Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza uma estrutura referência no Brasil para atendimentos de casos suspeitos e confirmados da Covid-19. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um exemplo da boa preparação do município para o enfrentamento da doença. Estrutura, equipe, treinamento e comprometimento estão garantindo o atendimento seguro e humanizado do cidadão.
A preparação do serviço segue protocolos e normas que vão desde o atendimento telefônico, passando pela preparação da equipe, a chegada no local da ocorrência e atendimento do paciente até o retorno para a base.
“Desde o início deste período de pandemia foi disponibilizado todo tipo de recurso de proteção e preparação.
Isso inclui a criação de protocolos e fluxos bem estabelecidos para que o usuário tenha acesso a um atendimento de alta qualidade e ainda proteção”, explica o coordenador do SAMU de Sete Lagoas, o médico Dr. Marcelo Fernandes.
A paramentação de combate à Covid-19 exige um kit completo de equipamentos de proteção individual como toca, máscara, luvas, capote e botas. Grande parte deste material é descartado e o processo de desparamentação é minucioso, já que é o momento de maior risco de contágio dos profissionais. “Tudo segue um rígido critério de cuidados, desde quando a pandemia se estabeleceu. Até então, não houve intercorrência em função desta preparação e isso traz muita satisfação”, ressalta o médico.
O serviço possui uma frota de 12 viaturas e, até o momento, duas foram deslocadas para ocorrências exclusivas de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Os recursos de proteção atingem até os veículos que receberam envelopamento, com material próprio, que é substituído após cada atendimento. As ambulâncias também são desinfectadas. “São uma unidade de suporte básico e outra de suporte avançado para este fim, mas caso haja necessidade, esta frota específica poderá ser ampliada”, assegura o Dr. Marcelo Fernandes.
TREINAMENTO
Quem atua na linha de frente recebe treinamento contínuo sobre estas ocorrências específicas em tempos de pandemia. Além de garantir o correto atendimento do cidadão, esta preparação protege cada um da equipe do SAMU e também seus familiares. “Fomos muito bem preparados para este tipo de atendimento. Tivemos treinamentos e semanalmente participamos de reciclagens sobre esta preparação. Isso é muito importante para a não contaminação”, destaca a condutora socorrista Marina Cunha.
Em quase quatro meses de trabalho intenso, o SAMU já atendeu dezenas de ocorrências relacionadas à Covid. E as normas bem estabelecidas garantiram proteção do corpo técnico formado por mais de 100 servidores.
“Preocupamos muito com a segurança e durante todo esse período apenas dois servidores testaram positivo para a doença e outros cinco casos suspeitos foram descartados”, revela o coordenador de enfermagem, Mucio Júnior.
O SAMU atende 24 horas por dia, por meio do telefone 192, casos de urgência e emergência. A Prefeitura disponibiliza 58 unidades de saúde da atenção primária, que devem ser procuradas pelo cidadão em caso de menor gravidade, inclusive, quanto à suspeita de Covid-19 com sintomas mais leves.
Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas - Assessoria de Comunicação Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário