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domingo, 10 de abril de 2016

Após crescimento no Brasil em 2015, Iveco Bus mira as exportações

Marca, consolidada no mercado nacional de transporte de passageiros, investe para aumentar sua participação na América Latina

A Iveco Bus começou 2016 como a única montadora do segmento de transporte de passageiros a registrar crescimento no ano passado, 62,4%. Agora, os esforços da marca também estão voltados para a América Latina. O objetivo é expandir a participação de mercado com modelos, como o chassi 170S28, que já integram a frota de grandes empresas brasileiras, por exemplo, a Ita Transportes e a Suzantur.

Países como Colômbia, Costa Rica e Paraguai receberam veículos da montadora. Esse movimento, que teve início em 2015, já rende bons frutos à marca. A Iveco Bus mais que dobrou suas vendas, partindo de 134 unidades em 2014, para 443 em 2015. Humberto Spinetti, diretor de negócios de ônibus da Iveco para a América Latina, destaca que o chassi foi testado e aprovado no Brasil, com destaque para quesitos como potência, economia de combustível e custo operacional. “Enxergamos um potencial muito grande para nossos produtos no mercado latino americano”, ressalta.

Recentemente a Iveco Bus lançou o GranClass 150s21. Com foco no mercado de transporte escolar, o ônibus encarroçado pela Mascarello segue o conceito de sucesso do chassi 170S28 e é mais uma opção da marca para o mercado externo. “Nosso portfólio conta com veículos altamente competitivos e prontos para brigar de igual para igual com nossos concorrentes no exterior. Estamos fazendo a lição de casa aprimorando nossos produtos e fortalecendo a rede de concessionárias”, complementa o executivo.

Linha de produtos Iveco Bus 
Os produtos foram desenvolvidos para atender as demandas do transporte de passageiros em toda a América Latina. Durabilidade, conforto e alta tecnologia fazem dos veículos da marca a nova opção para os operadores de transporte. 

O chassi 170S28 é um bom exemplo disso. Com evoluções tecnológicas, oferece resistência extra ao veículo nas aplicações, além do melhor consumo de combustível da categoria. A força e os resultados de consumo do modelo da Iveco Bus devem-se ao motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 280 cv, a maior do segmento. A potência do chassi 170S28 faz com que o veículo mantenha o desempenho mesmo com o sistema de ar condicionado ligado e consumindo entre 30 e 35cv de potência. 


A FPT desenvolveu o N67 com o desafio de tornar um motor mais eficiente sem abrir mão de desempenho. A resposta foi a conceituação baseada no downspeeding, que pode ser descrito como fazer um motor operar a baixas rotações com torque elevado, gerando maior eficiência e redução do consumo de combustível, além de maximizar a vida útil do motor. 

Já o Daily Minibus se destaca pela durabilidade. A plataforma baseada em chassi-longarina faz com que a vida útil do produto seja muito superior, quando comparado com veículos monobloco. Além disso, a tração traseira gera uma economia significativa de consumo de pneus para o operador. O veículo está disponível nas versões para Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo. Um veículo perfeito para o transporte municipal e intermunicipal. 

Com alto padrão de acabamento, os veículos possuem itens de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, CD player com alto-falantes, air bag duplo, trio elétrico e teto alto. 

O bagageiro traseiro, disponível na versão do Daily Minibus Turismo, proporciona grande capacidade de bagagem, tornando o veículo flexível para operações de fretamento durante a semana e turismo aos finais de semana. 

Outro destaque é o chassi 70C17 . Painel integrado de fábrica, design inovador, conforto e pré-disposição com compressor para ar condicionado são algumas características do modelo. Encarroçado pelas principais encarroçadoras do país, o ônibus tem capacidade para transportar até 29 pessoas. Nas opções fretamento, os veículos desempenham máxima performance, com maior economia e eficiência. Com seis marchas sincronizadas à frente e uma ré, o conjunto permite mudanças rápidas e precisas, traduzindo em ganho na ergonomia, no conforto ao motorista e com o melhor consumo de combustível da categoria. 

O “caçula”da turma é o GranClass 150S21. O chassi da Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.

Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o GranClass 150S21 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. Para o motorista o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco.

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