diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Vacinação contra sarampo e poliomielite ganha novo prazo e será finalizada na sexta-feira


A baixa procura provocou pela segunda vez este ano a prorrogação das campanhas de vacinação contra a poliomielite, sarampo e multivacinação em Minas Gerais. Em Sete Lagoas nenhuma das metas foi batida e as doses estão disponíveis em 19 salas de vacinação instaladas em unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Agora, a imunização pode ser realizada até a próxima sexta-feira, 4 de dezembro.

O prazo inicial das campanhas seria finalizado no dia 29 de outubro, mas devido ao índice de vacinação pequeno houve prorrogação até o dia 20 de novembro. Porém, esta será a última oportunidade em 2020. Em Sete Lagoas, a campanha contra o sarampo para pessoas entre 20 e 49 anos ainda está abaixo de 30% do público estimado. Já a campanha contra poliomielite vacinou 7.064 crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade, o que representa 64,85%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% das crianças nesta faixa etária.

Poliomielite

Desde a década de 1990, o Brasil tem reconhecimento de país com área livre da pólio. Em Minas Gerais, o último caso da doença foi registrado em 1987, em Santa Maria de Itabira. A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e 5 anos de idade. Segundo o governo, a meta é que 95% do público-alvo seja imunizado. As doses são em gotas, sem necessidade de agulha e seringa.

Multivacinação

A campanha de multivacinação oferece uma série de doses para diversas doenças diferentes. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas menores de 15 anos de idade. Entre as vacinas disponíveis na campanha, estão:
- BCG, que previne a tuberculose
- Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus e influenza B
- Rotavírus humano, contra a diarreia
- Pneumocócica 10, que protege a pneumonia meningite e otite
- Meningocócica C e ACWY, contra meningites
- Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola
- Varicela
- Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens
- Hepatite A
- Febre amarela

Unidades de Saúde com salas de vacinação em Sete Lagoas (8h às 16h30): CS Várzea, CS Santo Antônio, CS Santa Luzia, CS Manoa, CS Orozimbo Macedo, CS Progresso, CS São João, CS Montreal, UBS Belo Vale, UBS Luxemburgo, UBS Cidade de Deus, ESF Alvorada, ESF Esperança, ESF Catarina, ESF CDI, ESF Eldorado, ESF Fazenda Velha, ESF Barreiro e ESF Itapuã II.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário