Ícone
da indústria automobilística mundial, o Nissan GT-R foi uma das principais
atrações do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014. Chamado pela
imprensa especializada de “Godzilla”, o Nissan GT-R é um símbolo de
esportividade e exclusividade sobre rodas que pode ser conferido de perto pelos
brasileiros no estande da Nissan no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os
dias 30 de outubro e 9 de novembro.
O
superesportivo é fabricado exclusivamente na unidade da Nissan de Tochigi
(Japão), com produção limitada a mil unidades por mês. Seu motor V6 3.8
biturbo, que desenvolve 545 cavalos de potência, é produzido artesanalmente na
fábrica de Yokohama (Japão), em uma sala especial livre de poeira, em processo
semelhante à construção de um propulsor de competição feito para a NISMO, a
divisão de motorsports da Nissan.
Cada unidade recebe uma placa personalizada com o nome do engenheiro
responsável por sua produção, conhecido como “Takumi” (mestre artesão, em
japonês).
A
unidade exposta no Anhembi é da linha 2015, que traz novidades como a
recalibração da suspensão para um rodar mais macio; visual aperfeiçoado com a
adoção da tecnologia de LED nos faróis e a reestilização do design das partes
frontal e traseira. Além disso, o interior ganhou novos materiais para realçar
o acabamento premium do modelo e ampliar
o silêncio da cabine. Entre os novos materiais estão o painel de instrumentos
com acabamento imitando carbono e o sistema Bose®
Active Noise Cancellation, que monitora sons do motor e internos para
enviar frequência oposta àqueles considerados indesejados com o objetivo de anulá-los
e, assim, criar uma experiência de condução ainda mais agradável.
O Nissan GT-R conta ainda com o sistema Bilstein DampTronic®, que ajusta os amortecedores
de acordo com as informações dinâmicas para proporcionar forças de
amortecimento adequadas e alto nível de controle em variadas situações de condução.
São três modos à disposição: Normal, Comfort e ‘R’. Os mesmos três estágios de
ajustes estão disponíveis para o sistema de controle de estabilidade VDC e para
a o manuseio da alavanca do câmbio.
A
calibração de frenagem foi refinada para oferecer respostas ainda mais firmes,
principalmente em condições de pavimento molhado. O sistema fornecido pela
Brembo® tem seis pistões frontais e pinças de quatro pistões flutuantes na traseira,
com montagem radial, ao estilo de veículos de competições para minimizar a
flexibilidade dessas peças durante frenagens extremas.
O
avançado motor biturbo VR38DETT V6, de 3.799 cm³, desenvolve 545 cavalos de
potência e torque de 64 kgfm, ambos entre giros de 3.200 a 5.800 rpm. A força
gerada é distribuída às rodas pela avançada transmissão sequencial de dupla
embreagem de seis velocidades, cujas velocidades podem ser selecionadas por
borboletas no volante.
Criada
especialmente para o Nissan GT-R, a plataforma Premium Midship – com carroceria monobloco – permite o uso de eixo
transversal independente na traseira para a tração integral, sistema batizado pela
Nissan de Advanced Total Traction Engineering
System for All-Terrain (ATTESA). Com ele, a transmissão, a caixa de
transferência e a final ficam todas na traseira do veículo, dispensando o uso
dos tradicionais eixos de torção. Isso permite à suspensão operar de forma
independente e tornar ainda mais eficiente a aderência dos pneus. E o torque
pode ser passado totalmente para traseira ou dividido 50% em cada eixo, dependendo
dos dados da velocidade, aceleração lateral, deslizamento dos pneus, da
superfície da estrada e da curva a ser feita.
Toda
a linha do Nissan GT-R 2015 possui sistema de áudio Bose® com onze
alto-falantes, dois woofers virados
para frente na central traseira do apoio de braços central; streaming de áudio
via Bluetooth®; seis airbags; cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
e limitadores de carga; bancos com aquecimento; sistema de navegação por GPS e
display multifuncional com informações sobre boost do turbo, pressão do óleo do motor, temperatura do óleo da
transmissão, distribuição da tração, posição da direção, dos pedais do acelerador
e dos freios. A unidade exposta no Salão do Automóvel de São Paulo é a versão Premium, um dos três acabamentos do
superesportivo (os outros são a Black Edition e a NISMO).
Lenda que nasceu nos anos 1960
A
primeira vez que o nome GT-R (Gran Turismo Racing) surgiu na linha Nissan foi
para batizar a versão de alta performance do sedã Skyline, em fevereiro de
1969. Os engenheiros da Nissan decidiram colocar um motor de alta performance em
um modelo da linha – um 2 litros de seis cilindros e 24 válvulas, que
desenvolvia 160 cavalos de potência e entregava 18 kgfm de torque – e criaram o
Skyline GT2000. Esse propulsor era muito parecido com o GR8 que equipava o
R380, carro de competição produzido pela Prince, empresa adquirida pela Nissan
nos anos 1960 e que produzia o Skyline.
Depois
surgiu o Skyline GT-R, que ficou famoso por atingir 200 km/h de velocidade
máxima, performance que colaborou para que se tornasse uma lenda, com mais de
50 vitórias em provas de automobilismo em dois anos e dez meses, feito marcante
para a história das corridas no Japão. Por conta disso, dizia-se na época que o
“único rival do Skyline era o Skyline”.
Após
16 anos de hiato, o nome GT-R ressurgiu em 1989 na oitava geração do Skyline
(R32). Equipado com um motor de 2,6 litros de seis cilindros e 280 cavalos de
potência, contava com tração integral controlada eletronicamente e conversor de
torque, além de suspensão multibraços nas quatro rodas. Um dos feitos nessa
fase foi não ter perdido uma única prova disputada em campeonatos japoneses.
Apesar
de não carregar mais o nome Skyline, e ser um modelo totalmente novo, o Nissan
GT-R traz forte herança de seu predecessor ao manter características como
tração integral, motor biturbo e a assinatura de design: as lanternas redondas,
mantidas a pedido do CEO da Nissan, Carlos Ghosn, o principal responsável pelo
surgimento dessa geração. O propulsor (VR38) ainda tem seis cilindros, só que
agora é em V. Outra característica do superesportivo é o apelido ‘Godzilla’,
dado pela imprensa por conta de sua força fora do comum e origem japonesa.
Como
parte da estratégia de globalizar o modelo – até então somente comercializado
no Japão –, a marca lançou o Nissan GT-R nos Estados Unidos (em 2008) e na
Europa (em 2009). Na mesma época, o modelo obteve a volta mais rápida do
circuito de Nürburgring, feita em 7 minutos e 38 segundos quase dois segundos
abaixo do seu principal concorrente de origem alemã. Em 2013, o esportivo
voltou ao mítico autódromo alemão, pulverizou todos os recordes e tornou-se o
esportivo de produção em série a deter a volta mais rápida até hoje: 7,08 minutos.
Especificações Técnicas
Motor: 3,8
litros, longitudinal, alumínio, seis cilindros em V, 24 válvulas, cabeçote
duplo, 545 cavalos e 64 kgfm entre 3.200 e 5.800 rpm (VR38)
Transmissão:
dupla embreagem de seis velocidades montada na traseira, com borboletas de
magnésio para trocas manuais
Suspensão: Dianteira,
independente, braço duplo de alumínio, estrutura de tubo-frame integral com
montagem de seis pontos. Traseira, independente multibraços de alumínio,
estrutura de tubo-frame integral com montagem de seis pontos
Freios: Brembo®
com pinças monobloco de seis pistões, câmaras flutuantes de duas peças,
ventilados (frente) e Brembo® com pinças monobloco de quatro pistões, câmaras
flutuantes de duas peças, ventilados (traseira)
Rodas:
aro 20, de dez raios
Fonte: Assessoria de Imprensa Nissan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário