diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

AMJ HOJE...


PASSADO RECENTE
No ano passado, em sessão no Plenário da Assembleia, no período em que o governador Fernando Pimentel finalmente atendeu e celebrou o fato de ter resolvido a situação dos professores com o projeto enviado à ALMG que previa aumento de 31,78% a ser pago integralmente para os professores da rede estadual até 2017; o fim do subsídio e a volta do vencimento básico, além do descongelamento das carreiras e da garantia do pagamento do piso nacional de R$ 1.917,78 para jornada de 24 horas, deputados da oposição vaticinaram: “O governo está fazendo promessas que não pode cumprir. No final deste ano (2015), não terá dinheiro em caixa para honrar os compromissos que está assumindo”.  

CENÁRIO ATUAL
O próximo dia 27 deverá colocar nas ruas um imenso coro de descontentes. Representantes de pelo menos dez sindicatos ligados ao funcionalismo público do estado decidiram por uma paralisação com duração de 24 horas, com indicativo de greve por tempo indeterminado por conta dos atrasos no pagamento dos salários e a expectativa de escalonamento da folha. Já se fala em interdição da MG-10, em frente a Cidade Administrativa e manifestações na Praça Sete.  São 400 mil servidores aflitos com a possibilidade de, a partir de março, o governo começar a parcelar os salários.

BOATO                     
Não pode ser outra coisa senão, boato, a notícia de que o governo vai gastar 3,4 milhões para pintar as fachadas das “Farmácias de Minas” de vermelho. Boato ou não a história repercute até agora. O “Farmácia de Minas” foi criado em 2008 e de acordo com o senador e ex-governador do estado, Antonio Anastasia, do PSDB, chegou a 832 municípios com recursos para quase mil unidades.  Sem dinheiro para pagar o funcionalismo o governo do estado não faria tamanha bobagem...

SITUAÇÃO CRÍTICA
A Usiminas deve dar início ainda neste nesta quinzena às demissões de funcionários diretos de sua usina siderúrgica em Cubatão, no litoral de São Paulo.  O prazo para desativação do alto-forno que responde por 70 por cento da capacidade da usina, que produziu até setembro do ano passado 3,8 milhões de toneladas de aço é 31 de janeiro. Dezenas de empregados indo para a rua.     

ODEBRECHT
O presidente do STF, ministro Lewandowski, negou liminar de soltura pedido pela defesa de Marcelo Odebrecht. Na decisão, o ministro destacou que, em análise preliminar do caso, não há ilegalidade flagrante na prisão preventiva decretada contra o empresário.   

FINANCIAMENTO DE CAMPANHA
Medidas apresentadas pelo TSE, visando maior rigor no combate ao caixa dois na campanha eleitoral deste ano, não agradam a todos os integrantes do tribunal.  O  ministro Marco Aurélio de Mello foi uma das vozes a se levantar contra as medidas. Para ele “essas posições extravagantes na crista da crise, são perigosas”.  Ele disse ainda que “o TSE não pode legislar, ele interpreta a legislação".   

EXTREMA DÁ SHOW
Estudo realizado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no final de 2015, com base em dados de 2013 revela que dos 431 municípios brasileiros que possuem um alto desenvolvimento, Extrema, no Sul de Minas, lidera.  Com pouco mais de 30 mil habitantes é a cidade mais desenvolvida do Brasil. Saltou da 569ª posição para o primeiro lugar do ranking.  Nos dois últimos anos o município erradicou o abandono escolar no Estudo Fundamental e alcançou um IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) médio de 6,1. A média do Brasil é de 4,5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário