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Mais leve, forte e sofisticado: o melhor SUV de luxo do mundo
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Sem dúvidas um Range Rover, uma interpretação moderna de linhas de
design icônico
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O primeiro SUV do mundo com estrutura em monobloco fabricada totalmente
em alumínio
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Até 420kg menos que o modelo anterior: economia de combustível e menos
emissão de CO2
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Dirigibilidade e agilidade transformadas
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Dinâmica adaptativa de última geração para melhorar ainda mais a
qualidade de direção, sem comparação no mercado
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Melhor desempenho em todos os tipos de terreno com a introdução do
Terrain Response® 2 da Land Rover
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O auge do requinte nos SUVs, com interior mais espaçoso e luxuoso, além
de uma verdadeira experiência de direção
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Projeto e engenharia britânicos realizados nos centros de
desenvolvimento da Land Rover
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Fabricado em instalações de última geração no que diz respeito a
tratamento de alumínio, em Solihull, Reino Unido
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As aclamadas linhas de motores a diesel e gasolina proporcionam
desempenho suave e sem esforços
Em sua quarta geração, o Range Rover Vogue foi
desenvolvido do zero para chegar ao melhor SUV de luxo, seguindo o espírito
inovador do design original criado há mais de 40 anos.
Primeiro SUV do mundo com estrutura fabricada
totalmente em alumínio, o Range Rover Vogue leva as qualidades da bandeira da
marca a um patamar, com ainda mais luxo
e sofisticação, melhor desempenho e dirigibilidade em todos os terrenos e
significativos avanços em termos de sustentabilidade.
“O Range Rover Vogue representa um marco importante
para a Land Rover, pois é o primeiro resultado de um investimento sem
precedentes em tecnologias de primeira linha em veículos”, disse John Edwards,
diretor Global da Land Rover. “Ele preserva o caráter essencial e único do
veículo ― a mistura especial de luxo, desempenho e capacidade sem paralelo em
qualquer tipo de terreno. Além disso, seu design clean e a revolucionária construção com baixo peso nos permitiram
levar a experiência de clientes de veículos de luxo um passo adiante em termos
de conforto, sofisticação e dirigibilidade”.
Com projeto e engenharia realizados nos centros de
desenvolvimento da Land Rover no Reino Unido, o Range Rover Vogue será
produzido na fábrica de última geração com baixo consumo de energia, em
Solihull, Reino Unido.
Design clean e contemporâneo
O Range Rover Vogue tem uma forma clean e elegante derivada de uma interpretação totalmente nova das
linhas de design do Range Rover. Além de ser imediatamente reconhecido como um
legítimo Range Rover, o modelo dá um passo importante em direção à audaciosa
evolução da linguagem de design icônica do modelo.
Com pouco menos de 5m de comprimento, o Range Rover
Vogue tem uma atitude muito similar à do modelo anterior, mas com um perfil
mais suave e fluido ― o Range Rover mais aerodinâmico de todos os tempos; com
coeficiente de arrasto de 0,34 ― a linha do teto fica 20mm mais baixa em modo
de acesso.
O interior luxuoso tem um caráter moderno e puro,
incorporando as linhas distintivas do Range Rover, mas com um tratamento muito
contemporâneo. O interior mantém as formas fortes de arquitetura
características que são enfatizadas por superfícies extremamente clean e elegantes, executadas
impecavelmente utilizando os melhores couros e madeiras disponíveis.
Com mais de 118 mm de espaço adicional para as pernas,
a parte traseira oferece aos passageiros muito mais espaço e conforto.
Para permitir que os clientes criem seu veículo
customizado perfeito, a ambiência luxuosa única desse Range Rover Vogue pode
ser amplamente personalizada com uma grande variedade de cores, acabamentos e
detalhes especiais, desde interiores com ornamentos coloridos da exclusiva
série Autobiography até a variedade de rodas estilizadas de liga leve de até 22 polegadas de
diâmetro oferecidas como acessório.
O Range Rover mais
sofisticado e eficiente de todos os tempos
O Range Rover Vogue teve sua engenharia planejada do
zero até se chegar ao modelo mais sofisticado e eficiente de todos os tempos da
linha Range Rover. Com o uso das últimas tecnologias disponíveis em termos de
monobloco, o desempenho do veículo em todos os tipos de terreno foi levado a um
patamar mais alto, tanto em termos de alcance quanto acessibilidade da sua
capacidade fora da estrada, e ainda com sua dirigibilidade e sofisticação na
estrada.
Entre as inovações que lideram o setor está uma versão
revolucionária da próxima geração do sistema Terrain Response® da Land Rover,
que analisa as atuais condições de direção e terreno e automaticamente escolhe
a configuração mais apropriada para o veículo naquele momento.
Uma arquitetura de suspensão de baixo peso de última
geração totalmente nova propicia rodagem com excepcional articulação do volante
para enfrentar as condições mais adversas.
Tração extraordinária e estabilidade dinâmica são
propiciadas pelo comprovado sistema 4WD integral inteligente do Range Rover,
com uma caixa de transferência de duas velocidades, trabalhando paralelamente
com os sofisticados sistemas de controle de tração eletrônica.
A amplitude de capacidade sem comparação do Range
Rover Vogue também se reflete em sua estrutura extremamente forte com geometria
de carroceria melhorada para todas as condições de terreno, a submersão máxima
que foi melhorada de 700 mm para 900 mm, e sua posição como melhor veículo de
reboque em sua classe, com capacidade para 3,5 ton.
Para garantir excepcional durabilidade e
confiabilidade, o Range Rover Vogue foi submetido a duros testes dentro e fora
de estrada, e ainda com uma frota de veículos de teste rodando milhares de quilômetros
durante 18 meses de árduos testes em mais de 20 países com situações extremas
de clima e superfícies de solo.
Sofisticada
experiência de direção sem esforços
Os Range Rovers são reconhecidos por fornecer aos seus
ocupantes a sensação de sereno isolamento do mundo caótico lá fora, e o modelo
teve sua engenharia realizada para atender aos padrões mais altos de
sofisticação para carros de luxo.
A atenção meticulosa a detalhes durante o processo de
desenvolvimento eliminou todos os barulhos e traços de aspereza indesejados,
além de medidas como a carroceria rigorosamente otimizada, laminação acústica
dos para-brisas e vidros das portas laterais e as estruturas de motor
duplamente isoladas levaram a uma significativa redução nos níveis de ruído.
A nova arquitetura do monobloco é combinada com a
suspensão a ar nos quatro cantos totalmente redesenhada, que juntas permitiram
que os engenheiros conseguissem propiciar ainda mais conforto de rodagem e
refinamento, além da transformada dirigibilidade em estradas, com mais
confiança e agilidade nas curvas.
Com suas aclamadas linhas de motores de excelente
torque, o Range Rover Vogue fornece desempenho rápido e sem esforços. Os
clientes têm a escolha de dois motores, um
gasolina V8 5.0 Supercharged de 510 cv e um Turbo diesel 4.4 de 339cv,
ambos chegam com uma suave e responsiva transmissão automática de oito
velocidades.
Fiel ao DNA do Range Rover, o modelo vem com a
exclusiva Posição de Comando de Direção que coloca o motorista em um nível mais elevado do assento ― geralmente 90
mm mais alto que outros SUVs de primeira linha ― para fornecer uma sensação de
confiança e controle supremos.
A estrutura de
baixo peso melhora o desempenho e sustentabilidade
O Range Rover Vogue vem com uma revolucionária estrutura
toda em alumínio, 39% mais leve que a carroceria de aço do modelo anterior.
Dando continuidade à liderança da Jaguar Land Rover em estruturas inspiradas em
engenharia aeroespaciais, leves e com alto desempenho, a carroceria toda em
alumínio permite que o veículo melhore
significativamente tanto o desempenho quanto a eficiência.
Combinada a economia de peso na estrutura e
motopropulsor, a economia de peso é de até 420 kg em comparação com o modelo
anterior.
Essa economia de peso melhora a característica
sensação de desempenho do Range Rover, e também melhora sua eficiência. Por
exemplo, o modelo 510 cv LR-V8 Supercharged agora pode acelerar de 0 a 96km/h em apenas 5,1
segundos, uma redução de 0,8 segundos em relação ao modelo anterior. O consumo
de combustível, contudo, é reduzido em 9%.
A estrutura mais leve também possibilita introduzir o
sofisticado motor TDV6 de 3.0
litros na linha do modelo (sem previsão para o mercado
brasileiro). Este motor menor traz uma economia total de peso de até 420kg, e propicia
uma drástica redução de 22% no consumo de combustível e emissões de CO2,
atingindo números de 196g/km.
Tecnologias de
primeira linha do Range Rover
O Range Rover teve sua engenharia realizada utilizando
os últimos avanços tecnológicos para veículos, desde as características
luxuosas do interior até a estrutura avançada e tecnologias de assistência ao
condutor.
O interior é recheado com uma gama completa de
características de primeira linha para fornecer aos passageiros, tanto da parte
dianteira quanto de trás, a mesma experiência de luxo sem comparação no
mercado. Seu bem-estar é garantido pelas últimas tecnologias de interior
disponíveis, assim como conveniência e conectividade. As novas e melhores
características incluem:
·
Conveniência ― características
de primeira linha incluem acesso sem chaves, fechamento suave de portas com
travas elétricas e altura de acesso, compartimentos refrigerados e engate
acionado eletricamente.
·
Áudio de altíssima
qualidade ― sistemas de som surround
Meridian exclusivos com a qualidade esperada pelo público mais exigente em
termos de som
·
Telas ― alta resolução
e última geração em tecnologia, com fantástico painel de instrumentos digital
de 12” e uma central touch screen central
8” com funcionalidade Dual-View
·
Comandos por voz e
conectividade ― pacote de conectividade para dispositivos móveis
·
Controle de clima ―
melhores sistemas de controle de clima da categoria, inclusive o sistema independente de quatro zonas
·
Assentos luxuosos ―
assentos melhorados com novas características de luxo como modo massagem
·
Iluminação interior ―
última geração de LED para iluminação sutil e sofisticada, inclusive capacidade
de mudar o esquema de cores para criar ambientes diferentes
Para melhor desempenho dinâmico e garantir que os
motoristas curtam uma experiência relaxada e sem estresse ao volante, o Range Rover Vogue incorpora uma grande
variedade de tecnologias de assistência ao motorista. As novas e melhoradas
características são:
·
Sistema de controle
antirolagem de 2 canais - Resposta Dinâmica com amortecimento continuamente
variável
·
Direção elétrica que
permite o Assistente de Estacionamento ― a última tecnologia que ajuda os
motoristas a estacionarem o carro em pequenos espaços urbanos
·
Piloto automático
adaptativo ― a nova característica permite que o sistema continue funcionando
em baixas velocidades e chegar a uma parada total e após a saída do carro da
frente, retorne a sua velocidade ogirinal
·
Freio de emergência
inteligente (inclusive o Assistente de Frenagem de Emergência Avançado) ― para ajudar os motoristas a
reduzir o impacto de colisões se o trânsito a frente parar repentinamente ou outro
veículo entrar de repente em sua faixa
·
Monitoramento do ponto
cego com a nova função que identifica veículos que se aproximem rapidamente por
trás
·
Detecção de marcha a ré
― alerta o motorista das potenciais colisões durante manobras de marcha atrás
·
Limitador de velocidade
ajustável ― permite estipular a velocidade máxima do veículo
·
Sistema de câmera
surround ― 5 câmeras com visão da lateral, dianteira, traseira e diagonal,
auxílio para estacionamento em marcha a ré e auxílio para engate
1. DESIGN DO RANGE ROVER VOGUE
O design inconfundível do Range Rover Vogue, desde sua
distintiva silhueta até a forte arquitetura de sua cabine, sempre foi o apelo
do modelo.
Durante o desenvolvimento do desenho, os projetistas do Range Rover Vogue
conseguiram resgatar essa rica herança, mas também criaram uma visão totalmente
nova que seria relevante para uma nova geração de clientes Range Rover.
“Para muitos proprietários, o design do Range Rover
Vogue se tornou algo como um ícone”, disse Gerry McGovern, diretor de Design da
Land Rover. “Assim, nosso objetivo com
o produto era manter esse espírito
distintivo, mas com uma interpretação totalmente moderna das linhas de design
do Range Rover Vogue".
1.1 Design clean e contemporâneo – mas, inconfundivelmente, um Range Rover
Vogue
O Range Rover
Vogue tem uma forma clean e elegante
derivada de uma interpretação totalmente nova das linhas de design do Range
Rover Vogue. Além de ser instantaneamente reconhecido como um Range Rover,
o veículo dá um passo importante em
direção à audaciosa evolução da linguagem de design icônica do modelo.
Sua aparência mais suave e contemporânea sinaliza a
avançada tecnologia intrínseca e é destinada a expandir o apelo do Range Rover
Vogue para uma geração totalmente nova de clientes.
“Projetar a próxima geração do Range Rover Vogue,
seguindo mais de quarenta anos de sucesso, veio junto com a enorme responsabilidade
de projetar o DNA desse ícone", disse Gerry McGovern.
“Nossa equipe de design trabalhou muito para capturar
as elegantes proporções e puras superfícies que têm sido a característica dos
melhores designs do Range Rover”.
As elegantes proporções da carroceria juntamente com o
sutil afunilamento da linha do teto e o tratamento puro e clean das superfícies da carroceria beneficiam ainda mais a
sensação de fluência e contemporaneidade.
Novas interpretações das clássicas linhas de design
para capturar o essencial espírito do Range Rover, inclusive o capô clamshell com suas distintivas
castelações, o teto flutuante e o desenho dos respiros dos para-lamas.
Com sua grade imponente e distintivo desenho dos
faróis, a dianteira mantém um caráter poderoso do Range Rover. Contudo, o
declive para trás da grade, os cantos mais esculpidos, juntamente com o ângulo
mais rápido da coluna “A”, apontam para a natureza mais fluida da forma.
O perfil mais suave e aerodinâmico também fica
evidente na traseira, onde há o distintivo afunilamento da carroceria que dá
uma sensação mais compacta para a traseira do veículo.
Detalhes
característicos de design
A aparência leve e contemporânea do veículo é
melhorada por detalhes de design realizados cuidadosamente e que ajudam a dar
ao Range Rover Vogue seu caráter típico.
Um dos primeiros detalhes a chamar a atenção é a
interpretação bastante moderna do desenho dos respiros dos para-lamas, que
agora é executado na superfície das portas dianteiras. Soluções inovadoras de
engenharia significam que não é mais necessário um respiro funcional ― o que
beneficia o desempenho submerso em águas profundas ― o que deu aos projetistas liberdade para
adaptar uma solução mais criativa para essa tradicional linha de projeto do
Range Rover.
Estrutura das portas rebaixada, gráficos
característicos de acento ao longo da carroceria e fluxo para a traseira do
carro, contínuos nos para-choques traseiro e dianteiro. Com um atraente
acabamento em metal prateado, os desenhos se insinuam na estrutura de alumínio
do carro em direção à superfície.
Outra linha de design única do Range Rover Vogue, o
desenho ousado do teto flutuante foi melhorado pelos projetistas utilizando
esmalte nas laterais combinado com acabamento em preto gloss nos pilares. Além do destacado desenho do teto, a execução clean do esmalte também enfatiza a forma
mais fluida da carroceria.
Sistemas avançados de iluminação também chamam a
atenção e as lâmpadas dianteiras dão continuidade à ousada evolução da cara do
Range Rover, com distintivos desenhos de assinatura utilizando tecnologia de luzes
de LED com a característica registrada de círculos entrelaçados. Os projetistas
executaram as principais unidades de projeção de luz com desenhos técnicos que
lembram lentes de câmeras de alto desempenho.
Na traseira, as lanternas desenvolvem um tratamento do
atual modelo com um surpreendente design
executado completamente utilizando tecnologia de LED. A lanterna e luzes de
freio têm um ousado padrão quadrado, enquanto as setas utilizam uma nova
interpretação do desenho de “linha tripla” utilizado no atual modelo.
Conclui-se o esquema de luzes com um LED de luz de
freio no estilo "escondido até que aceso" posicionado no alto e
abaixo do spoiler em toda a extensão
da traseira, criando uma lâmina de luz ao longo da traseira do veículo.
1.2 Interior do Range Rover Vogue – o melhor
lugar para estar
“O interior de um Range Rover é algo especial ―
simplesmente dá aos nossos clientes a sensação de que não há lugar melhor no
mundo”, disse McGovern. “Fizemos questão de que o modelo proporcionasse exatamente a mesma
sensação de bem-estar, com um design extremamente contemporâneo que oferecesse
um patamar de qualidade e sofisticação”.
Os projetistas conseguiram criar um interior com um
caráter moderno e puro, incorporando as linhas distintivas do Range Rover, mas com
um tratamento e muito contemporâneo.
O interior mantém as características formas fortes de
arquitetura que são enfatizadas por superfícies extremamente clean e elegantes, executadas
impecavelmente utilizando os melhores couros e madeiras disponíveis no mundo.
Construído com a assinatura da arquitetura de
interiores do Range Rover, o console da cabine é a ousada inserção entre os
fortes elementos horizontais do painel de instrumentos e as linhas verticais da
parte central.
No centro da cabine, foi criado um e poderoso desenho pelo amplo console
central, que vai desde o motorista até o passageiro da parte dianteira. O
console possui uma linda superfície de madeira esculpida que parece flutuar
sobre o alto do suporte, e chama a atenção pela qualidade absoluta dos
materiais à mostra.
As linhas clean e
contemporâneas do painel de instrumentos e console refletem o esforço em
refinar e simplificar o interior. Por exemplo, o leiaute de controle possui 50%
menos botões de forma a proporcionar um ambiente de direção mais elegante e
garantir que o motorista permaneça calmo e em controle.
Os projetistas deram atenção especial ao conforto dos
assentos traseiros, e o Range Rover
oferece significativo espaço adicional para as pernas na parte traseira e
bancos reclináveis elétricamente.
nível de qualidade de materiais
A qualidade dos materiais foi levada para um nível
mais alto no Range Rover, com linhas clean e elegantes da cabine, destacando
execução impecável e atenção aos detalhes.
O interior é realizado em tapeçaria utilizando os
materiais naturais mais sofisticados disponíveis, inclusive lindos couros e
madeiras, com acabamentos imaculados em metal para dar um toque de acabamento.
Todas as superfícies ornamentadas, tais como o painel de instrumentos e tranca
das portas agora possuem um luxuoso acabamento revestido e macio, melhorando
ainda mais o visual e apelo tátil.
Ao verdadeiro estilo Range Rover, três tipos de couro
de primeira qualidade foram generosamente aplicados no interior cobrindo
praticamente toda a superfície desde os assentos e painel de instrumentos até
as portas e destaque. Modelos de séries superiores vêm com o mais sofisticado
couro semianilina, com lindas partes em alto relevo trabalhadas a mão por serem
excepcionalmente maleáveis e terem aparência natural.
Os suntuosos assentos em couro e superfícies de
interior revestidas possuem acabamento personalizado costurado com agulhas
gêmeas, propiciando a tradicional qualidade artesanal.
Cada elemento da costura é precisamente especificado
pelos peritos da Range Rover, desde o tamanho e direção da costura até a
espessura e material das linhas. Até mesmo o tamanho e forma da agulha são
definidos para garantir que haja um consistente acabamento da mais alta
qualidade.
A ousada arquitetura do interior é destacada pela
extraordinária escolha de madeiras e acabamentos luxuosos, inclusive três tipos
de madeira reais obtidos de fontes renováveis. As superfícies de madeira
esculpida do console central e painéis das portas foram realizadas
artesanalmente por experientes profissionais.
Atenção total aos
detalhes
A melhora da qualidade dos materiais e ousada
arquitetura de interior, bem como as superfícies clean, são ainda mais enfatizadas pela atenção total aos detalhes
em toda a cabine.
Esse foco em impecável trabalho artesanal é bem
ilustrado pelos detalhes realizados com autêntico metal, que são suaves ao
toque e lindos de ver, propiciando um contraste de estilo às opulentes
superfícies de couro e madeira.
Exemplos extraordinários são os ousados pilares em
alumínio escovado em cada lado da parte central, o controle Rotary Shift com
seu acabamento trabalhado com precisão, bem como os distintivos respiros com
cada lâmina destacada com uma linha de cromo e cetim.
Tipificando a atenção a detalhes, o acabamento em alumínio
da peça central é criado utilizando uma abordagem única que envolve o material
de alumínio passando por mais de 20 processos distintos para fornecer um
acabamento trabalhado com primor.
As linhas clean
e suaves do console que formam a peça central da cabine foram criadas com
meticuloso design das superfícies de madeira, painéis de controle e áreas de
acondicionamento, por exemplo, a portinhola deslizante que cobre os
compartimentos de copo. Ela tem uma tampa sólida maravilhosamente trabalhada
que desliza suavemente até um recesso na parte central.
Os clientes também apreciarão a sofisticada iluminação
ambiente em LED, que foi cuidadosamente projetada para melhorar a ambiência
luxuosa do interior e destacar a distintiva arquitetura da cabine. Modelos de
séries mais avançadas oferecem aos clientes iluminação configurável com a
capacidade de variar as cores de acordo com a situação e clima dos ocupantes.
1.3 Criação de um veículo totalmente
personalizado
Os clientes do Range Rover em todo o mundo exigem um
alto nível de escolha individual, e o
modelo oferece uma extraordinária variedade de cores, acabamentos,
opções de assento e detalhes especiais, propiciando o máximo de um veículo
personalizado.
O ambiente luxuoso único do Range Rover pode ser
extensivamente personalizado com uma grande variedade de características, que
incluem uma generosa seleção de interiores com temas coloridos e ornamentados
de forma imaculada, acompanhados por uma lista de combinações de colores
recomendada por designers.
Entre as novas desejáveis características introduzidas
com o Range Rover estão amplas escolhas
de opções de cores de interior e exterior e rodas de liga leve de até 22 polegadas de
diâmetro.
A série exclusiva Autobiography fornece um nível ainda
mais alto de personalização para o cliente mais exigente, inclusive uma
espetacular escolha de 22 exclusivos pigmentos da pintura.
A escolha total de opções individuais para permitir
que os clientes do Range Rover criem seu próprio e único veículo especial
inclui:
·
17 temas de cores para
o interior, mais a escolha adicional de cores dos assentos
·
Três madeiras para o
interior no lançamento, com outras que ainda serão lançadas
·
Três cores de destaque
·
37 acabamentos de tinta
para o exterior, inclusive 22 colores exclusivas Autobiography
·
Duas cores de teto para
contraste ― preto Santorini e prata Indus
·
Sete designs de rodas
de liga leve de 20, 21 e 22
polegadas
·
Acabamento alternativo
Dark Atlas para acabamentos exteriores
·
Teto panorâmico total
·
Assoalho interno
iluminado
·
Degraus laterais acionados
eletricamente
·
Engate acionado
eletricamente.
2. EFICIÊNCIA SEM COMPARAÇÃO
Desde o primeiro modelo introduzido há mais de 40
anos, a eficiência e desempenho sem comparação em todos os tipos de terreno têm
sido um elemento fundamental do DNA do Range Rover.
Agora, com o lançamento da quarta geração do veículo
em 2012, esses genes da Land Rover estão ainda mais fortes. Certamente, com o
uso das últimas tecnologias disponíveis em termos de estrutura, o desempenho do
Range Rover saltou para um nível mais alto, tanto em dirigibilidade na estrada
quanto em termos de sofisticação, e ainda a amplitude e acessibilidade de sua
capacidade fora da estrada.
“Realizamos a engenharia desse veículo desde o zero
para chegar ao Range Rover mais versátil e eficiente de todos os tempos”, disse
Nick Rogers, diretor da Linha de Veículos Range Rover. “Nossos clientes
pressupõem que esse veículo responderá a qualquer tipo de uso, e utilizamos
toda nossa experiência e tecnologia para superar suas expectativas novamente”.
2.1 Desempenho líder de categoria em todos os
tipos de terreno ― com o inovador sistema Terrain Response® 2
Construído com a lendária herança da Land Rover em
veículos capazes de superar os mais difíceis climas e superfícies, o Range Rover Vogue foi desenvolvido para
atingir eficiência líder de categoria em todos os tipos de terreno, com suprema
compostura em todas as condições.
Com sua avançada carroceria de baixo peso, suspensão
de última geração e exclusivas tecnologias Terrain Response® 2, o modelo novamente elevou seus padrões, tanto
em termos de capacidade na estrada quanto em desempenho fora da estrada.
Entre as inovações líderes de setor está uma versão
revolucionária da próxima geração do sistema Terrain Response® 2 da Land Rover,
que foi introduzido pela primeira vez e que leva as capacidades do sistema
vencedor de prêmios para um nível superior.
Desenvolvido por uma pequena equipe de especialistas
da Land Rover com muita experiência em tecnologia para todos os tipos de
terreno, o Terrain Response® 2 possui uma configuração automática que utiliza
sofisticados sistemas "inteligentes” que analisam as atuais condições de
direção e terreno e automaticamente selecionam o programa mais apropriado para
aquele tipo de terreno.
Garantindo que o veículo seja sempre dirigido
utilizando o modo ideal, o sistema
também consegue mudar completamente entre os cinco tipos de configurações:
Geral; Grama/Cascalho/Neve; Lama/Raízes; Areia; e Pedras Soltas. Como todos os sistemas Terrain Response® 2,
cada configuração otimiza a dirigibilidade e tração adaptando as respostas do
motor, câmbio, diferencial central e sistemas de suspensão do carro para
atender às exigências do terreno.
Ao passo que funciona de forma completamente
automática, o Terrain Response® 2 Auto também fornece ao motorista uma função
adicional, como informar quando o motorista deve selecionar perfil baixo ou
altura para condições fora de estrada, quando o sistema calcula ser necessário.
Alex Heslop, engenheiro-chefe de Programas do Range
Rover, explicou: "O sistema Terrain Response® 2 da Land Rover sempre
liderou o setor em termos de ajudar os motoristas a maximizar o potencial de
seu veículo, pois ajuda a transpor as condições mais desafiadoras". Adicionando um modo automático, os
engenheiros da Land Rover elevaram o nível mais uma vez. Mesmo motoristas não especializados
conseguirão tirar benefício de todas as funções do sistema, confiantes de que o
veículo está configurado da melhor forma possível para cada momento de sua
viagem ― não importa quão difíceis sejam as condições.
Para complementar o sistema Terrain Response® 2,
o Range Rover pode também apresentar um
conjunto exclusivo de tecnologias para todos os tipos de terrenos para ajudar a
maximizar o desempenho e segurança, inclusive o Hill Descent Control (HDC),
Controle de Liberação de Inclinação (GRC), Hill Start Assist (HSA), Controle de
Estabilidade Dinâmica (DSC), Controle de Tração Eletrônico (ETC) e Controle de
Estabilidade Anti-Rolagem (RSC).
Além de ser melhorado com as últimas adaptações e
funcionalidades, a operação desses sistemas de frenagem e estabilidade é
melhorada pelo modulador de freio com seis pistões da Bosch, que permite
respostas mais rápidas e suaves, bem como operação mais precisa e suave.
Arquitetura da
suspensão leve de última geração
Outro fator essencial na qualidade de direção
melhorada do Range Rover é a arquitetura
da nova suspensão de baixo peso de última geração.
O resultado de um longo programa de pesquisas da Land
Rover para identificar um conceito da próxima geração em termos de suspensão
para veículos AWD de primeira linha, os sistemas de suspensão utilizam um
projeto clean que promete fornecer a
melhor dinâmica para veículos da categoria.
Construída principalmente com componentes de alumínio
de baixo peso, o conceito da suspensão é totalmente independente, com design e
Y duplo espaçado na dianteira e leiaute multi-link avançado na traseira.
O sistema de
suspensão propicia direção em alto nível ― com 260 mm de movimento na dianteira
e 310 mm na traseira quando comparado a menos de 200 mm para a maioria dos
veículos concorrentes ― fornecendo excepcional articulação do volante e
compostura para lidar com as condições mais difíceis.
Como em Range Rovers anteriores, a arquitetura da
suspensão de baixo peso é combinada com a suspensão a ar de quatro pontas para
otimizar a versatilidade do veículo tanto em estrada quanto fora dela. A
suepensão a ar oferece altura variável de direção e são cruzadas para máxima
articulação do eixo.
Para atingir desempenho superior tanto em termos de
qualidade de direção quanto em capacidade de mudar entre diferentes alturas de
direção, os materiais da suspensão a ar tiveram sua engenharia totalmente
refeita.
A característica qualidade imperiosa de direção do
Range Rover foi melhorada pela adequação da nova suspensão a ar dianteira com
baixa histerese, capazes de absorver pequenas irregularidades com muito mais
eficiência. As molas utilizam um material mais fino e flexível protegido por
invólucro de metal.
Dynamic Response e
Adaptive Dynamics
O desempenho dos sistemas de suspensão do Range Rover Vogue é ainda melhorado pelo uso
de avançadas tecnologias de chassi para otimizar a dinâmica do veículo.
Pela primeira vez no Range Rover está disponível o
sistema Anti Roll Control da Land Rover.
Adaptado de série para os modelos SDV8 e LR-V8 S/C, o
sistema do Range Rover utiliza tecnologia de dois canais de segunda geração
para desempenho superior.
Reduzindo drasticamente o volume de inclinação da
carroceria nas curvas, o Dynamic Response transforma a dirigibilidade do
veículo e conforto dos ocupantes. O mais
sistema de dois canais é capaz de controlar os eixos dianteiros e traseiros
independentemente, permitindo que seja ajustado para fornecer agilidade a
baixas velocidades e ainda melhor controle e estabilidade em altas velocidades.
O sistema foi
também projetado para melhorar o conforto da direção e reduzir solavancos detectando e eliminando balanço do corpo
induzido por superfícies irregulares de terreno.
Como nos anteriores sistemas de controle de inclinação
ativos da Land Rover, a capacidade fora da estrada é efetivamente melhorada
quando o sistema é adaptado. Se o sistema detecta condições fora de estrada, o
módulo de controle isola a barra estabilizadora e reduz o nível de compensação
de rodagem, permitindo assim maior articulação do volante e aumentando a área
de contato com o terreno.
A Dinâmica Adaptativa que apresenta amortecedores
continuamente variáveis é uma característica de série em todos os Range Rovers
e fornece balanceamento ideal de direção e controle oferecendo configurações
infinitamente variáveis de amortecedor entre extremamente macias e duras.
O sistema Dinâmica Adaptativa monitora os movimentos
do veículo pelo menos 500 vezes por segundo, reagindo às ações do motorista ou
do terreno instantaneamente para fornecer maior controle e minimizar movimentos
do corpo dos ocupantes, o que propicia uma viagem suave e com compostura. O
sistema ainda identifica condições fora de estrada e otimiza os amortecedores
de forma correspondente.
Sistema 4WD
inteligente integral
Os Range Rovers são reconhecidos por sua capacidade de
superar as superfícies mais desafiadoras em termos de baixa aderência, e o
último modelo traz essa experiência apresentando o sistema 4WD inteligente
integral do Range Rover, com uma caixa de transferência de duas velocidades que
fornece opção reduzida para condições difíceis fora da estrada ou na utilização
de reboque.
O coração do sistema 4WD é a caixa de transferência
que fornece acionamento permanente nas quatro rodas por meio de um diferencial
central com divisão 50/50 do torque.
Extraordinária tração e estabilidade dinâmica são mantidas por embreagem
multidisco controlada eletronicamente que fornece uma trava do diferencial
central e função de balanceamento de torque.
Utilizando informação de deslize de direção a partir
de vários sensores do veículo, a unidade de controle utiliza a embreagem multidisco
para distribuir o torque entre as rodas de forma ideal, trabalhando
paralelamente com os sofisticados sistemas eletrônicos de controle de tração.
A caixa de transferência oferece faixas altas e
baixas, utilizando um sistema totalmente sincronizado de duas velocidades de
“mudança de acordo com o movimento” que permite que o motorista altere a faixa
em velocidades de até 60km/h sem ter de parar o veículo, o que propicia
excepcional flexibilidade em condições desafiadoras.
A alta faixa propicia direção direta com coeficiente
de 1:1, ao passo que baixa faixa fornece coeficiente de 2.93:1, fornecendo
velocidade extremamente baixa para condições fora de estrada ou para reboque de
trailers pesados.
A Posição de
Comando do Motorista melhora a confiança e controle
A Posição de Comando do Motorista, que propicia aos
motoristas uma suprema sensação de confiança e controle, não importam as
condições de estrada, é uma parte essencial do DNA do Range Rover.
Como seus predecessores, o Range Rover Vogue coloca o motorista em uma
posição elevada do assento, o que oferece uma visão confiante, quase imperiosa,
do veículo e tudo ao seu redor.
A sensação de controle oferecida pela posição elevada
do assento é melhorada pela localização de popa do veículo com clara visibilidade
das laterais e extraordinária visibilidade sobre o perfil submerso
característico do capô, tudo contribuindo para um caráter único do Range Rover.
Durante o processo de desenvolvimento, a meticulosa
otimização do design do veículo e pacote de interior ― muito do qual utiliza o
sofisticado simulador virtual 3D – A Caverna ― garantiu que o modelo mantivesse sua visibilidade total
líder da categoria, ao passo que o espaço interno aumentou significativamente.
De fato, a visão de cima para ocupantes da parte
dianteira foi melhorada em termos de visibilidade, melhorando a visão de placas
localizadas no alto e faróis.
Como todos os Range Rovers, o modelo teve metas de tolerância que incluíram
movimentos da cabeça em condições fora de estrada. Essas metas foram
rigidamente reforçadas, resultando em mais tolerância, e melhor despenho em
viagens fora da estrada.
Controles
intuitivos com leiaute claro e elegante
Para melhorar a relaxante e confiante experiência de
direção encorajada pela Posição de
Comando do Motorista, o Range
Rover Vogue é diferenciado por um sistema cuidadosamente concebido de controles
e visores que combina um leiaute de estilo e simples de funcionalidades de
última geração.
O leiaute de controle foi extremamente simplificado,
com 50% menos botões, para fornecer facilidade e intuição líderes da categoria,
e ao mesmo tempo enfatizar as linhas clean
e elegantes da cabine.
Desenvolvendo tecnologia de ponta em visores, nos
quais o modelo anterior foi pioneiro, o
Range Rover Vogue vem com duas telas primárias de alta resolução ― um
visor de 12,3
polegadas para o pacote principal de instrumentos, e uma
tela touch screen de oito polegadas
para informações, entretenimento e funções secundárias, com Dual View opcional.
Os desenhos da tela em ambos visores são muito
elegantes e foram meticulosamente projetados para criar a impressão de
superfícies 3D, com luzes maravilhosas e detalhes sutis em cromo. Cada visor é
capaz de adaptar seu conteúdo de acordo com a situação de direção, eliminando
detalhes desnecessários e apresentando as informações mais importantes de forma
clara e simples.
A abordagem intuitiva e elegante é refletida nos
demais controles principais, tais como os controles rotativos Rotary Shift e Terrain Response® 2 no
console central, os comandos simplificados de aquecimento, ventilação e
ar-condicionado, bem como as funções auxiliares e botões em cinco direções no
volante.
Engenharia para
total eficiência
Desde o início do processo de desenvolvimento, o Range Rover Vogue foi projetado e teve sua
engenharia realizada para fornecer uma ampla variedade de funções pelas quais a
marca é famosa, desde a capacidade de transpor os terrenos mais difíceis até
sua capacidade de reboque, em que é líder da categoria.
Garantir que o veículo seja fiel à sua herança de
Range Rover exigiu atenção contínua às fundamentais exigências de engenharia
que sustentam esse desempenho, inclusive o desenvolvimento de uma estrutura
extremamente forte, atingindo geometria de carroceria e capacidade de suspensão
para agilidade fora da estrada e funcionalidade integral de reboque.
A otimização da nova carroceria teve início com o
maior processo de otimização já realizado pela Land Rover com o uso sem
precedentes de avançada simulação por computador ― o que exigiu mais de 1000
anos de tempo em processador ― para propiciar resistência e durabilidade,
excelente segurança e peso mínimo.
Para analisar os devastadores casos de carga fora da
estrada que realmente testam a estrutura no seu limite, como o impacto causado
por buracos profundos, os engenheiros utilizaram ferramentas de simulação
incrivelmente poderosas mais tipicamente utilizadas para modelar casos de
colisões.
O Range Rover
Vogue vem com geometria de carroceria melhorada para todas as condições de
terreno, e fornece 17 mm adicionais de altura do chão, ficando em 303 mm
(medidos em altura de direção fora de estrada) e melhor abordagem e ângulos de
saída. O assoalho do veículo foi especialmente projetado para fornecer uma
superfície suave, com suave transição entre os componentes da suspensão, para
reduzir a suscetibilidade a danos ou interferências.
A submersão máxima também melhorou significativamente
para 900 mm, um aumento de 200 mm. Isso é possível em parte devido a um
inovador sistema de entrada de ar, que retira o ar entre os painéis internos e
externos do capô nas laterais do veículo antes de fluir para o sistema de
coleta nas laterais do compartimento do motor.
O sistema de suspensão a ar que teve sua engenharia
totalmente refeita também melhorou significativamente a capacidade fora da
estrada introduzindo um sistema automático que varia entre duas alturas de
direção (+40 mm, +75 mm) quando a configuração fora da estrada é selecionada,
em vez de uma posição única de +55 mm.
Isso fornece uma maior distância do solo em
velocidades abaixo de 50 km/h, ao passo que uma configuração intermediária de
+40 mm significa que o modo fora de estrada pode continuar disponível em
velocidades muito mais altas (80 km/h x 50 km/h), o que não era possível antes,
e isso tem muito valor em terrenos com longos trechos de terra e erosão.
Ajuste cuidadoso também significa que o sistema de
suspensão tem melhor capacidade de detectar condições de águas profundas ou
situações em que o ajuste de altura de direção é efetivamente exigido para
evitar afundamento.
O Range Rover
melhora ainda mais a posição do modelo como o melhor veículo de reboque em sua
categoria, com capacidade para 3.500 kg, e um
engate acionado eletricamente (ainda não definido para o mercado
brasileiro). Características essenciais adicionais para melhorar a experiência
de reboque incluem sistema de Câmera Surround com Auxílio de Reboque para
engatar e dar ré mais facilmente, e o sistema auxiliar de estabilidade de
trailer.
Alex Heslop, engenheiro-chefe de Programas do Range
Rover, disse: “Como todos os Range Rovers antes deste, realizamos a engenharia
do modelo para ter a maior gama de
funções em sua categoria ― este é um veículo completamente adequado à sua
finalidade. Além disso, sobreviveu ao
lendário regime de testes da Land Rover, que sujeita o veículo a 18 meses de
testes dificílimos nas piores condições imagináveis".
Robustez e
durabilidade da Land Rover
Com um processo de desenvolvimento de engenharia sem
precedentes utilizando ferramentas de simulação virtual de última geração, além
dos duríssimos testes fora de estrada e regimes de desenvolvimento da Land
Rover, o Range Rover vogue teve sua
engenharia realizada para atingir excepcional durabilidade e confiabilidade.
Ao passo que a engenharia inicial e otimização são
realizadas quase que exclusivamente com simulação por computador, o desempenho
e robustez do veículo são verificados por meio de longos testes físicos,
utilizando regimes tanto em condições reais quanto simuladas.
Mais de 20 mil testes físicos foram realizados em
todos os componentes e sistemas, com uma frota de veículos de teste cobrindo
milhares de quilômetros em mais de 18 meses de árduos testes em mais de 20
países com condições extremas de clima e terrenos.
Protótipos foram dirigidos em desafiadoras condições
fora de estrada, como, por exemplo, areia, lama e neve, e sua durabilidade é
testada em exercícios extremos para comprovar a submersão máxima,
vulnerabilidade do assoalho, recuperação de arrancadas e reboque em GTW máximo.
Outros testes de resistência extremos incluem os piores cenários possíveis,
como, por exemplo, subidas em guia a alta velocidade, saltos de pontes, quedas
em buracos e de calçadas.
Longos regimes de duros testes representam o melhor
desafio em termos de durabilidade e confiabilidade, inclusive o teste de
durabilidade com duração de um mês chamado de “rei da areia” realizado no calor
intenso no deserto do Oriente Médio, uma viagem de resistência de 8.000km no
circuito Nürburgring, e os terríveis ciclos de teste fora de estrada envolvendo
milhares de quilômetros em exigentes pistas de testes no Reino Unido.
2.2 Propulsor do Range Rover
O Range Rover
Vogue tem desempenho sem esforços e muita sofisticação com sua aclamada linha
de motores a gasolina e diesel ricos em torque, todos unidos a uma transmissão
automática de oito velocidades suave e responsiva.
A leve plataforma de alumínio ajudou a trazer
significativas melhorias em termos de desempenho, economia de combustível e
emissões de CO2.
Entre as inovações do propulsor do Range Rover está a disponibilidade do
sofisticado motor Land Rover TDV6 a diesel (não disponível no Brasil), que
combina extraordinário desempenho com excepcional eficiência, atingindo
emissões de CO2 de 196g/km.
Extraordinário
motor SDV8 a diesel do Range Rover Vogue
O magnífico motor V8 Turbo diesel foi projetado
exclusivamente para o Range Rover Vogue, e para o modelo, sua potëncia aumenta para
impressionantes 339 cv, um aumento de 9%. O superdiesel de 4,4 litros combina
enormes reservas de força com emissões extremamente baixas, e níveis de
sofisticação jamais vistos.
Com atordoantes 700 Nm produzidos entre 1750 e 3 mil
rpm, o SDV8 tem desempenho completamente sem esforços, com acelerações de 0 a 96km/h em 6,5 segundos, um
segundo inteiro mais rápido que o modelo anterior.
A extraordinária eficiência de consumo do motor é
refletida em emissões de CO2 de 229g/km, o que representa uma
redução maior em emissões de 10% em comparação com o modelo anterior.
O SDV8 atinge sua incomparável mistura de suprema
dirigibilidade e sofisticação por meio de avançadas tecnologias de diesel, mais
notavelmente o inovador conceito sequencial paralelo turbocharging que permite
desempenho e respostas extraordinários.
O aumento de força para o Range Rover Vogue foi atingido por um sistema
de admissão revisado com dois intercoolers e calibração otimizada. A atualizada
instalação também permitiu economia de peso de 10kg pelo uso de suportes do
motor em liga leve (no lugar do ferro) e compartimento redesenhado.
Formidável motor
V8 gasolina de 510 cv
O incomparável motor gasolina V8 Supercharged de 5.0
litros e 510 cavalos de potência mantém seu posto de líder da linha Range
Rover.
A enorme força e torque oferecida pelo propulsor a
gasolina é refletida em termos de desempenho. O
Range Rover Vogue é capaz de sair da imobilidade aos 96 km/h em apenas
5,1 segundos (0.8 segundos mais rápido que a versão anterior), tudo conseguido
com sofisticação suprema.
Ao mesmo tempo em que o desempenho mehorou, a
eficiência no consumo de combustível e nas emissões de CO2 também.
O Range Rover Vogue traz consigo uma
redução de emissões de 7% em relação à versão anterior.
Isso graças a um projeto compacto e leve, todo em
alumínio, com baixos níveis de fricção líderes da categoria que norteou o
desenvolvimento do Range Rover
Vogue. O motor foi otimizado com um sistema
de administração de última geração da Bosch.
O propulsor apresenta injeção direta de alta pressão
montado centralmente, com múltiplos injetores guiados por spray, tecnologia
líder do setor. A eficiência foi ainda
melhorada por um inovador torque atuando em um sistema de timer de eixos variáveis
independentes duplos (VCT);
O motor de 510 cv é adaptado com um sistema de vortex
duplo da sexta geração (TVS) supercharger, que oferece superior eficiência
termodinâmica e níveis de ruído extremamente baixos.
Avançada
transmissão automática de oito velocidades
Todos os motores a gasolina e diesel do Range Rover Vogue são equipados com uma
avançada caixa de câmbio automática ZF 8HP70 de oito velocidades controlada
eletronicamente. A transmissão foi adaptada pelos engenheiros para combinar
troca suave com resposta extremamente rápida e consumo otimizado de
combustível.
Com oito coeficientes estreitamente espaçados, as
mudanças de marcha são quase imperceptíveis, com cada troca realizada em apenas
200 milissegundos – quatro vezes mais rápido que a média de batimentos
cardíacos de humanos.
Os controles incluem de série, borboletas montadas na
parte traseira do volante, que permitem que o motorista assuma o controle da
mudança de marchas manualmente – a transmissão também aceitará múltiplas
descidas de marcha, mantendo uma transição absolutamente suave entre os
coeficientes.
A leve transmissão otimizada de oito velocidades é a
parceira perfeita para os motores a gasolina e diesel de altíssimo torque. Ela
também contribui com sua melhor eficiência de combustível.
Para reduzir a perda de energia e otimizar o consumo
de combustíel, a transmissão foi adaptada para selecionar a trava de conversão
de torque o mais próximo possível. Quanto mais amplo o coeficiente, a maior
marcha e o fato de que não mais que duas embreagens internas são abertas ao mesmo
tempo .
A transmissão traz consigo um sistema que, em
situações de tráfego urbano, desengata automaticamente o veículo quando ele se
encontra parado e o reengata ao simples toque no acelerador, o que ajuda a
reduzir o consumo de combustível. Em condições frias, a transmissão escolhe uma
marcha mais baixa para aquecer mais rapidamente o motor, fazendo com que ele
passe a funcionar em temperatura ideal praticamente de forma instantânea.
2.3 Melhor eficiência leva a melhor
sustentabilidade
O Range Rover Vogue
demonstra o compromisso da Land Rover em melhorar a sustentabilidade dos seus
produtos e operações, bem como sua determinação em fornecer veículos que sejam
tanto relevantes quanto altamente desejáveis.
Sua estrutura de alumínio completamente nova e propulsor
de baixo peso – inclusive o futuro derivado híbrido a diesel - o Range Rover Vogue aborda a crescente
necessidade dos clientes por veículos mais socialmente aceitáveis em um mundo
consciente em termos de emissões de CO2.
Suas credenciais mais verdes originam-se de uma
abordagem extensiva em reduzir o impacto ambiental durante o ciclo de vida do
veículo, desde o desenvolvimento e fabricação até o uso e final da vida útil.
Primeiro SUV do
mundo com construção em alumínio de baixo peso
O Range Rover
Vogue é o primeiro SUV do mundo com avançada estrutura de carroceria totalmente
em alumínio, o que proporciona significante redução de peso, melhor desempenho
e mais sustentabilidade.
Essa arquitetura com baixo peso totalmente nova
sustentará a próxima geração de SUVs Range Rover e é o resultado de um programa
que recebeu investimentos de £1 bilhão.
Seu design dá continuidade à liderança da Jaguar Land Rover em
estruturas em alumínio de baixo peso e alto desempenho inspiradas no setor
aeroespacial. A empresa é pioneira na abordagem de produção em massa, iniciada
em 2003.
A estrutura totalmente em alumínio do Range Rover Vogue é 39% mais leve que a
carroceria de aço do atual modelo, representando uma redução de peso de mais de
180kg somente em carroceria.
Não apenas a leveza em sua categoria por uma margem
significativa, a estrutura de alumínio é também incrivelmente forte. Ela teve sua engenharia projetada para
suportar os mesmos grandes impactos fora de estrada de todos os Land Rovers.
As articulações da carroceria são rebitadas e unidas
utilizando técnicas originalmente desenvolvidas para o setor aeroespacial e
adaptadas para uso automotivo pela Jaguar Land Rover. Essa estrutura significa que os métodos de
construção intensivos tradicionais, tais como solda local, não são mais
necessários, e o Range Rover Vogue é
produzido em uma instalação de carrocerias de última geração totalmente nova.
A estrutura
otimizada é mais leve, forte e sofisticada
A estrutura da carroceria em alumínio de baixo peso
foi concebida ao final do processo de desenvolvimento e otimização mais longo
já realizado pela Land Rover. O uso sem
precedentes de ferramentas de simulação por computador de última geração
resultou em uma estrutura incrivelmente eficiente.
Os engenheiros utilizaram as últimas ferramentas de
otimização CADE multidimensionais, que tornaram possível minimizar o peso e, ao
mesmo tempo, propiciar extraordinária robustez e sofisticação, além de
excelente desempenho e segurança.
Ferramentas de simulação incrivelmente poderosas mais
tipicamente utilizadas para modelar casos de acidente foram exploradas para
analisar os duros casos de carga fora da estrada que formam uma parte essencial
do desenvolvimento de engenharia da Land Rover, como por exemplo, impacto
causado por quedas em buracos.
Um fator chave na criação dessa carroceria tão
eficiente em termos de peso é a maneira com que diferentes formas de
componentes de alumínio são empregadas dentro de uma mesma estrutura: painéis
prensados, mais fundição, partes de liga de alumínio expelidas e enroladas são
combinadas em uma estrutura rigorosamente otimizada onde a resistência é
concentrada precisamente onde as cargas são maiores.
O resultado é uma estrutura otimizada que protege os
ocupantes utilizando uma célula de segurança incrivelmente forte e estável,
fornecendo uma plataforma muito rígida e dinâmica.
Inovações para reduzir ainda mais o peso e melhorar o
desempenho incluem o primeiro uso automotivo do alumínio AC300 de alta
resistência dentro da estrutura de colisão.
Em outro pioneirismo automotivo, toda a parte lateral da carroceria do
veículo é prensada como um único painel de alumínio, reduzindo assim a
quantidade de juntas, eliminando complexas montagens e melhorando a integridade
estrutural.
Tecnologias leves
cortam o peso em até 420kg
Os engenheiros da Land Rover combinaram a estrutura
leve de última geração com substanciais reduções de peso em todas as partes do
veículo, que resultaram em uma redução de até 420kg no peso total do Range Rover Vogue.
Os engenheiros da Range Rover conseguiram uma drástica
redução de peso por meio de um rigorosíssimo processo de desenvolvimento e
otimização em que se buscou agressivamente cada oportunidade de redução. Além
da construção da leve carroceria em alumínio, as principais tecnologias de
economia de peso em veículos incluem:
·
Construção das portas
totalmente em alumínio, inclusive colunas de intrusão laterais de alumínio de
baixo peso de alto desempenho.
·
Avançadas barras “B” em
alumínio composto reforçado para minimizar a intrusão em impactos laterais.
·
Projeto das suspensões
dianteiras e traseiras de baixo peso totalmente , com subestruturas dianteiras
e traseiras totalmente em alumínio.
·
Projeto otimizado para
molas, amortecedores e barras.
·
Componentes e unidades
finais de propulsão totalmente s em alumínio de baixo peso.
·
Usinagem de magnésio de
baixo peso e alta precisão para barras cruzadas e dianteiras.
·
Painéis superiores da
porta traseira em
plástico SMC.
·
Discos dos freios
dianteiros Brembo de alumínio de baixo peso.
·
Estrutura de assentos
de alta resistência de baixo peso.
·
Projeto totalmente para rodas de liga leve.
Range Rover mais
aerodinâmico de todos os tempos
Com perfil mais fluido e arredondado, o modelo é o mais aerodinâmico Range Rover de
todos os tempos, atingindo coeficiente de arrasto (Cd) de 0,34, uma
melhoria de 10% em comparação com a versão anterior.
O desempenho aerodinâmico foi otimizado durante um
esforço de desenvolvimento intensivo utilizando ferramentas de simulação
dinâmica de fluidos em computador de última geração, envolvendo um total de 1,5
milhão de horas de tempo de processador.
Entre as inovações aerodinâmicas especiais que foram
otimizadas durante o processo de desenvolvimento estão:
·
Palhetas ativas –
o modelo é o primeiro Range Rover com
palhetas ativas na abertura da grade principal, o que melhora a aerodinâmica
fechando a grade quando fluxo de ar não é necessário. As palhetas são controladas eletronicamente e
ajustam automaticamente de uma a 16 posições, dependendo do fluxo de
refrigeração exigido.
·
Painéis aerodinâmicos no assoalho – painéis maiores de baixo peso foram incorporados para
criar um perfil suave e reto na parte de baixo do veículo. Defletores adicionais foram adicionados em
torno dos componentes das suspensões dianteiras e traseiras, com bandejas em
volta dos componentes do motor.
·
Fluxo de ar melhorado – características de detalhes para melhorar o fluxo de
ar incluem vincos laterais nas colunas “A” e vidros laterais do veículo;
arestas de separação incorporadas nas lanternas e colunas “D”; formato
otimizado dos espelhos das portas e spoiler
traseiro superior.
Atenção especial foi dada à administração de água do
veículo, inclusive revestimento hidrofóbico no vidro da porta lateral dianteira
para ajudar a mantê-la livre de gotículas, painéis do teto cuidadosamente
moldados para evitar que água escorra quando a porta traseira for aberta, e um
esguicho limpador de vidro projetado para evitar espirros indesejados.
Tecnologias do
propulsor com baixo CO2
Os avançados propulsores a diesel e gasolina do Range Rover foram largamente otimizados para
minimizar o consumo de combustível, com emissões de CO2 de apenas
196g/km.
Para garantir a melhor eficiência possível em termos
de consumo, os últimos motores do Range Rover incorporam uma seleção completa
de tecnologias de baixo CO2, inclusive:
·
Sistema stop/start –
modelos TDV6 a diesel estão disponíveis com um inteligente e avançado sistema
stop/start que melhora o consumo de combustível entre 5 e 7%. O sistema possui um Acionador por Solenoide
com uma bateria secundária dedicada para repartida instantânea, sendo o
dispositivo de série em mercados europeus e não disponível para o mercado
Brasileiro.
·
Carregamento
regenerativo inteligente – sistema de carregamento elétrico possui um sistema de
administração de energia que prioriza o carregamento quando o carro está
desacelerando, capturando a energia cinética perdida e reduzindo a demanda de
combustível do sistema elétrico.
·
Injeção direta de alta
pressão – tanto os motores a gasolina quanto os a diesel possuem as últimas
tecnologias de injeção direta de alta pressão para combustão mais eficiente.
·
Projetos de baixa
fricção otimizados – projetos de última geração para motores que foram
desenvolvidos cuidadosamente para eliminar todas as perdas indesejadas causadas
por fricção.
·
Ventoinhas elétricas –
os motores TDV6 e SDV8 a diesel tiveram sua engenharia refeita com ventoinhas
elétricas no lugar de ventoinhas automáticas para minimizar perdas quando não
há necessidade de resfriamento.
·
Fluidos de transmissão
de baixa viscosidade – o câmbio automático de oito velocidades é especificado
com os últimos fluidos de baixa viscosidade para maximizar a eficiência de
transmissão.
O Range Rover
reduz ainda mais o consumo de combustível adotando a Direção Elétrica Assistida
(EPAS) eficiente em termos de energia no lugar do sistema hidráulico anterior,
cortando as emissões de CO2 em mais de 3%.
Sustentável por
design, com abordagem de ciclo de vida
Para minimizar o impacto ecológico geral do carro,
o Range Rover Vogue foi projetado com
uma abordagem que levou em consideração não apenas a produção e o desempenho,
mas a utilização durante todo o ciclo de vida do veículo: desde o
desenvolvimento e fabricação, durante o uso pelo cliente, até a reciclagem no
final da vida e reuso.
Cada elemento foi analisado com vistas a consumir
menos recursos naturais, utilizando materiais mais sustentáveis e minimizando a
geração de lixo. O processo de
desenvolvimento incluiu uma avaliação total do ciclo de vida em linha com a norma
ISO 14040/14044.
A construção em alumínio do Range Rover Vogue traz uma grande
contribuição para sua reduzida pegada de carbono. Até 75% do material de alumínio são retirados
de fontes recicladas, inclusive reciclagem total de lixo de metal resultante de
processos fabris, proporcionando significativas economias de energia e emissões
de CO2 (painéis da carroceria feitos de material reciclado utilizam
apenas 5% da energia necessária para alumínio ).
Ainda mais energia é economizada durante o processo de
fabricação do Range Rover Vogue, que não
exige processos altamente intensivos em termos de energia, como a solda.
Materiais reciclados e renováveis foram utilizados
sempre que possível no projeto do Range
Rover Vogue. Veículos de alta
especificação utilizam até 31.5kg de plásticos reciclados, evitando mais de
8.820 toneladas de plásticos despejadas em aterros durante a vida do
carro. Materiais naturais e renováveis,
tais como madeiras e couros luxuosos, representam 44,5kg de cada veículo.
O couro da Bridge of Weir, produzido utilizando
processos de fabricação exclusivos de “baixo carbono”, melhora ainda mais as
credenciais ambientais do veículo, ao passo que as madeiras são todas retiradas
de florestas de reflorestamento.
2.4 Tecnologias avançadas do veículo e
segurança
Para melhorar ainda mais sua impressionante gama de
qualidades, o Range Rover Vogue teve sua
engenharia realizada com as últimas tecnologias em carros e segurança, desde
funções avançadas para auxiliar na direção, como o último sistema Controle de
Cruzeiro Adaptativo, até uma grande variedade de tecnologias ativas e passivas
de segurança.
Tecnologias de
assistência ao motorista
O Range Rover
Vogue vem com significantes tecnologias inteligentes para garantir que os
motoristas tenham uma experiência relaxada e sem estresse ao volante. As últimas características de assistência ao
motorista disponíveis para melhorar o conforto e segurança incluem um melhorado
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que opera mesmo quando o veículo estivem
em baixa velocidade ou parado.
Além da funcionalidade ACC, que mantém um espaço de
tempo pré-definido em relação ao veículo da frente a velocidades baixas ou
trânsito pesado, as novas características Assistente de Fila melhora a função
ACC para permitir que o veículo pare totalmente quando encontrar trânsito
pesado.
Quando o carro à frente sair, o motorista pode retomar
a operação do ACC simplesmente pisando no acelerador. O carro então acelera novamente até a
velocidade pré-definida, mantendo o espaço em relação aos veículos à frente.
Veículos especificados com ACC e Assistente de Fila
também possuem a função Frenagem de Emergência Inteligente (IEB).
Para oferecer melhor consciência nas caóticas
condições de trânsito dos dias de hoje, os motoristas do Range Rover Vogue
também contam com novas, específicas e avançadas tecnologias para alertá-los
sobre veículos próximos que podem representar um risco.
O Monitoramento de Ponto Cego utiliza sensores de
radar montados nas laterais para verificar pontos cegos em cada lado do veículo
e alertar o motorista quando veículos forem detectados dentro dessa área. O sistema é otimizado para trabalhar a baixas
velocidades comumente encontradas em condições urbanas ou em rodovias congestionadas.
Ele vem agora combinado com o Sensor de Veículo
Próximo, uma nova função que estende a função do sistema varrendo uma zona
muito maior atrás do veículo para detectar veículos que estejam se aproximando
rapidamente por trás e que possam representar uma ameaça durante uma manobra de
troca de faixas. Os motoristas são
alertados por uma luz que pisca rapidamente do Ponto Cego no espelho retrovisor
correspondente.
Uma função adicional, a Detecção de Tráfego Reverso,
utiliza detectores de radar na dianteira do carro para alertar sobre potenciais
colisões durante manobras em marcha a ré, como um carro fazendo essa manobra em estacionamento. O sistema atua quando a
marcha a ré é selecionada e pode detectar um veículo se aproximando de qualquer
lado, alertando o motorista no caso de potencial colisão.
Outras tecnologias de assistência ao motorista que
ajudam a reduzir o estresse no volante incluem o Dispositivo Limitador de
Velocidade Ajustável, que permite o motorista a definir sua própria velocidade
máxima, o último Sistema de Câmera Surround que incorpora a visão na junção T,
assistência para engatar trailer e marcha a ré, além de faróis com o Assistente
de Feixe Automático e faróis Xenon adaptativos.
Auxílio de
estacionamento com a direção elétrica assistida
O Range Rover
Vogue adota a última tecnologia em direção elétrica assistida (EPAS), que tem
melhor potencial para extraordinária sensação na direção e ajuda a reduzir as
emissões de CO2 gerais do veículo.
A nova tecnologia também permite que os clientes se beneficiem da função
Assistente de Estacionamento, que ajuda a identificar um vaga de estacionamento
paralela e então automaticamente conduzir o veículo à vaga.
O sistema EPAS foi meticulosamente ajustado pelos
engenheiros da Land Rover que ganharam muita experiência em ajuste do sistema
por meio de outros recentes produtos como o Range Rover Evoque.
A direção é um sistema de coeficiente variável que
fornece um coeficiente de direção geral mais rápido, mas que é mais lento na
posição central – isso dá ao veículo qualidade sem fazer esforços e ao mesmo
tempo garante a estabilidade e caráter relaxado de um Range Rover a altas
velocidades.
Variando o nível de assistência de força, a direção é
leve e responsiva ao realizar manobras em baixas velocidades e muito mais firme
e segura com resposta garantida a velocidades mais altas.
A funcionalidade Terrain Response® 2 também foi
melhorada, pois o sistema EPAS é capaz de variar a resposta da direção de
acordo com os diferentes níveis de fricção causados por qualquer tipo de
superfície, desde neve até areia.
Outras características específicas construídas no
software de controle para garantir sensação natural e consistente de direção
incluem:
·
Amortecimento, que
varia de acordo com a velocidade de direção
·
Compensação de
tração/impulso (cambagem) para evitar indesejadas correções de direção
minimizando o efeito de imperfeições da via.
·
Parada suave ao final
da direção para propiciar uma sensação de amortecimento ao motorista quando a
direção chega ao final do curso.
·
Retorno ativo, melhora
a autocentralização da direção, evitando criação de torque quando o ângulo da
direção aumenta.
·
Controle de torque de
estacionamento, para uma direção consistentemente mais leve e sem esforços.
Freios poderosos
com discos Brembo de baixo peso
O Range Rover
Vogue foi projetado com um poderoso sistema de freio a disco para parada segura
em todas as condições, com os discos Brembo de baixo peso e seis pistões na
dianteira para melhor desempenho e peso reduzido.
Os generosos diâmetros dos discos de 380mm na frente e
365mm na traseira fornecem muita capacidade térmica capaz de atingir
extraordinário desempenho de parada, seja sozinho ou com trailer.
O Range Rover Vogue é equipado com o Freio de Mão
Eletrônico (EPB) que é ativado diretamente nos discos de freio traseiros e foi cuidadosamente
otimizado para fornecer desconexão suave e automática quando o carro se move.
O desempenho dos sistemas de freio e estabilidade é
também melhorado pelo mais modular de
freio com seis pistões da Bosch, que fornece respostas mais rápidas e operação
mais silenciosa e refinada.
Melhores
tecnologias de segurança ativa
A impressionante força de parada do Range Rover Vogue é complementada por um
grande conjunto de tecnologias de segurança ativa projetadas para melhorar a
frenagem, estabilidade e tração.
Pela primeira vez, o Range Rover está disponível com a
Frenagem de Emergência Inteligente.
Incluída em veículos com o Controle de Cruzeiro Adaptativo, essa nova
função pode ajudar os motoristas a evitar colisão se o trânsito à frente
diminuir rapidamente ou outro veículo repentinamente entrar em sua faixa.
A função Frenagem de Emergência Inteligente (IEB)
incorpora o Assistente de Frenagem de Emergência Avançado (AEBA). Quando em operação, o sistema utiliza um
radar voltado para a frente para detectar veículos à frente se movendo na mesma
direção, e em caso de possível colisão, o motorista é alertado por um sinal
visual e audível.
Se o risco de colisão aumentar após o aviso, o AEBA
prepara o sistema de freio para rápida parada e os freios são aplicados com
cuidado. Se o pedal de freio for
pressionado rapidamente, então a frenagem é implantada com a função de frenagem
total.
Caso uma colisão seja considerada inevitável, será
dado um aviso ao motorista, e o IEB automaticamente aplicará um nível de pressão
de freio de emergência para ajudar a minimizar a velocidade do impacto.
Um conjunto completo de funções de segurança ativa
no Range Rover Vogue inclui:
·
Controle de
Estabilidade Dinâmico (DSC)
·
Controle de
Estabilidade Anti-Rolagem (RSC)
·
Controle de Tração
Eletrônico (ETC)
·
Assistente de
Estabilidade ao Trailer (TSA)
·
Controle de Descida de Ladeira (HDC) e
Controle de Liberação de Inclinação (GRC)
·
Assistente de Início de
Subida (HSA)
·
Controle do Torque de
Força do Motor (EDC)
·
Sistema Antitravagem de
Freio (ABS)
·
Distribuição Eletrônica
de Força de Frenagem (EBD)
·
Luzes de freio de
emergência (EBL)
·
Assistente Frenagens de
Emergência (EBA)
·
Controle de Frenagem em
Curvas (CBC)
Engenharia
realizada para máxima proteção dos ocupantes
O Range Rover
Vogue teve sua engenharia desenvolvida para atender ou exceder as normas de
segurança globais mais rígidas. Sua
otimizada estrutura de carroceria em alumínio protege os ocupantes utilizando
uma célula incrivelmente forte e estável, que é complementada por um sistema de
airbags e protetores.
A estrutura de colisão foi amplamente otimizada
utilizando ferramentas de simulação por computador de última geração que
permitiram aos engenheiros realizar inúmeros testes “virtuais” de colisão muito
antes de os protótipos físicos estarem disponíveis.
O desempenho do veículo em colisões foi verificado por
um rigoroso programa de 70 testes de colisão com veículos e mais de 20 testes
em trenós.
Projetada para um pulso de colisão otimizado, intrusão
mínima na célula de segurança e máxima proteção dos ocupantes, a estrutura da
carroceria em alumínio inclui características essenciais, como o uso de
alumínio AC300 de alta resistência dentro da estrutura de colisão e uma área da
coluna “B” reforçada e composta para minimizar a intrusão em impactos laterais.
O pacote de segurança para ocupantes inclui um sistema
completo de airbags e sistemas de proteção, inclusive airbags para o motorista
e passageiros, cortina lateral e airbags para o tórax (inclusive o maior airbag
tipo cortina atualmente em produção), bem como cintos de segurança dianteiros
ativos que são conectados às funções de frenagem de emergência do veículo.
A segurança de pedestres também recebeu prioridade com
um projeto cuidadosamente otimizado para a dianteira do veículo, para-choques e
área do capô para minimizar potenciais ferimentos.
Com o mais completo pacote de segurança desenvolvido
para pedestres em qualquer Range Rover, as principais medidas incluem uma
superfície “A” de capô elevada, perfis de capô e para-choques otimizados para
absorção de energia, juntamente com cuidadosa otimização da acoplagem de partes
superficiais com as estruturas internas para maximiar a absorção de energia.
3. SUPREMA SOFISTICAÇÃO
Os Range Rovers são reconhecidos por fornecer um nível
de sofisticação que dá aos ocupantes uma sensação de sereno isolamento do mundo
caótico lá fora.
Ao desenvolver o
modelo, os engenheiros da Land Rover conseguiram capturar a mesma
sensação e também melhorar a experiência tanto para passageiros quanto para o
motorista. A cabine é, sem dúvida, o
lugar mais sofisticado e relaxante que uma pessoa pode estar. Houve uma mudança
significativa no espaço oferecido, juntamente com uma luxuosa escolha de
características de primeira linha.
Ao mesmo tempo, os benefícios para o motorista de
dirigibilidade mais composta e ágil que complementa a característica sensação
do Range Rover Vogue de desempenho sem esforço e confiança de controle. As últimas tecnologias em conectividade e
visores permitem aos clientes integrarem sem problemas seus dispositivos
portáteis enquanto dirigem o carro.
“A nova plataforma de última geração e arquitetura de
suspensão permitiu aos nossos engenheiros levar o Range Rover Vogue a um patamar de sofisticação e dinâmica de
direção”, disse o diretor da linha de veículos Range Rover, Nick Rogers. “Os
clientes imediatamente perceberão os menores níveis de ruído e direção mais
flexível, juntamente com o espaço adicional para se esticar nos assentos
traseiros”.
3.1 Ambiente interior sofisticado e luxuoso
Desde seu silencioso interior e excepcional qualidade
de direção até sua luxuosa cabine e espaçoso compartimento traseiro, o Range Rover Vogue fornece aos clientes um
ambiente extremamente relaxante e confortável para viajar em estrada.
Todos os ocupantes desfrutam da mesma incomparável
experiência de sofisticação e luxo, com conforto garantido pelas últimas
tecnologias de interior disponíveis.
Reduzidos níveis
de ruído para uma cabine harmoniosa e serena
Em cada fase do processo de desenvolvimento, os engenheiros
da Land Rover dedicaram atenção meticulosa a detalhes para garantir que o modelo atendesse aos mais altos níveis de
luxo e sofisticação, fornecendo aos ocupantes imperioso isolamento do ambiente
externo.
Todos os sons indesejados e traços de aspereza foram
eliminados pelo uso de avançadas simulações em computador logo no início da
fase de engenharia, após exaustivos processos de otimização com células de
teste utilizando sofisticadas ferramentas de análise como câmaras acústicas
especializadas.
A sofisticação do motor foi melhorada pelo uso de
bases de duplamente isoladas nos modelos a diesel. Os níveis gerais de ruído do motor foram
reduzidos ainda mais no modelo, especialmente
nos modelos a diesel onde o ruído de combustão foi significativamente reduzido
garantindo refinada qualidade de som em toda a faixa de operação. Com forte aceleração, há apenas uma sutil
recompensa acústica para refletir o desempenho sem esforços enquanto os motores
continuam silenciosos em velocidades de cruzeiro.
Uma laminação acústica especial aplicada no para-brisa
e vidros das portas laterais dianteiras e traseiras ajuda a reduzir ainda mais
o ruído de combustão, bem como ruído causado pelo vento. Este último foi
minimizado por análise com dinâmica de fluido por computador e exaustivos
testes em túnel de vento. As principais
áreas, tais como formato da coluna “A” e espelhos retrovisores, foram
otimizadas logo no início do processo de desenvolvimento. O
modelo agora é o melhor da categoria em termos de ruído causado pelo
vento, com redução de 7% em relação ao modelo anterior.
A estrutura de carroceria totalmente em alumínio do
Range Rover foi projetada utilizando ferramentas de otimização CAE
multidimensionais de última geração para se atingir extraordinárias robustez e
sofisticação. A estrutura incorpora
pontos de conexão de chassi extremamente rígidos para minimizar a transmissão
de ruído e vibrações, enquanto o uso de componentes de suspensão de liga leve,
juntamente com buchas cuidadosamente otimizadas, ajudam a eliminar o ruído
causado pela estrada. Essas melhorias
ajudam a reforçar a posição do Range Rover como um óbvio líder da categoria em
termos de ruído na estrada, com superior sofisticação nos melhores salões de
luxo.
Outras soluções inovadoras para melhorar a
sofisticação incluem o uso de condutos de espuma que absorvem o som para o
sistema HVAC no lugar de rígidos de plástico, e a montagem de compressor de
suspensão a ar na principal bateria do veículo para amortecer vibrações
indesejadas.
Todos os sons operacionais dentro do Range Rover Vogue desde os sons de fechamento
de portas até os ruídos causados por botões e motores foram rigorosamente
analisados e refinados para criar uma harmoniosa qualidade de som para todos os
ocupantes.
Superior qualidade
de direção com suspensão a ar mais flexível
O chassi de última geração do Range Rover Vogue com seu sistema de
suspensão de baixo peso e tecnologias de chassi totalmente novas foi ajustado
de forma meticulosa para oferecer progresso sereno e confiante em todas as
condições.
Com sua rodagem e suspensão a ar de quatro pontos
líder da categoria, o veículo combina estabilidade e porte supremos com
excepcional isolamento de direção em todas as superfícies.
Para melhorar ainda mais a característica qualidade de
direção do Range Rover, foram introduzidas novas molas dianteiras com material
mais fino e flexível, capazes de absorver pequenas irregularidades no terreno
com muito mais eficiência.
O sistema Adaptative Dynamics com amortecimento
variável, permite ao veículo propiciar uma direção flexível, que absorva as
imperfeições de qualquer tipo de terreno, juntamente com suprema compostura e
controle da carroceria para máximo conforto dos ocupantes aliado à performance.
Viajando no clima
perfeito
Para garantir que o interior seja mantido na
temperatura perfeita seja qual for o clima do lado de fora, o Range Rover Vogue possui um sistema de
controle de clima totalmente baseado em
tecnologia líder da categoria.
O resultado de um programa extremamente rigoroso que
utiliza ferramentas de simulação Dinâmica de Fluido Computacional, o sistema foi testado em condições reais
dificílimas em temperaturas que variavam de 50 a -30oC.
Estão disponíveis duas versões, com um sistema de três
zonas, com controles de temperatura separados para motorista, passageiro da
frente e passageiros da parte traseira, ou o sistema de quatro zonas de
primeira linha, que possui unidade de controle de clima adicional no
compartimento traseiro e controles separados para motorista, passageiro da
frente e cada lado da parte traseira.
Um sofisticado sistema garante que o controle de clima
responda rápida e precisamente com a ativação de sensores de temperatura de ar
em todas as saídas e sensores solares duplos tanto da parte dianteira quanto
traseira. Com sua função de aquecimento
e resfriamento independentes no compartimento traseiro, o sistema de quatro
zonas foi melhorado significativamente nos luxuosos assentos traseiros com
múltiplas saídas nos níveis da face, quadris e pés.
Para uma experiência ainda mais luxuosa durante a
viagem, o Range Rover Vogue oferece um
teto panorâmico deslizante em tamanho integral para criar uma sensação
realmente especial de espaço e luz para todos os ocupantes.
O maior já adaptado a um Range Rover, o teto teve sua engenharia inteligentemente
realizada para maximizar seu comprimento e largura – sem nenhuma estrutura de
suporte à vista – para propiciar uma esplêndida vista e maior altura.
Para manter uma temperatura interior confortável e dar
uma sensação de privacidade, o vidro reforçado é escurecido e tratado para
oferecer um alto grau de proteção contra o sol.
Quando for necessário escurecer o ambiente ou dar mais privacidade, uma
cortina de tecido elétrica com um revestimento que bloqueia o sol pode ser
estendida em toda a superfície do vidro.
Mais conforto e
conveniência em cada detalhe
Cada aspecto do
Range Rover Vogue foi meticulosamente refinado e otimizado sem poupar
luxo, com mais conforto e conveniência em cada detalhe. Entre as novas e melhores características incluídas
no modelo estão:
•
Melhores assentos – Modelos
de série superior agora oferecem assentos dianteiros com 20 diferentes ajustes
e novas características, inclusive cinco modos de massagem, extensão de
almofada e encostos de cabeça envolventes; os assentos traseiros agora incluem
reclinação elétrica padrão em séries superiores, com descanso para lombar,
controle de clima e descansos para cabeça envolventes.
•
Informação e entretenimento de primeira linha – reprodução de TV ou DVD digital ou por satélite em uma
tela touch screen de 8” frontal com Dual View; pacote
total de Entretenimento nos Assentos Traseiros (RSE), com duas telas de vídeo
de 8” e um
controle remoto dedicado; Dual View e sistemas RSE são fornecidos com fones de
ouvido digitais sem fio infravermelho White Fire, com qualidade de som de CD.
•
Luz Ambiente Configurável pelo Cliente – sofisticada iluminação ambiente em LED com cores
variáveis que podem ser ajustadas pelo cliente para adequar seu gosto e
situação.
•
Porta traseira
dividida e elétrica – a característica porta traseira dividida do Range Rover agora é totalmente operada
eletricamente. Tanto a porta superior
quanto a inferior oferecem operação flexível utilizando controle remoto, teclas
e botões na porta traseira ou mesmo no assento do motorista.
•
Sistema de entrada
e partida inteligente sem chaves – O modelo é o
primeiro Range Rover em tamanho integral a
oferecer o sistema Inteligente de Chaves que permite entrar no veículo e dar
partida sem chave.
•
Fechamento suave
das portas – Para mais conveniência, o modelo
vem com um sistema de fechamento suave nas quatro portas, basta encostá-las
para que se travem automaticamente.
•
Travas elétricas
para crianças – Travas operadas eletricamente para crianças nas portas traseiras são de
série.
•
Compartimento
resfriado – Um generoso compartimento resfriado no descanso de braço do console
central dianteiro está disponível.
•
Para-brisas/volante/assentos
dianteiros aquecidos – Para climas frios, o modelo
oferece para-brisas aquecido além de assentos dianteiros e volante aquecidos.
•
Porta-luvas
frontal com modo valet
3.2 Experiência de direção sem esforço
No assento do motorista, o modelo inspira confiança e
compostura, com desempenho sem esforços e sensação de imponência.
O Range Rover
Vogue teve sua engenharia realizada para propiciar exatamente a mesma
experiência de direção sem esforços, mas sua construção em baixo peso e
arquitetura de suspensão totalmente novas permitiram um significativo salto em
termos de funções, oferecendo ao motorista reservas ainda maiores de desempenho
e dirigibilidade ainda mais ágil e segura.
Controles fáceis e intuitivos são outro elemento chave
do DNA do Range Rover e o modelo utiliza
tecnologia inovadora que garante que os motoristas se beneficiem dessa
conectividade contínua com seus dispositivos móveis desde o momento de entrada
no veículo.
Dirigibilidade com
compostura e agilidade
O chassi de última geração do Range Rover Vogue com seu sistema de
suspensão de baixo peso e tecnologias totalmente novas foi desenvolvido para
oferecer direção serena e segura em todas as condições. Sua suspensão com melhoradas molas a ar de
quatro pontos líderes da categoria combina estabilidade e porte supremos com
excepcional isolamento de direção em todas as superfícies.
Um grande benefício do avançado conceito de suspensão, contudo, com seu
design em Y duplo na dianteira e leiaute multi-link avançado na traseira, é a
capacidade de combinar as tradicionais qualidades de direção e sofisticação do
Range Rover com dirigibilidade ainda mais balanceada e com compostura.
Assim, mantendo a direção luxuosa, a dirigibilidade e
agilidade do veículo foram transformadas.
A arquitetura da nova suspensão permite curvas mais seguras com uma
sensação natural e intuitiva ao volante.
Para chegar a essa melhor mistura de direção flexível
e ágil e dirigibilidade segura, os engenheiros da Land Rover focaram em
otimizar a rigidez dos sistemas de chassi e estrutura da carroceria após um
meticuloso ajuste dos componentes da suspensão e sistema de direção.
As últimas tecnologias de chassi foram adicionadas à
ampla gama de funções do Range Rover,
inclusive a Dinâmica Adaptativa com amortecedores variáveis, o perfeitamente
ajustado sistema de Direção Elétrica Assistida e o avançado sistema de controle
de inclinação ativa com dois canais Resposta Dinâmica de série nos modelos
diesel e também no equipado com motor gasolina V8 Supercharged
Círculo virtuoso
de redução de peso melhora o desempenho
A substancial economia de peso permitida pela avançada
estrutura do Range Rover Vogue tem um
significativo impacto nas credenciais ambientais do veículo e também um forte
impacto no desempenho oferecido.
O menor peso da carroceria cria um círculo virtuoso de
redução de peso em todas as partes do veículo, pois componentes mais leves do
motor e da estrutura monobloco podem ser adotados em linha com as reduzidas
cargas.
De modelo para modelo, o Range Rover Vogue economiza até 420kg em
comparação com o veículo anterior, levando a uma impressionante melhora de
desempenho para o motorista. Por
exemplo, o modelo que traz motor Supercharged agora pode acelerar de 0 a 96km/h em apenas 5,1
segundos, uma redução de 0,8 segundos em relação à versão anterior.
Além de ressaltar a característica sensação de
desempenho sem esforços do Range Rover Vogue com muita potência na reserva, o
menor peso também traz vantagens à dinâmica do veículo, contribuindo para
dirigibilidade mais ágil e responsiva tanto em estrada como fora dela.
Controle intuitivo
e conectividade ininterrupta
Com a exclusiva Posição de Direção de Comando e
sistemas de controle intuitivo, o Range
Rover Vogue reforça a confiança do motorista e fornece um ambiente relaxante e
confortável de direção.
Os dois visores coloridos de alta definição principais
– o visor de 12,3”
para o pacote de instrumentos principais e o de 8” touch screen no console
central – conseguem adaptar seu conteúdo de acordo com a situação de direção,
garantindo que as informações mais importantes sejam claramente apresentadas,
com facilidade de uso líder da categoria.
Montado no alto do console central, o vistor touch
screen de 8”
é a assinatura da interface de controles do Range Rover Vogue, fornecendo
controle primário e sistema de visores para uma grande variedade de
características de informação e entretenimento.
O visor foi projetado com menos linhas de informação,
melhorando a usabilidade com botões maiores e maior separação. Teclas rígidas “escondidas até que sejam
acesas" em cada lado do visor servem como atalhos para as telas utilizadas
com mais frequência, tais como Tela Inicial, Audio/Video, Navegação e Telefone.
Para complementar os sistemas de visores, o Range Rover Vogue também oferece um grande
pacote de conectividade que inclui:
·
Telefone móvel sem uso
das mãos por meio de Bluetooth, permitindo que o telefone seja controlado pela
tela touch screen de 8”
ou controles no volante.
·
Sistema de áudio por
Bluetooth para tocar música a partir de um telefone ou outro dispositivo
portátil com Bluetooth através do sistema de áudio do carro.
·
Controle de voz com
comandos em tela intuitivos do tipo “diga o que vê”.
·
Conectividade USB para
iPods/tocadores de MP3 ou cartões de memória com vídeos
4. HERANÇA DO RANGE ROVER
O modelo é a
quarta geração da clássica linha Range Rover, com posição icônica dentro do setor
automobilístico há mais de quatro décadas.
Desenvolvido para ser o veículo mais versátil do
mundo, o Range Rover foi o primeiro 4x4 de luxo totalmente eficiente desde seu
lançamento, em 1970. A linha Range Rover se tornou desde então um marco na
evolução dos Utilitários Esportivos (SUV).
A popularidade do conceito do Range Rover continuou
crescendo em todo o mundo, e ainda hoje continua sendo a primeira escolha de
clientes de SUV de luxo.
“Para todos aqui na Land Rover, o Range Rover é um
produto muito especial”, disse o diretor global da Land Rover, John
Edwards. “Lançado originalmente há mais
de 40 anos, o Range Rover tem um lugar garantido na história da indústria
automobilística e acreditamos que esse
modelo dará continuidade a essa tradição de orgulho”.
4.1 Evolução de um ícone motorizado
O Range Rover está firmemente estabelecido como um dos
veículos mais significativos na história da indústria automobilística e foi o
primeiro veículo tão bom na estrada quanto fora dela.
Houve três gerações anteriores de Range Rover. O
original, conhecido como “Clássico”, começou a ser vendido em 1970 e sua
produção continuou com várias melhorias e múltiplas variantes ao longo de 25
anos.
A segunda geração do veículo, conhecida como P38a,
começou a ser vendida em 1994 e foi substituída em 2001 pelo atual modelo. O
apelo contínuo do conceito único do Range Rover garantiu que essa versão
tivesse as melhores vendas anuais em comparação com qualquer um dos modelos
anteriores e continua aclamado em todo o mundo.
Vendido em todos os principais mercados globais, de
Londres a Los Angeles, Sydney a Xangai, Turim a Tóquio, o Range Rover continua
sendo a primeira escolha de clientes de SUV de luxo.
“O Range Rover é na verdade quatro veículos em um”,
complementa John Edwards. “É um carro de
luxo para os sete dias da semana; um veículo de lazer que pode trafegar em
estradas e fora delas em qualquer parte do mundo; um carro de alto desempenho
para viagens de longa distância e um veículo para trafegar no campo”.
De príncipes a políticos, estrelas do rock a
escaladores de montanha, jogadores de futebol a fazendeiros, o Range Rover
sempre teve apelo a diferentes grupos de clientes que valorizam sua variedade
única de funções.
Combinação de
extremo conforto com a capacidade fora da estrada do Land Rover
A inspiração do Range Rover original veio do chefe de
projetos de s veículos da empresa Rover,
Charles Spencer, o Spen King, que trabalhou principalmente com carros
Rover, não no Land Rover (na ocasião, divisão Rover 4x4).
“A ideia era combinar o conforto e capacidade na
estrada de um Rover com a capacidade fora da estrada de um Land Rover",
disse King. “Ninguém fazia isso naquela
época. Parecia valer a pena tentar, ao mesmo tempo em que a Land Rover
precisava de um produto”.
O trabalho no primeiro protótipo do Range Rover, então
conhecido como a “station wagon de 100 polegadas "
teve início em 1966, inspirado em parte pelo crescente mercado de veículos 4x4
de lazer na América do Norte.
“Seria um veículo de lazer de primeira linha, não um
veículo de luxo propriamente dito”, disse o antigo engenheiro de projetos, Geof
Miller. “A intenção também era ser
tecnicamente aventureiro. Spen estava convencido de que o veículo deveria ter o
conforto de um veículo com molas nas partes dianteira e traseira como nenhum
outro 4x4 oferecia. Precisava de suspensão para viagens longas e flexibilidade
fora da estrada". Outras novidades
técnicas incluiriam estrutura de alumínio (como o Land Rover), um motor totalmente
em alumínio e freios a disco em todas as rodas.
Somente 10 protótipos foram construídos antes de o
primeiro veículo ser produzido na linha de produção de Solihull. O nome Range Rover foi dado pelo estilista
Tony Poole depois de outras sugestões – entre elas Panther e Leopard – que
foram rejeitadas.
Forma simples e
icônica
Um elemento central do apelo do modelo foi seu design
icônico – a forma de um Range Rover é instantaneamente reconhecida.
“Não é difícil ver por que fez tanto sucesso. Como a
atual versão, o Range Rover original tem uma forma simples e icônica”, disse o
diretor de design da Land Rover, Gerry McGovern.
Esses detalhes icônicos estão todos lá por uma razão,
porque o Range Rover é um veículo altamente funcional. As castelações do capô melhoram a capacidade
do motorista de ver os cantos do carro.
Elas ajudam a dirigir em congestionamentos de grandes cidades, ao
estacionar e também ao dirigir fora da estrada.
O teto “flutuante” é em parte um desfecho das colunas comparativamente
finas para melhorar a visibilidade.
As laterais comparativamente retas e a falta de
curvaturas permitem que o motorista e passageiro sentem o mais próximo possível
da lateral, melhorando a visibilidade.
Essas laterais relativamente retas também melhoram a capacidade do
motorista de calcular a largura do veículo, importante para realizar manobras
na estrada e fora dela.
Apesar de ter se tornado um clássico do design – um
modelo foi exposto no Museu do Louvre, em Paris, enquanto um veículo real foi
simultaneamente exibido do lado de fora - Spen King disse: “gastamos
provavelmente apenas 0,001% do tempo em aparência”. Como muitos grandes, a forma seguiu a
função. A extraordinária funcionalidade
levou a um estilo e forma simples.
O conceito e forma básica – laterais retas, vigas do
teto finas, abas curtas, todas as dimensões, inclusive base das rodas, frente e
traseira elevadas – foram determinados pelos engenheiros, principalmente por
King e pelo engenheiro de chassi, Gordon Bashford. O press release divulgado para a imprensa na
época nem mesmo falava de ‘design’.
O design, no conceito de King, veio de David Bache,
chefe de design da Rover naquela época.
Ele organizou a proposta de King/Bashford adicionando suas ideias de
design à inerente funcionalidade.
Especialmente, ele mudou a grade frontal e faróis, e também as
lanternas. Também alterou as partes em
volta das janelas e linhas laterais. Não
foram detalhes muito grandes, mas fizeram toda a diferença na presença e apelo
estético do carro.
Evolução do design
O design do Range Rover continuou evolucionário. "O veículo original era um clássico,
então fazia sentido manter a forma básica e linhas de design clássicas do
carro”, explicou Gerry McGovern.
A segunda geração do veículo, o P38a, teve um design clean, mas logo ficou claro para a
equipe de design que mudaram radicalmente o estilo assumindo o risco.
As principais qualidades que protegeram, conforme
explicado no lançamento, foram: a posição de comando de direção, o teto
flutuante, a área profunda de vidro e baixa linha de cintura, capô declinado
(inclusive “características de castelo” na ponta da frente), distintiva coluna
‘E’, porta traseira em duas partes, linhas retas características (nenhum calço
ou degrau na lateral) e rodas próximas ao para-lama (para melhorar a postura).
Todas essas linhas de design do Range Rover
continuaram com o modelo da terceira geração em 2001. O carro era maior e mais espaçoso. Também incluía “joias” modernas que chamavam
a atenção, inclusive os distintivos faróis e lanternas, bem como o acabamento
“Brunel” das entradas de ar nos flancos.
Esse modelo tinha design mais integrado e puro que o
do P38a. Apesar de ter sido
subsequentemente melhorado com luzes, grade, rodas e muitas outras mudanças, a
forma essencial continuou a mesma, sendo um dos designs mais modernos e
desejáveis no setor de 4x4 de luxo.
O interior viu uma grande melhora em relação ao seu
predecessor. A equipe de design se
inspirou em produtos tão diversos quanto equipamentos de áudio, iates, assentos
de primeira classe de aeronaves, móveis sofisticados e joias. Tudo isso foi combinado com a experiência da
Range Rover em ‘madeiras e couros’ clássicos.
O resultado trouxe s níveis de luxo para o Range Rover e ao mercado de
4x4. Foi subsequentemente descrito por
muitos comentaristas como a cabine mais sofisticada do setor automobilístico.
Apesar de seu desenvolvimento, o Range Rover é também
pioneiro em uma grande variedade de tecnologias essenciais dentro do mercado de
SUV, e foi o primeiro 4x4 a incluir características como freios ABS, controle
eletrônico de tração, suspensão a ar eletrônica, carroceria em alumínio de
baixo peso e avançados visores, inclusive instrumentos TFT ‘virtuais’ e uma
tela central de Dual View.
Aventuras globais
e proprietários celebridades
Aventuras globais espetaculares já fizeram parte da
herança do Range Rover. O veículo seguiu na rota dos modelos Land Rover na
travessia de desertos, escalada de montanhas, passagem por rios e travessia de
pântanos. Aquele toque de luxo jamais foi diminuído pelo espírito aventureiro
do carro.
Mesmo antes de o carro começar a ser vendido, o Range
Rover concluiu dificílimas travessias no Saara nas mãos de engenheiros e
técnicos de projeto. Viagens
subsequentes levaram o veículo por terras impenetráveis de pântano entre Panamá
e Colômbia, chamada de Região de Darién; na primeira viagem circumpolar do
mundo; na Divisória Continental da América do Norte, entre os picos das
Montanhas Rochosas; em desafios dos ralis Paris-Dakar e London-Sydney Marathon
e os dificílimos eventos Camel Trophy.
A incomparável gama de capacidades do Range Rover e
seu estilo icônico fizeram dele a principal escolha para diversas celebridades,
de príncipes a políticos, estrelas do rock a escaladores, jogadores de futebol
a top models.
A lista de proprietários famosos tem a família real
britânica, os esportistas Greg Norman e Michael Jordan, os músicos Bruce
Springsteen e Madonna, os atores Jack Nicholson e Keira Knightley, entre
inúmeros outros.
4.2 Linha do tempo do Range Rover
Breve história da icônica linha Range Rover desde o
revolucionário protótipo nos anos 1960s até a chegada do empolgante modelo da
quarta geração em 2012:
1966 O trabalho teve início no primeiro
protótipo do Range Rover, conhecido como “station wagon de 100 polegadas ”.
1970 O Range Rover original com duas portas –
conhecido como Classic – começa a ser vendido.
1971 O Range Rover recebe o prêmio RAC Dewar por
extraordinário desempenho técnico.
1972 O Range Rover é o primeiro veículo a cruzar
a Região de Darién em uma expedição Transamérica do Exército Britânico.
1974 Range Rover conclui uma expedição de oeste
a leste no Deserto do Saara – 12.000 quilômetros
em 100 dias.
1977 Um Range Rover modificado vence a
London-Sydney Marathon na classe 4x4, um terrível evento de 30.000 km , sendo o rali
de velocidade mais longo já realizado.
1979 Um Range Rover especialmente modificado
vence o primeiro rali Paris-Dakar (um Range Rover venceu novamente em 1981).
1981 Primeira produção do Range Rover de quatro portas
aparece juntamente com o primeiro Range Rover de edição limitada produzido em
fábrica – o “In Vogue”.
1982 A transmissão automática fica disponível no
Range Rover.
1983 O câmbio manual de cinco velocidades é
introduzido no Range Rover.
1985 O Range Rover com motor a diesel “Bullet”
quebra 27 recordes de velocidade, inclusive um recorde de motor a diesel com
média de mais de 160 km/h
em 24 horas.
1987 Range Rover é lançado na América do Norte.
1989 O Range Rover é o primeiro 4x4 a receber
freios ABS.
1990 Edição Limitada CSK – recebeu esse nome em
homenagem ao fundador Charles Spencer King – lançada como Range Rover
esportivo.
1992 Range Rover Classic é o primeiro 4x4 a ser
adaptado com controle de tração eletrônico (ETC).
1992 O Long-wheelbase LSE (conhecido como County
LWB nos EUA) é lançado.
1992 A suspensão a ar eletrônica é introduzida,
o primeiro 4x4 com essa característica.
1994 Segunda geração (P38a) do Range Rover
começa a ser vendida.
1996 O Range Rover Classic sai de cena após
produção de 317.615 unidades.
1999 Range Rover Linley Edição Limitada aparece
no Salão de Automóveis de Londres.
2001 Range Rover totalmente (L322) lançado.
2002 Marca de meio milhão de Range Rovers
produzidos na fábrica de Solihull.
2005 Segunda linha de modelos – o Range Rover
Sport – lançada.
2006 Terrain Response e motor TDV8 a diesel
lançados.
2009 O Range Rover vem com os motores LR-V8 5.0
e 5.0 supercharged a gasolina totalmente s, além de avanços tecnológicos.
2010 O Range Rover celebra seu 40º
aniversário; motor LR-TDV8 de 4.4 litros introduzido
com transmissão automática de oito velocidades e outras melhorias.
2010 Range Rover Evoque compacto totalmente relevado no Salão de Automóveis de Paris.
2011 O Range Rover Evoque entra em produção; o
veículo recebe 110 prêmios em todo o mundo e é líder de produção nas
instalações de Halewood.
2012 Range Rover totalmente (L405) revelado.
Fonte: Assessoria de Imprensa Land Rover.
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