diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Caminhão extrapesado gigante, Actros para 250 toneladas é destaque da Mercedes-Benz na Fenatran























·         Com tração 8x8, robusto caminhão Actros 4160 AK SLT é indicado para transporte de cargas indivisíveis.

·         Actros SLT oferece a maior capacidade técnica de tração do mercado brasileiro, 250 toneladas

·         Novo caminhão reforça a imagem do Actros como o gigante em inteligência, desempenho, conforto, segurança, robustez e, agora também em capacidade de carga

·         Eixos traseiros Mercedes-Benz sem redução nos cubos  para a versão rodoviária 6x4, maximizam a economia de combustível

·         Fabricado no Brasil, a linha Actros traz os  caminhões  mais completo do País, com alto padrão de desempenho, segurança e bem-estar a bordo

·         Actros SLT foi adquirido pela Megatranz, maior empresa brasleira da América Latina no segmento de transporte terrestre de  cargas com peso superior a 100 toneladas

 
A Mercedes-Benz reservou uma atração muito especial para evidenciar a força de seus caminhões durante a Fenatran, o 19º Salão Internacional do Transporte, que será realizado, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo. No estande da marca, estará em evidência o gigante extrapesado Actros 4160 AK SLT, com tração 8x8, indicado para o transporte de cargas indivisíveis até 250 toneladas.
 Esse inédito caminhão extrapesado evidencia ainda mais a imagem do Actros como o gigante em inteligência, desempenho, conforto, segurança, robustez e, agora, também em capacidade de carga”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil. Com esse robusto e resistente veículo, reafirmamos a posição da nossa marca como geradora de soluções para todas as demandas do mercado. O cliente sabe que pode contar com o caminhão certo para cada atividade de transporte de sua empresa”.

 O executivo enfatiza que a chegada do Actros SLT, fabricado na Alemanha, reforça a presença do Actros no País. “Com os já disponíveis modelos rodoviários 2546, 2646 e 2655 e com o off-road 4844, a família Actros está consolidada no Brasil, sendo fabricada na planta da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, MG, por brasileiros e para o mercado brasileiro”, diz ele. Ou seja, aqui ou na Alemanha, nós temos em nosso portfólio o produto ideal para cada necessidade dos clientes”.

 
Actros SLT é destaque pelo motor de alta potência de 598 cv e pela alta capacidade de tração

 Na Fenatran, a imponência da linha Actros ganhará contornos extraordinários, com a apresentação do Actros 4160 AK SLT, com motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8 de 598 cv de potência a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. Com tração 8x8 e suspensão a ar, esse caminhão tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 250 toneladas, sendo especialmente concebido para o transporte pesado de cargas indivisíveis.

 O Actros SLT recebeu os melhores componentes de uma série de modelos da nova geração de caminhões Mercedes-Benz que combinados formam a "jóia” da engenharia de caminhões. A Custom Tailored Trucks (CTT), localizada na cidade de Molsheim na região da Alsácia e gerida pela fábrica de caminhões de Wörth, é a responsável pelo desenvolvimento e produção do SLT. 

 O câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, disponível para o Actros SLT, foi projetado para proporcionar alto torque, possibilitando operar com cargas de até 250 toneladas.

 O Actros SLT vem equipado também com uma embreagem de acoplamento hidráulico que proporciona manobras e partidas isentas de desgaste da embreagem sêca. Além disso, o veículo conta com retarder integrado na embreagem e refrigeração adicional.

 A embreagem de acoplamento hidráulico proporciona ao Actros SLT excepcional capacidade de manobras, de condução e de tração em baixa velocidade, o que significa maior flexibilidade possível na operação.

 As grandes quantidades de calor geradas pelo motor e transmissão são dissipadas pelo sistema de arrefecimento de alto desempenho, que fica atrás da cabina.

 
Actros rodoviário é o caminhão mais completo do Brasil

 O Actros rodoviário – oferecido nas versões 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 – é o caminhão mais completo do mercado brasileiro, com amplo pacote de itens de avançada tecnologia. Na versão Megaspace Segurança, apresenta uma série de componentes exclusivos, como o sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.

 O Actros rodoviário também é equipado, de série, com câmbio automatizado Mercedes PowerShift (com sensor de inclinação), exclusivo freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco em todas as rodas, com gerenciamento eletrônico, EBD, ABS e ASR.

 O elevado padrão de segurança do Actros inclui cintos de segurança de três pontos. Para facilitar o dia a dia de quem conduz o caminhão, a cabina oferece vidros elétricos nas duas portas, alarme de ré, imobilizador eletrônico, amplos retrovisores e espelhos de rampa. Além disso, é equipado com piloto automático, sensor de chuva e acionamento automático dos faróis.

 O computador de bordo inclui indicadores de consumo e manutenção, além do “Econômetro”, faixa econômica de condução do caminhão.

 “Com o Actros, atendemos um crescente segmento de mercado, que exige alta potência, excelente desempenho e elevado conforto para longas distâncias rodoviárias”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos respondendo a essa demanda e propiciando, ao mesmo tempo, alto padrão de conforto, inteligencia e segurança, juntamente com reduzido custo operacional. Assim, asseguramos eficiência e rentabilidade para os nossos clientes”.

 De acordo com Gilson Mansur, além do motor de alta potência, o Actros atende a outra demanda do mercado, que necessita de veículos cada vez mais específicos para cada aplicação. “O Actros 2655 6x4, por exemplo, é a solução ideal para os operadores logísticos que utilizam bitrenzão de 9 eixos ou rodotrem de 9 eixos, com PBTC de 74 toneladas e semirreboques do tipo carga seca aberta, graneleiro ou tanque, entre outros implementos. Estes transportadores desejam alta potência a fim de alcançar velocidades médias mais elevadas e reduzir o tempo das viagens, aumentando a produtividade do caminhão. São aquelas operações nas quais a pontualidade na entrega da carga é um fator de primordial importância”.

 
Actros é ideal para quem valoriza a conforto e a produtividade
 
Os caminhões Actros são indicados especialmente para os grandes frotistas e as empresas de transporte que valorizam e reconhecem a importância do conforto e da segurança como aliados no aumento da produtividade no transporte.

 Os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2 e 2646 6x4, indicados para transporte rodoviário de carga, são equipados com motor V6 de 456 cv de potência. A eles junta-se o Actros 2655 6x4 V8 com 551 cv de potência. Já a força do basculante Actros 4844 8x4 nas severas aplicações fora-de-estrada vem do motor de 435 cv.

 Indicados para o transporte rodoviário de longas distâncias, os cavalos-mecânicos Actros 2546 6x2, 2646 6x4 e 2655 6x4 permitem a utilização de diversos semirreboques, como graneleiros, carga seca aberta, furgão, sider, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. Também são utilizados para tracionar muticomposições, como bitrem, bitrenzão e rodotrem.

 O Actros basculante 4844 K 8x4 da Mercedes-Benz é um caminhão indicado para as severas operações fora de estrada, como na mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura.

 
Eixos traseiros Mercedes-Benz sem redução nos cubos proporcionam maior economia de combustível nas operações rodoviárias
 
A partir do 1º trimestre de 2014, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar eixos traseiros sem redução nos cubos que já estavam disponíveis para a versão 6x2 . Isso aumenta a sua versatilidade na oferta de soluções focadas no transporte rodoviário de longas distâncias, atendendo plenamente às configurações de bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.

 O principal benefício da utilização dos eixos sem redução nos cubos é a melhora no rendimento mecânico , o que resulta em menor consumo de combustível, proporcionando maior rentabilidade aos clientes.

Nos Actros 6x4 rodoviários, estarão disponíveis os eixos HD6/HL6, sem redução nos cubos

 Os consagrados eixos traseiros com redução nos cubos, os Mercedes-Benz HL-7 e    HD-7/HL-7, continuam sendo oferecidos para toda a linha Actros.

 
Câmbio automatizado assegura conforto superior para o motorista

 Disponível como item de série para toda a linha de caminhões Actros, tanto rodoviários quanto fora de estrada, o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem, assegura diversas vantagens, tanto para o motorista, quanto para o cliente.

 O cambio Mercedes Powershift vem equipado com sensor de inclinação que proporciona troca de marchas mais rápidas e inteligente melhorando ainda mais o desempenho e o consumo de combustível.

 A grande vantagem do sistema automatizado de troca de marchas é a otimização do consumo de combustível. Além disso, tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas de uma frota, aproximando os menos experientes aos melhores, fazendo com que a média de consumo da frota cresça significativamente.

Sem o pedal de embreagem, o sistema elimina esforços, como a menor fadiga do motorista, que pode ficar mais atento a outros itens de desempenho e segurança da condução do caminhão.

Os ganhos econômicos proporcionados pelo cambio Mercedes PowerShift  são ainda maiores. Sem anéis de sincronização, as engrenagens são mais largas e robustas, demandando um menor custo de manutenção. Aliado à redução de peso, isso também otimiza o custo operacional.

   O sistema é totalmente protegido, a fim de evitar qualquer tipo indevido de condução, como, por exemplo, um sobregiro do motor.

 
Exclusiva cabina Megaspace com piso totalmente plano

 O Actros rodoviário estabeleceu no mercado brasileiro um novo padrão de conforto com a cabina Megaspace, que se destaca pela suspensão a ar e elevados níveis de ergonomia e funcionalidade. Com piso totalmente plano, altura interna de 1,92 metro e largura de 2,26 metros, a espaçosa cabina proporciona notável liberdade de movimentos e total comodidade para o motorista em todas as circunstâncias, seja como posto de trabalho, sala de estar ou dormitório.

 O bem-estar a bordo é incrementado pelo sistema de ar condicionado e pelo exclusivo ar condicionado noturno da cabina Megaspace, que funciona com o motor desligado, sendo ideal nas paradas para descanso ou em filas de espera.

 A linha Actros é oferecida em quatro versões de cabinas: Curta (para o basculante fora de estrada), Leito Teto Baixo, Leito Teto Alto e Megaspace. ampliando as opções de escolha para os clientes e atendendo a necessidades específicas do segmento rodoviário.

 
Caminhões Actros vêm preparados para o FleetBoard

 Os caminhões extrapesados Actros rodoviários já saem de fábrica preparados para a instalação do sistema de gestão de frota FleetBoard da Mercedes-Benz. Entre vários benefícios, essa ferramenta propicia uma redução de até 15% nos custos operacionais. Permite também a análise do comportamento do motorista ao volante, fornecendo dados que o auxiliam a alcançar uma condução econômica, preventiva e com melhor desempenho.

 O FleetBoard oferece mais vantagens aos frotistas, como diagnóstico remoto de falhas e manutenção preventiva, proporcionando redução dos custos de manutenção. O acesso aos dados e informações da frota é extremamente simples, bastando apenas um computador com Internet, o equipamento do FleetBoard no veículo e a contratação dos serviços.

  
Maior do setor na América Latina, Megatranz adquire o Actros SLT
 
O extrapesado Actros 4160 AK SLT exposto no estande da Mercedes-Benz na Fenatran já tem dono. Ele foi adquirido pela Megatranz, empresa brasileira que é a maior da América Latina e a 13ª do mundo no segmento de transporte terrestre de cargas com peso superior a 100 toneladas. Essa classificação baseia-se no ranking organizado pela revista inglesa International Cranes and Specialized Transport, conforme sua edição de agosto deste ano.

 A Megatranz atua há 14 anos no mercado nacional e internacional nos segmentos de transporte multimodal e içamento (heavylift), bem como na movimentação de cargas excepcionais e superpesadas. Conforme o diretor-presidente da Megatranz, Henrique Zuppardo, "a América Latina, com esta participação positiva, demonstra que está havendo grandes investimentos na área de infraestrutura, principalmente, setor de energia, mineração, siderurgia, petroquímico e químico, potenciais clientes desse segmento de transporte".

 No portfólio da Megatranz destacam-se também a movimentação e load-out do Módulo de Plataforma de Petróleo, com peso unitário de 2.000 toneladas, realizado sobre carreta com 960 pneus  e da Jaqueta da Plataforma de Petróleo – Mexilhão, com peso unitário de 12.000 toneladas, através do sistema de skidagem (deslizamento sobre trilhos) com o descarregamento sobre  balsa oceânica.

   
Linha Actros
 

Modelo
Motor
CMT (kg)
Entreeixos (mm)
Actros 2546 LS
6x2
OM 501 LA (V6) BlueTec5
456 cv @ 1.800 rpm
2.200 Nm @ 1.080 rpm
Eixo Tras,  HL6 50.000
Eixo Tras. HL 8/HL7   60.000
3.300
Actros 2646 LS
6x4
OM 501 LA (V6) BlueTec5
456 cv @ 1.800 rpm
2.200 Nm @ 1.080 rpm
Eixo Tras. HD6 / HD7
80.000
3.300
Actros 2655 LS
6x4
OM 502 LA (V8) BlueTec5
551 cv @ 1.800 rpm
2.600 Nm @ 1.080 rpm
Eixo Tras. HD6 / HD7
80.000
3.300
Actros 4844 K
8x4
OM 501 LA (V6) BlueTec5
435 cv @ 1.800 rpm
2.100 Nm @ 1.080 rpm
123.000
1.630 + 2.750 + 1.450
 
S = Cavalo-Mecânico com Suspensão Pneumática  e K = Basculante

Nenhum comentário:

Postar um comentário