diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CAMINHÕES IVECO FAZEM HISTÓRIA NO RALI DAKAR AO CONQUISTAR AS TRÊS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES EM PROVA DE ALTA VELOCIDADE



· Nona etapa, disputada no perigoso Deserto do Atacama, que exigiu perícia dos pilotos e qualidade técnica dos caminhões consagrou equipe Iveco como a melhor da competição.

Independente do resultado final do Rali Dakar, os caminhões da marca Iveco já estão fazendo história na maior e mais difícil competição off road do planeta. Dos 72 caminhões das mais renomadas marcas do mundo inscritos na prova, a Iveco entrou com cinco veículos para disputar o rali e a hegemonia da marca ficou latente em todas as etapas até agora disputada.

Desde o início da competição, que passa por caminhos off-road de três países sul-americanos (Argentina, Chile e Peru), e é dividida em 15 etapas, os caminhões Iveco chegaram no pelotão da frente, entre os cinco primeiros. Até agora nove das 15 etapas foram concluídas e, em todas, a equipe Iveco subiu ao pódio, sendo que em seis etapas a marca ficou com a primeira colocação.

Na etapa de ontem, a nona do rali, de Antofagasta a Iquique, ambas cidades no Norte do Chile, separadas pelo temível deserto de Atacama, trecho de 577 quilômetros contra-relógio (ou seja, de alta velocidade e extrema periculosidade), a equipe Iveco obteve uma vitória antológica com os caminhões da marca conquistando as três primeiras colocações.

A etapa de ontem foi a mais difícil do Rali Dakar uma vez que se exigiu o máximo de habilidade dos pilotos e se colocou à prova a eficiência mecânica dos caminhões. As máquinas foram exigidas até o limite tendo que desenvolver altas velocidades em solo irregular e perigosamente instável.


Tanto é que o vice-lider da competição, o piloto Ales Loprais, que conduzia um caminhão da marca Tatra, infelizmente capotou e está fora da competição.

O italiano bicampeão mundial de rali Miki Biasion conseguiu na etapa de ontem sua segunda vitória no Dakar 2012 demonstrando que não foi o problema da embreagem, no sábado passado, que pode tirá-lo do pódio nesta edição. A equipe Iveco-Le Rooy, entretanto, continua na ponta e esta cada vez mais perto da grande objetivo: sagrar-se campeã.

O extraordinário resultado de ontem, com os caminhões Iveco nas três primeiras posições, confirma que tanto o Iveco Trakker Evolução II como Iveco PowerStar (Strator-Torpedo) alcançaram um nível de competitividade, confiabilidade mecânica, velocidade e poder quase impossível de serem alcançados pelos seus concorrentes. Às virtudes mecânicas, sem dúvida, é preciso acrescentar a capacidade de condução e experiência de homens como o holandês Gerard De Rooy e Hans Stacey além do italiano, Miki Biasion.

Os três roubaram as atenções da corrida após nove etapas e 5.775 km percorridos desde a saída em Mar del Plata, em 1 de Janeiro. O espanhol Pep Vila (também pilotando um Iveco) que, embora acompanhe o ritmo, não tem mais condições de concorrer com os três primeiros lugares em uma etapa, ameaça de qualquer forma alcançar um resultado histórico para um piloto de sua nacionalidade dentro da categoria caminhões.

Sobre a etapa de ontem e o estado atual de corrida, Gerard De Rooy disse: "Na primeira parte fizemos uma boa corrida com Ales Loprais. Ele cometeu um erro de navegação e eu pude ultrapassá-lo. Depois soube que ele sofreu um acidente. Na segunda parte, de trecho especial foi muito boa e poderíamos ter uma batalha bonita. A verdade é que eu fiquei um pouco chateado, sem Loprais. É uma pena, desde o primeiro dia lutamos lado a lado, mas assim são as coisas no Dakar".

A décima etapa acontece hoje, de Iquique a Arica, será a última em território chileno. Por suas características os organizadores anunciaram que os participantes poderão andar por dunas por centenas de quilômetros e a fase final exigirá muito mais resistência dos caminhões. Serão 377 km cronometrados e 317 km estrada.

Classificação da 9ª etapa:
1 BIASION (ITA), IVECO 5:29:02
2 STACEY (NLD), IVECO a 00:20
3 DE ROOY (NLD), IVECO a 00:54
4 ARDAVICHUS (KAZ), KAMAZ a 08:54
5 VILA (ESP), IVECO a 20:19
6 DE AZEVEDO (BRA), a TATRA a 22:02

Classificação Geral após 9ª etapa:
1 DE ROOY (NLD), IVECO 24:43:59
2 STACEY (NLD), IVECO a 47:32
3 ARDAVICHUS, KAMAZ a 1:06:40
4 VILA (ESP), IVECO a 2:25:30
5 KARGINOV, KAMAZ a 2:37:19
6 MARDEEV (RUS), KAMAZ a 3:23:41
7 ADUA (FRA), IVECO a 3:39:16

Rali Dakar: Conhecido no início como Paris Dakar e disputado de 1979 a 2007, entre Europa e África, a maior e mais dura prova do automobilismo mundial ocorre sempre no começo de cada ano, com largada no primeiro dia de janeiro e chegada no décimo quinto dia do ano. Desde o ano de 2009 é disputado entre países da América do Sul, devido questões de segurança no antigo trajeto. Neste ano 76 caminhões das mais renomadas marcas foram inscritos na competição. A equipe Iveco, que lidera o rali desde o início, conta com cinco caminhões na competição e mais cinco veículos no apoio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário