- Prefeito emprega parentesPor meio de uma Recomendação, o Ministério Público de Minas Gerais orientou o prefeito Milton Barbosa (PT), de Espinosa, no Norte de Minas, a exonerar os parentes, até terceiro grau, que estejam ocupando irregularmente cargos na administração. Entre eles, estariam: a secretária adjunta de Serviço Social, Josenira Marta Nunes Xavier Lima (esposa), a chefe de Gabinete adjunta, Sandra Souza (nora) e a secretária adjunta de Educação. Marilucia Nogueira Barbosa Lima (cunhada). A Promotoria recomenda também que o prefeito exonere o irmão, Gilmar Barbosa Lima, do cargo de secretário municipal de Saúde por não ter “qualificação técnica” necessária. (Folha do Norte – Montes Claros)
- Barbacena tem mais enfermeirosO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a distribuição de médicos, enfermeiros, leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva) e respiradores por unidades da federação e regiões do Brasil que são referência no atendimento de saúde de baixa e média complexidade. Os dados mostram que Barbacena é a cidade que mais apresenta profissionais de enfermagem atuantes no Sistema Único de Saúde e nos hospitais privados, somando 279, de acordo com dados de dezembro de 2019. Deste número, 238 são profissionais do SUS. (Folha de Barbacena)
- Comércio abre no feriadoUm acordo entre patrões e empregados de Poços de Caldas autorizou a abertura das lojas ontem, feriado na cidade. A decisão ficou a cargo de cada comerciante e empresário. O decreto municipal de flexibilização, publicado em 1º de maio, não proíbe o funcionamento do comércio em feriados. O horário de funcionamento seguiu a resolução que define o horário especial para cada setor por conta da pandemia de covid-19, sem esquecer as regras sanitárias definidas pelas autoridades de saúde. A abertura foi fruto de acordo entre o Sindicomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Poços de Caldas. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
- Município cria CartilhaA Vigilância Sanitária de Varginha criou uma Cartilha com recomendações para a prevenção da covid-19 para os trabalhadores rurais. De acordo com o prefeito Vérdi Melo, essas recomendações destinam-se aos trabalhadores rurais, com destaque às condições de alojamento, transporte e medidas gerais relacionadas à organização do trabalho. Em um documento que vai ser encaminhado para as instituições ligados ao meio rural, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária começa explicando que os coronavírus são uma grande família viral. (Gazeta de Varginha)
- Álcool gel é obrigatórioO prefeito Aracely de Paula sancionou Lei Municipal de autoria dos vereadores Robson Magela e Raphael Rios, que exige a instalação de recipientes com álcool líquido ou em gel antisséptico 70% em estabelecimentos públicos e privados que prestam serviços ao público, como forma de ampliar as medidas de prevenção ao novo coronavírus para usuários, clientes e funcionários em Araxá. A lei foi publicada no último dia 8 de maio, na edição nº 326 do Diário Oficial do Município de Araxá. Os estabelecimentos devem se adequar à lei até o próximo dia 23 de maio. (Diário de Araxá)
- Aprovada isenção de multasDois projetos foram aprovados durante reunião ordinária dessa semana da Câmara Municipal de Pará de Minas. O primeiro autoriza a Prefeitura a conceder isenção de multa e juros que incidirem sobre todos os tributos municipais relativos ao exercício 2020, inclusive com relação aos parcelamentos em andamento. Outra matéria aprovada pelos vereadores durante a reunião, foi o PL que autoriza o município de Pará de Minas a fazer desafetação e posterior alienação de áreas na cidade. (JC Notícias- Pará de Minas)
- Taxa de ocupação caiA taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do Sistema Único de Saúde caiu para 37,5% em Divinópolis, conforme Boletim Municipal Diário divulgado pela Prefeitura. Ainda segundo o informe, 123 casos da Covid-19 foram confirmados no município e 169 suspeitas da doença foram descartadas. As atualizações não constam no boletim da Secretaria de Estado de Saúde. No informe de segunda, 11, a segunda morte por coronavírus foi confirmada pelo executivo. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)
quarta-feira, 13 de maio de 2020
COLUNA MG - Rede de Notícias Sindijori MG - 13/05/2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário