ü Kicks
Concept faz sua estreia mundial em São Paulo
ü Design
moderno desse crossover urbano compacto premium indica possível modelo de
produção para mercado brasileiro
ü Kicks
Concept reflete vibração e seriedade do mercado brasileiro
ü Arrojo,
tratamento de cor diferenciado, porte marcante e atenção aos detalhes ressaltam
linhas limpas da carroceria
ü Sob
a liderança do Centro Global de Design da marca, no Japão, e concebido em
colaboração mundial, estilo também recebeu ideias do novo estúdio Nissan Design
America Rio
A Nissan do Brasil apresentou o inédito e
arrojado Nissan Kicks Concept no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo,
o maior e mais prestigiado evento do setor da América Latina, que ocorreu de 30
de outubro a 9 de novembro. O crossover urbano compacto premium Kicks Concept é
o segundo produto da Nissan criado exclusivamente para o mercado brasileiro,
sucedendo o radical Nissan EXTREM Concept, um dos produtos que mais chamaram a
atenção no evento de São Paulo há dois anos.
“O novo Nissan Kicks Concept leva a fantasia pura do
Nissan EXTREM a um nível muito próximo da realidade – e possivelmente a um futuro
veículo de produção”, afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil. “Enquanto o EXTREM era
exagerado nas linhas, como o próprio nome sugere, o Kicks Concept adiciona
elementos de robustez e segurança que são altamente apropriados aos brasileiros
em rápida ascensão na carreira.”
Criação e
Conceito
Com o Centro Global de Design
da Nissan, no Japão, liderando os trabalhos, o conceito e a criação do Kicks
Concept foram uma colaboração entre o Nissan Design America (NDA), localizado em San Diego,
nos Estados Unidos, e o Nissan Design America Rio (NDA-R), o estúdio satélite
de design da Nissan inaugurado recentemente na sede da Nissan no Brasil, na
cidade do Rio de Janeiro.
“O projeto do Kicks Concept tem sido um exemplo
extraordinário de como nossa rede global de design trabalha na criação de
veículos que são adequados às regiões nas quais eles serão vistos e apreciados.
Para esse carro-conceito nós invocamos nosso time no novo estúdio de design no
Rio de Janeiro para usar a expertise e a experiência local”, diz Shiro
Nakamura, Vice-Presidente Mundial de Design e Chief Creative Officer da Nissan. “Esse tipo de colaboração entre
os estúdios há muito tempo tem sido uma das forças da Nissan e é a chave para
nossa liderança em design.”
Explicando o pensamento por trás do conceito, ele
acrescenta: “Ao mesmo tempo em que o Kicks Concept pega emprestado algumas
influências do EXTREM, quisemos explorar uma perspectiva nova e inesperada do
futuro do segmento de crossovers urbanos no mercado brasileiro.”
“O Kicks tem a intenção de ser um pouco mais maduro e
cheio de ideias que o EXTREM. É divertido para dirigir, mas, ao mesmo tempo, um
veículo sério. É desenhado para ter uma aparência de carro premium marcante, que cativa o olhar, e ser um veículo cujos
proprietários ficariam orgulhosos de ter e dirigir”, afirma Shiro Nakamura.
“O Brasil tem uma mistura de pessoas e culturas que
cria uma variedade de estilos, sabores e gostos”, explica Mamoru Aoki, Diretor
Executivo de Design da Nissan. “No desenvolvimento do Kicks Concept, buscou-se
criar um design que é aspiracional, mas ao mesmo tempo real – um veículo que é
robusto o suficiente para lidar com a realidade das estradas brasileiras, mas
que também é alegre, sofisticado e útil para o dia a dia.”
Para chegar a atingir este objetivo, os designers
vislumbraram o ponto ideal entre um utilitário esportivo compacto e um carro
com bom desempenho. O design precisava ser moderno e novo, não apenas ser algo
parecido com um sedã com rodas maiores; ter uma posição elevada de condução e
um revestimento que segurasse o corpo de forma firme nos assentos. “O Brasil é
um país onde as pessoas têm uma conexão pessoal com seus veículos, então o
Kicks Concept tinha de ter uma personalidade forte logo de cara”, acrescenta
Aoki.
A cor e o design dos materiais foram fundamentais na
criação do conceito do Kicks Concept, e o resultado final foi obtido com
valiosas informações da equipe do estúdio satélite do Rio de Janeiro. Enquanto
o EXTREM trazia um laranja forte e brilhante chamado ‘Solar Cortex', o Kicks
Concept tem abordagem mais sutil nas cores, mas que é igualmente forte.
Sobre a escolha da cor do Kicks, o design chefe do
estúdio do Rio de Janeiro, Robert Bauer, explica: “Cores como o cinza são muito
populares no Brasil, representando seriedade e sofisticação da sociedade urbana.
Então, o Kicks Concept tem cor com acabamento superior, que nós batizamos de
‘Liquid Satin Titanium’”.
“Mas nós também quisemos que o carro expressasse
coisas que fazem a vida especial. Então o Kicks Concept ganhou no teto, rodas e
outras partes pinceladas ousadas de um laranja vivo e profundo chamado ‘Rio
Sunset’.
Escultural com
uma estrutura dinâmica
Como veículo destinado a enfrentar o trânsito, o
estresse e o pavimento das ruas e estradas brasileiras, o Kicks Concept
precisava de uma base bem sólida. Seu porte, visto de todos os ângulos, está
firmemente postado no chão como se estivesse sempre pronto para “atacar”.
“Enquanto a Nissan Frontier tem porte que pode ser
comparado ao de um levantador de peso e o Nissan GT-R ao de um corredor de alta
performance, o Kicks Concept parece mais um lutador de Brazilian Jiu-jitsu – preparado para agir e preciso em cada
movimento”, explica Aoki.
As proporções vistosas ajudam o Kicks Concept a passar
a sensação de segurança e robustez, com rodas posicionadas nas extremidades,
teto e linha de cintura elevados, vidros que envolvem totalmente a carroceria e
um grande vão livre do solo.
Além do porte ‘parrudo’, o Kicks Concept também
oferece uma interação dinâmica e inovadora entre sua carroceria escultural na
parte superior e a estrutura dinâmica de sua parte inferior, com um corte
brusco da frente e uma poderosa finalização na traseira.
A chave para o bem-sucedido visual em movimento está
no uso único de texturas e materiais. As soleiras, por exemplo, utilizam painel
escuro que projeta a sensação de que o Kicks Concept está pronto para quaisquer
pavimentos e, então, afina até desaparecer no final do carro.
A carroceria também incorpora diversos elementos que
trazem a assinatura do design atual da Nissan. Entre elas a grade em V que
projeta movimento, faróis em forma de bumerangue, teto “flutuante” que envolve
o carro e linhas dinâmicas na superfície. A linha de ombro apresenta uma
variação do design encontrado em diversos novos produtos da Nissan e em
carros-conceito, como o Murano e o Sport Sedan Concept, por exemplo. A linha da
abertura na frente começa acima das rodas e vai para trás, enquanto uma segunda
linha acentuada sai abaixo dos retrovisores e sobe gradativamente até as
lanternas, que são em forma de bumerangue. A linha de cintura tem uma fina
moldura cromada, com retrovisores que parecem flutuar, mas estão fixados na
extensão de uma moldura lateral.
Outra assinatura atual do design da Nissan é o estilo
“greenhouse” dos vidros laterais, também encontrado no Murano e no Sport Sedan
Concept. No Kicks Concept estes vidros são envolventes e brilhantes, ocultando
a coluna B. O formato afunila na parte traseira, dando à carroceria uma
aparência de ser curta, em contraste com a parte inferior mais robusta.
O estilo “flutuante” do teto reforça a leveza da
estrutura da carroceria. O teto fino na cor ‘Rio Sunset’ chama a atenção para a
forma de lança da parte superior, quase proporcionando uma sensação de uma
“nave espacial” que se destaca em um mar de veículos utilitários nas ruas.
Em nenhum lugar a estrutura do Kicks é mais
proeminente do que na parte frontal. A grade utiliza a nova aparência “V-motion”
da Nissan, mas com uma maior sensação de robutez. O posicionamento vertical da
grade é acentuado por um grande logotipo da Nissan e exclusivas barras
horizontais com contrastes fosco e brilhante. A grade foi projetada para
“bater” no capô ao invés de compor, acrescentando assim uma sensação de força e
proteção.
Por baixo, um peito de aço texturizado com toques na
cor ‘Rio Sunset’ ajuda a ‘ancorar’ a carroceria. Logo acima há detalhes que
imitam alumínio, vistos nas laterais e na traseira, dando ao Kicks um apelo
estrutural e masculino. Os faróis de neblina de LED horizontais estão
posicionados na parte inferior do para-choque. As lentes dos faróis principais
trazem detalhes que contrastam com as partes polidas, ressaltando a forma em
bumerangue.
A traseira mantém o estilo “pronto para qualquer
coisa” da dianteira, incluindo o uso de peitos de aço trapezoidais também com
detalhes na cor ‘Rio Sunset’ e saídas de escapamento quádruplas. As lanternas
de LED também em formato de bumerangue expressam um desenho forte e dimensional
com pequenos detalhes no acabamento. Elas assentam na tampa do porta-malas
enfatizando o porte estrutural da traseira.
Para completar o visual “poder com requinte”, rodas de
liga leve de 19 polegadas com seis raios e desenho exclusivo. Três acabamentos
são usados nas rodas e combinam superfícies internas em preto brilhante, tons
de ‘Rio Sunset’ em cada aro e cubos que lembram engrenagens.
“O maior desafio na criação do Kicks Concept foi
combinar sua austeridade com uma forma sofisticada”, disse Aoki. “Foi
necessário dar força ao visual e ao mesmo tempo projetar uma sensação ‘premium’
comum a veículos maiores. Acreditamos que essa abordagem dá ao conceito um
design único e profundo”
Dimensões
Nissan Kicks Concept (mm)
|
|
Entreeixos
|
2.620
|
Comprimento
|
4.300
|
Largura
|
1.800
|
Altura
|
1.600 (incluindo rack de teto)
|
“Estamos ansiosos para saber qual será a receptividade
do público durante o Salão de São Paulo, para saber se haverá uma oportunidade
futura para esse modelo”, adiciona Nakamura. Embora projetado para refletir os
desejos peculiares do mercado brasileiro, nós estamos, claro, considerando se
ele poderia satisfazer as necessidades dos clientes de outros mercados pelo
mundo.”
O nome Kicks tem como objetivo expressar o conceito do
carro, que é combinar agilidade, atitude atlética e ao mesmo tempo seu
comportamento ‘durão’. Também reflete a sua personalidade jovem e energética,
trazendo uma sensação de exuberância para as ruas.
A apresentação mundial do Nissan Kicks Concept no Salão Internacional do
Automóvel de São Paulo acontece em um momento único da Nissan no Brasil. A
marca abriu recentemente um Complexo Industrial em Resende, no Estado do Rio de
Janeiro, com um investimento de R$ 2,6 bilhões, um dos maiores feitos por
qualquer fabricante no país. O Brasil é mercado-chave para a empresa alcançar
uma posição de liderança na América Latina.
Fonte: Assessoria de Imprensa Nissan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário