diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 25 de março de 2021

Mais uma vez, vereadores repercutem pandemia e aprovam pauta em Reunião Ordinária


Com uma pauta extensa, 15 itens, em dia de muito trabalho, os vereadores aproveitaram a Reunião Ordinária desta semana (terça-feira 23), na Câmara, para repercutirem a situação atual da pandemia de Covid-19 na cidade. Nas votações apenas a Emenda Modificativa (EM) 01 ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 02/2021 foi reprovada pelo plenário virtual.

A EM, da vereadora Heloísa Frois (Cidadania), não passou com nove votos contrários de Ivan Luiz (Patri), Gilson Liboreiro (SD), Caio Valace (Pode), João Evangelista (PSDB), Eraldo da Saúde (Patri), José de Deus (REP), Roney do Aproximar (PSL), Sílvia Regina (PSC) e Ismael Soares (PP). O Anteprojeto de Lei 134/2021, de Gilson Liboreiro, foi aprovado com abstenção de Caio Valace.     

A pauta completa da sessão pode ser acessada no link que segue. Na comunicação pessoal os vereadores destacaram assuntos diversos, mas todos demonstraram preocupação com o atual estágio da pandemia, acompanhe.  

José de Deus (REP): Em uma de minhas falas na Câmara disse que estou vereador pelo povo e sofri no último fim de semana porque tive um pedido que estava fora do meu alcance. Um problema que não foge ao de milhares de brasileiros neste momento. Tive um pedido de socorro onde o cidadão me pedia para interceder junto a uma instituição de saúde por um leito.

Sílvia Regina (PSC): Tivemos muita procura sobre o transporte coletivo da Turi, que eles se mobilizem um pouco mais. É uma dificuldade agora, é, mas o povo não pode pagar por uma dificuldade que é deles. Que a empresa se posicione. Do mesmo jeito que pedimos para que o comércio não abra, precisamos da ajuda deles por um transporte mais humano, o transporte coletivo está lotado. Que vocês olhem com mais carinho. Pedir a Guarda que fiscalize os ônibus.   

Eraldo da Saúde (Patri): Fiquei satisfeito por todas as homenagens. Agradecer a todos que se manifestaram pelas redes sociais. No tempo de pandemia a gente fica triste porque tentamos fazer, mas não conseguimos. Às vezes o que temos é só a palavra amiga. Tenho duas filhas com Covid também, mas vamos em frente.

Gilson Liboreiro (SD): O momento é grave, estamos acompanhando atentamente e buscando alternativas. A questão psicológica também é muito forte neste momento. Uma pesquisa do Datafolha aponta que 79% acreditam que a doença está fora do controle e 82% tem medo de se infectarem. A notícia boa é que o Congresso fez a sua parte e derrubou o veto do presidente sobre indenização aos profissionais da saúde.

Junior Sousa (MDB): Falar da obra da rua Aldo Costa que foi finalizada por uma emenda do deputado Douglas Melo, agradecer ao prefeito ela execução. Muita gente questiona o que os políticos estão fazendo para conter a Covid. Estou fazendo a minha parte, abro minhas redes sociais todos os dias para falar e conscientizar, temos que conscientizar porque muita gente ainda não acredita na doença. Grande parte da população acha que a responsabilidade é nossa, certa parte é, mas é preciso de conscientização.

Heloisa Frois (Cidadania): Estamos de luto porque nosso assessor jurídico da ACI, Aristides Cabral de Souza, faleceu na última segunda-feira. Estamos extremamente entristecidos e enlutados. Meus sinceros sentimentos para toda a família.

Ismael Soares (PP): Quero destacar sobre o transporte coletivo, é preciso fiscalizar. Hoje (terça-feira) o ônibus de Silva Xavier veio lotado, nesse momento a empresa precisa colocar mais ônibus. Muitas pessoas pedindo por socorro por um leito de UTI. Sabemos que está acontecendo no mundo todo e estamos fazendo o possível para ajudar a cidade. Um leito custa R$ 2 mil por dia e o Estado repassa R$ 800. 

Carol Canabrava (Avante): Quero falar do momento que estamos vivendo. Parece repetitivo, mas o momento é caótico, triste. Muitas pessoas próximas a mim perderam a vida. Quero falar da importância de todos nós redobrarmos os cuidados. A balança entre a saúde e economia está muito pesada, o comércio tem sofrido bastante, mas nesse momento precisamos redobrar os cuidados.        

Caio Valace (Pode): Com forte impacto recebo a notícia do passamento do Aristides, conhecido como Souza, homem altruísta, de conduta ilibada. A fala de José de Deus abriu a sessão e nos faz lembrar de nossas limitações, como somos pequenos e estamos pequenos diante desta crise da Covid-19. Nos faz refletir sobre nosso papel. Temos sentido o medo, desespero na voz das pessoas que nos ligam diariamente.

Ivson (Cidadania): O tempo de Deus agir é sempre agora, mesmo que estejamos na pandemia, agora é o momento. Agora é o momento da vacina, agora é o momento do tratamento precoce para quem acredita. Agora é o momento pela questão sanitária da pandemia. Agora é o momento de lutarmos pela economia. Comerciantes estão desesperados. Mas o que o Executivo fez até agora com relação a medidas econômicas. Qual medida econômica foi tomada? A única medida econômica foi reajuste a conta de água e esgoto.

Janderson Avelar (MDB): Dar os parabéns ao Eraldo, pessoa especial. Estive na UPA, fui chamado por uma moradora, por conta de aglomeração. Fui para ver o que estava acontecendo. Com informações de parentes de enfermos que estavam aguardando notícias dos familiares. Fui atendido por duas enfermeiras que estão de parabéns. Percebi o desespero no rosto delas e temos que tentar ajudar de alguma forma.

Ivan Luiz (Patri): Estive na UPA e pude presenciar o desespero na linha de frente dos que lá estão. Parabenizar toda a equipe de enfermagem de todas as unidades de saúde da cidade. Estão todos em desespero sem saber o que fazer com os doentes. Somos responsáveis também, mas a população precisa cuidar do seu bem maior, que é a saúde. Fazem festa, promovem aglomeração e depois vão para a porta do hospital. É preciso que a população ajude.   

Pr. Alcides (PP): (A pandemia) é preocupação de todos nós e a gente entende os infectologistas, cientistas e classe da ciência. A gente tem acompanhado repórteres, testemunhos e manifestações não só de cientistas brasileiros, mas de forma internacional. Queria falar sobre a OMS que recomendou lockdown e chegou-se a conclusão que essa não é a solução. Tenho preocupação com o tratamento e preservação da vida. Que a cidade repense para que nossas atividades econômicas possam continuar. 

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação | TV Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário