diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ARTE NO PARQUE ESTREIA EM SETE LAGOAS

Arca de Noé - foto Glênio Campregher


Giramundi - foto Cláudia Assunção


Girafulô - foto Cláudia Assunção


A família inteira vai ter um ótimo motivo para sair de casa. Na próxima sexta-feira chega a Sete Lagoas o Arte no Parque. Durante três sextas seguidas, 26 de agosto, 02 e 09 de setembro, a população poderá assistir, gratuitamente, espetáculos cênico-musicais na Feira de Artes e Artesanatos da Lagoa Paulino.

O projeto Arte no Parque é patrocinado pela Siderpa (Siderúrgica Paulino Ltda), através de recursos captados via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem apoio da Secretaria de Cultura e Comunicação e da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas. Sua origem remete ao ano de 2009 quando foi inscrito no edital. De lá para cá recebeu adaptações e prevê a realização de três apresentações teatrais em Sete Lagoas e uma em Belo Horizonte, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro da cidade. “A ideia é proporcionar acesso gratuito à cultura e contribuir com o desenvolvimento dos sensos crítico e estético, da criatividade, da curiosidade e da autoestima da criançada e toda a família”, descreve a PóloBH, produtora executiva do projeto.

A primeira edição contará com a apresentação do espetáculo “Girafulô” do grupo Tal Cia de Teatro, dirigido por Márcio Gato. A força do musical está na integração entre atores e platéia. Quem for assistir, com certeza se verá em meio a cirandas, cantarolando canções de outrora. “Imaginem nossos avós brincando com nossos pais, brincando conosco e com nossos filhos. Todos de mãos dadas, cantando cirandas... São músicas que passaram de geração em geração e que guardamos em nossas memórias emotivas. Nossa caixinha de música está só adormecida. É só abrir, conectar, dançar e abraçar”, resume Márcio Gato no portal da companhia de teatro. O elenco é formado por Márcio Gato - brincante e voz; a cantora e atriz Lílian Nunes - voz; Caio Gracco - baixo; Guto Ferreira – bateria; e Sérgio Carvalho - violão e voz.

As duas próximas edições do Arte no Parque acontecem nos dias 02 e 09 de setembro. No dia 02 a apresentação fica por conta da cantora Ana Cristina, responsável pelo projeto Caravana Poética e pelo espetáculo Histórias da Arca, construído com a obra de Vinícius de Morais. Acompanhada pelos músicos Caio Gracco – baixo, arranjos e direção musical; Cláudio Moraleida – violão e cavaquinho; Rogério Delayon – violões e Serginho Silva – percussão, o espetáculo é promessa de muita interação. Além dos instrumentos convencionais, todos tocam brinquedos e cantam também, em intervenções pra lá de divertidas.

No dia 09 de setembro, a Tal Cia de Teatro dirigida por Márcio Gato volta ao palco com o espetáculo “Giramundi”. Nesta apresentação, o grupo faz o convite à platéia para mergulhar em músicas folclóricas cantadas em outras línguas, que em comum, guardam a mensagem da alegria, união, infância e família. No elenco Márcio Gato - brincante e voz, Ana Cristina - voz; Caio Gracco - baixo; Guto Ferreira – bateria; e Sérgio Carvalho - violão e voz.
Está dado o recado. A população de Sete Lagoas nas próximas sextas terá a oportunidade de conferir espetáculos de qualidade, gratuitamente, na Feira de Artes e Artesanatos da Lagoa Paulino, sempre a partir das 19h30. Vale a pena levar toda a família.

Patrocínio

A Siderpa - Siderúrgica Paulino Ltda. atua na produção de ferro gusa desde 1970, produzindo Ferro Gusa Nodular e Ferro Gusa Nodular Especial. Fundada em Sete Lagoas, onde se localiza seu parque industrial, possui fazendas em onze municípios, onde produz cem por cento de seu consumo de carvão vegetal com a exploração de florestas plantadas de eucalipto.Credenciada pela Fundação ABRINQ como EMPRESA AMIGA DA CRIANÇA, atua no apoio e manutenção de cinco instituições de apoio e sustento de crianças e adolescentes no município de Sete Lagoas.A preocupação com a educação é prioridade da empresa. Além de ações na área cultural, é responsável pela distribuição de material escolar aos filhos de funcionários e às crianças e jovens atendidos pelas instituições apoiadas. Através de leis de Incentivo foram doadas 20 bibliotecas nos últimos dois anos, além do patrocínio a publicação de livros, peças teatrais e shows musicais, todos com acesso gratuito à população.
Mais sobre os espetáculos:

GIRAFULÔ - TAL CIA DE TEATRO - MÁRCIO GATO

A Tal Cia de Teatro foi criada em 1994. “Girafulô” é um espetáculo cênico musical que apresenta músicas de domínio público, com arranjos modernos em ritmos variados. As cantigas de roda e dança circulares de várias partes do mundo são comandadas pelo personagem Cuchi Cheirador, criado pelo brincante Márcio Gato. Girafulô encanta crianças eadultos e estimula a aproximação e a afetividade de maneira saudável e lúdica. O público faz uma viagem à infância, se conecta com a alegria e se diverte com as atividades de estímulo ao respeito ao ser humano e ao meio-ambiente.

HISTÓRIAS DA ARCA – ANA CRISTINA

Ana Cristina apresenta “Histórias da Arca” - revisita a obra de Vinicius de Moraes agradando crianças e adultos. No roteiro, canções de dois dos CDs da trilogia (lançados em 2005 e 2007 respectivamente) costuradas por um texto lúdico e singelo, de autoria da cantora. Mais que interpretar as canções com nova roupagem, a proposta da cantora é envolvê-las em um roteiro, dando um sentido a mais ao espetáculo. O show e os CDs têm arranjos e direção musical de Caio Gracco. Os textos são de Ana Cristina que, além de cantar, "toca" vários brinquedos: sinetas, pandeirinhos, gatinhos de plástico e rói-rói. O show tem cenário de Ana Fernandes, que criou os personagens em tamanho grande, com confecção de fundo e figurinos de Solange Otto.

GIRAMUNDI

Baseado em pesquisa de repertório, composições e arranjos musicais em diversos países do mundo, remete à cultura da infância de cada localidade. No espetáculo são cantadas músicas que as crianças brincam em suas comunidades de origem. Canções em idiomas diferentes como Tupi-Guarani, português, espanhol, italiano, inglês e mantra israelita.

A data de realização do em Belo Horizonte será confirmada no início de 2012. No próximo ano, o Arte no Parque contará com a parceria da Fundação Clóvis Salgado através da cessão do palco da série Concertos no Parque.

Confira vídeos e mais fotos dos espetáculos nos sites:
www.talcia.com.br
www.caravanapoetica.com.br

SERVIÇO:
Projeto Arte no Parque
Datas: 26 de agosto, 02 e 09 de setembro (sextas-feiras)
Horário: 19h30
Local: Feira de Artes e Artesanatos da Lagoa Paulino – Sete Lagoas
Censura: livre
Acesso: gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário