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sábado, 30 de agosto de 2014

Caminhões Atron da Mercedes-Benz destacam-se pela tradição de força e robustez em todas as aplicações


·    Mais recente novidade dessa família de caminhões Mercedes-Benz, o semipesado Atron 1719 4x2, com cabina avançada, chegou ao mercado nas versões Bebida, Basculante e Plataforma
·    Freio ABS de série e disponibilidade de FleetBoard são novidades dos caminhões Atron para 2014
·    Linha Atron é reconhecida no mercado por sua excelente relação custo/benefício, robustez, simplicidade e resistência para o severo trabalho de distribuição de mercadorias e transporte de cargas
·    Além das cabinas avançadas, a Mercedes-Benz mantém a tradição da oferta de caminhões Atron “bicudos”, atendendo à preferência dos clientes

Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da família Atron da Mercedes-Benz são legítimos representantes da tradição da marca no fornecimento de veículos robustos, fortes, econômicos e com reduzido custo operacional. Eles atendem a múltiplas aplicações e oferecem o essencial para realizar o trabalho de maneira eficiente, com máxima disponibilidade.

Na Fenatran, a linha Atron ganha destaque com a exposição do Atron 1719 4x2, semipesado lançado recentemente nas versões Bebidas, Plataforma e Basculante. A Fenatran – 19º Salão Internacional do Transporte é a maior feira do setor no Brasil e América Latina e será realizada, entre 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque Anhembi, em São Paulo.

Além de aumentar as opções de escolha para os clientes, o Atron 1719 assegura vantagens típicas de um caminhão Atron, como força, robustez, simplicidade  e resistência para o severo trabalho do transporte urbano de cargas e mercadorias.

“Esse novo caminhão Atron destaca-se também pela avançada tecnologia BlueTec 5, que propicia baixo índice de emissões, reduzido consumo de combustível e maiores intervalos para troca de óleo, resultando em menor custo operacional e maior rentabilidade para os clientes”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “A versatilidade de aplicação é mais uma grande vantagem do Atron 1719, incrementando a abrangente oferta de soluções da marca para as mais variadas atividades da distribuição e do transporte de carga”.

Segundo o executivo, os atributos do Atron agregam muito valor às operações dos clientes. Graças à consagrada qualidade, confiabilidade e durabilidade, esses caminhões contam com ótimo valor de revenda, potencializando a excelente relação custo/benefício do produto.

Freio ABS e FleetBoard são novidades do Atron para 2014

A partir de 2014, a Mercedes-Benz incorpora mais novidades e vantagens aos caminhões Atron. O freio ABS passará a ser item de série, ampliando a eficiência de frenagem, evitando o travamento das rodas proporcionando maior segurança e também contribuindo para uma maior durabilidade dos componentes do sistema de freio.

No próximo ano, o sistema de gestão de frota FleetBoard estará disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz. Esta avançada solução tecnológica da própria marca propicia redução nos custos operacionais, considerando o consumo de combustível e as manutenções. A telemática possibilita ainda diagnóstico remoto de falhas, manutenção preventiva e análise do comportamento do motorista ao volante.

Em três diferentes versões, Atron 1719 destaca-se pela versatilidade

Duas das três versões do Atron 1719 são vocacionadas: uma para uso na distribuição de bebidas e outra para as necessidades de transporte no segmento de construção civil, como basculante. A terceira, do tipo plataforma, é indicada para aplicações mais abrangentes, podendo receber diversos tipos de implementos para a distribuição urbana de carga e o transporte rodoviário, sendo os mais comuns o furgão de alumínio (baú), a carroçaria aberta carga seca e o sider.

A versão plataforma do Atron 1719 tem distância entreeixos de 4.830 mm, permitindo a instalação de carroçarias de até 7,20 metros de comprimento. Esse mesmo entreeixos está disponível na versão Bebidas, apta a receber carroçaria plana ou rebaixada para 10 paletes.

No caso da carroçaria rebaixada para transporte de bebida, a Mercedes-Benz oferece o exclusivo “kit bebidas”, especialmente desenvolvido para facilitar, agilizar e reduzir o custo da implementação. Este kit é formado por dois cardans adicionais, chicote elétrico, tubulação de combustível e tubulação pneumática alongadas. Além do exclusivo kit, essa versão conta ainda com mola curta e reforçada na suspensão traseira, ideal para a aplicação no transporte de bebidas com carroceria rebaixada.

Com distância entreeixos de 3.600 mm, o Atron 1719 basculante já sai de fábrica com tomada de força no câmbio, sendo indicado para básculas de até 7 m³ para transporte de areia, terra, pedra e cascalho, entre outros.

Todas as versões do Atron 1719 estão aptas a receber o terceiro eixo, que é montado por implementadores especializados do mercado, aumentando a capacidade de carga do veículo. Com isso, o Peso Bruto Total – PBT do caminhão, que é de 16.500 kg na versão 4x2, chega a 23.000 kg na 6x2.

Trem-de-força Mercedes-Benz assegura robustez e qualidade

O trem-de-força do Atron 1719 é um destaque à parte, sendo totalmente formado por agregados da própria marca Mercedes-Benz: motor OM 924 LA de 185 cv de potência, câmbio Mercedes-Benz G-85 de 6 marchas e eixo traseiro
Mercedes-Benz HL-5 de dupla velocidade. Este conjunto é reconhecido no mercado pela força, robustez e harmonia.

Além de mais econômico e ecológico, o motor OM 924 LA oferece força e excelente desempenho no transporte de cargas. A elevada potência de 185 cv a 2.200 rpm assegura acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. Já o torque de 700 Nm, entre 1.200 e 1.600 rpm, resulta em melhores arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando o transporte.

Outro grande benefício derivado da tecnologia BlueTec 5 é que os motores da linha Atron têm intervalos de troca de óleo ampliados, podendo chegar a     75.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão. Ou seja, mais rentabilidade para o cliente.

O freio-motor Top Brake é item de série nos caminhões Atron, oferecendo mais segurança, menor consumo de combustível, maior velocidade média e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio e dos pneus.

 Conforto e praticidade a bordo

O interior da cabina do Atron 1719, bem como de todos os caminhões da linha Atron, destaca-se por sua simplicidade e pelas novas cores nos revestimentos e bancos. Isso resulta num aspecto visual moderno e contribui para um ambiente mais produtivo.

Com novo painel de instrumentos, novo volante de melhor empunhadura, bancos confortáveis e ergonômicos, o Atron proporciona praticidade para o dia a dia de trabalho. Destaque para a chave com imobilizador, sistema que oferece uma proteção extra contra furtos e proporciona segurança para o motorista, o veículo e a carga. 

O painel de instrumentos do Atron, com computador de bordo e tecla de navegação, tem design clean e visão noturna facilitada pelo uso de luz em tonalidade âmbar. Extremamente prático e funcional, oferece melhor visualização e simplifica o uso pelo motorista. Além disso, a moderna grafia realça a leitura dos dados e facilita a interpretação das informações.

Outra vantagem muito importante é que o painel traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica, como, por exemplo, a indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l. O cavalo-mecânico Atron 1635 conta também com o Econômetro, faixa verde variável que indica a rotação adequada para menor consumo na condição de uso.

Ampliação do portfólio da linha Atron

A chegada do semipesado Atron 1719 4x2 ao mercado ampliou a oferta dessa família de caminhões Mercedes-Benz. Dela também fazem parte o médio Atron 1319, o semipesado Atron 2324 6x2 e os extrapesados Atron 2729 6x4 e Atron 1635 4x2, este último na versão cavalo-mecânico.

Além das cabinas avançadas para os modelos Atron 1719 e 2729, a
Mercedes-Benz mantém a tradição da oferta de caminhões Atron “bicudos” para os modelos 1319, 2324 e 1635. Os “bicudos” da marca têm uma imagem muito forte no mercado brasileiro, desfrutando de grande preferência e confiança junto aos clientes.

Os caminhões Atron são indicados para curtas, médias e longas distâncias rodoviárias, para distribuição e transporte urbano de cargas e também para as operações fora de estrada nos setores da construção civil, mineração, madeira e cana-de-açúcar. Graças à diversidade de modelos, a linha Atron oferece amplas opções de escolha para empresas de transporte de carga ou de carga própria, bem como para os caminhoneiros autônomos que buscam um caminhão robusto e com ótimo custo operacional.

Linha Atron

Modelo
Motor
PBT técnico (kg)
Entreeixos (mm)
1319

OM 924 LA BlueTec5
185 cv @ 2.200 rpm
 700 Nm @ 1.200-1.600 rpm
13.900
21.300 (3º eixo)

5.170
1719
Bebida/K/P

OM 924 LA BlueTec5
185 cv @ 2.200 rpm
 700 Nm @ 1.200-1.600 rpm
16.500
23.000 (3º eixo)
4.830/3.600
2324
6x2

OM 926 LA BlueTec5
238 cv @ 2.200 rpm
 850 Nm @ 1.200-1.600 rpm
23.000
5.170
2729 K/B/P 6x4

OM 926 LA BlueTec586 cv @ 2.200 rpm1120Nm @1.200-1.600 rpm
26.500
45.100 (CMT)
3.600 (K e B)
4.830 (P)
1635 S

OM 457 LA BlueTec5
345 cv @ 1.900 rpm
1450 Nm @ 1.100 rpm
50.000 (CMT)

4.500


K = Basculante; B = Betoneira; P = Plataforma; S = Cavalo-mecânico
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz

Acompanhe a cobertura fotográfica no Flickr do Paredinha: http://www.flickr.com/photos/paredinha

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