diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

VEÍCULOS DA IVECO UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO GANHAM O DAKAR







· Pista do Rali Dakar torna-se campo de provas e atesta segurança, durabilidade e robustez do caminhão Iveco Trakker, utilizado na construção e mineração

O desenvolvimento de caminhões para o serviço pesado, como construção, mineração etc, ganham um novo campo de provas: as pistas de Rali. A Iveco, vencedora do Rali Dakar 2012 com o time Petronas-DeRooy-Iveco, utiliza-se deste tipo de competição para experimentar, na prática, e sob condições duríssimas, novas tecnologias que podem, com o tempo, migrar para os caminhões utilizados por mineradoras e construtoras em todo o mundo. O Trakker, que é também produzido no Brasil, na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, MG, é um caminhão que já nasceu off-road para o trabalho nestas áreas (além da cana-de-açúcar e do setor da madeira) e foi o veículo base para os caminhões de competição com os quais a Iveco conquistou o primeiro e segundo lugares no Dakar deste ano. O Trakker é considerado o mais robusto caminhão de seu tipo, devido às características de projeto (o chassi, por exemplo, possui longarinas de dimensões superiores e aço especial).

Giuseppe Simonato, engenheiro e piloto da Iveco, um dos responsáveis pela preparação dos caminhões vencedores, explica que muitas das tecnologias aplicadas nestes veículos acabam aprimorando os produtos de série das montadoras. “Ao final de uma competição como esta, fazemos um levantamento de todas as peças especiais e seu desempenho durante a prova, que é de uma severidae muito acima do imaginável. Depois, verificamos quais podem ser aplicadas nos modelos de rua, e assim fazemos“, explica Simonato. Modificações podem ser pequenas ou grandes. Ele cita, por exemplo, que corridas servem para testar novos desenhos de peças e novos materiais. “Muitas vezes ganhamos em resistência nestas peças, e isso acaba favorecendo o cliente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário