Novas versões nas linhas Daily, Tector, Stralis e Hi-Way evoluem para
atender ainda mais as necessidades dos clientes
A Iveco continua o seu “movimento pela excelência”
investindo em qualidade, com maior índice de componentes nacionalizados, aprimorando
seus serviços e produtos. A linha 2016/2017 dos veículos da montadora prioriza
a produtividade, recebendo novas versões e evoluções de desempenho e consumo –
melhorando o custo/benefício para o consumidor.
Linha Daily
Na consagrada família Daily a novidade é a versão 40S14,
que estreia com a missão de atender os clientes em regiões fora das zonas de
restrição e, até mesmo, em cidades que restringem a circulação de veículos
acima de quatro toneladas. O modelo conta com o motor de três litros da FPT
Industrial, com 146cv de potência, que alia economia e desempenho. O propulsor
soma-se ao já conhecido conforto, que proporciona ao motorista, versatilidade
para atender diversas demandas do segmento, e à força que a linha Daily dispõe
para o trabalho.
Testado e aprovado nas ruas do país, o Daily é o
modelo mais premiado da categoria pela imprensa especializada. O prêmio mais
recente foi o de Veículo
Mais Lembrado entre frotistas e autônomos na categoria Melhor Veículo Leve
Comercial. A condecoração se junta a outras premiações conquistadas: Maior
Valor de Revenda, Melhor Compra da Categoria e Melhor Caminhão Semileve. Seja em operações de entrega
urbana, ou no crescente mercado de Food Trucks, o veículo mantém seu status de
grande estrela do segmento no Brasil.
Linhas Stralis e Hi-Way
No segmento de pesados, os destaques são: Stralis 440
e Hi-Way 440 e 480. Essas versões evoluíram a partir de pesquisas realizadas com
os clientes da marca. Com o apoio da FPT Industrial, a Iveco desenvolveu um
pacote de modificações técnicas que aumentou significativamente o torque e a
economia de combustível dos modelos. Essas mudanças contemplam a nova turbina, o
novo coletor de escape, o novo volante do motor e o aumento da eficiência do sistema
de arrefecimento, além de uma nova calibração geral de motor e caixa.
Com o maior torque dos motores, o desempenho dos
caminhões melhorou permitindo, por exemplo, retomadas mais eficientes e
resultando em menor tempo médio de viagem e maior produtividade.
Além disso, na linha Hi-Way, para otimizar o consumo
de combustível e custos operacionais em todas as condições de operação, o
cliente conta agora com o “modo econômico”, acionado através da tecla ECO no
painel, contribuindo para um melhor consumo de combustível.
Outra mudança dos modelos Stralis e Hi-Way está nas
versões 4x2 e 6x2, que receberam uma nova geração de eixo trativo, o MS 18X da
Meritor. Destaque para a coroa e pinhão forjados, além da utilização da
tecnologia de solda a laser para a fixação das peças internas, o que amplia a
resistência do conjunto e aumenta a vida útil dos componentes internos,
tornando os veículos ainda mais preparados para rodar na cidade, na estrada e
na terra.
Linha Tector
A linha Tector foi ampliada com novas versões para
potencializar as possibilidades do modelo no setor de semipesados, um dos
maiores da indústria, que representa cerca de 30% do total do mercado.
Dentro dos semipesados, o segmento com tração 4x2 e 17
toneladas de PBT representa 25%. Já os modelos com tração 6x2 e 23 toneladas de
PBT representam cerca de 50%. Os veículos 8x2 ocupam 10% do segmento, enquanto
os 6x4 e outras opções fecham o restante.
4x2
No segmento de 17 toneladas e tração 4x2, o
custo/benefício é um dos principais fatores de compra dos clientes, que
costumam ser frotistas e têm um maior controle dos custos operacionais; órgãos
públicos, que compram por meio de licitações; pequenos comerciantes com
negócios concentrados nas cidades; autônomos urbanos, além de nichos
específicos de mercado.
E foi com foco nesse perfil de consumidor que o Iveco
Tector recebeu uma versão inédita: 170E21, com o maior torque da categoria. A
principal novidade desse modelo é o motor de quatro cilindros, 4,5 litros, com
206 cv de potência e 720Nm de torque.
Além da economia e do bom desempenho, o Tector 170E21
ganhou em produtividade, pois a sua capacidade de carga cresceu em cerca de 150
kg devido à redução de peso do veículo. A nova versão se destaca pelo conforto,
pois conta agora com a nova suspensão de cabine coxim/mola, no lugar de
coxim/coxim.
Na transmissão, o 170E21 tornou a vida do motorista
ainda mais leve com um novo sistema de cabo no lugar do antigo de varão,
reduzindo o esforço na troca de marcha – algo extremamente bem-vindo, uma vez
que um motorista chega a fazer aproximadamente 2000 trocas de marchas por dia
na cidade.
Atualmente, cerca de 60% do mercado de 17 toneladas
compra veículos equipados com motores de quatro cilindros – quase todos
voltados para o uso urbano.
6x2
No segmento com tração 6x2, que continua forte, a
Iveco expande as opções da linha Tector com o 240E30. O caminhão chega com mais
força e menor consumo de combustível em relação à versão anterior. A principal
novidade é o novo motor de seis cilindros, 6,7 litros, que antes tinha 5,9
cilindradas, com 1050 Nm de torque (ante 950 Nm) e 300 cv de potência – uma das
maiores da categoria.
O novo propulsor faz com que o caminhão seja mais ágil
no transporte de carga e poupe combustível. Os atributos atendem os clientes
que precisam de um semipesado 6x2 e também costumam passar muito tempo dentro
do caminhão, uma vez que esse perfil de produto é predominantemente rodoviário –
mais de 80%. Por isso, o Tector 240E30 tem como destaque a força e a economia
de combustível, que se traduzem em desempenho e menor tempo de viagem, além de
conforto.
8x2
Uma das principais novidades da
linha 2017 do Tector são as novas versões 310E28 e 310E30 com tração 8x2. O
modelo conta com um quarto eixo direcional e capacidade de carga aumentada em cerca
de seis toneladas, uma das maiores da categoria. Essas características são
convenientes para os clientes que, depois da lei do motorista, precisam levar
mais carga dentro do mesmo período de trabalho. Destaque ainda para o suspensor
pneumático e para os suportes do sistema de direção do segundo eixo, que são
fundidos.
Vocacionais
A linha Tector 2017 também passa a contar com uma
série de versões especiais, voltadas para atuações específicas de mercado, que
representam uma fatia de 29% de participação no segmento de semipesados. Os
veículos estão em testes com clientes.
O modelo 170E28 é a referência para o Tector Coleta, voltado para a coleta de
resíduos nas cidades brasileiras. Com uma configuração alinhada às necessidades
dos clientes, o semipesado especial da Iveco tem como diferenciais de fábrica
tração 6x2 com eixo “Pusher”; bancos em Vinil; entre-eixos específico; escape
vertical; suspensão traseira com molas curtas e reforçadas; amortecedor recalibrado;
alavanca de freio Manetin, chicote elétrico para cargas adicionais e embreagem reforçada.
A versão 260E30 é a base para o Tector Construção. O veículo é voltado para um dos setores com
maior potencial de crescimento do Brasil, uma vez que o país tem necessidades
de obras de infraestrutura, de hospitais, escolas, entre outras. As severas
condições impostas a esse segmento exigem um caminhão mais robusto, por isso o modelo
recebeu escapamento vertical; equipamento com tomada de força (REPTO); pneus de
uso misto; chicote elétrico específico para aplicação; reservatório de ar
adicional para pressurização da água da betoneira; elemento de segurança para o
filtro de ar; espelhos extras para o auxilio em manobras, proteção do radiador
e suspensão reforçada e tração 8x4.
Caso o Tector
Construção tenha a necessidade de
uma caçamba basculante, ele recebe ainda tomada de força com acionamento no
painel; iluminação na traseira com sinal sonoro de ré, suspensão recalibrada
adequada para a operação e protetor de cárter.
Iveco
Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta,
fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e
pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como
veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road,
defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o
mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela
Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as
mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de
serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um
veículo Iveco esteja em operação.
Fonte: Assessoria de Imprensa Iveco.
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