Com nova motorização, variante esportiva do
hatchback premium traz mais desempenho e tem redução de consumo e emissões
A Volvo Cars apresentou, na 28ª edição do Salão
do Automóvel de São Paulo, o V40 R-Design Drive-E. A versão esportiva do
aclamado hatchback premium é o primeiro modelo da gama 40 a receber a
motorização Drive-E no Brasil.
Com o novo motor, o V40 R-Design tem melhora significativa no
desempenho, por conta do ganho obtido em potência e torque. No que diz respeito
a potência são 245 cv a 5.500 rpm, ante 210 cv à 6.000 rpm da motorização
anterior. O torque também foi ampliado e, agora, são 35,7 mkgf na faixa de
1.500 a 4.800 rpm, ante os 30,6 mkgf entre 2.700 a 5.000 rpm anteriores.
“Essas características fazem com
que o motor tenha características de desempenho muito próximas de motores de
maior cilindrada, trazendo muito mais prazer para o condutor, que terá muita
potência e torque nas mais variadas condições de direção”, explica André
Bassetto, gerente de Produto da Volvo Cars do Brasil.
Com isso, o V40 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos (ante
6,9s do V40 R-Design 2014) e chega à velocidade máxima de 240 km/h (230 km/h do
V40 R-Design 2014).
O motor Drive-E também recebeu especial atenção com o consumo: redução
do atrito interno – o atrito dos pistões foi reduzido em 50% se comparado com o
motor anterior –, alta eficiência na combustão, controle avançado da
temperatura para o aquecimento rápido nas partidas, diminuindo o consumo
efetivo de combustível nas mais variadas situações.
Compacto e versátil
O novo motor T5 Drive-E pertence a uma família de propulsores que
aproveita o mesmo bloco (com pequenas diferenças na versão diesel),
virabrequim, cárter, bomba de óleo e agregados (compressor do ar-condicionado)
para diferentes configurações, a gasolina ou diesel. Em outros mercados, esse
mesmo conjunto pode ser um motor diesel de 181 cv, ou um propulsor com turbo e
compressor, a gasolina, com 306 cv.
“Nós criamos uma gama de motores compactos e inteligentes com uma curva
de potência que permite dirigibilidade comparada à de motores com maior
cilindrada. Ao mesmo tempo, reduzimos o consumo de combustível e a emissão de
poluentes”, explica Derek Crabb, vice-presidente de Engenharia de Powertrain,
da Volvo Cars.
A motorização Drive-E também traz tecnologias como o modo Eco+, um
sistema que, quando ativado, desacopla a transmissão quando o motorista alivia
o pé do acelerador, economizando combustível e aproveitando a inércia do
veículo. A nova caixa automática de oito velocidades contribui substancialmente
na redução de consumo e melhoria do desempenho.
Airbag
externo para pedestres
A
Volvo é a primeira e única montadora a lançar um sistema de proteção que pode
minimizar as consequências de um atropelamento. O sistema funciona a partir de
uma série de sensores localizados no para-choque dianteiro que identificam a
presença de pedestres. Em caso de colisão, a tampa do capô é levantada
parcialmente e uma bolsa de ar é aberta sobre o motor, minimizando o impacto do
pedestre com o veículo. O sistema é acionado no caso de impactos com a frente
do veículo em velocidade de 20 km/h a 50 km/h.
Além do exclusivo airbag de pedestres, o carro conta também com outros
sistemas de segurança:
Detector de pedestres e ciclistas
O dispositivo, com frenagem automática total, detecta a presença de
pedestres ou ciclistas nas ruas e freia o veículo em velocidade de até 35 km/h
caso haja risco de impacto. Esse sistema é especialmente eficiente nos casos em
que o motorista não esboça reação ante o pedestre. O sistema atua por meio de
câmera e radar, instalados na parte frontal do carro.
Aviso de mudança de faixa
Em velocidades acima de 65 km/h, o sistema de aviso de mudança de faixa
ajuda a evitar que o condutor saia da pista, assim como colisões causadas por
distrações. Essa função usa uma câmera que registra as marcas de faixas e ajuda
a monitorar e a ajustar a posição do carro na pista. Ainda assim, caso o veículo
saia da faixa, o sistema o alertará com um sinal sonoro e auxiliará o motorista
na correção de trajetória. Se o condutor muda de faixa intencionalmente,
sinalizando com a seta, o sistema não é ativado.
City Safety
Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não
reaja a tempo de evitar uma colisão iminente ou quando está dirigindo muito
depressa em direção a um objeto parado. O sistema pode reduzir ou mesmo evitar
completamente impactos em velocidade de até 50 Km/h.
Road Sign Information
A tecnologia Road Sign Information monitora as placas de velocidade e de
sinalização de via, indica no painel o limite permitido e avisa se o carro o está
excedendo, bem como alerta para momentos onde, por exemplo, a ultrapassagem não
é permitida.
Paddle Shift
O V40 R-Design Drive-E estreia o sistema de paddle shift, borboletas
atrás do volante, para troca de marchas no modo manual. Com a novidade, o
consumidor tem mais uma opção de explorar a dinâmica da transmissão automática
Geartronic de oito velocidades.
Sensus
Connect
O Sensus Connect é um equipamento de série em toda a linha projetado
para oferecer informações, entretenimento e apoio. Por meio do sistema, é
possível encontrar música e informações de qualquer lugar do mundo, de forma
completamente integrada ao automóvel.
O sistema traz os aplicativos
TuneIn®,Stitcher® e Rdio®. O TuneIn®
permite sintonizar, via internet, mais de 50 mil estações de rádio de todo o
mundo. O usuário pode buscar emissoras segundo diversos filtros, como, por
exemplo, estilo musical, localização ou idioma da estação.
O Stitcher® permite a conexão com mais de 15 mil
programas, podcasts e rádios online, enquanto o Rdio® é um serviço de música
via streaming, que tem mais de 12 milhões de faixas disponíveis. É possível
criar playlists ou ouvir álbuns completos, permitindo personalizar a trilha
sonora de acordo com o momento.
Na conectividade, o sistema
permite a integração de diversos equipamentos, via Bluetooth.
Fonte: Assessoria de imprensa Volvo Cars.
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