diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

sábado, 5 de março de 2011

Saiba a possível origem do nome que batiza a mina de Brucutu

Brucutu é considerada a maior mina do mundo em capacidade inicial de produção (Foto: Darlan Alvarenga/G1)

Nome teria vindo do vocábulo 'borocotó', 'terreno escabroso' em Tupi.Mina em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) é a 2ª maior do país.

A origem do nome da mina de Brucutu, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), não encontra consenso entre moradores, prefeitura e trabalhadores do complexo de mineração da Vale. A versão mais aceita, porém, é de que o termo viria provavelmente da palavra de etimologia tupi 'borocotó" que, segundo o Dicionário Aurélio, significa "terreno escabroso, com muitos altos e baixos, escavado ou obstruído de pedras".(Nesta quinta-feira, o G1 publicou uma reportagem sobre a mina de Brucutu, a segunda maior do país, responsável por 10% da extração de minério de ferro da Vale no Brasil no ano passado, para ilustrar o avanço do setor de mineração.
Para a Vale, dona da mina, Brucutu seria uma corruptela de "brocotó" - uma variação do vocábulo "borocotó". E, na linguagem indígena, também significaria "disforme e abrupto".
Brucutu é também o nome da serra onde está localizada a mina da Vale e teria sido uma adaptação dos vocábulos indígenas para o chamado "mineirês".
De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, documentos do século XVIII referem-se à região como “Fazenda Brucutu”, na época propriedade de Manoel Martins Ferreira, minerador que "figurava entre os homens mais ricos da freguesia de Sabará".
Ainda segundo a prefeitura, em 1885, Brucutu é referido no Dicionário das Minas do Brasil apenas como “lugarejo na Comarca de Santa Bárbara. É rico em ouro e pedras preciosas”
Brucutu, segundo o Dicionário Aurélio, significa "veículo blindado usado pela polícia para dispensar manifestantes" e "indivíduo grosseiro, grosseirão".

Brucutu é o nome da serra que contorna São Gonçalo e abriga a mina da Vale (Foto: Darlan Alvarenga/G1)

Fonte: Darlan Alvarenga Do G1, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)


Nenhum comentário:

Postar um comentário