A peça-chave para demonstrar os esforços da Kia Motors quando o assunto é
mobilidade sustentável foi exibida no estande da marca, durante o 28º Salão
Internacional do Automóvel de São Paulo. O Soul EV, totalmente elétrico e já
vendido no mercado norte-americano, é o primeiro modelo da Kia com tecnologia
“ecofriendly”, ou seja, veículo de
emissão zero.
Automóvel
ambientalmente correto, devido ao uso inovador de materiais de base biológicas,
o Soul EV ganhou classificação EPA - Enviromental Protection
Agency, dos EUA,
cujo alcance estimado é de 99 milhas por
MPGe (miles per gallon gasoline
equivalent), alcançando179 km na estrada, 219 km na cidade, ou seja, uma média
de 199 km de autonomia.
Trata-se
de um avanço importante para a marca ao dedicar-se ao espaço “ecofriendly”. O projeto do Kia Soul EV
demonstrou ser prioridade pelos consumidores no mercado norte-americano e,
quando combinada com uma bateria ultramoderna, proporciona máxima eficiência de
energia regenerativa. Para a conveniência dos usuários, o Soul EV conta com
duas tomadas padrões localizadas atrás da porta deslizante na grade dianteira,
uma Nível 1 e 2 AC e a segunda saída para o carregamento rápido, de 480 v.
Uma das
principais preocupações para os compradores de veículos elétricos é o intervalo
de autonomia, ou seja, quando em uma viagem há o receio da bateria acabar.
Porém, o Soul EV resolve este problema com uma bateria de litio ion polímero de
alta densidade energética. Localizada sob o piso, a 27 kWh, refrigerada a ar,
de 200 watts-hora/kg, a bateria permite o alcance estimado EPA, com rendimento
superior a todos os outros veículos elétricos do mercado. De 360 volts, com gel
eletrolítico, foi projetada para alta capacidade, estabilidade térmica e
segurança. Também possui um cátodo de níquel-cobalto-manganês que ajuda a
aumentar o rendimento, além de um ânodo com base de carvão e grafite, que aumenta
a durabilidade e redução de peso.
Para
maximizar a eficiência e o alcance, o Soul EV usa sistema de frenagem
regenerativa para capturar até 12% da energia cinética do carro, alimentando de
volta para a bateria enquanto o veículo está em movimento. As duas entradas
para o carregamento oferecem flexibilidade e aumentam o apelo “locomova-se” em
qualquer lugar, tornando o Soul mais conveniente para carregar na garagem de
casa ou na estrada. Os tempos de recarga variam de 24 horas, para uma bateria
totalmente descarregada utilizando uma tomada de 120 V padrão, e menos de cinco
horas, quando conectado a uma tomada de 240 v. Os 80% podem ser alcançados em
menos de 33 minutos com a saída 50 kw,
quando a bateria está descarregada.
A Kia
fez parceria com três fornecedores de baterias: Bosch, Leviton e AeroVironment™
para oferecer aos compradores do Soul EV a unidade que mais se adequa às
necessidades do clientes.
A mecânica
de condução pode ter mudada no Kia Soul EV, mas o sentimento de prazer de
dirigir e de controle permanece. Ao volante, o motorista comanda a saída e o
torque excepcional. Com tração nas rodas dianteiras, o Soul EV traz um motor
que atinge velocidade máxima de 145 km/h e um torque de 29 kgf.m.
A aerodinâmica melhorada e a ausência de ruído
do motor, combinadas com materiais de isolamento especiais resultam em um
passeio excepcionalmente silencioso. Para o benefício de segurança dos
ocupantes, o Soul EV é equipado com um
sistema “alerta de pedestres” (PWS), que emite um alerta auditivo em
velocidades baixas.
O Soul
EV oferece amplo espaço no interior da cabine graças à intrusão mínima da
bateria. Por causa do design plano e da sua localização sob o piso, há apenas
uma ligeira redução de 3,1 polegadas no espaço para as pernas do banco traseiro
(39,1-36 polegadas) versus o Soul movido à gasolina. O espaço para cargas não
foi alterado quando comparado com o modelo movido à combustão.
Os itens
de comodidade do Soul EV incluem uma tela de navegação de oito polegadas, um
carregador de 6.6 kW on-board, câmera
traseira Display3, Bluetooth®, vidros elétricos, banco do condutor elétrico,
controle de cruzeiro e um sistema de climatização exclusivo, desenvolvido para
aumentar o alcance da condução, minimizando o gasto de energia.
O ar
condicionado é um dos maiores drenos de energia em qualquer veículo elétrico,
mas o sistema de climatização do Soul EV é projetado para fornecer o máximo de
conforto e ao mesmo tempo ajudando a estender a autonomia do carro. O Soul EV
utiliza quatro tecnologias-chave para maximizar a eficiência do sistema: uma
bomba de calor padrão, ventilação individual, ventilação programada e controle
da entrada de ar.
O Soul
EV apresenta também pela primeira vez a tecnologia Organic Light Emitting Diode (OLED) para o baixo consumo de energia
e praticamente sem acúmulo de calor em seu painel de instrumentos e fornece
informações sobre o fluxo de energia do veículo, o tempo de carga, o nível de
condução ECO e economia energia, medindo a eficiência da bateria em
funcionamento. Além disso, o sistema
OLED emite um alerta que permite ao condutor verificar rapidamente a quantidade
de carga que a bateria ainda possui.
Fonte: Assessoria de Imprensa Kia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário