diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

AMJ HOJE...


CONGONHAS
A presidente  Dilma Rousseff encarou com razoável tranquilidade  o seu primeiro compromisso  público em Minas, após o desastre de Mariana.  Apoiada por um grupo de simpatizantes pode discursar tranquilamente sem ter de encarar as saias justas dos últimos tempos.  Uma e outra voz gritando  “vergonha” e “fora Dilma” foi tudo o que se pode ouvir pela   Rádio Itatiaia  que enviou ao evento a intrépida repórter Edilene Lopes.   A expectativa era de que a presidente falasse à imprensa ao final da solenidade de inauguração do Museu de Congonhas. O que não ocorreu. Com mais dois compromissos agendados em Brasília Dilma partiu sem falar com os repórteres.

PAU DE GALINHEIRO
Pelo menos  40% dos deputados eleitos para a Comissão do Impeachment  têm  pendências no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 39 da chapa liderada pela oposição e dissidentes da base,  15 são investigados ou processados.

XÔ  AEDES AEGYPTI
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Caratinga, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município para enfrentamento e adequação das ações voltadas ao combate do mosquito aedes aegypti. Também por iniciativa do MPMG foi criada e instalada uma comissão para acompanhamento das ações de conscientização população no combate à dengue, chikungunya e zika.

BRACOS CRUZADOS  
Na Câmara Federal não há greve. Mas também não há trabalho em prol daqueles que botaram a turma lá dentro. Praticamente todos aguardando a  definição dos ministros do Supremo Tribunal Federal em relação ao impeachment da presidente Dilma.  A obstrução começou com a decisão do ministro Edson Fachin de conceder uma liminar proibindo a Câmara de analisar o processo de afastamento da presidente até uma decisão da Corte. Até o STF se pronunciar, nada será votado.  Entre os projetos a serem votados está a Medida Provisória que  reduz o número de ministérios de 39 para 31.

MAIS UM PASSO 
A sessão plenária do STF desta quarta-feira (16) é aguardada com ansiedade, tanto pelos interessados quanto  por cidadãos que votam e ficam de olho no que fazem aqueles que elegeram.  Deverá ser decido nessa reunião o andamento do processo impeachment. 


SEM LIMINAR

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, negou liminar por meio da qual o Partido Republicano Brasileiro (PRB), o deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP) e outros dois integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados pediam o retorno de Pinato à função de relator da representação em andamento contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Pinato foi afastado da relatoria pelo primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão Cardoso (PP-MA), que acolheu impugnação a seu nome por suposto impedimento. O argumento foi o de que deputado integrou o mesmo bloco parlamentar de Cunha.

PENSANDO EM 2016
De Timóteo, no Vale do Aço, nos chega a informação de que  pré-candidatos ao cargo de prefeito já se apresentam como tal. Nossa fonte lista pelo menos quatro. Seriam eles: Leonardo Rodrigues da Cunha (PSD); Sergio Mendes ( PSDB) Geraldo Hilário (PT do B)  e o atual prefeito, Keisson Drumond (PT), que pretende disputar a reeleição.


Recesso parlamentar 

Na página da Liderança de Governo no site da ALMG a informação de que o recesso parlamentar inicia  no  próximo sábado (18) vem acompanhada  da afirmação do  Líder de Governo, Durval Ângelo (PT),  de que o primeiro semestre foi muito positivo no que se refere à aprovação dos projetos de interesse do governo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário