§ Câmbio XTRONIC CVT® de última
geração: mais eficiente e econômico
§ Nova suspensão traseira multilink
§ Bancos Zero-Gravity antifadiga inspirados
em pesquisa da NASA
§ Equipado com inovador sistema de
segurança Safety Shield
§ Produto global é um dos
automóveis líderes de vendas nos EUA
Compradores de sedãs grandes no mercado brasileiro buscam
requinte, sofisticação, desempenho, conforto, tecnologia e status. Essa imagem
e refinamento em um automóvel é normalmente transmitida no design moderno e nos
equipamentos de tecnologia de ponta que facilitam o dia a dia e garantem o
conforto e a segurança de todos os ocupantes. E, claro, pela exclusividade que
o veículo venha a oferecer.
Crescendo no Brasil, a Nissan atende a esse perfil de cliente
ao disputar o segmento de sedãs grandes no mercado interno. O produto que marca
a presença da empresa neste segmento é a quinta geração do Altima. Um carro global
- vendido em vários países da Ásia, Oceania, Oriente Médio e Américas do Norte,
Central e do Sul - e que é o modelo mais vendido da Nissan nos Estados Unidos, segundo
maior mercado de automóveis do mundo. Com preço sugerido de R$ 96.990, o Nissan
Altima é produzido na fábrica de Smyrna, Tennesse, nos Estados Unidos, com o
padrão de qualidade japonês da Nissan. O modelo reúne os equipamentos e as soluções
mais modernas da empresa, que tornarão a vida a bordo mais confortável,
tecnológica e segura.
Totalmente reformulado, em sua quinta geração, o
Altima é equipado com o motor QR25DE de 2.5 litros e quatro cilindros, que
desenvolve 182 cavalos, e traz de série a última geração do inovador câmbio XTRONIC
CVT®; suspensão traseira multilink normalmente utilizada em modelos de
segmentos superiores; o inovador assento “gravidade zero”, inspirado em estudos
da agência espacial norteamericana NASA para reduzir a fadiga dos ocupantes, e o
Safety Shield, sistema que reúne
diversos equipamentos em um só para tornar o Altima um dos automóveis mais
seguros do segmento. Entre eles, o Blind
Spot Warning (Monitoramento de pontos cegos), o Lane Departure Warning (Monitoramento de mudança de faixa) e o Moving Object Detection (detetor de
objetos em movimento), além da câmera de ré que, no Altima, possui a opção de
visão expandida.
MUITA SEGURANÇA E TECNOLOGIA
O Nissan Altima é um veículo que oferece segurança
acima do padrão do segmento. Para atingir esse patamar, a engenharia incorporou
ao modelo três novos sistemas, geralmente reservados a modelos de segmentos superiores.
Isso foi possível com a atualização do Rear
View Monitor, equipamento que oferece visão expandida do que está ao redor
por meio de uma pequena câmera instalada na região da placa do veículo. Assim
foi possível utilizar sistemas modernos como o Blind Spot Warning (BSW), o Lane
Departure Warning (LDW) e o Moving
Object Detection (MOD), dispensando o emprego de diversos sensores pelo carro.
Bom exemplo de como a Nissan pensa diferente, de forma inteligente, para trazer
inovação para mais e mais consumidores.
O Lane Departure
Warning (LDW ou monitoramento de mudança
de faixa) usa a câmera para monitorar constantemente as faixas de rolamento
do pavimento. Se o Altima sai involuntariamente da faixa de rolamento da via
sem a seta estar acionada, a 60 km/h ou mais, um aviso sonoro chama a atenção do
condutor em conjunto com um alerta no quadro de instrumentos, que piscará
continuamente. Caso deseje, o motorista pode desligar temporariamente o recurso
por meio do botão localizado no painel, à esquerda do volante, ou totalmente,
na configuração acessada pelo computador de bordo.
No caso de algo se mover atrás do carro enquanto ele está
dando marcha ré, o Moving Object
Detection (MOD ou detector de objetos em movimento) alerta por meio de um
sinal sonoro ao motorista. Novidade no Altima, o Blind Spot Warning (BSW ou monitoramento de ponto cego) emite um
aviso luminoso no espelho retrovisor quando outro veículo está em uma área de
ponto cego. Se a luz de direção estiver acionada, esse alerta vem junto com um aviso
sonoro para reforçar a proximidade.
A notificação do BSW também é mostrada na tela do Drive-Assist, avançado sistema intuitivo
localizado no painel de instrumentos. O sistema Drive-Assist concentra, no
painel do Altima, as informações mais importantes para sua conveniência,
apresentadas através de um intuitivo design em 3D com mostrador de inclinação
projetado para melhorar a visualização.
Localizado entre o odômetro e o velocímetro, o display
colorido de quatro polegadas do Drive-Assist
é mais próximo e fácil de visualizar que os monitores tradicionais centrais. É
personalizável e ajustável pelos botões no volante. Ali estão informações do
sistema de áudio, consumo instantâneo, computador de bordo, sistema de monitoramento
da pressão dos pneus (TPMS) e dados do GPS. No total, são nove informações
diferentes, sendo que seis delas podem aparecer ou não no display, de acordo
com a seleção feita pelo condutor. O avançado sistema também está integrado aos
recursos de segurança do Safety Shield.
O TPMS com o sistema “easy-fill” emite um aviso da
pressão dos pneus para o condutor quando um deles está com a pressão abaixo do
recomendado pela fábrica. Ao parar em um posto de gasolina e iniciar a
calibração, o motorista receberá a confirmação de que os pneus estão no nível
adequado com um toque de buzina. Caso a pressão colocada ultrapasse a
recomendada, serão emitidos três toques de buzina e as luzes do carro piscarão.
O Drive-Assist mostrará na tela a
pressão de cada um deles.
Para frenagens seguras, o Nissan Altima traz de série
freios a discos nas quatro rodas com sistema antitravamento ABS, que trabalha
em conjunto com o controle eletrônico de frenagem (EBD) e a assistência de frenagem
(BA)
O Nissan Altima conta ainda com um botão no interior
do porta-luvas que permite trancar a tampa do porta-malas quando o carro é
deixado com manobristas. O acesso ao compartimento é barrado inclusive na área
do banco traseiro rebatível. Segurança para deixar objetos pessoais sem preocupação.
CARROCERIA E DESIGN
Criado pelo estúdio de design da Nissan de San Diego, na
Califórnia, o desenho da carroceria foi pensado para reafirmar o posicionamento
superior do Altima. A aerodinâmica recebeu atenção especial com o objetivo de colaborar
na redução do consumo de combustível. Por isso, o desenvolvimento desta geração
do Altima, que é produzido na plataforma D (utilizada também pelo crossover
Murano e pela nova geração do utilitário esportivo Pathfinder), é considerado um
grande passo da Nissan na criação de uma nova referência no segmento.
Suas linhas inspiradas mudaram, mas mantiveram a
personalidade do principal modelo da Nissan no mercado norteamericano. O design
é novo, moderno, mas claramente se percebe que é o campeão de vendas da marca
japonesa. A grade larga caracteriza a identidade atual da Nissan, que inspirou
também o Novo Sentra, aliada ao parachoque encorpado e que abriga os faróis de
neblina. Os vincos nas laterais são fortes, com uma linha de cintura marcada
que sai dos faróis e vai até o fim da tampa do porta-malas. As lanternas, assim
como os faróis, têm desenhos que lembram setas.
Mantendo as mesmas dimensões
básicas da geração anterior - ele mede 4,86 m de comprimento e 1,83 de largura
-, o Altima tem, logo abaixo do capô, barra antitorção, como as utilizadas em
veículos esportivos. Na traseira, a suspensão é multilink, totalmente
redesenhada e com um novo sistema de buchas, que levaram o comportamento
dinâmico do Altima a um novo patamar. Além disso, o modelo conta com maior
quantidade de aço avançado de alta resistência Advanced High Tensile Strength Steel (AHTSS), tecnologia patenteada
pela Nissan que ajuda a reduzir o peso total ao mesmo tempo em que aumenta a
rigidez da estrutura.
O AHTSS é um aço avançado ultra
resistente de até 1,2 GPa (Gigapascal - unidade padrão de medição da
resistência à tensão), com alta capacidade de moldagem. Foi desenvolvido pela
Nissan em parceria com a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation e a Kobe
Steel, Ltd., e traz como principais diferenciais o alto índice de elasticidade
e maiores resistência e maleabilidade. Esses atributos permitem que ele seja
utilizado na produção de componentes com formatos complexos, algo difícil de
ser realizado até então, principal motivo para sua criação. Seu desenvolvimento
é parte do plano ambiental “Nissan Green Program 2016”, que visa a redução, até
o final do ano-fiscal 2016 (em março de 2017), de até 35% nos níveis de consumo
de combustível de seus modelos em relação aos valores de 2005.
Como a qualidade se sente também pelo silêncio, a
Nissan teve a preocupação de tornar ainda mais silencioso o interior do Altima.
Os passageiros notarão o excelente isolamento acústico. Ele é obtido por meio
de intervenções em diferentes pontos: carroceria mais rígida, design dos
retrovisores e das colunas, funcionamento mais suave do motor, do escape e do
sistema de aquecimento, ar-condicionado e ventilação. A ideia da Nissan foi
primeiro “selar” a carroceria para interceptar os ruídos e, em seguida, absorvê-los
com um significativo aumento na quantidade de materiais fonoabsorventes no teto,
painel dianteiro e tapetes. Assim criam-se melhores condições acústicas para se
desfrutar de uma boa conversa e do sistema de áudio.
O novo design do Nissan Altima permitiu ainda a
redução do coeficiente de arrasto (Cx) em 5%, trazendo-o para 0,307. Esta
evolução foi obtida com a suavização do fluxo de ar na carroceria e com a
adição de seis defletores e dois painéis inferiores grandes.
MOTOR E CÂMBIO
Com o objetivo de obter no Altima um dos melhores
consumos de combustível da categoria, a Nissan aperfeiçoou o motor QR25DE,
propulsor utilizado também no X-Trail, Rogue e na picape Frontier vendida no
mercado norteamericano. Ele está cinco quilos mais leve e com sete cavalos a
mais que a versão anterior, desenvolvendo 182 cavalos a 6 mil rpm e entregando
torque de 24,78 kgfm a 4 mil rpm. Entre as melhorias nessa versão estão o
acréscimo de comando variável de válvulas na admissão e no escape e um novo coletor
de admissão com geometria variável, que abre as válvulas em rotações maiores para
ajudar a manter a curva de torque mais plana. Além disso, o propulsor recebeu
uma tampa de alumínio no coletor de escape (antes era de aço), um motor de
arranque mais eficiente e as cabeças dos cilindros estão com as paredes mais
finas.
Esse motor trabalha em conjunto com a última geração
do câmbio XTRONIC CVT®, transmissão continuamente variável na qual a Nissan é líder
mundial com mais de nove milhões de unidades vendidas nos últimos 20 anos. A
nova transmissão CVT® combina respostas de aceleração imediatas com eficiência
no consumo. E com a vantagem de ter menos fricção e contato com outras partes
do veículo. Sempre funcionando na marcha ideal, seja em ultrapassagens,
conversões ou mudanças de faixa.
O Altima, nesta nova geração, foi um dos primeiros
modelos da Nissan a utilizar essa última geração do CVT®, que está mais compacta,
eficiente e silenciosa. Esse câmbio representa importante passo no objetivo da
Nissan de melhorar a eficiência de consumo de seus veículos. No caso do Altima
2.5, a Nissan obteve redução de 15% no consumo em comparação à geração
anterior.
Avaliado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE),
do Inmetro, por exemplo, o sedã grande da Nissan recebeu nota “A” na categoria
e também o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela
Petrobras aos veículos mais eficientes que participam voluntariamente do
Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Nos Estados Unidos, o Altima
foi certificado este ano como o “modelo mais eficiente em consumo de
combustível do seu segmento” pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).
Com cerca de 60% dos componentes novos, o novo CVT® está 13% mais leve
e produzindo 40% menos atritos em comparação com a geração anterior. A menor
fricção das peças é decorrente também da adoção de uma bomba de óleo mais
compacta, do uso de óleo de baixa viscosidade especialmente formulado para o
câmbio e da redução de perdas do lubrificante e de pressão.
O novo CVT® teve a relação de transmissão expandida,
com uma “primeira marcha” mais curta e uma última mais alongada. A nova lógica
de controle e da relação de marchas ajudou a torná-lo mais silencioso e a
reduzir o consumo de combustível, além de melhorar a dirigibilidade e a capacidade
de resposta. Assim, durante a condução, a relação mais longa reduz a rotação do
motor em velocidades de cruzeiro na estrada para se obter um rodar mais silencioso
e menor nível de vibrações na comparação com as transmissões automáticas
tradicionais.
Com a adoção do Adaptive
Control Shift (ACS), sistema que se adequa ao estilo de cada motorista e pavimento,
a nova geração do XTRONIC CVT® melhorou suas respostas em saídas e baixas
velocidades, além de manter a rotação do motor reduzida durante conduções em
altas velocidades, o que minimiza ruídos e consumo. O ACS reconhece a
velocidade, como cada motorista acelera e suas escolhas na condução. Com base
nisso, seleciona a relação ideal para as condições específicas e intenções do
motorista. Oferece também uma sensação mais direta da aceleração por meio da
coordenação da rotação do motor com a velocidade do veículo assim que a
aceleração aumenta.
O avançado projeto do novo XTRONIC CVT® eleva o padrão
da categoria mais uma vez, proporcionando uma experiência de condução superior
e aceleração gratificante, que evoca a sensação de um sedã de classe superior.
A nova lógica inteligente do CVT® também inclui a
função que mantém a relação de transmissão se o pedal do acelerador é liberado
momentaneamente e, rapidamente, é acionado em seguida, como ao parar para entrar
em uma avenida movimentada, pois o câmbio já está em relações mais baixas. Com
o modo pré-programado de fábrica Sport,
as relações do câmbio são encurtadas e o módulo simula a “troca de marcha” para
ampliar a esportividade.
NOVA SUSPENSÃO
Um dos objetivos da Nissan no desenvolvimento desta geração
do Altima foi torná-lo uma referência em desempenho dinâmico do segmento. Para
isso, a engenharia trabalhou na suspensão traseira multilink para elevar o grau
de estabilidade e resposta que essa configuração normalmente oferece,
tornando-se clara evolução do que se conhece no mercado. Com o novo design do
sistema, a firmeza da suspensão foi realçada, aperfeiçoando a estabilidade e dando
respostas ainda mais reais aos comandos da direção.
A adição de novas buchas e o refino da suspensão resultaram
em um maior controle no ângulo de cambagem e de convergência além de
proporcionar maior equilíbrio lateral, proporcionando muito mais estabilidade,
segurança, conforto e resposta.
Para isso, o Nissan Altima utiliza o Active Understeer Control (AUC), sistema
que conta com um controle inteligente e atuadores de freio de alta resposta nas
rodas dianteiras durante as curvas para reduzir a guinada do carro – quando
requisitado. Ele trabalha em conjunto com os controles de estabilidade VDC (Vehicle
Dynamic Control) e de tração TCS (Traction
Control Sistem). Quando o motorista vira as rodas dianteiras, no acesso a
uma via a partir de um trevo, por exemplo, a tendência é de substerço. Com o AUC,
o novo Nissan Altima faz essa manobra da forma que o motorista deseja - seja em
pavimento seco ou molhado -, de forma muito fácil. O sistema age discretamente,
de maneira quase imperceptível.
Os amortecedores ZF Sachs, os mesmos fornecidos para modelos
de categorias superiores, utilizam válvulas para controlar a aspereza e
ressaltos das rodas ao mesmo tempo em que oferecem suavidade. Vibrações da
transmissão para o interior do carro são minimizadas e ressaltados o controle e
a resposta da carroceria. A suspensão dianteira independente possui uma barra estabilizadora
como em modelos de vocação esportiva. Essa configuração funciona para oferecer
maior desempenho em relação à estabilidade, já que as rodas não são ligadas uma
as outras. Assim, se um lado da suspensão levantar o outro permanece em seu
estado normal e a carroceria permanece reta, tendo sua trajetória retilínea
inalterada. As rodas de liga leve aro 17 calçadas com pneus 215/55 R17
completam o set up que mantém o
Altima muito mais estável.
UMA OUTRA DIREÇÃO
A direção com assistência hidráulica eletrônica (EHPS)
oferece o melhor de dois mundos para o motorista: a suavidade de um sistema
sofisticado e a economia de combustível aperfeiçoada ao se utilizar
eletricidade como fonte ao invés de retirar energia do motor.
A assistência hidráulica permite uma taxa de redução
maior do que com as tradicionais engrenagens, enquanto o pequeno motor
elétrico, que funciona diretamente da fonte de alimentação de 12 volts (sem
conversor), não precisa ser montado na caixa de direção. O resultado são
manobras suaves e confiáveis em velocidades elevadas e menos esforço ao se estacionar
o veículo.
SOFISTICAÇÃO NOS DETALHES
O interior refinado estende a sensação de modelo premium do design externo. O acabamento
primoroso na cor Piano Black do habitáculo é composto com detalhes cromados nas
portas e painel. O volante tem boa aderência e sensação tátil esportiva, combinado
à avalanca de câmbio curta. A iluminação branca brilhante é unificada entre as
diferentes telas do quadro de instrumentos e as maçanetas têm materiais suaves
ao toque. O apoio de braços central recebeu forrações de padrão superior.
Os aprimorados faróis apresentam melhora da função automática
de dois estágios. Em situações de baixa luminosidade durante o dia, os faróis
iluminam, mas o restante permanece no modo de luz do dia. No final da tarde, os
faróis se acendem e o restante se reverte para a iluminação noturna. As
lanternas são de LED, nova assinatura dos modelos da Nissan. A ignição do motor
é feita por meio do botão Push Start
ou pelo botão de partida remota da chave presencial I-Key, um importante item
de conforto e segurança presente nos carros da linha Nissan.
A lista de equipamentos de série é extensa e conta com
itens que ressaltam a sofisticação. Entre eles estão: acendimento automático
dos faróis (sensor crespuscular); ar-condicionado automático digital de duas
zonas; banco do motorista com ajuste elétrico para 10 posições; bancos com
revestimento de couro; bancos dianteiros “Zero Gravity” com aquecimento; porta-óculos;
luzes de leitura dianteiras e traseiras; para-sol com espelhos, iluminação e
extensor para motorista e passageiro; controlador automático de velocidade de
cruzeiro (piloto automático); retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores
externos com regulagem elétrica, pisca integrado e com aquecimento; tampa de
combustível com abertura interna; teto solar com acionamento elétrico; vidros
dianteiros com acionamento elétrico e função um toque; volante revestido de
couro com aquecimento, controles de áudio, piloto automático, Bluetooth® e
Drive-Assist e com regulagem de altura e profundidade; ponteiras dupla de
escapamento cromadas; tapetes de carpete personalizados com emblema ALTIMA; retrovisores
externos rebatíveis na cor do veículo; três cintos de segurança traseiros de três
pontos retráteis; seis airbags (frontais,
laterais e de cortina); câmera de ré com imagem integrada ao display central e
pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX).
Preocupados com o bem-estar, os engenheiros da Nissan
foram buscar inspiração em avançados estudos de ergonomia para tentar reduzir a
fadiga do corpo durante longos períodos de condução. Com isso, a base de
desenvolvimento dos bancos do Altima veio de pesquisas da National Aeronautics
and Space Administration (NASA), a agência espacial norteamericana, que
indicaram que assentos cansam menos quando se aproximam da chamada “postura
neutra”, posição relaxada que o corpo humano assume em ambiente sem gravidade.
Assim, utilizando um novo formato articulado, com o
apoio contínuo da pélvis ao tórax e com a distribuição da deformação, os chamados
assentos “gravidade zero” do Altima ajudam a reduzir as cargas musculares e na
coluna vertebral, melhorando o fluxo de sangue, o que contribui para a menor
fadiga. As perfurações no tecido proporcionam melhores ventilação e conforto.
CONECTADO
O motorista do Altima conta com
sistemas que lhe dão a liberdade de ouvir a música que deseja ou atender a uma
ligação sem tirar as mãos do volante. Ou ainda ir aonde deseja com a
assistência do sistema de navegação por GPS. Entre as muitas funções voltadas
para a conectividade estão o Bluetooth®, que também transfere arquivos de
música para o sistema de áudio, conexão USB para iPod® e interface compatível com
outros dispositivos móveis.
O sistema de navegação por GPS,
por exemplo, está integrado ao Drive-Assist e inclui a ferramenta easy-to-use com sua tela sensível ao
toque de 7 polegadas. Outras características do sistema de navegação são a indicação
da velocidade limite da via, mapas com rotas para uma condução mais econômica e
a exibição de tela dividida.
O sedã grande traz ainda o
sistema Bluetooth® com comandos no volante, que conecta o telefone celular ao som
do veículo, minimizando a distração do motorista por manter as mãos livres para
dirigir, evitando acidentes ou multas. O sistema de áudio é premium Bose, e
inclui rádio com CD Player e função mp3; entradas auxiliar e para USB
compatível com iPod®; tela colorida e nove alto-falantes.
PREMIADO
Como a segurança e o conforto do motorista e dos
passageiros são prioridade para a Nissan, a fabricante vem dotando seus
veículos com recursos e tecnologias cada vez mais avançados e acessíveis. O Nissan
Altima é um dos melhores exemplos disso, tanto que acumula diversos prêmios e
reconhecimentos desde seu lançamento nos Estados Unidos, no ano passado.
Um dos mais importantes foi dado pelo Insurance Institute for Highway Safety
(IIHS), organização independente e sem fins lucrativos de pesquisa e
comunicação que se dedica à redução das mortes no trânsito nos Estados Unidos. O
modelo foi nomeado como “Top Safety Pick Plus” (indicação máxima em segurança
entre os automóveis de passageiros) nos testes frontal, lateral, de capotamento
e colisão traseira. O Nissan Altima também recebeu cinco estrelas do Programa
de Avaliação de Tráfego do National
Highway Safety Administration (NHTSA), agência do governo
norteamericano.
Seu alto nível de equipamentos de série e baixo custo
de propriedade também lhe renderam diversos prêmios. O Edmunds.com, um dos principais sites de vendas de automóveis dos
Estados Unidos, com quase 18 milhões de visitantes por mês, indicou o Altima
como uma das “17 Melhores Compras de 2013”. Também foi eleito o melhor do
segmento de 2013 pela organização Kiplinger,
que lidera o segmento de finanças pessoais e previsão de negócios por nove
décadas naquele país. Já o canal de televisão de esportes ESPN escolheu o modelo da Nissan como o “Carro do Ano 2013” dentro
de sua tradicional premiação anual.
COMPLETO EM TODOS OS ASPECTOS
Confira a seguir o que o novo Nissan Altima traz de série:
2.5 SL
- Motor QR25DE
2.5, quatro cilindros, 16 válvulas, gasolina
- Câmbio
automático XTRONIC ® CVT® com função overdrive e modo programado de
fábrica Sport
- Abertura
e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme por
meio de controle remoto
- Acendimento
automático dos faróis (sensor crespuscular)
- Ar-condicionado
automático digital dual zone
- Banco do
motorista com ajuste elétrico (10 posições)
- Banco do
passageiro com ajuste manual
- Bancos
com revestimento de couro
- Bancos
dianteiros “Gravidade Zero” com aquecimento
- Chave
inteligente presencial (I-key) com partida remota
- Console
central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado
- Porta-óculos
- Direção
com assistência eletro-hidráulica
- Display
Drive-Assist personalizável
- Luzes de
leitura dianteiras e traseiras
- Para-sol
com espelhos, iluminação e extensor para motorista e passageiro
- Controlador
automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático)
- Porta-copos
dianteiros (2) e traseiros integrados ao descansa-braço (2)
- Porta-luvas
iluminado com chave
- Porta-mapas
e porta-garrafas nas portas
- Porta-revistas
no encosto dos bancos
- Rede
porta-objetos para porta-malas
- Retrovisor
interno eletrocrômico
- Retrovisores
externos com regulagem elétrica, pisca integrado e aquecidos
- Sistema
de navegação por GPS integrado ao painel
- Sistema
eletrônico de ignição (botão push start)
- Tampa de
combustível com abertura interna
- Teto
solar com acionamento elétrico
- Vidros
dianteiros com acionamento elétrico e função um toque
- Volante
aquecido com controles de áudio, piloto automático, Bluetooth® e
Drive-Assist
- Volante
com regulagem de altura e profundidade
- Volante
com revestimento em couro
- Acabamento
cromado na tampa do porta malas
- Ponteira
dupla cromada
- Faróis
de neblina
- Faróis
tipo projetor com ajuste de altura
- Tapetes
de carpete personalizados com emblema ALTIMA
- Lanternas
traseiras em LED
- Maçanetas
externas e internas das portas cromadas
- Moldura
das janelas laterais cromadas
- Retrovisores
externos rebatíveis na cor do veículo
- Rodas de
liga leve aro 17 e pneus 215/55 R17
- 3 cintos
de segurança traseiros de 3 pontos retráteis
- Airbags
frontais para motorista e passageiro
- Airbags
laterais e de cortina
- Alças de
teto retráteis (3) para os passageiros
- Apoios
de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3)
- Câmera
de ré com imagem integrada ao display do rádio
- Cintos
de segurança dianteiros reguláveis em altura
- Controle
ativo de subesterço (AUC)
- Controle
de estabilidade (VDC)
- Controle
de Tração (TCS)
- Freios
ABS com Controle Eletrônico de Frenagem (EBD) e Assistência de Frenagem (BA)
- Limpador
de pára-brisa com controle intermitente ajustável e sensor de velocidade
- Pontos
de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX)
- Sensor
de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) com sistema “easy-fill”
- Sistema
elétrico de travamento central das portas
- Travamento
automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
- Tecnologia
Safety Shield com as funções: monitoramento de ponto cego (BSW); detetor
de objetos em movimento (MOD); monitoramento de mudança de faixa (LDW)
- Sistema
de Som Premium Bose com rádio CD Player com função MP3, entrada auxiliar
e USB compatível com iPod®, tela colorida de 7" sensível ao toque e
9 alto-falantes
Conexão Bluetooth®
Fonte: Assessoria de Imprensa Nissan.
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