nas ruas e freia o veículo em velocidade de até 35 km/h caso haja risco de impacto. Esse sistema é especialmente eficiente nos casos em que o motorista não esboça reação ante o pedestre. O sistema atua por meio de câmera e radar, instalados na parte frontal do carro.

Aviso de mudança de faixa
Em velocidades acima de 65 km/h, o sistema de aviso de mudança de faixa ajuda a evitar que o condutor saia da pista, assim como colisões causadas por distrações. Essa função usa uma câmera que registra as marcas de faixas e ajuda a monitorar e a ajustar a posição do carro na pista. Ainda assim, caso o veículo saia da faixa, o sistema o alertará com um sinal sonoro e auxiliará o motorista na correção de trajetória. Se o condutor muda de faixa intencionalmente, sinalizando com a seta, o sistema não é ativado.

City Safety
Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente ou quando está dirigindo muito depressa em direção a um objeto parado. O sistema pode reduzir ou mesmo evitar completamente impactos em velocidade de até 50 Km/h.

Road Sign Information
A tecnologia Road Sign Information monitora as placas de velocidade e de sinalização de via, indica no painel o limite permitido e avisa se o carro o está excedendo, bem como alerta para momentos onde, por exemplo, a ultrapassagem não é permitida.

Paddle Shift
O V40 R-Design Drive-E estreia o sistema de paddle shift, borboletas atrás do volante, para troca de marchas no modo manual. Com a novidade, o consumidor tem mais uma opção de explorar a dinâmica da transmissão automática Geartronic de oito velocidades.

Sensus Connect
O Sensus Connect é um equipamento de série em toda a linha projetado para oferecer informações, entretenimento e apoio. Por meio do sistema, é possível encontrar música e informações de qualquer lugar do mundo, de forma completamente integrada ao automóvel.

O sistema traz os aplicativos TuneIn®,Stitcher® e Rdio®. O TuneIn® permite sintonizar, via internet, mais de 50 mil estações de rádio de todo o mundo. O usuário pode buscar emissoras segundo diversos filtros, como, por exemplo, estilo musical, localização ou idioma da estação.

 O Stitcher® permite a conexão com mais de 15 mil programas, podcasts e rádios online, enquanto o Rdio® é um serviço de música via streaming, que tem mais de 12 milhões de faixas disponíveis. É possível criar playlists ou ouvir álbuns completos, permitindo personalizar a trilha sonora de acordo com o momento.


Na conectividade, o sistema permite a integração de diversos equipamentos, via Bluetooth.

Fonte: Assessoria de imprensa Volvo Cars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário