José Santano, diretor Industrial da Iveco, recebe o Prêmio AutoData de Luiz Maida e Adriana Morasco, da Rhodia, uma das patrocinadoras da premiação. · Marca acaba de receber o Prêmio AutoData na categoria “Empreendedorismo”
· Prêmio é fruto do voto dos leitores das publicações da editora
· Leitores consideraram o investimento de R$ 80 milhões na nova unidade de caminhões pesados como a mais relevante iniciativa empresarial da indústria automobilística nacional
A Iveco acaba de conquistar mais um Prêmio AutoData, desta vez na categoria “Empreendedorismo”. O investimento de R$ 80 milhões na nova unidade de caminhões pesados do Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG), inaugurada em 2009, foi considerado pelos leitores da revista AutoData como a mais relevante iniciativa empresarial da indústria automobilística nacional deste ano. A premiação coincide com as comemorações pelos 10 anos de atividades na fábrica de Sete Lagoas, completados no último dia 9 de novembro.
Os vencedores da premiação são escolhidos por meio de votação pela internet dos assinantes das revistas AutoData e TranspoData, da Agência AutoData e dos participantes do Seminário Perspectivas 2011, também da editora. A AutoData é uma das mais respeitadas publicações do setor automotivo no Brasil. Com a premiação deste ano, a empresa comemora o reconhecimento de seis prêmios AutoData, incluindo três na categoria “Caminhão do ano” com os modelos Iveco Stralis em 2007, Daily 70C16 em 2008 e Iveco Tector em 2009, além de ter sido contemplada nas categorias “Estratégia de Marketing” e “Gestão” em 2008 e 2009, respectivamente.
"É um reconhecimento de todo o setor automotivo ao bem-sucedido plano de crescimento da Iveco, que desde 2006 multiplicou suas vendas por cinco no Brasil", diz Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco Latin America. Em 2010, a expectativa da marca é vender 15.000 unidades no mercado acima de 2,8 toneladas de Peso Bruto Total (PBT).
“A unidade de caminhões pesados da Iveco, que opera desde setembro de 2009, é uma das mais modernas do Brasil e única no mundo em sua concepção”, afirma José Antonio Santano, diretor Industrial da Iveco Latin America. Concebida dentro do conceito do WCM (World Class Manufacturing), ela prima pela flexibilidade e pelo combate ao desperdício, em busca de produtividade crescente.
Em 10 anos de atividades em Sete Lagoas, a Iveco acumula produção de 170 mil veículos, dos quais 140 mil comerciais leves e 30.000 caminhões. Quando inaugurada, a unidade tinha capacidade para 27.000 unidades/ano. Hoje, a capacidade é de 70 mil unidades/ano. Atualmente, a Iveco produz 55 caminhões por dia na unidade, incluindo os modelos Stralis, Trakker, Cursor, Tector e Eurocargo. No mesmo Complexo Industrial também são produzidas 50 unidades/dia da família Iveco Daily e 90 unidades/dia do comercial leve Fiat Ducato.
Iveco
A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc. A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.