A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura lançou, na última sexta-feira, 3, a campanha "Brincadeira é coisa séria. Pipa sem cerol, tô dentro". O objetivo é conscientizar alunos da rede pública municipal de ensino e seus responsáveis sobre a proibição do uso de cerol e linha chilena ao soltar pipas.
Segundo a diretora da equipe pedagógica municipal, Márcia Veiga, serão enviadas atividades, oficinas e brincadeiras baseadas no novo Currículo Referência de Minas Gerais, em meio às atividades diárias que chegam aos alunos neste período de pandemia quando as aulas presenciais estão suspensas, propiciando a conscientização sobre o assunto.
"Cada escola irá idealizar atividades de acordo com a sua realidade, em diferentes níveis em função da faixa etária de seus alunos. Queremos causar uma interação entre pais e alunos para que soltem pipa, brinquem, mas com segurança", explica a diretora pedagógica.
Só nos últimos 12 meses, pelo menos 20 pessoas foram atendidas na UPA 24 Horas, entre elas, duas com lesões graves no pescoço. Segundo o representante da Guarda Municipal, J. Silva, soltar pipas utilizando cerol ou linha chilena é crime e prevê multa, com base no Decreto Municipal 6821/2020.
"O indivíduo que for pego utilizando este tipo de material, se for menor de idade, a Guarda fará a apreensão da linha e o preenchimento de um Auto de Infração, encaminhando para o Conselho Tutelar, onde os pais serão chamados e tomadas as providências cabíveis. Se for maior de idade, será aplicada multa e, em caso de ocorrências de lesões, acarretará outras penalidades", explica o agente.
Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário