diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 2 de março de 2011

IVECO ENTREGA OS QUASE 4 MIL LIVROS ARRECADADOS DURANTE A LITERATA PARA INSTITUIÇÕES DE SETE LAGOAS

Na foto acima, da esquerda para direita: Lúcio Teixera, da Via Comunicação, idealizadora da Literata; Ana Claúdia de Almeida Verrisimo, gerente pedagógica da Secretaria de Educação; Flavia Augusta Alves Ferreira, supervisora da biblioteca pública; Júnea Sá Fortes, coordenadora do Programa Próximo Passo da Iveco; Suely Maria da Silva, diretora da Escola Municipal Juca Dias; Vánia Lúcia de Freitas Tavares, diretora do departamento de ensino da Secretaria de Educação; e Flávio Lúcio Rocha, diretor presidente da APAC.



Para celebrar os resultados da campanha “Doe um livro. A Literata agradece com todas as letras”, os exemplares arrecadados foram entregues no dia 28 de fevereiro, na Escola Municipal Juca Dias, no bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas, para os representantes das entidades escolhidas para receberem a doação. A campanha fez parte das atividades da Literata, primeira festa literária da cidade realizada pela Iveco em novembro de 2010, e arrecadou quase 4 mil exemplares de diversos tipos.

O sucesso da campanha somou com os bons resultados da primeira edição do evento, que foi um presente da Iveco em comemoração aos 10 anos de produção da fábrica em Sete Lagoas e ao aniversário da cidade. “Depois dos surpreendentes resultados apresentados na primeira edição da Literata, as doações fecham com sucesso mais uma ação certeira promovida pela Iveco. Tanto a Literata quando a campanha de doação de livros foram recebidas com entusiasmo pelos setelagoanos”, afirma Júnea Sá Fortes, coordenadora do programa de sustentabilidade da Iveco, o Próximo Passo.

A Escola Municipal Juca Dias foi escolhida para receber grande parte das arrecadações – 636 livros – devido à estreita relação que a Iveco possui com a comunidade do bairro. É lá que a montadora desenvolve suas principais ações do Próximo Passo, como gincanas ecológicas, oficinas culturais e de empreendedorismo, além de ser o local que irá abrigar a sede do programa, que será inaugurada em breve.

O restante dos livros foram distribuídos entre a Secretaria Municipal de Educação - 903, a Biblioteca Municipal – 734, e o Centro de Reintegração Social Dr. Franz de Castro Holzwarth / APAC – 300. Cerca de 300 livros ainda serão usados na oficina de restauro a ser realizada durante a 2ª Literata, no segundo semestre de 2011.
A Literata contou com a chancela da Iveco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), patrocínio da Petronas e teve a curadoria do jornalista e escritor Jorge Fernando dos Santos, mais curadoria local do professor Sérgio Antônio, da UNIFEMM. A realização foi da Via Comunicação e da Quarteto Filmes, responsáveis também pelo FELIT - Festival de Literatura de São João del-Rei (MG). O evento reuniu mais de 2.500 pessoas, 25 autores, escritores, jornalistas e convidados de renome e cerca de 20 atividades diferentes. Durante quatro dias, os visitantes puderam mergulhar no universo do autor de “Grande Sertão Veredas”, Guimarães Rosa, o grande homenageado da Literata 2010, participando de mesas de debates, palestras, feira de livros, exposição fotográfica, oficinas, atividades infantis, entre outras. O sucesso da Literata teve uma repercussão positiva e passou a fazer parte do calendário nacional como evento permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário