diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Novo laboratório de Sete Lagoas estará apto a realizar testes para Covid-19 até o fim da semana


O boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal nesta quarta-feira, 22, revela uma alta de 3,27% no número de notificações em Sete Lagoas entre segunda-feira e quarta (na terça, feriado de Tiradentes, não houve boletim). Atualmente a cidade conta com 663 notificações, sendo 529 casos suspeitos e seis positivos, com quatro já considerados curados e dois se recuperando bem.

Seis pacientes estão internados em Sete Lagoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Os exames realizados em dois deles deram negativo para a Covid-19. Os demais ainda aguardam a liberação de resultados por parte da Funed, em Belo Horizonte. Os resultados de exames de 128 pacientes foram negativos e o município segue com um óbito em investigação e um, ocorrido em primeiro de abril, na UPA, descartado.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os exames que estão sendo feitos na Funed são direcionados, preferencialmente, a pacientes com síndrome respiratória aguda grave, profissionais de saúde, pacientes que foram a óbito com suspeita de coronavírus e pacientes sintomáticos que vivem em asilos, hospitais e presídios. A Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas acredita que, assim que o laboratório que foi montando no Unifemm estiver funcionando em plena capacidade, será possível ampliar de maneira significativa o índice de exames realizados na cidade.

"Os primeiros testes de protocolo no laboratório já começaram a ser feitos na segunda-feira. Esses testes servem para garantir mais segurança na qualidade dos resultados e biossegurança para os pesquisadores que estão atuando no laboratório. A expectativa é de que os testes comecem a ser feitos até o fim desta semana", prevê o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta. A coleta para os exames obedece a um fluxo que foi desenhado pela comissão científica formada por infectologistas, pesquisadores e Vigilância Epidemiológica local.

Hotsite
Agora ficou mais fácil acompanhar os boletins epidemiológicos e as notícias sobre as ações de controle da pandemia em Sete Lagoas. A Prefeitura lançou uma página na internet com dados estatísticos e matérias sobre o novo coronavírus. Lá é possível encontrar informações sobre a doença, dicas de prevenção, acompanhar a curva de crescimento do coronavírus na cidade e muito mais. Para visitar o hotsite, acesse setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.


Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário