diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Caminhões VM poderão ser equipados com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift


A quarta geração de caminhões da linha VM que está sendo apresentada pela Volvo na Fenatran poderá, em breve, sair de fábrica equipada com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift, reconhecida internacionalmente por proporcionar uma série de benefícios ao transportador. “Grande parte do sucesso da I-Shift se deve a sensível redução no consumo de combustível que proporciona”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões do Grupo Volvo para o Brasil.
A caixa de câmbio que está sendo introduzida nos caminhões VM é a mesma que equipa o FH, o caminhão extra-pesado da Volvo, um dos líderes de vendas no Brasil em seu segmento. A I-Shift está presente em mais de 90% dos caminhões FH que saem da linha de produção. “É uma transmissão que experimentou um sucesso espetacular em poucos anos”, destaca Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América Latina.
“Além de um consumo menor, esta transmissão garante maior conforto para o motorista e segurança para todo o conjunto”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM. Mais moderna que as transmissões semelhantes existentes hoje no mercado, a caixa eletrônica Volvo tem embreagem, mas não tem pedal.
Na prática, isso significa que o motorista não precisa fazer nenhum esforço e não se preocupa em trocar marchas. No modo automático, por exemplo, é só acelerar e frear. “Tudo é feito de forma eletrônica, precisa e suave. Sem contar que a manutenção é menos frequente”, observa Mendonça. No modo manual, as trocas também são precisas e garantem excelente dirigibilidade.
O grande número de marchas à disposição é indicado no display do computador de bordo. O motorista pode se situar melhor durante a condução do caminhão. No visor, ele pode monitorar em que marcha está naquele momento e quais são as outras disponíveis, tanto para baixo como para cima.
E o motorista também pode escolher o modo de condução: econômico, quando está em velocidade de “cruzeiro”, ou de potência, quando, por exemplo, está trafegando por um trecho bastante íngreme. Para garantir o conforto do condutor, o seletor foi instalado ao alcance da mão.
Além de ter carcaça em alumínio e de não ter o conjunto de sincronizadores, o sistema otimiza o trabalho do trem de força. “Todo o conjunto faz com que haja menos perdas de energia em virtude do número menor de componentes em atrito e do peso reduzido”, destaca Marco Mildenberg, engenheiro de planejamento do produto do Grupo Volvo no Brasil.
“Mudanças inteligentes”

A transmissão eletrônica Volvo possui outra característica importante para a correta condução do veículo: o sistema inibidor de trocas indevidas. “Ele impede a troca de marcha caso a rotação do motor não seja a mais adequada num determinado momento”, diz Mildenberg.
Uma das muitas características do sistema da caixa I-Shift é que seu “cérebro” eletrônico registra as condições de condução e o peso bruto do veículo antes de selecionar a marcha inicial mais adequada.
As 12 marchas e a eletrônica integrada ao motor proporcionam o máximo de conforto ao dirigir. As trocas de marchas são feitas de maneira suave e silenciosa, ajustando os padrões de mudanças de acordo com as condições reais de condução. “Quem dirige um caminhão com a caixa I-Shift não quer mais voltar para a caixa manual. Nada se compara a uma Volvo I-Shift”, finaliza Fedalto.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário