diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

domingo, 18 de outubro de 2020

COLUNA MG – Rede de Notícias Sindijori MG - 17/10/2020


 

 
  1. Vertentes tem mais patentes
        O ranking das 50 instituições que mais depositaram Patentes de Invenção (PI) no Brasil foi divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A lista, feita com base no ano de 2019, trouxe em seu ranking as três universidades federais da Zona da Mata e Campo das Vertentes. A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) ocupa a 15ª posição, sendo seguida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), no 32º lugar, e a Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF) ficou na 45ª posição. (Folha de Barbacena) 
     

  2. Itacolomi passará por reformas
        O Parque Estadual do Itacolomi é um grande atrativo para os viajantes que vêm a Mariana e Ouro Preto em busca de trilhas, aventuras e uma vista de tirar o fôlego, vai passar por reformas a partir de 2021. Algumas das instalações do Parque - como a portaria, os sanitários, o museu do chá, o restaurante, a casa de hóspedes e a casa do pesquisador – vão receber reformas para atender os turistas e aprimorar sua experiência com a natureza. (Portal da Cidade- Mariana) 
     

  3. Santa Casa recebe ventilador pulmonar 
        A Santa Casa de Arcos recebeu ventilador pulonar, liberado pela a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, que já distribuiu mil deles para outros municípios. A enfermeira Michele Teixeira, responsável técnica pelo hospital, disse que o ventilador pulmonar é necessário no suporte e tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda. A Santa Casa já contava com quatro aparelhos. (Correio Centro-Oeste- Arcos) 
     

  4. População de sete cidades encolhe
        A mais recente estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela um dado curioso: em 10 anos, o número de moradores encolheu em sete das 19 cidades da região. Foi em Rio Espera que esse fenômeno pôde ser observado com maior força: a população caiu de 6.070 em 2010 para 5.402 em 2020 (-11%). Uma situação bem semelhante foi observada em Jeceaba (-10,06%). Outros municípios que viram sua população ser reduzida foram Itaverava (-7,42%), Caranaíba (-3,71%), Capela Nova (-2,54%), Lamim (-2,11%) e Santana dos Montes (-1,49%). De uma maneira geral, a soma dos habitantes da área analisada cresceu 8,74%, indo de 311.465 para 338.677. (Correio da Cidade- Conselheiro Lafaiete) 
     

  5. Divinópolis no ranking de idosos
        Em 2030, o país vai ter mais idosos do que crianças pela primeira vez na história, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerando essa realidade que se aproxima, a pesquisa Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), feita pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e divulgada nesta terça-feira, 13, busca medir “o grau de preparação dos municípios brasileiros para a crescente longevidade de suas comunidades”. (Agora- Divinópolis)
     

  6. Liberados pagamentos para Espaços 
        Uberaba sai na frente e é uma das primeiras cidades a depositar na conta dos Espaços Culturais, o auxílio referente à Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020). O recurso proveniente do Governo Federal tem o objetivo de atender ações emergenciais de apoio ao setor cultural, em razão da pandemia do coronavírus. O prefeito Paulo Piau e o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Marcelo Palis anunciaram na quarta-feira, 14, que foram depositados os primeiros recursos para aqueles que cumpriam os pré requisitos exigidos na legislação. (Jornal de Uberaba) 
     

  7.  Licitação dos pontos turísticos é suspensa 
        A licitação que busca uma concessionária para explorar atividades de visitação do circuito turístico integrado não teve apresentação de propostas nesta quinta-feira, 15, conforme ata da sessão que aconteceu ao vivo, transmitida pelo canal oficial da prefeitura, no Espaço Cultural da Urca. Não houve interessados em participar do certame e o processo foi suspenso temporariamente para que o edital seja reavaliado. O edital Circuito Turístico Integrado de Poços de Caldas é de concessão onerosa de uso e foi publicado em 13 de agosto deste ano. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)  
     

  8. Acesso à energia renovável lançado
    A Órigo Energia, líder em geração compartilhada no país, disponibilizou seu modelo inovador de pacote de crédito de energia para residências em Minas Gerais; até esse momento, a empresa oferecia o serviço apenas para pequenas e médias empresas do estado. O lançamento marca a nova fase de crescimento da empresa por meio de um serviço que universaliza o acesso à energia renovável no Brasil. A adesão dos consumidores é feita através de um processo simples e digitalizado, de modo a facilitar o acesso à energia gerada em fazendas solares espalhadas pelo estado de Minas Gerais. (Rede Sindijori)

Nenhum comentário:

Postar um comentário