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sábado, 30 de agosto de 2014

Caminhões Atego da Mercedes-Benz proporcionam mais produtividade e versatilidade nas cidades e nas estradas


·    Lançamento: Atego 2430 é pioneiro no mercado, introduzindo o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift no segmento de semipesados
·    Motor Mercedes-Benz OM 926 LA do Atego 2430 Econfort apresenta novo perfil de curva de torque, que otimiza a dinâmica de engates de últimas marchas, reduzindo o consumo e aumentando o conforto ao dirigir
·    Lançamento: Atego 1729 coletor de lixo foi especialmente desenvolvido para a severidade dos serviços nesta aplicação, contandocom um trem-de-força superdimensionado
·    Lançamento: Caminhões Atego apresentam nova geração de eixos traseiros, novo sistema de suspensão da cabina e interior totalmente renovado, com disponibilidade de cama king size – a maior do mercado
·    Novidades ampliam notavelmente a praticidade a bordo, assegurando elevado conforto e bem-estar para o motorista, além de maior economia no consumo de combustível

A Mercedes-Benz, com o lançamento dos modelos Atego 2430 Econfort 6x2 e Atego 1729 coletor de lixo, amplia ainda mais o seu já abrangente portfólio de caminhões semipesados. A marca também confirma seu compromisso de oferecer a mais completa solução para os transportadores brasileiros, composta pelo veículo certo para todo tipo de necessidade, e por um vasto pacote de produtos e serviços de pós-venda. Assim, expande a oferta de configurações, com versatilidade para atender plenamente aos clientes que atuam na distribuição e na prestação de serviços em áreas urbanas, bem como no transporte de cargas em médias e longas distâncias rodoviárias.

Esses dois novos caminhões Atego são atrações da Mercedes-Benz na Fenatran – 19º Salão Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na América Latina, o evento será realizado, entre 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Mercedes-Benz oferece solução completa para os clientes

De acordo com Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, a marca é provedora de uma solução completa para os transportadores de cargas e de passageiros. Nosso cliente sente a excelência do atendimento Mercedes-Benz logo na aquisição do seu veículo, quando pode escolher o melhor caminhão, ônibus e comercial leve, para as aplicações urbanas e rodoviárias, bem como para operações fora de estrada a partir de uma ampla variedade de modelos, característica marcante de nosso portifólio de produtos, que é o maior do País”, diz ele.

Além disso, para apoiar o cliente em todos os momentos, a Mercedes-Benz atua em outras frentes, oferecendo o mais completo pacote de serviços de pós-venda, o sistema de gestão de frota FleetBoard e a mais recente novidade, a SelecTrucks, estrutura de negócios para caminhões seminovos, alternativa crescente no mercado para compra e venda de usados”, ressalta o executivo.

Segundo Maier, os lançamentos e novidades de produtos e serviços expostos na Fenatran comprovam a força da Mercedes-Benz, que há 57 anos contribui para a evolução dos meios de transporte do Brasil, por meio de soluções eficientes e rentáveis, com a qualidade e confiabilidade.

Novidades do Atego potencializam as vantagens para o cliente

“Os caminhões Atego são reconhecidos pela alta qualidade, flexibilidade de aplicações, resistência, durabilidade, reduzido consumo de combustível, menor custo operacional e ampla disponibilidade para o trabalho”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, proporcionam excelente custo/benefício e produtividade para as atividades de transporte dos clientes, gerando maior rentabilidade para seus negócios”.

Na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz também apresentará diversas outras novidades para a linha Atego, como nova geração de eixos traseiros, interior totalmente renovado com disponibilidade de cama king size e configuração opcional de dois tanques de combustível, ampliando a capacidade total para 600 litros de diesel nos modelos Atego 2426 e 2430. Além disso, toda a linha oferece  um novo conceito de suspensão de cabina.

NOVO ATEGO 2430 Econfort 6x2
Inovação: câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift com   função EcoRoll e Power Mode

O Atego 2430 Econfort é o primeiro caminhão do segmento de semipesados a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem. Diferencial de conforto da marca, este câmbio de avançada tecnologia propicia elevada comodidade e praticidade para o motorista, aumentando a segurança e o prazer de dirigir e, em consequência, sua produtividade.

O Mercedes PowerShift pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do condutor. A manopla está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista. O novo câmbio Mercedes Powershift G-211 de 12 marchas, com a última marcha direta, poupa o trem-de-força de esforços e realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando significativamente o conforto de operação. Além disso, contribui para a otimização do consumo de combustível e minimiza diferenças de condução entre os motoristas, uniformizando o resultado obtido pelos menos experientes e pelos melhores. Com isso, a média de consumo da frota melhora significativamente.

O câmbio Mercedes PowerShift G-211 também traz como novidade o EcoRoll, tecnologia já aplicada no Actros. Esta função coloca a transmissão do veículo em “neutro” de forma segura e controlada, procedimento que é executado sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível.

Adicionalmente, tem-se a opção de acionar-se o modo Power que durante             10 minutos libera mais rotação do motor para facilitar ultrapassagens ou para vencer aclives íngrimes. Outra vantagem desse câmbio é a ausência de anéis sincronizadores, contando com engrenagens mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade e simplificam a manutenção.

O Atego 2430 Econfort continua a oferecer o câmbio manual Mercedes G-131 de 9 marchas, que conta agora com novo mapa de engate, do tipo H sobreposto, que melhora a ergonomia, facilita o engate das marchas e minimiza a possibilidade de eventuais erros de operação.

O motor Mercedes-Benz OM 926 LA do Atego 2430 Econfort ganhou um novo conceito de curva de torque e atinge 1.250 Nm de 1.100 a 1200 rpm. Com isso, a dinâmica de engates das marchas foi otimizada para minimizar as trocas, mantendo a velocidade operacional do veículo. O novo conceito de torque faz com que o motorista intuitivamente trabalhe na rotação de menor consumo de combustível e maior conforto. Além disso, o motor recebeu melhorias no acionamento do sistema de arrefecimento e compressor de ar.

Nova geração e novas relações de eixos traseiros

Também na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz apresentará a sua nova geração de eixos traseiros HL-4 para a linha Atego. Mais leves, eles apresentam facilidades para eventuais trabalhos de manutenção.

Nessa nova linha de eixos também são oferecidas novas relações, para atender à demanda do mercado por soluções cada vez mais econômicas no transporte de cargas. As novas relações, além da economia de combustível, trazem como outro importante benefício o menor nível de ruído na cabina, proporcionando maior conforto para o motorista e maior durabilidade do motor, graças à redução da rotação de trabalho.

Inovações do Atego 2430 Econfort propiciam redução de até 6% no consumo

Com todas estas inovações aplicadas ao Atego 2430 Econfort, pode-se alcançar redução no consumo de combustível de até 6%, além da redução já proporcionada pela tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz, que também chega até 6%, ampliando ainda mais os benefícios para o cliente. “Temos certeza de que essa novidade vai ao encontro das necessidades e interesses de nossos clientes. Além de moderno, flexível e confortável, esse caminhão apresenta vantagens reais em termos de economia de diesel. Sabemos que isso soa como música para o ouvido de nossos clientes”, afirma Gilson Mansur.

Nova suspensão da cabina amplia o bem-estar a bordo

Diversas novidades agregadas a toda linha Atego estão incorporadas ao novo modelo 2430. Este é o caso, por exemplo, da nova suspensão da cabina, que foi totalmente reformulada para proporcionar um nível de satisfação e conforto ainda maior para o motorista e os acompanhantes. Isso resulta em maior produtividade e segurança, aumentando, consequentemente, a rentabilidade operacional para o cliente.

O novo sistema de suspensão da cabina conta com molas helicoidais e incorporou um novo projeto construtivo que trouxe substancial melhora no isolamento das vibrações e no amortecimento das irregularidades da via. Dessa forma, torna mais cômoda a jornada de trabalho. O novo conceito de suspensão da cabina do Atego também é muito mais robusto e resistente, minimizando a demanda por manutenção.

Novo interior da cabina eleva o padrão de conforto

Um grande destaque dos caminhões Atego é o novo revestimento interno em tecido aplicado no teto, nas laterais e na parede traseira da cabina, muito mais elegante , agradável ao tato e ainda agrega vantagens de melhoria no isolamento acústico. Junto com os novos revestimentos, tapetes mais densos, proporcionam maior absorção de ruídos e também colaboram para um melhor isolamento acústico.. A praticidade de limpeza não foi sacrificada, pois os revestimentos podem ser limpos facilmente com pano úmido, conservando sempre o seu aspecto.

Nossos clientes ainda podem optar por um novo revestimento em vinil, que mantem a patricidade de limpeza do revestimento atual  

Ganham evidência também os novos itens de conforto e praticidade, como novos porta-objetos, porta-óculos, para-sol nas portas do motorista e do acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminação aprimorada, que tornam o ambiente interno ainda mais produtivo para o trabalho e mais aconchegante para o descanso. Ou seja, o bem-estar a bordo foi sensivelmente aprimorado, garantindo a satisfação dos motoristas.

Novos bancos e cama proporcionam alto nível de comodidade

O banco pneumático do motorista foi reprojetado e está mais ergonômico, contando com espuma de alta densidade e novas regulagens, como ajuste no sistema de amortecimento horizontal e vertical. A altura do assento do banco foi reduzida em 30 mm, favorecendo a ergonomia para pessoas de baixa estatura, sem prejudicar os demais indivíduos. Tudo isso faz com que a condução do veículo fique muito mais agradável e confortável, aumentando significativamente a produtividade do motorista.

Após sua jornada de trabalho, o condutor pode desfrutar da nova cama, com moderno tecido e espuma de maior densidade, que proporciona maior conforto para suas horas de descanso. O colchão agora é removível e o revestimento da cama além de removível também é  lavável, facilitando a sua limpeza.

Cama king size maximiza o conforto para descanso

Para aumentar ainda mais a comodidade oferecida pelas camas das cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA) da linha Atego, a Mercedes-Benz lança a inédita versão king size. Uma cama dupla que assegura excelente nível de conforto, graças ao maior espaço disponível (meio metro a mais na largura), propiciando períodos revigorantes de descanso e ótimas noites de sono para o motorista. Deixando-o pronto para uma viagem produtiva e segura. Trata-se de uma exclusividade da marca Mercedes-Benz no mercado.

Capacidade de até 600 litros de combustível oferece maior autonomia

O Atego 2430 e o Atego 2426, com distância entreeixos de 4.770  mm e 5.370 mm, podem receber a configuração de dois tanques de combustível de 300 litros cada um, totalizando uma capacidade de 600 litros. Dessa forma, fica garantida maior autonomia, segurança e facilidade no planejamento de abastecimento em postos de confiança na viagem. vantagem especialmente indicada para as aplicações rodoviárias de longa distância.

 Painel prático e funcional

No interior da cabina, o caminhão Atego proporciona mais vantagens para o motorista, garantindo excelente ergonomia e ampla comodidade. Extremamente prático e funcional, o painel de instrumentos traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l e do Econômetro, faixa verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Ambos são itens de série no Atego.

Caminhões Atego saem de fábrica com Top-Brake e ABS de série

Todos os caminhões Atego da Mercedes-Benz vêm equipados, de série, com o exclusivo freio-motor Top Brake e agora com freios ABS, oferecendo maior segurança e eficiência de frenagem, sem perder a dirigibilidade, bem como menor desgaste dos componentes do sistema de freio e dos pneus.

 NOVO ATEGO 1729
Robusto e especialmente desenvolvido para as severas operações de coleta de lixo

Outro importante lançamento da marca na Fenatran 2013 é o caminhão semipesado Atego 1729 para coleta de lixo, modelo desenvolvido especificamente para esta aplicação, que se destaca pela extrema robustez do trem-de-força, capaz de realizar seu trabalho com a confiabilidade característica dos produtos Mercedes-Benz.

“Com distância entre eixos de 4.760  mm, o Atego 1729 foi especialmente preparado para receber compactadores de até 19 m³, na versão 6x2 com 3º eixo implementado por terceiros, oferecendo assim excelente capacidade de carga, atendendo plenamente às demandas do segmento”, destaca Gilson Mansur. “Esse novo produto amplia a oferta da marca para coleta de lixo, juntando-se aos modelos 4x2 Atego 1719 e 1726, com distância entreeixos de 3.560 mm, para compactadores de até 15 m³”, diz ele.

O trem-de-força do Atego 1729 é composto pelo motor Mercedes-Benz  OM 926 LA, de 286 cv de potência e 1.120 Nm de torque, transmissão manual Mercedes-Benz G-131 de 9 marchas com novo mapa de engate do tipo H sobreposto (mais leve e mais ergonômico), eixo traseiro Meritor de simples velocidade e embreagem reforçada de 430 mm de diâmetro, típica de um caminhão extrapesado.

Confirmando sua vocação para o segmento, o Atego 1729 vem equipado, de série, com tudo o que é necessário para a aplicação de coleta de lixo, incluindo tomada-de-força na traseira do motor, escape vertical (ideal para operações onde há pessoas trabalhando em torno do veículo) e suspensão traseira reforçada, com molas curtas.

Esse novo caminhão Mercedes-Benz pode alcançar 23.000 kg de PBT (Peso Bruto Total) com a instalação do 3º eixo por implementadores. Porém, sua capacidade técnica chega ao PBT de 24.100 kg, comprovando sua robustez e oferecendo ótima reserva técnica para o melhor rendimento e durabilidade do conjunto.

O Atego 1729 chega ao mercado com o novo sistema de suspensão de cabina da linha Atego. Além disso, a fim de atender adequadamente às operações de coleta de lixo, a tomada-de-força na parte traseira do motor, com alta relação de transmissão, proporciona um funcionamento mais silencioso do caminhão, característica ideal para a circulação noturna nas grandes cidades, sem causar ruído excessivo. 

LINHA ATEGO
Médios e semipesados asseguram reduzido custo operacional

Entre as vantagens proporcionadas pelos caminhões Atego da Mercedes-Benz para o transporte de cargas destacam-se os benefícios da avançada tecnologia BlueTec 5, como os motores até 6% mais econômicos e maiores intervalos de troca de óleo e de manutenção preventiva. Isso também reduz os custos operacionais para o transportador, aumentando a disponibilidade do veículo e ampliando a sua rentabilidade.

Os motores com tecnologia BlueTec 5 oferecem mais força e desempenho, ganhando acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. O elevado torque favorece as arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de distribuição e transporte.

 Ampla gama de configurações atende todas as demandas dos clientes

A linha Atego é formada pelo caminhão médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726,1726 (4x4), 1729, 2426 e, agora, pelo Atego 2430. Conforme o modelo, são oferecidas três versões de entreeixos, o que se traduz em amplas opções de configuração para atender a todas as demandas dos transportadores.

A família Atego posssui a maior variedade de versões de cabinas para atender o segmento de caminhões médios e semipesados. São quatro opções disponíveis (Standard, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto), que se adequam às necessidades de cada tipo de cliente e aplicação. Esta é uma variedade exclusiva no mercado, só disponível para caminhões Mercedes-Benz.

Independente do tipo de cabina, os caminhões Atego permitem a utilização das maiores carroçarias do mercado, com comprimentos máximos legais, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20 metros, no caso do entreeixos mais comercializado de 4.770 mm, nas versões 6x2, dependendo da cabina utilizada.

Devido a sua robustez, força e características técnicas, os caminhões Atego estão aptos a receber todo tipo de carroçarias e implementos, como baú, carga seca, furgão isotérmico ou frigorificado, sider, bebidas, botijões de gás, tanque de combustíveis, GLP ou produtos químicos, carroçaria aberta de madeira ou alumínio e diversos outros implementos. Isso inclui a possibilidade de instalação de um 4º eixo nos modelos 6x2, o que é feito por terceiros no mercado, tornando o veículo apto a um PBT de 29.000 kg.

Graças a sua versatilidade de utilização, os caminhões Atego são indicados para empresas de transporte de carga, transporte de carga própria e autônomos. Entre eles, incluem-se distribuidores, atacadistas, cerealistas e operadores logísticos, como também os que atuam no transporte de bebidas, eletrodomésticos, móveis, hortifrutigranjeiros, frigorificados, produtos químicos, materiais de construção, distribuição de água e serviços para prefeituras, entre outros.

Linha Atego

Substituir esta tabelaModelo
Motor
PBT técnico (kg)
Entreeixos (mm)
1419
OM 924 LA BlueTec5
185 cv @ 2.200 rpm
700 Nm @ 1.200-1.600 rpm
14.300
21.300 (3º. Eixo)
3.560/4.760/5.360
1719
OM 924 LA BlueTec5
185 cv @ 2.200 rpm
700 Nm @ 1.200-1.600 rpm
17.100
23.100 (3º.Eixo)
3.560/4.760/5.360
1726
OM 926 LA BlueTec5
256 cv @ 2.200 rpm
900 Nm @ 1.200-1.600 rpm
17.100
24.100 (3º.eixo)
3.560/4.760/5.360
1726 4x4
OM 926 LA BlueTec5
256 cv @ 2.200 rpm
900 Nm @ 1.200-1.600 rpm

17.100
30.000 (CMT)
4.160

1729
OM 926 LA BlueTec5
286 cv @ 2.200 rpm
1.120 Nm @ 1.200-1.600 rpm
17.100
24.100 (3º.eixo)
4.760
1729 S
OM 926 LA BlueTec5
286 cv @ 2.200 rpm
1.120 Nm @ 1.200-1.600 rpm
17.100
36.000 (CMT)
3.560
2426 6x2
OM 926 LA BlueTec5
256 cv @ 2.200 rpm
900 Nm @ 1.200-1.600 rpm
24.100
3.570/4.770/5.370
2430 6x2
OM 926 LA BlueTec5
286 cv @ 2.200 rpm
1.250 Nm @ 1.100 a 1.200  rpm
24.100
3.570/4.770/5.370 (
 Fonte: Assessoria de Imprensa: Mercedes-Benz.


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