Aportes em qualidade, novidades no portfólio, fortalecimento da rede e
do pós-venda visam levar alta produtividade a caminhoneiros e frotistas
Desde o início da operação da Iveco no Brasil, em
1997, a marca conquistou espaço no mercado brasileiro de transportes com
veículos projetados e desenvolvidos para atender diversas demandas do setor.
Prestes a completar 20 anos no país, a montadora reforça seus valores e investe
em um "movimento pela excelência" que visa proporcionar ainda mais
qualidade para seus clientes, com novos produtos, fortalecimento da rede e do
pós-venda e aportes contínuos no complexo de Sete Lagoas (MG). "A ideia é
aprimorar o que já temos de bom e reforçar pontos-chaves dessa
engrenagem", afirma Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América
Latina.
As bases para essa iniciativa ganharam força em 2014,
com o início do investimento de R$ 650 milhões, que serão aplicados até o final
do ano em localização de componentes, no aperfeiçoamento contínuo dos processos
industriais, em pesquisas, entre outros setores. Um bom exemplo disso é o Campo
de Provas da marca, inaugurado em 2015, onde cerca de 450 veículos enfrentaram
testes de resistência e de durabilidade que comprovaram a operacionalidade em
situações reais de uso.
Agora, a Iveco aumenta os esforços para incrementar
seus produtos e serviços. O objetivo é contar com um portfólio que prioriza a
produtividade, sem deixar de lado a alta tecnologia. Ricardo Barion, diretor de
marketing da Iveco para a América Latina, destaca que é fundamental tornar os
modelos ferramentas que atendam os anseios e as necessidades do cliente.
"O mercado não tem mais espaço para apostas, temos que oferecer as
melhores soluções com foco no custo operacional", completa Barion.
Pensando nisso, o portfólio 2016/2017 apresenta
novidades. Na consagrada família Daily, a versão 40S14 tem como objetivo atender
os clientes em regiões fora das zonas de restrição e, até mesmo, em cidades que
restringem a circulação de veículos acima de quatro toneladas, proporcionando
maior capacidade de carga útil, robustez e conforto para o motorista. Já a
linha Tector, reconhecida pelo custo/benefício que proporciona ao
cliente, passa a contar com novas opções. O 170E21 tem como principal novidade
o motor de quatro cilindros, que oferece mais torque e agilidade nas operações
urbanas. A versão 240E30 6X2 conta com o novo motor de seis cilindros e 300 cv
de potência. O Tector 310E30 8X2 oferece o quarto eixo direcional e capacidade de
carga aumentada em seis toneladas, uma das maiores da categoria. Nos pesados, o Stralis 440 e os Hi-Ways
440 e 480 receberam adequações no powertrain.
Dando sequência ao desenvolvimento de modelos
customizados, a Iveco apresenta os primeiros caminhões do programa de veículos
especiais, que estão em fase de testes com clientes. São eles o Tector Coleta 170E28,
voltado para o trabalho de coleta de resíduos sólidos, que tem como
diferenciais de fábrica tração 6x2 com eixo “Pusher” e entre-eixos específico, e
o Tector Construção 260E30, utilizado na construção civil, que recebeu equipamento
com tomada de força (REPTO), pneus de uso misto, reservatório de ar adicional
para pressurização da água da betoneira entre outros itens. Os componentes tornam
o modelo apto para obras de infraestrutura, de hospitais, escolas e outras.
A Iveco também fortaleceu sua rede para oferecer
agilidade ao cliente. Duas novas concessionárias entraram em operação
recentemente, a Autoviva, em Vitória (ES), e a Socel, em Natal (RN). Atualmente,
são 79 revendas estrategicamente distribuídas pelo Brasil. Pensando no
incremento da capacitação da equipe, a Iveco realizou em 2015 treinamentos nas
áreas comerciais e técnicas que totalizaram 3362 horas.
O aperfeiçoamento de profissionais, visando à melhoria
dos serviços de pós-venda, ganhou reforço extra no Centro de Treinamento em
Sorocaba, no interior de São Paulo. O espaço, com mais de dois mil metros
quadrados, tem capacidade para receber, simultaneamente, quase cem colaboradores
com cursos técnicos nas áreas comerciais e gerenciais.
Soma-se a isso o aprimoramento dos Planos de
Manutenção, com preços competitivos e com uma
gama de serviços de diferentes operações. Os planos cobrem desde a troca de
óleo e filtro até manutenções corretivas no trem de força.
A montadora
disponibiliza ainda o serviço com hora marcada, por meio do qual o cliente
agenda o dia e a hora em que deseja realizar a manutenção, e o Assistance Non Stop, Assistência
Técnica 24hs, ambos em todo o território nacional. "Isso possibilita ao
cliente planejar sua operação, e aumenta a qualidade no serviço prestado",
reforça Barion.
Destaque para o programa
de revisão com preço fixo, lançado para facilitar o planejamento do cliente e reduzir
o custo da manutenção. A nova estratégia da marca consiste em oferecer aos
motoristas que possuem veículos Daily, Tector e Stralis, uma tabela de preços
para as revisões de 10 a 120 mil quilômetros. O grande diferencial está no
valor, em média 10% menor do que o encontrado no mercado.
Outra novidade do setor de Peças da Iveco é o
lançamento de uma linha de componentes para veículos fora da garantia. A nova
gama, conhecida como “Nex Pro”, será composta por peças originais homologadas
pelos engenheiros da montadora, com a vantagem de ter preços praticados no
mercado alternativo. “Para marcar esse momento, a
Iveco terá uma nova identidade e um novo posicionamento no mercado. Isso é
resultado de uma pesquisa com mais de 500 pessoas, caminhoneiros, frotistas, público
interno e concessionários, que revelaram a real identidade da marca”, completa
Marco Borba.
Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário