diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 15 de março de 2017

Informação e debate prometem marcar Dia Mundial da Água em Sete Lagoas

Presidente do SAAE, Aluísio Barbosa Júnior.

Élio Domingos Neto, bacharel em Geografia pela UFMG.
Guilherme Dias de Freitas, formado em Biologia e pós-graduado em gestão e certificação ambiental.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março desde o ano de 1993, data sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Essa data busca conscientização a respeito da importância da água para os seres vivos. No município, a Câmara Municipal, em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), também comemora esta importante data.

Através do requerimento do vereador e presidente do Legislativo Municipal, Cláudio Caramelo, a reunião especial será realizada no dia 22 de março, quarta-feira, às 19h, no plenário da Câmara Municipal.  “Trata-se de um momento de reflexão e buscar fazer a diferença. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e contaminação dos mesmos”, considera Caramelo.

Com o tema “O Mundo tem sede de iniciativas", quatro importantes explanações prometem esquentar o debate entorno do assunto. O presidente do SAAE, Aluísio Barbosa Júnior, vai falar sobre a estrutura atual da autarquia, disponibilidade de água em Sete Lagoas e desafios. Já Élio Domingos Neto, bacharel em Geografia pela UFMG e analista ambiental na Equipe de Mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, e colaborador do Projeto Manuelzão/UFMG, vai abordar sobre “Sete Lagoas no contexto da bacia hidrográfica do Rio das Velhas”.

Por sua vez, Guilherme Dias de Freitas, formado em Biologia e pós-graduado em gestão e certificação ambiental, falará sobre “Conservação Ambiental e Produção de Água na Estância Séjour – Sete Lagoas”. Também confirmou presença o ex-diretor do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e hoje servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Geraldo Abreu.

Anualmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água. Este ano, o tema é “Água Residual”. Trata-se da água resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade. Para não esquecer: a reunião será no dia 22 de março, 19h, no plenário da Câmara Municipal de Sete Lagoas (Av. Getúlio Vargas, 111, Centro).

Fonte: Assessoria de Comunicação Vereador Caramelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário