diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pimentel: "Cidadãos são os legítimos donos do governo"

Crédito: Omar Freire/Imprensa MG

Chefe do executivo mineiro diz que pretende entrar para a história como o "governador da participação popular". Secretários exaltam "equipe coesa" 

 O governador Fernando Pimentel (PT) defendeu um governo aberto e participativo em seu discurso de posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Segundo o governador, cidadãos são os legítimos "donos do governo". A solenidade de posse teve a participação especial do cantor Flávio Renegado, que cantou o Hino Nacional.

Bastante emocionado, Pimentel reafirmou que pretende imprimir a participação popular como principal característica de seu governo. “O governo é de todos e deve servir a todos, sem privilégios, com equilíbrio, sem domínios e sem encastelamentos. Quanto mais o estado se abre, mais ele se fortalece, pois torna-se controlado por seus únicos e legítimos donos: os cidadãos”, garantiu.

De acordo com o governador, o grande desafio do estado é reformular a maneira de governar, tirando a administração do isolamento e rompendo com “essa política analógica e antiquada”. Pimentel também defendeu a ampliação de parcerias entre governo e empreendedores. “Contem com um governo parceiro. Quanto mais fortalecida a economia, mais forte o estado”.

Em seu discurso, o governador anunciou a criação de um núcleo executivo que irá apresentar, dentro de 90 dias, um balanço sobre a real situação do estado. Ainda de acordo com ele, esse núcleo irá divulgar anualmente balanços de todas as áreas do Executivo para “tornar o estado mais auditável” e auxiliando na elaboração de metas e projetos para cada região de Minas Gerais. “Para isso, vamos contar com a contribuição de empresas e instituições reconhecidas para fazer uma avaliação precisa e objetiva sobre a situação do nosso estado. Não se trata de auditoria de contas públicas, mas de algo muito maior. Será uma explicitação do ponto do qual estamos partindo como sociedade”, declarou.

Ao final de seu pronunciamento, Pimentel disse que quer entrar para a história como o “governador da participação popular”. “Conclamo a todos a participarem ativamente da nossa construção de futuro. Confesso que só poderei me sentir verdadeiramente realizado se conseguir tornar esse o governo da participação. Quero ser lembrado como aquele que deixou uma forma de governar mais aberta e participativa. Que Deus nos proteja e ilumine nessa tarefa”, disse.

Os secretários de governo de Fernando Pimentel também prestigiaram a cerimônia e falaram sobre os desafios e as prioridades estabelecidas pelo governador em cada área. A valorização do funcionalismo público, com destaque para os professores, é a meta da nova secretária de Educação, Macaé Evaristo. “Existe uma expectativa do povo mineiro e sabemos que precisamos trabalhar na valorização dos professores, da nossa educação. Espero que possamos fazer um bom trabalho alinhado ao governo federal”, disse.

Paulo Guedes, que vai comandar a secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, destacou a importância do governo realizar um grande trabalho para integrar todas as regiões do estado. “A secretaria tem esse papel. Meu trabalho vai ser unificar essas regiões para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano IDH), gerar empregos e oportunidades”.

Um dos coordenadores da equipe de transição, Marco Antonio Resende, é o novo secretário da Casa Civil. Além da qualidade, a integração da nova equipe vai ser um ponto positivo na construção do governo de Fernando Pimentel. “Vamos partir com uma equipe coesa com o governador no sentido de dar ao estado as respostas que a população precisa”. Responsável por presidir a cerimônia, o deputado Dinis Pìnheiro (PP) falou sobre a integração entre os poderes e parabenizou Fernando Pimentel por sua eleição.


Fonte: Assessoria de Imprensa Governo de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário