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A convite do diretor de Sustentabilidade da Sigma Lithium, Germano
Vieira, o Sindiextra participou em Araçuaí, através do seu presidente, Luiz
Márcio Vianna, de uma extensa agenda de eventos.
Inicialmente com visitas a minas e à planta industrial, em seguida participou de uma apresentação da Sigma e do lançamento do Instituto Lítio Verde. Prosseguindo, Luís Márcio assistiu as palestras da professora Maria José Salum e de Germano Vieira, no seminário realizado no Lithuim Business.
Participação
na Posse do Secretário Estadual de Governo
Luís Márcio Vianna, Presidente do Sindiextra, também esteve presente na posse do Secretário de Estado de Governo, Deputado Estadual Gustavo Valadares. Realizada em 11/07/2023, no Palácio Tiradentes, com a presença do Governador Romeu Zema.
Mineração
e Enterprise Singapore
No dia 17 de julho, o presidente do Sindiextra, Luís Márcio Vianna,
apresentou no Centro Internacional de Negócios da FIEMG, no P7 Criativo, a
realidade da mineração em Minas Gerais para os representantes da Enterprise
Singapore.
Os representantes da empresa estavam acompanhados do consultor Marcos Mandacaru e foram recebidos por Rebecca Macedo, gerente do CIN. Na oportunidade foram discutidas várias opções de investimento para um país que tem como base da sua economia os serviços financeiros e de promoção de negócios internacionais.
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Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais faz campanha para o fim da tributação
O Brasil deixou de arrecadar mais de R$ 21 bilhões nos últimos três meses com a isenção do imposto de importação de produtos de até US$ 50 vendidos pelo comércio eletrônico. É o que mostra o impostômetro criado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio da campanha Brasil Mais Competitivo , na qual defende tratamento igualitário na comercialização dos produtos para não afetar a produção nacional. Essa é uma demanda de toda a indústria que tem pedido ao governo federal que reveja o benefício para importados.
Segundo o levantamento da Gerência de Economia e Finanças Empresariais da Fiemg, a perda de faturamento chegou a R$ 99 bilhões no ano passado com redução estimada de 1,1 milhão de vagas no mercado de trabalho (formais e informais) por conta de produtos que deixaram de ser fabricados no País, mas que chegaram ao consumidor por meio do comércio eletrônico.
“Essa prática coloca o produto comercializado no Brasil em uma enorme desvantagem. Os benefícios para os produtos nacionais e importados precisam ser iguais. Não dá para competir com quem não é taxado”, avalia Flávio Roscoe, presidente da Fiemg.
De acordo com o estudo, o faturamento caiu em setores específicos na mesma proporção em que as importações de produtos de pequeno valor aumentaram. Os setores mais afetados foram vestuário e acessórios, móveis e produtos diversos e máquinas e equipamentos.
O fechamento de vagas na indústria, na prática, também reduz o potencial de consumo do brasileiro. Em 2022, a perda de massa salarial chegou a R$ 2,5 bilhões. Isso equivaleria ao pagamento do Bolsa Família para quase 350 mil famílias e seria maior do que a massa salarial gerada pelo município de Montes Claros (MG).
“O barato tem saído caro para o Brasil e para os brasileiros. Toda vez que uma compra é feita num site estrangeiro com o preço ‘bem baratinho’, os empregos no Brasil e consequentemente a renda e o poder de compra diminuem”, afirmou Roscoe.
Fonte: Sindijori.
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O Grupo Uai Eventos, a
Associação Comercial e Industrial (ACI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
estão à frente da edição 2023 e ganharam este forte suporte do Sicoob
Credisete. Esta união de forças, que também conta com o apoio do Sebrae,
promete uma completa imersão no mundo dos negócios. “Como parceiro principal,
acreditamos no poder do empreendedorismo e estaremos sempre prontos para
oferecer soluções financeiras acessíveis e apoio especializado. Juntos,
impulsionaremos o crescimento econômico e fortaleceremos os laços
empresariais”, ressalta Leonardo Chaves Costa, presidente do Conselho de
Administração do Sicoob Credisete.
E para que os participantes
tivessem tranquilidade para montar um estande que valorize seu produto e ou
serviço, o Sicoob Credisete, apresentou uma linha de financiamento criada
exclusivamente para a feira. O gerente de negócios, Warley Rocha, explicou que
“se trata de uma linha de crédito especial com prazos e taxas diferenciadas
para que possamos promover uma retenção de riquezas no município”.
A FEIRA
A Feconex é um evento
multisetorial que engloba vários segmentos como agropecuário, industrial,
comercial, serviços, turismo, gastronomia, cultural e social. A área física da
feira neste ano terá 1.000 metros quadrados a mais em relação a 2022. Serão
6.300 metros quadrados de estrutura que vão abrigar os 215 estandes que
começarão a ser montados nos próximos dias.
“Muito nos orgulha
uma Cooperativa de Crédito com a importância do Sicoob Credisete, acreditar em
mais um projeto da Rede de Cooperação Uai. É uma demonstração de confiança em
ações realizadas na cidade. É acreditar que Sete Lagoas tem a capacidade de
realizar iniciativas que impactam diretamente na nossa economia, é fomentar o
cooperativismo. Agradecemos o Sicoob Credisete por essa visão
desenvolvimentista”, agradeceu Klaus Chaves, do
Grupo Uai Eventos.
Quem
também comemora a parceria com o Sicoob Credisete é Geraldir Alves, presidente
da CDL Sete Lagoas. “Isso comprova, mais
uma vez, a importância do associativismo na valorização do nosso comércio. Uma
cooperativa de Sete Lagoas abraçando o nosso projeto mostra o engajamento neste
momento tão importante para a conexão de indústria, comércio e serviços”,
avalia.
Para ficar por dentro da extensa programação da Feconex 2023 acesse o site feconex.com.br.
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