·
Show
car Duster Oroch, Renault inova com uma picape com espaço para cinco pessoas e
DNA de utilitário-esportivo
·
Carro-conceito
Kwid, divertido e tecnológico
·
Novo
Fluence 2015, referência no segmento com mais conectividade e novo design
mundial da marca
·
Novo
Sandero Stepway, uma proposta versátil e com design ousado do líder do segmento
O design Renault, uma das características
mais fortes da marca, vai chamar a atenção dos visitantes na 28ª edição do
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Uma das estrelas da mostra é o
show car Duster Oroch, desenvolvido pelo Renault Design América Latina (RDAL),
uma interpretação da marca de uma picape derivada de um SUV (Sport Utility
Vehicle) com amplo espaço para cinco pessoas. Outro destaque é o divertido e
tecnológico carro-conceito Kwid, projeto concebido pelas equipes de estilo da
marca em vários países, liderado pelo centro de design do Brasil, com a missão
de explorar novos mercados.
A
Renault lançou ainda dois produtos: o Novo Fluence 2015 e a nova geração do
Sandero Stepway, que chegam ao mercado junto com o Salão. Em comum, trazem o
estilo marcante, seguindo a nova identidade visual da marca – criada por Laurens
van der Acker, Vice-Presidente Sênior de Design do Grupo Renault.
O DNA
esportivo da marca é representado pelo Megane R.S., desenvolvido pela Renault
Sport, e pela lendária Lotus-Renault F1 preta e dourada modelo 95T de número
12, com motor Renault V6 turbo de 750 cv de potência. O monoposto é uma
homenagem da marca ao piloto Ayrton Senna, que ganhou a sua primeira corrida na
F1 com um carro igual a este, em 1985, numa histórica disputa no circuito de Estoril,
Portugal.
O
visitante pode ver também as quatro gerações de motores desenvolvidos e
construídos pela Renault Sport F1, que abasteceram diversas equipes em 37 anos
de Fórmula 1. Nesse período, a divisão de competição da marca cumpriu uma
invejável trajetória de vitórias, acumulando 12 títulos mundiais de
Construtores e 11 de Pilotos.
No nicho de esportividade, a Renault
apresenta, ainda, o Twizy Renault Sport F1, primeiro carro elétrico de série da
marca a abrigar a tecnologia desenvolvida para as pistas de corrida.
Ao lado desses modelos, confirmando a
dedicação da marca com a mobilidade sustentável, o público confere o compacto
Zoe e o urbano de dois lugares Twizy, carros 100% elétricos que integram a
linha de modelos zero emissão (Z.E.) da Renault. Vale ressaltar que, no Brasil,
a Renault já vendeu cerca de 70 unidades de veículos Z.E. desde meados de 2013,
sendo a marca que mais estabeleceu parcerias envolvendo carros 100% elétricos
com instituições públicas e privadas no País.
Outra
novidade da linha 2015 é a série limitada Exclusive do Logan, com acabamento
mais refinado e que também faz a sua estreia no Anhembi.
De maneira didática, o público também pode
conferir o funcionamento do câmbio automatizado EASY’R, recém-lançado no Logan
e Sandero, que economiza cerca de 20% de combustível na comparação com o câmbio
automático convencional (com conversor de torque).
O estande traz ainda a Boutique Renault,
onde os visitantes podem comprar peças de roupas, objetos de uso pessoal,
miniaturas e brinquedos com as grifes Renault e Renault Sport.
Show car Duster Oroch
Concebido
pelo Renault Design América Latina (RDAL), um dos cinco centros de design da
marca no mundo, localizado em São Paulo, o modelo é mais uma proposta de
estilo, como tem acontecido nas últimas três edições do Salão Internacional do
Automóvel de São Paulo. Com o show car Duster Oroch, a marca exibe um produto
inovador, criado para o lazer, com bastante espaço para cinco pessoas e a
robustez de um SUV.
O show
car é apresentado em exclusiva cor branca acetinada, com um toque personalizado
de laranja, e está caracterizado com visual aventureiro, sendo ideal para a
prática de esportes radicais, no caso o kitesurf. A parte dianteira valoriza a
identidade da marca e desenvolve aspectos explorados anteriormente com o
D-Cross Concept, uma reedição do Duster no Salão de São Paulo de 2012. Tanto na
dianteira como na traseira, os amplos para-lamas dão robustez e força ao
veículo.
Os
racks de teto são perfeitamente integrados ao design do veículo e protegem o
teto panorâmico de vidro, que proporciona grande luminosidade. O santantônio,
equipamento característico das picapes, foi especialmente estudado para o
transporte de pranchas de kitesurf, permitindo preservar o espaço para a carga
na caçamba. O dispositivo oferece proteção ideal para levar equipamentos esportivos.
Duas
câmeras traseiras equipam o veículo por fora e filmam as atividades de lazer.
As imagens podem ser visualizadas numa tela dentro do carro. Com ângulo de
visão de 80º a 140º, as câmeras dão a sensação de estar em perfeita sintonia
com o mundo externo.
O
ótimo espaço interno, a maior altura do solo, as grandes rodas (255x60 R18) e
os protetores laterais são alguns dos elementos que fazem do show car Duster Oroch uma picape pronta para qualquer
aventura.
O
painel de instrumentos é equipado com uma tela multimídia que permite ver, em
tempo real, as imagens capturadas pelas duas câmeras instaladas na traseira da
cabine dupla, na parte externa do veículo. As câmeras são controladas por um
comando rotativo, que fica ao lado do passageiro, no console central.
Os
assentos usam a nova tecnologia “Cover Carving Technology”, utilizada nos novos
Logan e Sandero, que é uma camada adicional de espuma que permite utilização
intensiva, acabamento de melhor qualidade e design exclusivo.
As
cores e os materiais se inspiram em equipamentos usados na prática de esportes
aquáticos. Detalhes coloridos, como laranja fluorescente, iluminam o ambiente
na tonalidade carbono escuro. O aspecto de algumas peças – o painel de
instrumentos, os painéis das portas e dos assentos – lembra o neoprene dos
trajes de surfe.
Kwid Concept
Com
ares de buggy, o Kwid Concept é ao mesmo
tempo tecnológico e versátil, graças às suas portas que remetem às asas de um
besouro e ao drone que está acoplado ao carro. Esta é a primeira vez que um
droneP é associado a um veículo, podendo enviar imagem em tempo real aos
ocupantes através de uma câmera de alta definição acoplada à sua estrutura.
Assim, pode mostrar a situação do trânsito, tirar fotos de paisagem ou detectar
obstáculos pelo caminho.
O
quadro de instrumentos e o volante do Kwid ficam no centro da cabine, e o
motorista dirige sentado entre os passageiros da frente. A troca de marchas é
feita por um botão localizado no painel.
Com
design externo divertido e dinâmico, o Kwid Concept foi concebido para as
necessidades dos jovens clientes que são ainda mais antenados em tecnologia. É
o primeiro carro-conceito concebido pelas equipes de estilo da marca em vários
países, liderado pelo Brasil, com a missão de explorar novos mercados fora da
Europa.
Novo Fluence 2015
Reconhecido
como um dos melhores sedãs médios do País, o Fluence 2015 oferece tudo o que os
exigentes clientes deste segmento desejam, como o moderno motor 2.0 16V Hi-Flex
(143 cv com etanol), câmbio automático CVT X-Tronic, além de todo o pacote de
segurança com ESP (controle de estabilidade), ABS com EBD e até seis airbags.
Porém,
o Fluence 2015 se destaca no prazer ao dirigir e, ainda, pelos práticos itens
de tecnologia que facilitam o dia a dia, como a exclusiva função walk away
closing, que permite o travamento das portas e o recolhimento automático dos
retrovisores sem que o motorista faça qualquer movimento, basta se afastar do
veículo.
Já o
sistema hands free permite a abertura das portas e partida do motor com maior
liberdade, sem a necessidade de uma chave de contato do veículo.
O
Fluence 2015 chega com a moderna e prática central multimídia R-Link, com GPS
integrado e a novidade do reconhecimento de voz. O modelo traz, ainda, um
design moderno e atraente, seguindo a nova identidade visual da Renault, além
de iluminação diurna com LEDs no para-choque, novas rodas de liga leve e a
inédita cor Preta Ametista.
O
Salão do Automóvel é palco também para a apresentação de um estudo feito pelo
Renault Design América Latina (RDAL) de como ficaria a versão GT Line do Novo
Fluence 2015. O veículo exposto traz um pacote aerodinâmico composto por
spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, aerofólio na tampa do
porta-malas e extrator de ar no para-choque traseiro, que dão ao sedã um visual
mais esportivo, na medida certa, sem exageros. Destacam-se também o novo
desenho das rodas aro 17 polegadas.
Novo Sandero Stepway
O Novo
Sandero Stepway, que está sendo lançado no Salão Internacional do Automóvel de
São Paulo, tem visual ousado, bom nível de equipamentos, posição de dirigir
elevada, conforto e versatilidade na condução, seja no dia a dia das grandes
cidades, graças à sua maior altura do solo, seja no lazer do fim de semana.
Tudo isso, mantendo qualidades já consagradas, como o maior espaço interno e
porta-malas do segmento, além de robustez e garantia de fábrica de três anos.
O
visual externo do Novo Sandero Stepway chama a atenção pela imponência típica
dos SUVs e pelos detalhes que dão ao mesmo tempo ousadia e sofisticação. Na
dianteira, o para-choque exclusivo desta versão transmite força pelos detalhes
em preto e na parte inferior com o acabamento em tom prata. Os faróis com
máscara negra, juntamente com os faróis de neblina, completam o conjunto.
Nas
laterais, os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia
lateral também em preto, transmitem robustez e personalidade. Outro destaque da
lateral são as novas rodas de 16 polegadas. Na traseira, além do para-choque
com parte inferior em preto e acabamento em prata, se destacam as lanternas
com máscara negra e os refletores no
para-choque, que dão mais força ao visual. As barras do teto com o acabamento
em duas tonalidades conferem um toque de sofisticação.
Já no
interior as diferenças são os novos bancos, mais confortáveis e anatômicos, com
detalhes de design nas costuras. A cor laranja no acabamento interno confere um
toque sutil e especial, com destaque para as saídas de ar laterais e o painel
de instrumentos, que também tem contornos com preto brilhante. Outro detalhe na
cor laranja e que chama a atenção é a inscrição “Stepway” no raio inferior do
volante, imprimindo um toque de sofisticação. O painel central todo em preto
brilhante também contribui para o visual sofisticado do modelo.
Assim
como os novos Logan e Sandero, o design da nova versão Stepway foi desenvolvido
com a participação do Renault Design América Latina (RDAL).
Ter
soluções inteligentes, intuitivas e fáceis de usar é o que a Renault está
sempre oferecendo. Prova disso é o equipamento de série Media NAV 1.2, com tela
sensível ao toque de sete polegadas integrada ao painel, que traz as novas
funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e
visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do
ar-condicionado automático.
A
função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso,
levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da
velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring,
está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais
econômico.
O Novo
Sandero Stepway traz ainda de série piloto automático (limitador e controlador
de velocidade). O limitador evita que o motorista, inadvertidamente, ultrapasse
a velocidade máxima permitida na via. Mesmo que o acelerador continue
pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor. Em caso
de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o
limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
Outros
itens que equipam o modelo e aumentam o conforto a bordo são os espelhos
retrovisores e os vidros traseiros com acionamento elétrico – itens até então
só disponíveis como opcionais na versão Stepway e que agora são de série.
O
Sandero Stepway chega com o motor 1.6 8V Hi-Power e opção de câmbio manual ou automatizado EASY’R, ambos de cinco
marchas. Esse motor gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com
gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina. Um
fator importante é a disponibilidade do torque a partir de 1.500 rpm,
garantindo agilidade e retomadas de velocidade mais rápidas.
ESPORTIVIDADE
Megane R.S.
Desenvolvido
pela Renault Sport, a divisão de competição e esportiva da marca, o Megane R.S.
é equipado com o potente motor 2.0 16V turbo de 265 cv, que associado ao câmbio
mecânico de seis marchas e diferencial de deslocamento limitado, lhe confere
elevado desempenho e esportividade.
O
modelo é o atual detentor do recorde de volta mais rápida para carros de rua
com tração dianteira no famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha.
O
interior do Megane R.S. traz detalhes e acessórios exclusivos, como bancos
esportivos Recaro, rodas de liga leve com aros de 19 polegadas de diâmetro,
pneus especiais que suportam alta velocidade e freios dimensionados
Brembo.
Lotus Renault F1 95T
A icônica Lotus Renault preta e dourada modelo
95 T, impulsionada pelo motor turbo Renault EF4, de seis cilindros em “V” e 750
cv de potência, é um dos modelos mais lembrados pelos aficionados por
automobilismo e principalmente pelos brasileiros. Foi com um carro idêntico a
este que em 1985 o piloto brasileiro Ayrton Senna conseguiu sua primeira
vitória na Fórmula 1. Foi no GP de Portugal, no lendário circuito do Estoril,
debaixo de chuva.
A Renault fez sua estreia na Fórmula 1 com uma
equipe própria em 1977, onde inovou com a tecnologia dos motores
turbocompressores. A Lotus, uma das principais escuderias da F1 encomendou os motores V6 turbo da Renault em agosto de
1982, o que marcou a entrada da Renault no seleto grupo de fornecedores de
motores da principal categoria do automobilismo mundial.
A marca utiliza seus laboratórios de pesquisas
espalhadas no mundo todo e aproveita, ainda, a expertise de 37 anos de Fórmula
1, com 12 títulos mundiais de Construtores e 11 vezes campeã de Pilotos na
categoria.
Motores de Fórmula 1
Como
em uma linha do tempo, a Renault exibe o primeiro motor da era turbo, o V6 1.5
litro de 800 cv, utilizado na categoria de 1977 a 1986, responsável pela
conquista de 20 vitórias e 50 pole positions;
o V10 3.0 de 930 cv, que virou referência nas pistas de F1 de 1989 a
2005 ao obter 6 títulos de Pilotos, 7 títulos de Construtores, além de 85
vitórias e 97 pole positions; o V8 2.4 de 750 cv, que impulsionou várias
equipes de 2006 a 2013, considerado uma história de sucesso por sua excelente
performance e a conquista de 5 títulos de Pilotos, 5 de Construtores, 60
vitórias e 66 pole positions; e ainda o estreante V6 1.6 turbo e elétrico, de
600 cv de potência, que atualmente é utilizado pelo tetracampeão mundial de F1
Sebastian Vettel, da Red Bull Racing Renault.
Esta
atual unidade de propulsão, conhecida como Energy F1-2014, traz o inédito
sistema de recuperação de energia cinética (MGS-K), desenvolvido pela Renault,
que reaproveita a energia dispendida nas frenagens para abastecer um motor
elétrico, disponibilizando 160 cv extras nas ultrapassagens. Essa mesma
tecnologia, de motores “downsizing”, de máxima eficiência energética, com
elevado desempenho e reduzido consumo de combustível, também está presente nos
modelos de linha da Renault.
Twizy Renault Sport F1
O
Twizy Renault Sport F1 é mais que um carro elétrico conceito. O modelo se
revela um exemplo de como é possível transferir para um veículo de série a
tecnologia empregada em carros de corrida.
Derivado
do Twizy Z.E., o Twizy Renault Sport F1 mostra estilo inconfundível e
desempenho de esportivo. O carro traz várias inovações desenvolvidas pelos
engenheiros da Renault Sport Technologies e Renault Sport em diversas
categorias nas pistas da Europa.
Externamente,
o Twizy Renault Sport F1 é dotado de asas estabilizadoras, túnel de ar sob o
assoalho, pneus slick e difusor traseiro que abriga lanterna de chuva,
demonstrando claramente sua inspiração na categoria máxima do automobilismo.
Por dentro, o cockpit incorpora barras anticapotagem, banco de competição, e
volante derivado da Fórmula 1.
Na
parte mecânica, a maior inovação é a introdução do sistema de recuperação de
energia cinética (batizado pela Renault de MGS-K, também conhecido como KERS),
utilizado atualmente na F1, e do qual a Renault foi uma das precursoras em
2009. O dispositivo atua como gerador de energia quando o carro está em
movimento e como um motor elétrico extra acoplado à transmissão, que devolve
temporariamente a energia acumulada às rodas, funcionando como um booster. Ou
seja, quando o dispositivo é acionado a potência aumenta cerca de seis vezes e
o Twizy Renault Sport F1 se transforma num pequeno foguete: salta de 17 cv para
97 cv, fornecendo ao carro 80 cv a mais por cerca de 13 segundos. Com essa dose
extra de energia, é capaz de atingir instantaneamente 110 km/h, imprimindo uma
aceleração de 0 a 100 km/h equiparável à do Megane R.S., o modelo de série da
Renault mais rápido na atualidade.
CARROS ELÉTRICOS: O FUTURO É AGORA
Zoe e Twizy
Para a
Renault, o carro elétrico não é o futuro, é o agora. Líder mundial na
comercialização de veículos elétricos no âmbito da Aliança Renault-Nissan, a
Renault traz o compacto Zoe e o urbano Twizy, que compõem a linha zero emissão
da marca. Lançados em 2012 na Europa, esses modelos rodam no Brasil desde 2013
por meio de parcerias com empresas de serviços públicos, distribuidoras de
energia e prefeituras.
Ambos
integram projetos públicos e privados de mobilidade urbana do país, como o
Curitiba Ecoelétrico e Brasília Ecomóvel, que já contribuíram, em apenas três
meses de operação, com a redução de 4 toneladas de emissão de CO2 na atmosfera.
O Zoe,
líder de vendas em seu segmento na Europa, é um hatch compacto familiar para
quatro pessoas, que mantém o mesmo design e conforto da sua versão com motor
convencional. Além de econômico, o carro possui autonomia superior a 210
quilômetros. Seu motor elétrico rende 88 cv de potência e 22,4 kgfm de torque,
e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 13 segundos. O Zoe ainda é
equipado com sistema multimídia, com tela touch screen e comandos no volante.
Já o
Twizy, menor e mais leve que o Zoe e com apenas dois lugares, é projetado para
uso estritamente urbano. Pequeno, ágil e versátil, se encaixa em qualquer vaga
e pode ser estacionado perpendicularmente à calçada. Alimentado com baterias de
íon de lítio, seu motor elétrico dianteiro tem 20 cv de potência e 7,1 kgfm de
torque. A velocidade máxima vai até 85 km/h e a autonomia atinge até 100
quilômetros.
A
Aliança Renault-Nissan é líder mundial no segmento de veículos zero emissão,
com mais de 176 mil veículos elétricos vendidos em todo o mundo. É o único
grupo automotivo com uma gama completa de veículos 100% elétricos e investe 4
bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia.
LINHA 2015
Série Limitada Logan Exclusive
Marcada
pelo sucesso comercial, a nova geração do Logan é apresentada no Salão do
Automóvel com a série limitada Exclusive, que começa a ser vendida em novembro.
O
Logan Exclusive traz de série ar-condicionado automático, Media NAV 1.2, rodas
de liga leve 15 polegadas, piloto automático, câmera de ré (com imagem na tela
do Media NAV 1.2), bancos em couro e vidro elétrico do motorista “one
touch”.
Visualmente,
as diferenças do Logan Exclusive são as rodas pintadas na cor “dark metal”, os
retrovisores em preto brilhante e os adesivos “Exclusive” nas laterais. Por
dentro, as novidades são o painel em um tom de cinza mais escuro e a inscrição
“Exclusive” no volante.
Com
motor 1.6 8V, o Logan Exclusive pode ter câmbio manual ou automatizado EASY’R,
ambos de cinco marchas, e será vendido em apenas quatro cores: branca, preta,
prata e cinza.
Novo
Sandero
A nova
geração do Sandero, lançada em julho, e que apenas um mês após o lançamento já
estava na lista dos carros mais vendidos do Brasil, também está no Anhembi. O
visitante pode conferir duas versões Dynamique: uma com câmbio mecânico e outra
com câmbio automatizado EASY’R.
Referência
em robustez e com maior espaço interno e porta-malas do segmento, o Sandero
agrada tanto às famílias como aos jovens solteiros, que procuram um carro
bonito, prático e equipado. Graças ao Media NAV 1.2 (central multimídia que
oferece GPS, sistema de som, Bluetooth e as funcionalidades Eco-Coaching e
Eco-Scoring), o Sandero também chama a atenção dos mais conectados que não
abrem mão da tecnologia.
O Novo
Sandero trouxe para o segmento, que é o principal do mercado brasileiro e
corresponde a 50% das vendas de automóveis de passeio, equipamentos até então
inéditos, como Media NAV, ar-condicionado automático e piloto automático.
Duster
Um dos
utilitários-esportivos compactos mais vendidos do país,
com cerca de 140 mil unidades comercializadas,
o Duster chega à linha 2015 mantendo características como robustez,
espaço interno, versatilidade e design, que fazem do modelo da Renault um
sucesso de público. As versões exibidas no Salão são a Dynamique 4X4, que
representa toda a capacidade off road do modelo.
O
Duster está disponível com duas opções motores: 1.6 16V Hi-Flex e 2.0 16V
Hi-Flex; duas de tração: 4x2 ou 4x4; e duas de câmbio: 6 marchas manual ou
automático.
Boutique Renault
Para os apreciadores dos modelos da marca,
o estande disponibiliza a Boutique Renault, onde os visitantes podem comprar
relógios, camisetas, camisas, casacos, jaquetas com a assinatura Renault Sport,
além de chaveiros, mochilas, pastas de notebooks ostentando o logotipo do
fabricante, e ainda miniaturas em escala de carros elétricos e carros de
competição da Renault, e brinquedos para crianças.
Estande
Para
mostrar tantas novidades, a Renault montou no Salão Internacional do Automóvel
de São Paulo um estande especial de 2.000 m², de concepção ousada e
distribuição espacial inusitada. Exibido pela primeira vez no Salão de Paris de
2012 e replicado nos autoshows de Genebra, Xangai e Frankfurt, sua arquitetura
segue o conceito “The Bump”, premiado em 2013 pelo Conselho Alemão de Design e
pelo Red Dot Design Award. Seu layout moderno – inédito no Brasil – é ao mesmo
tempo clean e acolhedor, e passa a sensação de movimento.
Por
este conceito arquitetônico, os veículos são dispostos em círculos
concêntricos, em torno da colina dotada de plataforma giratória no topo, onde
ficam expostos os principais destaques da marca no Salão. Desta forma, os
modelos podem ser vistos de todos os lados do estande, seja qual for a posição
do visitante, conferindo ao público uma experiência tridimensional marcante.
Fonte: Assessoria de Imprensa Renault.
Nenhum comentário:
Postar um comentário