diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Laboratório para testes de Covid-19 em Sete Lagoas está em fase final de implantação



Crédito fotos: Divulgação/Grupo Uai

As notificações de casos suspeitos de novo coronavírus em Sete Lagoas, de acordo com o boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica do Município desta quarta-feira, 15, tiveram um leve aumento nas últimas 24 horas. Com alta de 2,47%, já são 539 notificações, com 449 casos sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com três casos positivos (sem maiores complicações e já considerados curados) e 87 negativos. Cinco pacientes estão hospitalizados com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Todos eles tiveram material colhido para o exame que detecta a Covid-19 e aguardam a divulgação do resultado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Por falar em resultados, os primeiros pesquisadores da UFMG que vão trabalhar no laboratório que está sendo montado no Unifemm pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Unifemm e a Embrapa, já começaram a chegar. Eles vão se revezar de modo que o laboratório funcione 24 horas por dia, sete dias por semana. "Isso vai dar a Sete Lagoas uma estrutura que poucas cidades do Brasil terão no que diz respeito à capacidade de testagem e à agilidade na liberação de resultados", afirma o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.


Para acomodar esses pesquisadores, já que não há hoteis em funcionamento na cidade, o Grupo Uai de Hotéis e Pousadas de Sete Lagoas e Região montou um alojamento dentro do próprio Unifemm. Os móveis e itens de enxoval foram cedidos pelos hotéis Atlas, Real, Vila Serrana, Riviera, Lago Palace e Sete Lagoas Residence, todos membros do Grupo Uai. "Agradecemos muito os esforços do Grupo Uai em operacionalizar a montagem do alojamento, pois não teríamos como receber esses profissionais sem hoteis funcionando na cidade. Tem sido um apoio muito valioso. Além disso, ficamos felizes em poder oferecer um conforto a esses profissionais que estão se doando para nos ajudar", completa o secretário.

O laboratório será referência para a realização de exames que detectam o novo coronavírus em pacientes suspeitos de Sete Lagoas. A iniciativa da farmacêutica Ana Cristina Pinheiro, servidora da SMS, ganhou a adesão do Unifemm, da Embrapa e de um grupo de pesquisadores da UFMG, que se dispuseram a trabalhar na cidade. "Assim que concluída a montagem da estrutura do laboratório e seu licenciamento junto à Funed, ele estará apto a iniciar o processamento da demanda de exames de Sete Lagoas, aumentando significativamente a capacidade de testagem e, consequentemente, dando uma visão mais exata da presença do coronavírus na cidade, o que ajuda na nossa tomada de decisões", justifica o Dr. Flávio Pimenta.

Novo decreto
Ainda nesta quarta-feira será publicado o novo decreto que prorroga, por mais dez dias, as ações de isolamento já determinadas pela Prefeitura de Sete Lagoas. A decisão de manter em funcionamento apenas os estabelecimentos considerados essenciais foi tomada pelo Gabinete de Gestão de Crise, em conjunto com a Prefeitura, seguindo a indicação da equipe técnica de epidemiologistas da Secretaria Municipal de Saúde e as diretrizes do Governo do Estado. Uma diferença, que vai constar neste decreto de hoje, é a limitação do número de idosos que poderão estar ao mesmo tempo no transporte coletivo. O limite será de quatro pessoas com mais de 60 anos em cada ônibus.


Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário