diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

AMJ HOJE...


Canto de sereia  
Delegação do Paraguai que participou na última segunda-feira (23/11) na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, do seminárioInternacionalizando sua Empresa através do Paraguai”, promovido pelo Sistema FIEMG, por meio do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (Apex Brasil), trouxe notícias alvissareiras para o empresariado mineiro. Sócio no Mercosul, o país vizinho botou na mesa, durante o debate sobre internacionalização, aumento do comércio e investimentos bilaterais, um leque de vantagens para atrair o empresariado mineiro.

Vantagens
Energia proveniente da usina binacional de Itaipu e a Lei de Maquila do Paraguai, que prevê empresas localizadas no país produzindo com insumos importados a preços baixos e mão de obra barata, sob gerenciamento de uma matriz estrangeira, visando produzir para a exportação, foram propostas apresentadas pelos paraguaios a uma plateia composta de especialistas de exportação e empresários.

Onde investir
Setores com maior potencial de investimentos no Paraguai de hoje seria, de acordo com os paraguaios, entre outros, o de reflorestamento, o hoteleiro, a agroindústria e o habitacional, que ainda segundo eles, demanda 100 mil novas moradias por ano.

Sossega leão
A coluna acompanhou a partir da Assembleia Legislativa o movimento dos professores mineiros em busca de melhores condições de trabalho e remuneração. E também presenciou o discurso de um deputado de oposição que afirmava que o governador Fernando Pimentel estaria apenas tentando acalmar a classe, mas muito em breve, não teria dinheiro em caixa para honrar o compromisso, ou seja, o acordo proposto. O parlamentar em questão profetizou, ou tinha conhecimento de causa?

OAB-MG
Antônio Fabrício de Matos Gonçalves sucede Luiz Cláudio Chaves na Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Minas Gerais e traz na vice-presidência a dinâmica Helena Delamonica.  A chapa foi eleita para o triênio de 2016 a 2018. O atual presidente da OAB Minas, Luís Cláudio, foi eleito Conselheiro federal e irá integrar a diretoria do Conselho Federal da Ordem dos advogados.  

Emprego e renda
Machado, no sul de Minas, foi a cidade escolhida para receber a segunda filial da PileccoNobre. Com sede no Rio Grande do Sul, status de uma das maiores indústrias orizícolas do país a empresa que se dedica à pesquisas científicas e utiliza tecnologias limpas na produção e na industrialização do seu arroz já tem filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília/DF e em Contagem/MG. De acordo com o presidente Onélio Pilecco, a filial de Machado, inaugurada neste mês de novembro, é bem estratégica, já que o sul de Minas lidera o ranking de venda dos produtos da empresa.

Programa de Proteção ao Emprego
Sancionada na última quinta-feira (19/11) a lei 13.189/15, que institui o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) vem para evitar um mal maior e não, para resolver.  O PPE estabelecido por meio da MP 680 busca preservar os empregos em momentos como o atual, de retração da atividade econômica. O que não está resolvido, resolvido está diriam os nossos avós. O certo é que, ou o trabalhador contenta-se com a redução da jornada de trabalho, com redução de até 30% do salário, ou fica sem o emprego.

locupletando 
Revoada de políticos em Mariana.  Todos bastante preocupados, sensibilizados, prontos a doar todo o salário e rendimentos indiretos às famílias atingidas pela tragédia. Calma leitor, um pouco de ironia não faz mal a ninguém.  Mas que o vai e vem de federais e estaduais na região é impressionante, não há dúvida. Mas façamos justiça: sempre há um e outro bem intencionado que não pensa apenas em votos futuros.    

Friboi veste alpargatas
Inaugurada em Montes Claros, em outubro de 2010 com investimento de R$ 279 milhões, a fábrica da Alpargatas deve mudar de direção com a aquisição da marca Havaianas por meio da J&F Investimentos, uma holding brasileira de propriedade da família Batista e que controla empresas como a JBS (Friboi), Eldorado Celulose, bancos, a emissora de TV Canal Rural entre outros negócios.   A J&F foi fundada em 1953 e tem sede em São Paulo.

Marketing
A J& F que fatura em dólares e pagou pela Alpagartas em reais, pelo visto, tem predileção por tudo aquilo que é legítimo, tem procedência. Na TV destes tempos, Toni Ramos diz que “carne tem de ser Friboi”.  Na TV de muitos verões atrás, Chico Anísio dizia “Havaianas, só se for as legitimas que não soltam as tiras, não têm cheiro...”.

Audiência pública em Valadares

O presidente da ADEP-MG- Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, Eduardo Cyrino Generoso, participou na segunda-feira (23/11) da audiência pública da Comissão Extraordinária das Barragens da Assembleia Legislativa realizada na Câmara Municipal em Governador Valadares. Em discussão, a qualidade da água que está sendo fornecida ao município depois da contaminação do Rio Doce. A reunião, solicitada pelo deputado Bonifácio Mourão (PSDB) e pela deputada Celise Laviola (PMDB), teve como objetivo conhecer os reflexos no município do rompimento da barragem da Samarco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário