diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 10/09/2019



Inflação em Moc acima da média nacional
Montes Claros registrou, no mês passado, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgados pelo Departamento de Economia da Unimontes, foi de 0,34%, com um aumento de 0,19% em relação ao mês de julho, que foi de 0,15%. Comparando-se com a média nacional, o percentual para o montes-clarense foi ainda maior e na “contramão” de um mês para outro. Isso porque, segundo a publicação do Índice de Preços ao Consumidor Aplicado (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação geral no País foi de 0,11% em agosto, contra 0,19% em julho. O acumulado do ano em Montes Claros é de 3,36% e no Brasil, com base em todas as capitais, é de 2,54%. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Ação para reduzir poluição em Ipatinga
A Usiminas anuncia que vai implementar uma série de novas iniciativas de controle ambiental na usina em Ipatinga. A proposta é mitigar os impactos de suas operações industriais e contribuir para uma melhor percepção da comunidade sobre eles. Entre as medidas previstas pela empresa estão a implantação, já em fase de acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e 9ª Promotoria de Meio Ambiente de Ipatinga, de uma rede de monitoramento de material particulado em Ipatinga. O objetivo é quantificar e qualificar o material. (Diário do Aço – Ipatinga)

“Brasileirinhos” promove oficinas
O choro, popularmente chamado de chorinho, primeiro gênero de música popular e instrumental tipicamente brasileiro, vai ser levado gratuitamente às escolas municipais, entidades e eventos de Varginha a partir desta semana. A iniciativa compõe a 3ª edição do Projeto Brasileirinhos: Choro nas Escolas e Praças de Varginha, viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Vão ser realizadas oito oficinas em escolas públicas municipais, além de quatro apresentações. A primeira atividade vai ser nesta quinta-feira, 12, na E. M. José Augusto de Paiva. Correio do Sul - Varginha)

Projeto promove redesenho do seio
De repente, elas perderam o cabelo, uma parte do seio e a autoestima. A fim de ressignificar a forma de enfrentamento ao câncer de mama por meio da arte, o projeto “Bem Comum”, da Prefeitura, oferece às mulheres, de forma gratuita, a reconstituição de auréolas e mamilos, usando técnicas de tatuagem. A iniciativa é realizada em parceria com o projeto Bem me quer, do tatuador Marcos Santos, e visa a conectar profissionais da área a ex-pacientes, a fim de recuperar a confiança em relação ao próprio corpo, representando um novo momento de vida. A ação tem início neste final de semana, durante o evento Master Ink, e não tem data para encerramento. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Procon descarta mais de 500 produtos
A Fundação Procon Uberaba descartou, na tarde desta segunda-feira, 9, no aterro sanitário, mais de 500 itens impróprios para o consumo. Os produtos foram apreendidos durante a operação “De olho na conveniência”, realizada na última semana. A ação autuou treze lojas de conveniências por expor à venda produtos com data de validade expirada ou ilegível ao consumidor. O chefe de fiscalização do Procon Uberaba, Anderson Felix, salienta que as autuações e posteriores apreensões, se deram com base no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. (Jornal de Uberaba)

Samu é ampliado e pode ter nova ambulância
Desde o ano de 2017, Pará de Minas conta com os serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Atualmente, a cidade possui uma ambulância de suporte básico e uma sede própria ao lado da Unidade de Pronto Atendimento 24H (Upa). Visando aumentar os resultados satisfatórios dos últimos anos, investimentos estão sendo feitos pelo consórcio que administra o SAMU na região Centro-Oeste de Minas. Entre as novidades, está uma base mais equipada e que vai abrigar um número maior de socorristas, além da habilitação de Pará de Minas para receber uma ambulância de suporte avançado, que vai contar com médico. (JC Notícias- Pará de Minas)

Canudos são proibidos em Itajubá
A Câmara Municipal aprovou, em segundo e definitivo turno, a lei que proíbe a distribuição de canudos plásticos em Itajubá. Este projeto vem na onda de diversas leis de mesmo teor aprovadas em diversas cidades do Brasil. De autoria dos vereadores Ricardo Zambrana, Antonio Santi, Cleber David e Marcelo Krauss, o projeto teve o apoio de 14 vereadores, sendo contrários os vereadores Rodrigo Melo e Carlos Molina. De acordo com o artigo 1º do projeto “fica proibido no Município de Itajubá-MG o fornecimento de canudos de material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias, entre outros estabelecimentos comerciais”. (O Sul de Minas- Itajubá)

Setor quer recriação do Conselho do Café
Em 1996 por sugestão do então presidente da Frente Parlamentar da Cafeicultura, deputado Carlos Melles, foi criado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), à época ligado ao Ministério da Indústria e Comércio, tendo como ministro Francisco Dornelles. Agora O setor produtivo está se movimentando para a recriação do CDPC, e neste sentido o Conselho Nacional do Café, Confederação Nacional da Agricultura e Frente Parlamentar do Café, em comum acordo sugerem reativar o colegiado, mantendo sua estrutura anterior. (Jornal do Sudoeste – S. S. do Paraíso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário