domingo, 29 de maio de 2011
sábado, 28 de maio de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
AMBEV FAZ LANÇAMENTO NACIONAL DE SKOL 360
Cerveja que não estufa é fruto do intercâmbio de tecnologia com a AB Inbev e da estratégia da companhia de investir em inovação. Do tipo pilsen e desenvolvida com processo de fermentação diferenciado, a Skol 360 chega aos principais mercados do País a partir de maio
A partir de maio, a Ambev faz o lançamento nacional de Skol 360, principal aposta e investimento da companhia nos últimos anos. A novidade foi desenvolvida após três anos de pesquisas e traz para o consumidor um novo produto que atende a um apelo antigo de parcela do público cervejeiro: um líquido que não estufa.
A partir de maio, a Ambev faz o lançamento nacional de Skol 360, principal aposta e investimento da companhia nos últimos anos. A novidade foi desenvolvida após três anos de pesquisas e traz para o consumidor um novo produto que atende a um apelo antigo de parcela do público cervejeiro: um líquido que não estufa.
Para ser produzida, a Skol 360 passa por um processo de produção inovador, realizado com ciclo rápido de baixa fermentação, o que serviu de inspiração para o nome do novo líquido. A fermentação é determinante na definição das características e sabor das cervejas e o processo diferenciado de Skol 360 resulta no líquido que não gera a sensação de inchaço, em especial quando associado a ingestão de comida. .
Para o desenvolvimento da Skol 360, a equipe de mestres-cervejeiros da Ambev, liderada por Luciano Horn, trabalhou em conjunto com equipes da AB-Inbev instaladas em diferentes partes do mundo. Depois de mais de 30 protótipos desenvolvidos, testes laboratoriais e estudos quantitativos e qualitativos com consumidores foi possível chegar ao produto final.
Ao todo, mais de quatro mil consumidores foram ouvidos em pesquisas, que apontaram que uma parcela do público solicitava um líquido capaz de reduzir a sensação de estufamento, revelada principalmente quando o consumo de cerveja acompanha comida. “A comprovação desta necessidade, aliada ao fato de que Pilsen é o tipo de cerveja mais consumida no Brasil e no mundo, resultou no lançamento da Skol 360, maior investimento da companhia nos últimos anos”, completa Pedro de Sá Earp, diretor de marketing de Skol. O Brasil está entre os países que mais consomem a bebida, atrás apenas da China e Estados Unidos.
Inovação: DNA de Skol
Inovação: DNA de Skol
Líder no Brasil há mais de dez anos, a Skol revolucionou o mercado de cervejas introduzindo as principais inovações do setor e dá novamente um passo à frente para atender a todos os gostos dos consumidores. “O objetivo central da estratégia de inovações é justamente oferecer com primazia produtos para as necessidades dos mais diversos consumidores em diferentes ocasiões de consumo”, afirma Pedro de Sá Earp, diretor de marketing de Skol.
A área de inovações da Ambev, responsável pelo desenvolvimento de Skol 360, já representa mais de 15% do market share da Cia no Brasil e a Skol ancora a maior parte dessas inovações. “A Skol tem em seu DNA o conceito de inovação e sempre se caracterizou por trazer novidades para o mercado de cervejas que atendam a necessidades e demandas específicas do consumidor. Foi assim com a primeira lata, em 1971, o conceito long neck, a cerveja Skol Beats, além da Skol Redondinha (269 ml) e de 1 litro. Por conta disso, foi atrás do que há de mais moderno para oferecer o primeiro líquido que não estufa", completa.
Seguindo os pilares da marca mãe, pioneira em publicidade de consumo responsável, a Skol 360 leva para todas as embalagens o logo da comunicação “motorista da rodada”. A nova cerveja começa a chegar nos pontos de venda a partir de maio. O consumidor poderá encontrar a Skol 360 em supermercados e bares nas versões lata (350 ml), latão (473 ml), garrafa (600 ml) e 1 litro.
AÇÕES DE COMUNICAÇÃO
Para traduzir de forma irreverente o principal atributo da Skol 360, uma cerveja que não estufa, toda a comunicação da marca permeará o conceito criativo do "homem baiacu", que define de maneira divertida o grupo de pessoas que quando toma cerveja se sente estufado.
AÇÕES DE COMUNICAÇÃO
Para traduzir de forma irreverente o principal atributo da Skol 360, uma cerveja que não estufa, toda a comunicação da marca permeará o conceito criativo do "homem baiacu", que define de maneira divertida o grupo de pessoas que quando toma cerveja se sente estufado.
“Desenvolvemos uma campanha para TV, spots de rádio, anúncios em revistas, além ações promocionais como degustação e materiais de pontos de venda com o objetivo de levar o produto para o conhecimento do consumidor e gerar experiência”, afirma Maria Fernanda Albuquerque, gerente de marketing de Skol 360. A comunicação publicitária foi desenvolvida pela F/Nazca e o evento de lançamento e as ações em pontos de venda pela New Style.
IVECO ENTREGA STRALIS ZERO QUILÔMETRO AO VENCEDOR DO CONCURSO “CAMINHONEIRO DO ANO”
· Quatro mil e quinhentos caminhoneiros participaram das provas realizadas por todo o País pela Caravana Siga Bem
· 21 foram selecionados para os testes teóricos e práticos no Autódromo de Interlagos
· Campeão provou ser o melhor entre todos os participantes
· 21 foram selecionados para os testes teóricos e práticos no Autódromo de Interlagos
· Campeão provou ser o melhor entre todos os participantes
A Iveco premiou ontem com um Stralis 380 NR zero quilômetro o caminhoneiro Marcos José Fiacoski, da cidade de Umuarama, PR, que venceu o concurso “Caminhoneiro do Ano”, durante evento que fechou a quinta edição da Caravana Siga Bem e reuniu ministros, patrocinadores, motoristas classificados para a final e seus familiares. “Há anos estudo para ser um profissional com melhores qualificações, sempre pensei em participar de um concurso assim, sonhava em ganhar um caminhão, mas nunca imaginei que este sonho seria realizado”, disse Fiacoski, ainda ajoelhado e abraçado com a esposa, após ser anunciado como o ganhador do prêmio. Fiacoski é caminhoneiro autônomo e tem dois caminhões pequenos com mais de dez anos de uso.
Depois de sete meses e mais de 11 mil testes de conhecimentos teóricos aplicados ao longo dos mais de 16 mil quilômetros percorridos pela Caravana Siga Bem, patrocinada pela Petrobras e Iveco, por, praticamente, todo território nacional, o concurso “Caminhoneiro do Ano” chegou ao final com uma cerimônia para a coroação dos premiados. O segundo colocado, José Ernesto Vieira, de Belo Horizonte, MG, ganhou um automóvel Fiat Novo Uno, zero quilômetro e o terceiro colocado, Alessandro Mileski, que já havia sido “Caminhoneiro do Ano” em 2007, levou para casa uma motocicleta Honda 125 zero quilômetro. Do quarto ao décimo, a premiação foi em dinheiro, sendo que o quarto ficou com R$ 3.500,00 e as posições seguintes iam diminuindo R$ 500,00.
O caminhão foi entregue ao vencedor por Marco Piquini, diretor de comunicação da Iveco. Para Piquini, associar o nome da Iveco às ações sociais da Caravana Siga Bem assim como às atividades de valorização dos motoristas, como o concurso “Caminhoneiro do Ano”, aliam a marca às grandes questões do País. “A Iveco sempre estará na vanguarda no que diz respeito à responsabilidade social, ao bem-estar e à qualificação dos motoristas profissionais”, destacou.
Esta é a terceira edição seguida em que a ação itinerante é patrocinada pela Iveco Latin America em conjunto com a Petrobras. Desde que foi lançada, a Caravana Siga Bem já percorreu mais de 120 mil quilômetros, visitou aproximadamente 250 municípios brasileiros e contou com a participação efetiva de cerca de 1,4 milhões de motoristas profissionais em mais de 500 eventos durante mais de mil dias na estrada.
PERFIL DA 5º CARAVANA SIGA BEM:
Período: outubro de 2010 a maio de 2011
Equipe: 30 profissionais
Caminhões/Carretas: 4
Veículos de apoio: 3
Quilometragem total: 16 mil
Número de estados: 11
Número de cidades visitadas: 35
Depois de sete meses e mais de 11 mil testes de conhecimentos teóricos aplicados ao longo dos mais de 16 mil quilômetros percorridos pela Caravana Siga Bem, patrocinada pela Petrobras e Iveco, por, praticamente, todo território nacional, o concurso “Caminhoneiro do Ano” chegou ao final com uma cerimônia para a coroação dos premiados. O segundo colocado, José Ernesto Vieira, de Belo Horizonte, MG, ganhou um automóvel Fiat Novo Uno, zero quilômetro e o terceiro colocado, Alessandro Mileski, que já havia sido “Caminhoneiro do Ano” em 2007, levou para casa uma motocicleta Honda 125 zero quilômetro. Do quarto ao décimo, a premiação foi em dinheiro, sendo que o quarto ficou com R$ 3.500,00 e as posições seguintes iam diminuindo R$ 500,00.
O caminhão foi entregue ao vencedor por Marco Piquini, diretor de comunicação da Iveco. Para Piquini, associar o nome da Iveco às ações sociais da Caravana Siga Bem assim como às atividades de valorização dos motoristas, como o concurso “Caminhoneiro do Ano”, aliam a marca às grandes questões do País. “A Iveco sempre estará na vanguarda no que diz respeito à responsabilidade social, ao bem-estar e à qualificação dos motoristas profissionais”, destacou.
Esta é a terceira edição seguida em que a ação itinerante é patrocinada pela Iveco Latin America em conjunto com a Petrobras. Desde que foi lançada, a Caravana Siga Bem já percorreu mais de 120 mil quilômetros, visitou aproximadamente 250 municípios brasileiros e contou com a participação efetiva de cerca de 1,4 milhões de motoristas profissionais em mais de 500 eventos durante mais de mil dias na estrada.
PERFIL DA 5º CARAVANA SIGA BEM:
Período: outubro de 2010 a maio de 2011
Equipe: 30 profissionais
Caminhões/Carretas: 4
Veículos de apoio: 3
Quilometragem total: 16 mil
Número de estados: 11
Número de cidades visitadas: 35
quinta-feira, 26 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
Dilma Rousseff veta a MP 512 que garantiria investimentos no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas
Aécio Neves responsabiliza governo do PT pela ausência de investimentos em Mina, com prejuízos diretos nas regiões mais pobres do Estado
O senador Aécio Neves protestou contra o veto da presidente Dilma Rousseff à Medida Provisória 512 que possibilitaria importantes investimentos nas regiōes do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. O senador cobrou apoio concreto do governo federal a Minas e criticou a bancada do PT pela não inclusão dos municípios mais pobres do Estado na medida provisória, editada no final do ano passado, com o único objetivo de transferir para Pernambuco os investimentos da Fiat. Aécio Neves propôs a extensão dos benefícios fiscais federais previstos na MP para os 168 municípios mineiros da área da Sudene. O veto da presidente Dilma, publicado hoje no Diário Oficial da União, impede a execução de projetos do setor automotivo que estavam em estudos na região com geração de milhares de empregos.
“Lamentavelmente, nós mineiros estamos tendo mais uma péssima notícia do governo do PT. É inconcebível, inaceitável, essa medida e a passividade da bancada do PT que não se articulou, não se movimentou e não cobrou do governo federal que esse benefício viesse para Minas Gerais. Queremos o desenvolvimento de todo país, de todas as suas regiões, mas temos que defender Minas Gerais. Lamentavelmente o governo do PT vira as costas para Minas. Onde estão os seus representantes, onde está a mobilização política para fazer com que os interesses de Minas possam também ser atendidos? Estaremos aqui, vigilantes, para denunciar outras discriminações que possam ocorrer com Minas e fazer aquilo que a bancada do PT não tem feito. Cobrar do governo federal a atenção devida à segunda economia do país”, afirmou o senador.
O ex-governador de Minas Aécio Neves, com o apoio de parlamentares de vários partidos, conseguiu a aprovação no Congresso da inclusão dos municípios da aera da Sudene em Minas e no Espírito Santo na Medida Provisória que atendeu o estado de Pernambuco. Editada em novembro do ano passado, pelo então presidente Lula, a MP 512 provocou a transferência de R$ 3 bilhões de investimentos previstos para a implantação de um pólo automotivo da Fiat em Minas. É a primeira fábrica da montadora fora do Estado em 35 anos de atividades no país.
Em março deste ano, Aécio Neves apresentou substitutivo ao texto original da MP que foi aprovado na Câmara dos Deputados onde recebeu voto contrário da bancada federal do PT. No Senado, a inclusão dos municípios da área da Sudene foi aprovada, mas com prazo de 20 de maio para apresentação de projetos pelas empresas, o que tornou inócua a MP. O texto foi enviado para sanção da presidente Dilma Rousseff com a promessa da bancada do PT em defender a mudança do prazo para 30 de dezembro, o que não ocorreu.
Desprezo por Minas
O senador Aécio Neves afirmou que o governo do PT não tem priorizado Minas Gerais, deixando o segundo estado mais populoso do país sem investimentos importantes em infraestrutura.
“O que estamos assistindo, ao longo desses últimos meses, é um absoluto desprezo do governo federal para com as questões de Minas Gerais. O governo do PT desprezou o Aeroporto de Confins como prioridade, deixando de colocá-lo na lista daqueles que seriam objeto de concessão e, portanto, de novos investimentos. A BR-381 está aí em estado de abandono. A ponte (sobre o Rio das Velhas) em Sabará ainda sem qualquer iniciativa objetiva que possa recuperá-la. Em relação ao metrô de Belo Horizonte, não há uma manifestação sequer do governo federal. Ao contrário, o governo fala que a prioridade é o trem bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, uma obra faraônica e sem qualquer urgência. Uma série de outros investimentos programados para Minas Gerais também não saem do papel”, afirmou o governador.
Perda de investimentos
Aécio Neves afirmou que a decisão do governo federal prejudica o desenvolvimento das regiões mais pobres do Estado. O Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico mantinha entendimentos avançados para instalação de empresas automotoras naquela região.
“Tínhamos protocolos avançados de entendimento com indústrias automotivas e com fornecedores que estariam dispostos a fazer investimentos na nossa região da Sudene. Com a decisão do governo do PT, certamente, irão também para o estado de Pernambuco, para outras regiões do país”, afirmou o senador.
Aécio Neves afirmou ainda que não deixará de cobrar do governo federal tratamento igualitário a Minas Gerais. Ele disse também que será solidário a prefeitos e empresários da região do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus, que, às vésperas do prazo final da sanção da presidente Dilma, se mobilizaram em defesa da medida provisória e da prorrogação dos prazos de validade dos incentivos fiscais.
“Quero me solidarizar com a população da região mineira da Sudene, com a população do Norte de Minas, dos nossos vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, com os prefeitos e empresários da região, que apresentaram um documento reivindicando do governo federal a aprovação dessa medida provisória, portanto, a extensão dos benefícios”, completou. Na última quarta-feira, prefeitos do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha divulgaram manifesto conjunto pedindo aos deputados e senadores de Minas um esforço suprapartidário junto à presidente Dilma Rousseff pela aprovação da MP. Empresários que integram a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor) também assinaram manifesto em apoio à iniciativa do senador Aécio Neves que permitiu a inclusão dos 168 municípios mineiros entre os atendidos pela MP.
Fonte: Assessoria de Imprensa Aécio Neves
O senador Aécio Neves protestou contra o veto da presidente Dilma Rousseff à Medida Provisória 512 que possibilitaria importantes investimentos nas regiōes do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. O senador cobrou apoio concreto do governo federal a Minas e criticou a bancada do PT pela não inclusão dos municípios mais pobres do Estado na medida provisória, editada no final do ano passado, com o único objetivo de transferir para Pernambuco os investimentos da Fiat. Aécio Neves propôs a extensão dos benefícios fiscais federais previstos na MP para os 168 municípios mineiros da área da Sudene. O veto da presidente Dilma, publicado hoje no Diário Oficial da União, impede a execução de projetos do setor automotivo que estavam em estudos na região com geração de milhares de empregos.
“Lamentavelmente, nós mineiros estamos tendo mais uma péssima notícia do governo do PT. É inconcebível, inaceitável, essa medida e a passividade da bancada do PT que não se articulou, não se movimentou e não cobrou do governo federal que esse benefício viesse para Minas Gerais. Queremos o desenvolvimento de todo país, de todas as suas regiões, mas temos que defender Minas Gerais. Lamentavelmente o governo do PT vira as costas para Minas. Onde estão os seus representantes, onde está a mobilização política para fazer com que os interesses de Minas possam também ser atendidos? Estaremos aqui, vigilantes, para denunciar outras discriminações que possam ocorrer com Minas e fazer aquilo que a bancada do PT não tem feito. Cobrar do governo federal a atenção devida à segunda economia do país”, afirmou o senador.
O ex-governador de Minas Aécio Neves, com o apoio de parlamentares de vários partidos, conseguiu a aprovação no Congresso da inclusão dos municípios da aera da Sudene em Minas e no Espírito Santo na Medida Provisória que atendeu o estado de Pernambuco. Editada em novembro do ano passado, pelo então presidente Lula, a MP 512 provocou a transferência de R$ 3 bilhões de investimentos previstos para a implantação de um pólo automotivo da Fiat em Minas. É a primeira fábrica da montadora fora do Estado em 35 anos de atividades no país.
Em março deste ano, Aécio Neves apresentou substitutivo ao texto original da MP que foi aprovado na Câmara dos Deputados onde recebeu voto contrário da bancada federal do PT. No Senado, a inclusão dos municípios da área da Sudene foi aprovada, mas com prazo de 20 de maio para apresentação de projetos pelas empresas, o que tornou inócua a MP. O texto foi enviado para sanção da presidente Dilma Rousseff com a promessa da bancada do PT em defender a mudança do prazo para 30 de dezembro, o que não ocorreu.
Desprezo por Minas
O senador Aécio Neves afirmou que o governo do PT não tem priorizado Minas Gerais, deixando o segundo estado mais populoso do país sem investimentos importantes em infraestrutura.
“O que estamos assistindo, ao longo desses últimos meses, é um absoluto desprezo do governo federal para com as questões de Minas Gerais. O governo do PT desprezou o Aeroporto de Confins como prioridade, deixando de colocá-lo na lista daqueles que seriam objeto de concessão e, portanto, de novos investimentos. A BR-381 está aí em estado de abandono. A ponte (sobre o Rio das Velhas) em Sabará ainda sem qualquer iniciativa objetiva que possa recuperá-la. Em relação ao metrô de Belo Horizonte, não há uma manifestação sequer do governo federal. Ao contrário, o governo fala que a prioridade é o trem bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, uma obra faraônica e sem qualquer urgência. Uma série de outros investimentos programados para Minas Gerais também não saem do papel”, afirmou o governador.
Perda de investimentos
Aécio Neves afirmou que a decisão do governo federal prejudica o desenvolvimento das regiões mais pobres do Estado. O Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico mantinha entendimentos avançados para instalação de empresas automotoras naquela região.
“Tínhamos protocolos avançados de entendimento com indústrias automotivas e com fornecedores que estariam dispostos a fazer investimentos na nossa região da Sudene. Com a decisão do governo do PT, certamente, irão também para o estado de Pernambuco, para outras regiões do país”, afirmou o senador.
Aécio Neves afirmou ainda que não deixará de cobrar do governo federal tratamento igualitário a Minas Gerais. Ele disse também que será solidário a prefeitos e empresários da região do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus, que, às vésperas do prazo final da sanção da presidente Dilma, se mobilizaram em defesa da medida provisória e da prorrogação dos prazos de validade dos incentivos fiscais.
“Quero me solidarizar com a população da região mineira da Sudene, com a população do Norte de Minas, dos nossos vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, com os prefeitos e empresários da região, que apresentaram um documento reivindicando do governo federal a aprovação dessa medida provisória, portanto, a extensão dos benefícios”, completou. Na última quarta-feira, prefeitos do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha divulgaram manifesto conjunto pedindo aos deputados e senadores de Minas um esforço suprapartidário junto à presidente Dilma Rousseff pela aprovação da MP. Empresários que integram a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor) também assinaram manifesto em apoio à iniciativa do senador Aécio Neves que permitiu a inclusão dos 168 municípios mineiros entre os atendidos pela MP.
Fonte: Assessoria de Imprensa Aécio Neves
domingo, 22 de maio de 2011
Aécio Neves convoca bancada mineira a se mobilizar em favor da aprovação para a ampliação de prazos para incentivos fiscais
Senador Aécio Neves (PSDB/MG)
Garantia de novos investimentos para o Norte de Minas e Jequitinhonha depende de sanção da medida provisória pela presidente Dilma Rousseff
O senador Aécio Neves fez, nesta quarta-feira (18/05), convocação às bancadas eleitas por Minas da oposição e da base de apoio ao governo para que se mobilizem em favor da aprovação da Medida Provisória 512 que, se sancionada pela presidente Dilma Rousseff, garantirá benefícios a municípios da Área Mineira da Sudene. A presidente da República tem até amanhã para sancionar ou não a MP aprovada pelo Congresso, incluindo os 168 municípios mineiros da Sudene, além do Centro-Oeste e o Espírito Santo, entre as regiões beneficiadas com incentivos fiscais para indústria automotiva. Os mesmos incentivos foram dados ano passado pelo governo federal às regiões Norte e Nordeste do país e provocaram a transferência de Minas para Pernambuco, de investimentos planejados pela Fiat, com geração de empregos.
“Amanhã é o prazo fatal para a sanção ou o veto da expansão desses benefícios para outras regiões do país. Fica o apelo às lideranças, principalmente do Partido dos Trabalhadores, para que façam as gestões necessárias junto à senhora presidente da República para que não haja esse veto e que possamos incorporar a uma outra medida provisória a extensão do prazo até o final do ano. Se houver o veto a essas inovações ou a esse aprimoramento da medida provisória, isso trará enormes danos as regiões para as quais já existem projetos encaminhados. O veto trará um retrocesso no processo de industrialização dessas regiões”, afirmou Aécio Neves em sessão plenária no Senado.
Manifesto
Nesta quarta-feira, os prefeitos do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha divulgaram manifesto conjunto pedindo aos deputados e senadores de Minas um esforço suprapartidário junto à presidente Dilma Rousseff pela aprovação da MP. Eles reivindicam também que o governo federal amplie o prazo para que as empresas automotoras apresentem seus projetos de investimentos. O prazo estabelecido pela MP vence nesta sexta-feira, 20 de maio. A proposta do senador Aécio Neves é de extensão do prazo até 30 de dezembro. Sem a mudança, a MP mesmo se aprovada, não atenderá aos municípios mineiros.
Investimentos e empregos
Empresários que integram a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor) também assinaram manifesto em apoio à iniciativa do senador Aécio Neves que permitiu a inclusão dos 168 municípios mineiros entre os atendidos pela MP. Editada ano passado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a MP original atendia apenas aos municípios do Norte e Nordeste.
“O que estamos propondo é exatamente a descentralização do parque automotivo brasileiro para que haja uma competição isonômica entre regiões que têm o IDH próximo, como é o caso da região mineira da Sudene e da região capixaba da Sudene em relação ao Nordeste”, disse Aécio Neves.
O senador reiterou ainda que a mobilização em favor dos municípios localizados nas regiões mais pobres de Minas supera a divisão entre oposição e governo, e deve contar com a participação dos deputados estaduais e federais do PT e dos senadores que integram a base de apoio do governo federal.
“Em Minas Gerais, há uma grande mobilização de prefeitos e lideranças empresariais dessa região, com o manifesto divulgado em toda a imprensa, esperando que haja uma posição firme do governo federal em favor do desenvolvimento das regiões que têm o IDH equivalente ao IDH do Nordeste brasileiro, ou até menor do que de várias regiões do Nordeste. Esse é o chamamento que fazemos porque faremos esta cobrança se não houver a sanção desse projeto de forma extremamente clara”, afirmou o senador.
O senador Aécio Neves fez, nesta quarta-feira (18/05), convocação às bancadas eleitas por Minas da oposição e da base de apoio ao governo para que se mobilizem em favor da aprovação da Medida Provisória 512 que, se sancionada pela presidente Dilma Rousseff, garantirá benefícios a municípios da Área Mineira da Sudene. A presidente da República tem até amanhã para sancionar ou não a MP aprovada pelo Congresso, incluindo os 168 municípios mineiros da Sudene, além do Centro-Oeste e o Espírito Santo, entre as regiões beneficiadas com incentivos fiscais para indústria automotiva. Os mesmos incentivos foram dados ano passado pelo governo federal às regiões Norte e Nordeste do país e provocaram a transferência de Minas para Pernambuco, de investimentos planejados pela Fiat, com geração de empregos.
“Amanhã é o prazo fatal para a sanção ou o veto da expansão desses benefícios para outras regiões do país. Fica o apelo às lideranças, principalmente do Partido dos Trabalhadores, para que façam as gestões necessárias junto à senhora presidente da República para que não haja esse veto e que possamos incorporar a uma outra medida provisória a extensão do prazo até o final do ano. Se houver o veto a essas inovações ou a esse aprimoramento da medida provisória, isso trará enormes danos as regiões para as quais já existem projetos encaminhados. O veto trará um retrocesso no processo de industrialização dessas regiões”, afirmou Aécio Neves em sessão plenária no Senado.
Manifesto
Nesta quarta-feira, os prefeitos do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha divulgaram manifesto conjunto pedindo aos deputados e senadores de Minas um esforço suprapartidário junto à presidente Dilma Rousseff pela aprovação da MP. Eles reivindicam também que o governo federal amplie o prazo para que as empresas automotoras apresentem seus projetos de investimentos. O prazo estabelecido pela MP vence nesta sexta-feira, 20 de maio. A proposta do senador Aécio Neves é de extensão do prazo até 30 de dezembro. Sem a mudança, a MP mesmo se aprovada, não atenderá aos municípios mineiros.
Investimentos e empregos
Empresários que integram a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor) também assinaram manifesto em apoio à iniciativa do senador Aécio Neves que permitiu a inclusão dos 168 municípios mineiros entre os atendidos pela MP. Editada ano passado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a MP original atendia apenas aos municípios do Norte e Nordeste.
“O que estamos propondo é exatamente a descentralização do parque automotivo brasileiro para que haja uma competição isonômica entre regiões que têm o IDH próximo, como é o caso da região mineira da Sudene e da região capixaba da Sudene em relação ao Nordeste”, disse Aécio Neves.
O senador reiterou ainda que a mobilização em favor dos municípios localizados nas regiões mais pobres de Minas supera a divisão entre oposição e governo, e deve contar com a participação dos deputados estaduais e federais do PT e dos senadores que integram a base de apoio do governo federal.
“Em Minas Gerais, há uma grande mobilização de prefeitos e lideranças empresariais dessa região, com o manifesto divulgado em toda a imprensa, esperando que haja uma posição firme do governo federal em favor do desenvolvimento das regiões que têm o IDH equivalente ao IDH do Nordeste brasileiro, ou até menor do que de várias regiões do Nordeste. Esse é o chamamento que fazemos porque faremos esta cobrança se não houver a sanção desse projeto de forma extremamente clara”, afirmou o senador.
sábado, 21 de maio de 2011
IVECO TRAKKER BI-FUEL É O VENCEDOR DO 2º PRÊMIO TOP ETANOL
A Iveco, quarta maior montadora de caminhões do Brasil, é a grande vencedora do 2º Prêmio Top Etanol com o primeiro caminhão bi-fuel do mundo: o Iveco Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel. O prêmio, conquistado na categoria ‘Inovação Tecnológica em Transporte’, será entregue no dia 6 de junho, em São Paulo, durante a Ethanol Summit 2011, conferência global sobre energias renováveis. Alinhada com o valor da sustentabilidade adotado pela marca, a Iveco desenvolveu o novo caminhão em parceria com as empresas Raízen, FPT – Powertrain Tecnologies e Bosch. “Esse prêmio confere reconhecimento às atitudes sustentáveis e pioneiras da Iveco. É mais um motivo para continuarmos investindo em tecnologia de combustíveis alternativos”, afirma Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America.
Em sua segunda edição, o Prêmio Top Etanol reconhece os melhores trabalhos acadêmicos, jornalísticos e de inovação tecnológica relacionados ao tema “Agroenergia e Meio Ambiente”, além de fotografias que retratam soluções em defesa do clima e procedimentos ambientalmente sustentáveis, além de personalidades de notório saber e reconhecida importância para o setor. O Prêmio é uma iniciativa do Projeto AGORA, que reúne empresas de toda a cadeia sucroenergética e cobre todo território nacional.
O caminhão
O Iveco Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel é um protótipo dotado de nova tecnologia que permite redução no consumo do óleo diesel pela adoção do etanol, ao mesmo tempo em que eleva o ganho econômico dos operadores do setor canavieiro. Isso quer dizer que há economia no custo de combustível por quilômetro rodado, uma novidade entre todas as tecnologias de combustíveis alternativos para caminhões. Outra vantagem é que o motor pode ser 100% reversível ao diesel, o que aumenta o valor de revenda do caminhão.
Desenvolvido a partir de uma demanda da Única (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), a nova tecnologia permite a substituição do diesel pelo etanol em taxas variáveis de acordo com a utilização do caminhão, podendo chegar a 85% em certos regimes. A taxa média de substituição do diesel no protótipo chega a 40%, o que, por si só, já garante uma importante contribuição ambiental uma vez que o etanol é um combustível 100% renovável.
Com tecnologia 100% desenvolvida no Brasil, o caminhão está em fase de testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, que já a partir deste mês de maio vai utilizá-lo engatado a um implemento bi-trem para transporte de vinhaça durante a safra de 2011. O teste será realizado na Usina da Barra, localizada em Barra Bonita (SP) e contará com um time de engenharia dedicado, formado por profissionais da Raízen e Iveco.
Em sua segunda edição, o Prêmio Top Etanol reconhece os melhores trabalhos acadêmicos, jornalísticos e de inovação tecnológica relacionados ao tema “Agroenergia e Meio Ambiente”, além de fotografias que retratam soluções em defesa do clima e procedimentos ambientalmente sustentáveis, além de personalidades de notório saber e reconhecida importância para o setor. O Prêmio é uma iniciativa do Projeto AGORA, que reúne empresas de toda a cadeia sucroenergética e cobre todo território nacional.
O caminhão
O Iveco Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel é um protótipo dotado de nova tecnologia que permite redução no consumo do óleo diesel pela adoção do etanol, ao mesmo tempo em que eleva o ganho econômico dos operadores do setor canavieiro. Isso quer dizer que há economia no custo de combustível por quilômetro rodado, uma novidade entre todas as tecnologias de combustíveis alternativos para caminhões. Outra vantagem é que o motor pode ser 100% reversível ao diesel, o que aumenta o valor de revenda do caminhão.
Desenvolvido a partir de uma demanda da Única (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), a nova tecnologia permite a substituição do diesel pelo etanol em taxas variáveis de acordo com a utilização do caminhão, podendo chegar a 85% em certos regimes. A taxa média de substituição do diesel no protótipo chega a 40%, o que, por si só, já garante uma importante contribuição ambiental uma vez que o etanol é um combustível 100% renovável.
Com tecnologia 100% desenvolvida no Brasil, o caminhão está em fase de testes de campo, realizados em parceria com a Raízen, joint-venture entre Shell e Cosan, que já a partir deste mês de maio vai utilizá-lo engatado a um implemento bi-trem para transporte de vinhaça durante a safra de 2011. O teste será realizado na Usina da Barra, localizada em Barra Bonita (SP) e contará com um time de engenharia dedicado, formado por profissionais da Raízen e Iveco.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
IVECO APRESENTA PRIMEIRO SIMULADOR DE CAMINHÃO DO BRASIL ADAPTADO EM UMA CABINE ORIGINAL
· Equipamento tem 95% de originalidade, funciona dentro de uma cabine mock-up e possibilita a perfeita sensação de dirigibilidade de um caminhão automatizado
· Simulador está disponível no aeroporto de Confins (MG) até o dia 14 de junho de 2011
· Projeto inédito foi desenvolvido pela Iveco, Domínio Público, Edag e Pixel Labs, com as mais modernas tecnologias da área de games
A Iveco inova mais uma vez no mercado de veículos comerciais ao criar o primeiro e mais fiel simulador de caminhão adaptado dentro de uma cabine original. A ação complementa a estratégia da montadora para o lançamento do seu mais recente produto, o Stralis NR Eurotronic, que de forma inédita no mercado foi comparado a um avião por sua arquitetura tecnológica e pela exclusiva transmissão automatizada de 16 velocidades. A caixa do caminhão é comandada por botões, fator que também aproxima o mundo do caminhão ao da aviação. O projeto, com 95% de originalidade, foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Iveco, a agência Domínio Público, a Edag e a Pixel Labs, e traz como resultado um equipamento inédito com as mais modernas tecnologias de desenvolvimento de jogos, possibilitando a perfeita sensação de dirigibilidade de um caminhão automatizado.
O simulador está exposto no aeroporto de Confins desde o dia 16 de maio (segunda-feira), onde permanece por 30 dias, com visitação aberta ao público. Após esse período, a Iveco utilizará o equipamento em feiras e exibições em todo o País. “Para construir o conceito de um caminhão associado ao universo da aviação, criamos algo que envolvesse e explicasse exatamente o que um mundo tem a ver com o outro. E o simulador foi criado para completar essa estratégia, já que é uma ferramenta usada, também, para o treinamento de aviadores. Isso explica porque grande parte da campanha está concentrada nos aeroportos.”, explica Gustavo Lotufo, diretor de Planejamento da Domínio Público Comunicação.
O simulador foi adaptado dentro de uma cabine original do Stralis NR Eurotronic, o caminhão extrapesado da Iveco. O “jogo de direção” funciona com um trajeto projetado no vidro frontal da cabine por meio de um retroprojetor externo. Para dar a sensação de realismo, foi aplicada ao vidro uma película especial Vikuit (fornecida com exclusividade pela 3M) para escurecer totalmente o vidro e intensificar a projeção, com ganho de luminosidade e contraste na imagem. A impressão visual é a de um cinema interativo. “A imagem é muito mais viva dentro da cabine e ocupa por completo todo o para-brisa, explica Guilherme Goulart, gerente de projetos da Pixel Labs, empresa que criou o software do jogo e disponibilizou os equipamentos eletrônicos para o simulador. “A sensação é real, e quem experimentar vai entender perfeitamente o benefício da transmissão automatizada”, informa Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco. “Estamos levando para o cidadão comum a sensação verdadeira de dirigir um caminhão estradeiro e acreditamos que esta é uma ação inovadora pela qualidade do produto”.
Um dos maiores desafios da Pixel Labs foi manter ao máximo a fidelidade do volante original do Stralis, que possui 5kg. A solução encontrada pela Pixel foi criar, em fibra de vidro, um outro volante com 1,5kg e que possui uma coluna de direção própria. Essa estrutura é uma das poucas que não é original na cabine do simulador. “Dentro da coluna de direção criada, está acoplado o joystick que possibilita o funcionamento do volante e dos pedais do acelerador e freio, outros itens que estão com as mesmas dimensões dos originais. Esse conjunto é que permite a sensibilidade perfeita da direção”, reforça Guilherme.
Para fazer com que o “motorista-virtual” tenha a impressão de estar pilotando dentro de uma cabine original do Stralis, foram adotados vários estímulos sensoriais. Para dar início ao jogo, pede-se o uso do cinto de segurança. Pode-se ligar as luzes internas, abrir os diversos porta-objetos, ajustar a melhor posição do banco etc. Também é possível andar em marcha à ré e manobrar o veículo para simular um estacionamento. “Desenvolvemos um programa que levou em conta diversos tipos de topografia, como reta, curva simples, curva acentuada, curva em “S”, descida longa e subida acentuada”, conta Guilherme. Ao iniciar a simulação, que pode levar em média dois minutos, o “motorista-virtual” terá a missão de “conduzir” o Iveco Stralis NR Eurotronic num trajeto de cerca de 5 km, saindo da fábrica da Iveco e levando a carga até uma transportadora. Durante a viagem virtual, uma narração vai apresentando os diferenciais do modelo e indicando o que o condutor deve fazer. Para finalizar a missão, ao chegar ao pátio da transportadora, o “motorista-virtual” pode manobrar para estacionar e depois é orientado pela narração do jogo a puxar o freio de estacionamento e colocar o câmbio em posição “N” (Neutro). “Exatamente como um caminhoneiro faria ao fim da viagem”, comenta Piquini. Além disso, durante o trajeto há diversas placas educativas como troque o óleo, verifique os pneus, faça manutenção preventiva e respeite os limites de velocidade e o meio ambiente.
Para dar sustentação física para a cabine mock-up, a responsabilidade ficou a cargo da Edag, sediada em São Bernardo do Campo (SP). A empresa construiu uma estrutura na base da cabine e utilizou um eixo dianteiro original que proporciona ainda mais sensação de originalidade. “Montamos uma construção que possibilita a projeção correta do simulador e, ao mesmo tempo, mantém a segurança do ocupante. A altura original da cabine foi mantida, o que possibilita a sensação real de entrar num caminhão. Ressaltamos que usamos peças originais Iveco”, conclui Alessandro Fabri, gerente de projetos da Edag.
· Simulador está disponível no aeroporto de Confins (MG) até o dia 14 de junho de 2011
· Projeto inédito foi desenvolvido pela Iveco, Domínio Público, Edag e Pixel Labs, com as mais modernas tecnologias da área de games
A Iveco inova mais uma vez no mercado de veículos comerciais ao criar o primeiro e mais fiel simulador de caminhão adaptado dentro de uma cabine original. A ação complementa a estratégia da montadora para o lançamento do seu mais recente produto, o Stralis NR Eurotronic, que de forma inédita no mercado foi comparado a um avião por sua arquitetura tecnológica e pela exclusiva transmissão automatizada de 16 velocidades. A caixa do caminhão é comandada por botões, fator que também aproxima o mundo do caminhão ao da aviação. O projeto, com 95% de originalidade, foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Iveco, a agência Domínio Público, a Edag e a Pixel Labs, e traz como resultado um equipamento inédito com as mais modernas tecnologias de desenvolvimento de jogos, possibilitando a perfeita sensação de dirigibilidade de um caminhão automatizado.
O simulador está exposto no aeroporto de Confins desde o dia 16 de maio (segunda-feira), onde permanece por 30 dias, com visitação aberta ao público. Após esse período, a Iveco utilizará o equipamento em feiras e exibições em todo o País. “Para construir o conceito de um caminhão associado ao universo da aviação, criamos algo que envolvesse e explicasse exatamente o que um mundo tem a ver com o outro. E o simulador foi criado para completar essa estratégia, já que é uma ferramenta usada, também, para o treinamento de aviadores. Isso explica porque grande parte da campanha está concentrada nos aeroportos.”, explica Gustavo Lotufo, diretor de Planejamento da Domínio Público Comunicação.
O simulador foi adaptado dentro de uma cabine original do Stralis NR Eurotronic, o caminhão extrapesado da Iveco. O “jogo de direção” funciona com um trajeto projetado no vidro frontal da cabine por meio de um retroprojetor externo. Para dar a sensação de realismo, foi aplicada ao vidro uma película especial Vikuit (fornecida com exclusividade pela 3M) para escurecer totalmente o vidro e intensificar a projeção, com ganho de luminosidade e contraste na imagem. A impressão visual é a de um cinema interativo. “A imagem é muito mais viva dentro da cabine e ocupa por completo todo o para-brisa, explica Guilherme Goulart, gerente de projetos da Pixel Labs, empresa que criou o software do jogo e disponibilizou os equipamentos eletrônicos para o simulador. “A sensação é real, e quem experimentar vai entender perfeitamente o benefício da transmissão automatizada”, informa Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco. “Estamos levando para o cidadão comum a sensação verdadeira de dirigir um caminhão estradeiro e acreditamos que esta é uma ação inovadora pela qualidade do produto”.
Um dos maiores desafios da Pixel Labs foi manter ao máximo a fidelidade do volante original do Stralis, que possui 5kg. A solução encontrada pela Pixel foi criar, em fibra de vidro, um outro volante com 1,5kg e que possui uma coluna de direção própria. Essa estrutura é uma das poucas que não é original na cabine do simulador. “Dentro da coluna de direção criada, está acoplado o joystick que possibilita o funcionamento do volante e dos pedais do acelerador e freio, outros itens que estão com as mesmas dimensões dos originais. Esse conjunto é que permite a sensibilidade perfeita da direção”, reforça Guilherme.
Para fazer com que o “motorista-virtual” tenha a impressão de estar pilotando dentro de uma cabine original do Stralis, foram adotados vários estímulos sensoriais. Para dar início ao jogo, pede-se o uso do cinto de segurança. Pode-se ligar as luzes internas, abrir os diversos porta-objetos, ajustar a melhor posição do banco etc. Também é possível andar em marcha à ré e manobrar o veículo para simular um estacionamento. “Desenvolvemos um programa que levou em conta diversos tipos de topografia, como reta, curva simples, curva acentuada, curva em “S”, descida longa e subida acentuada”, conta Guilherme. Ao iniciar a simulação, que pode levar em média dois minutos, o “motorista-virtual” terá a missão de “conduzir” o Iveco Stralis NR Eurotronic num trajeto de cerca de 5 km, saindo da fábrica da Iveco e levando a carga até uma transportadora. Durante a viagem virtual, uma narração vai apresentando os diferenciais do modelo e indicando o que o condutor deve fazer. Para finalizar a missão, ao chegar ao pátio da transportadora, o “motorista-virtual” pode manobrar para estacionar e depois é orientado pela narração do jogo a puxar o freio de estacionamento e colocar o câmbio em posição “N” (Neutro). “Exatamente como um caminhoneiro faria ao fim da viagem”, comenta Piquini. Além disso, durante o trajeto há diversas placas educativas como troque o óleo, verifique os pneus, faça manutenção preventiva e respeite os limites de velocidade e o meio ambiente.
Para dar sustentação física para a cabine mock-up, a responsabilidade ficou a cargo da Edag, sediada em São Bernardo do Campo (SP). A empresa construiu uma estrutura na base da cabine e utilizou um eixo dianteiro original que proporciona ainda mais sensação de originalidade. “Montamos uma construção que possibilita a projeção correta do simulador e, ao mesmo tempo, mantém a segurança do ocupante. A altura original da cabine foi mantida, o que possibilita a sensação real de entrar num caminhão. Ressaltamos que usamos peças originais Iveco”, conclui Alessandro Fabri, gerente de projetos da Edag.
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