diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 23 de junho de 2011

IVECO DAILY ELÉTRICO É DESTAQUE NO PRIMEIRO SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE VEÍCULOS MOVIDOS A ELETRICIDADE

· Desenvolvido pela Iveco e a Itaipu Binacional, o Daily Elétrico é o primeiro caminhão movido a energia 100% renovável da América Latina


Apresentado na última edição da Fenatran e agraciado com o prêmio “Destaque Tecnológico” do Congresso da SAE de 2009, o Daily Elétrico, veículo desenvolvido pela Iveco e a Itaipu Binacional, é uma das principais atrações do primeiro Seminário Brasileiro sobre Tecnologias para Veículos Elétricos, o TEC-VE 2011, evento que acontece até hoje, em Brasília. Promovido pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e pelo instituto Besc de Humanidades e Economia, o principal objetivo deste encontro é discutir alternativas para a viabilização dos veículos elétricos no País e abrir um amplo debate entre sociedade, governo e empresas para sua ampla utilização.

Exemplos de países como Estados Unidos, França e Japão, que já investem maciçamente nesta energia 100% renovável, serão apresentados e debatidos por palestrantes especialistas no assunto que representam governo, montadoras e a sociedade. A Iveco, quarta maior montadora do Brasil, apoia o evento e o engenheiro Henrique Rezende, responsável pela área de Engenharia Avançada e Inovações para América Latina da empresa, falará aos congressistas hoje, às 15h, sobre o expertise da Iveco no desenvolvimento de propulsores movidos a combustíveis alternativos.

De acordo com Rezende, a Iveco possui total domínio no desenvolvimento de veículos híbridos (elétrico/diesel), elétricos, diesel/etanol, GNV e biodiesel. “Vamos dar uma visão geral de como a Iveco está integralmente preparada tanto para os veículos elétricos como para outras demandas por combustíveis ambientalmente mais amigáveis”.

O Iveco Daily movido a energia elétrica é um caminhão leve chassi-cabina dupla com entre-eixo de 3.650 mm, veículo ideal para o transporte de equipe de trabalho mais carga. O caminhão funciona com três baterias Zebra (Zeolite Battery Research Africa Project), consideradas as melhores baterias do mundo para esta aplicação. Pensado para aplicações urbanas e de curta distância, o veículo tem autonomia para 100 quilômetros e, carregado, pode desenvolver até 70 km/h. O tempo de recarga das baterias é de oito horas e a tecnologia elétrica pode ser aplicada a todas as demais versões da gama Daily que contempla caminhão chassi-cabine, furgão, van ou microônibus.
A Itaipu Binacional escolheu a Iveco como parceira na criação deste veículo elétrico porque a empresa é reconhecida por sua vanguarda no desenvolvimento de motores movidos a combustíveis alternativos. A Iveco já comercializa na Europa veículos elétricos, híbridos diesel-elétricos e a gás (a empresa é, inclusive, líder mundial na produção de caminhões movidos a GNV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário