diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Iveco e Sempre Um Papo levam Miriam Leitão a Sete Lagoas

O Sempre Um Papo e a Iveco recebem a jornalista e escritora Miriam Leitão para a retomada da programação do projeto em Sete Lagoas. Um encontro para debate e lançamento do livro “Saga Brasileira, a Longa Luta de um Povo Por Sua Moeda” (Ed. Record). A autora aborda a história econômica do país, da hiperinflação ao plano Real, passando pelos congelamentos, planos que não passavam de um verão e o confisco do governo Collor, e procura mostrar como os brasileiros sofreram até a estabilização da moeda. O evento ocorre no dia 13 de agosto, sábado, às 11h, com entrada gratuita, no Auditório Dr. Marcelo Vianna, da Unifemm (Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Bairro Santo Antônio - Sete Lagoas).

O brasileiro trocou de moeda cinco vezes em oito anos, suportou agressões a seus direitos de cidadão, enfrentou filas, varou noites, perdeu renda, patrimônio e, em não poucos casos, a saúde física e emocional. Mas também reagiu e acreditou quantas vezes foram necessárias. Miriam lança mão de sua vasta experiência jornalística aliada a uma sensibilidade ímpar para contar essa história que torna-se essencial.

Misturando análise econômica com histórias individuais de brasileiros e brasileiras, a autora traça a trajetória da moeda no Brasil. Hiperinflação, variadas indexações, congelamentos, confisco de poupança e planos econômicos diversos. A obra mostra como a busca pela estabilidade monetária tornou-se elemento fundamental na construção de um caráter nacional. Um livro definitivo sobre a história econômica recente do país – já esquecida pelas novas gerações.
“Dentro dos gabinetes dos governos e das salas das famílias, uma grande história foi vivida. Milhões de pessoas participaram da construção coletiva que não teve figurantes. Foram, todos, peças centrais de uma grande saga”, escreve Miriam.

Miriam Leitão formou-se na Universidade de Brasília e iniciou sua carreira em Vitória (ES). Atuou em diversos órgãos de comunicação, seja em jornal, rádio e televisão, tais como Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Veja, O Estado de S. Paulo, coluna Panorama Econômico de O Globo, Rádio CBN, Globo News e Rede Globo. Em 2007 ganhou o prêmio Jornalista Econômico, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil. Foi a segunda mulher brasileira a receber o Maria Moors Cabot Prize, em 2005.

“Saga Brasileira, a Longa Luta de um Povo Por Sua Moeda” – Miriam Leitão
Editora: Record
Preço: R$ 49,90
Formato: 16x23cm
Páginas: 476 + encarte de 26 páginas
ISBN: 978-85-01-08871-0

Iveco e Sempre um Papo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Iveco e o Sempre Um Papo levam a Sete Lagoas diversidade, cultura e conhecimento nos encontros do público com os convidados. O Sempre um Papo integra as ações do Próximo Passo, o programa de sustentabilidade da Iveco, em que pratica ações de curto e longo prazo para fortalecimento da cidadania e sustentabilidade nas comunidades próximas à fábrica, localizada em Sete Lagoas. Júnea Sá Fortes, coordenadora do Próximo Passo, acredita no benefício gerado por esses encontros para a população setelagoana. “O intuito de realizar o Sempre um Papo em Sete Lagoas é exatamente oferecer conhecimento e entretenimento para o público. Em 2011 buscamos trazer nomes que pudessem falar sobre temas diversos, que estejam de acordo com o atual cenário de desenvolvimento da cidade”, afirma. Somente em 2011 mais de mil pessoas já passaram pelo Sempre um Papo em Sete Lagoas, em três edições: com os jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Juca Kfouri, e com o cientista político Sérgio Abranches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário