diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Escola Técnica recebe selo social do CBH Rio das Velhas por projeto socioambiental


 Marley Assiz e Nivaldo Santos, dois dos coordenadores do Subcomitê Ribeirão Jequitibá


Doze organizações integrantes do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, vinculado ao CBH Rio das Velhas, foram certificadas com o Selo Social na edição especial 2020 de combate aos desafios socioambientais em ano de pandemia. Ao todo, foram realizados 29 projetos no território que contabilizaram 80 impactos socioambientais.

Entre as instituições certificadas está a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), que participou com dois projetos: o do Webnário da Semana Integrada do Meio Ambiente e o da Coleta Seletiva de Sete Lagoas, uma iniciativa da Universidade Federal de São João del Rei - campus Sete Lagoas - em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas e outras entidades.

De acordo com a professora efetiva e responsável técnica dos laboratórios de Química e Análise Ambiental da ETMSL, Marley Beatriz de Assiz Lima, o selo social do CBH Rio das Velhas é importante para a estruturação organizacional dos projetos apresentados, publicidade das ações junto às comunidades, oportunidades de formação de parcerias com outras organizações e validação e fortalecimento institucional. "São projetos com benefícios rápidos e diretos para a população. Não são necessariamente grandiosos, mas de forma continuada, atendem a um número cada vez maior de pessoas, cumulativamente. E formam multiplicadores que vão replicando as ações em outros espaços e tempos", afirma a professora, que atualmente também é coordenadora geral do Subcomitê.

"No caso do webnário, ele se tornou inspiração e seu formato constituiu-se em modelo para outros subcomitês e para o próprio CBH Rio das Velhas. Vários webinários foram realizados a partir deste primeiro. Mais de mil pessoas assistiram e puderam se informar sobre ações ambientais no território da Bacia do Ribeirão Jequitibá", completa a professora. O webinário é também uma fonte de aprendizado e continua disponível para acesso no canal do YouTube do CBH Rio das Velhas. "No ciclo de 2021, vários projetos serão cadastrados, alguns já executados, outros em andamento e outros em fase de planejamento", adianta Marley Lima.

Este foi o primeiro ano da aplicação da tecnologia do Selo Social que estimula organizações, qualifica projetos e mensura ações com impactos que melhoram a vida das comunidades locais e colaboram para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Escola Técnica, além de seus projetos específicos, está integrada a outros grupos de trabalho do Subcomitê envolvidos com as temáticas da Agroecologia, Nascentes e Brigada de Incêndios, bem como colabora com as atividades de projetos hidroambientais. A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Escola Técnica, do SAAE e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da Câmara Municipal, têm representação no Subcomitê e colaboram em suas ações.

Leia mais: https://bit.ly/2Lsf4rH

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Ascom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário