quinta-feira, 31 de março de 2011
Leia nesta quinta-feira, dia 31 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
Veja também:
• Em breve nova grade de programação, várias novidades com uma equipe super legal;
• Dados demonstram retrocesso da Dengue em Sete Lagoas, mas ainda é preciso atenção;
• Cemig anuncia resultados do ano 2010;
• Brasil perde José de Alencar, exemplo de luta e persistência;
• Inaugurada a campanha “Dengue e lixo, desarme esta bomba”;
• Diretoria do Democrata se reúne com prefeito nesta quinta-feira;
• Henrique quer mais Seleção Brasileira;
• Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
quarta-feira, 30 de março de 2011
IVECO QUER O MELHOR PÓS-VENDA DO BRASIL COM NOVO PROGRAMA “PADRÕES DE ATENDIMENTO”
PADRONIZAÇÃO RIGOROSA E EFICAZ
O programa “Novos Padrões de Atendimento Pós-Venda” foi idealizado em 2009 e colocado em prática em meados de 2010, após um ano de planejamento no qual foi desenvolvida a metodologia, o treinamento de consultores e a preparação de materiais de treinamento. O resultado é uma padronização rigorosa e contempla de todo o processo de atendimento ao cliente: agendamento, recepção, programação e realização do serviço, controle de qualidade, entrega do veículo e acompanhamento pós-serviço (feito com 100% dos clientes, por telefone, para verificar a satisfação em relação ao serviço feito). A padronização também abrange a gestão do estoque de peças na concessionária. “Com a padronização dos processos, diminui-se a interferência do fator humano na qualidade do serviço”, comenta André Vac, supervisor do programa, cujo trabalho é viajar pelo Brasil gerenciando sua implantação. “Nossa meta é que o atendimento ao cliente seja feito da mesma forma em todo o Brasil, garantindo total disponibilidade dos serviços ao cliente, e que estes serviços sejam feitos com agilidade, competitividade e qualidade”. Ao selecionar a concessionária para a padronização, a Iveco faz um completo levantamento de suas instalações, equipamentos e recursos humanos, e isso fornece uma “fotografia” da situação corrente e permite o desenho perfeito de um plano de ação que orienta a equipe na implementação dos processos. “A certificação em si leva nove meses. Para ser certificada, ela deve alcançar um alinhamento com pelo menos 85% dos padrões propostos”, explica Vac. “Com esse nível, o resultado já é uma qualidade de atendimento excelente”, reitera Gouveia. “Mas a rede está aderindo entusiasmadamente ao programa e isso está fazendo com que o alinhamento seja bastante alto”, explica Vac. A Florença, por exemplo, atingiu 97% de alinhamento.
MAIOR PRODUTIVIDADE. E MAIOR RAPIDEZ NOS SERVIÇOS.
Durante a implementação dos novos padrões uma equipe interna é escolhida para receber todo o novo treinamento e se tornar, em consequência, multiplicadora do conhecimento junto os demais funcionários. O treinamento é baseado em material especialmente desenvolvido, que inclui um check-list completo que coloca todas as situações do dia-a-dia da concessionária dentro dos processos preconizados pelo programa. A equipe de desenvolvimento da concessionária trabalha sob orientação dos consultores do programa, por uma semana. Depois a equipe realiza quatro semanas de implementação por conta própria com suporte dos Customer Service Managers da Iveco. Esse procedimento repete-se por três vezes, totalizando 15 semanas. Nos três meses seguintes, o concessionário continua com a implementação e passa pela pré-certificação. A certificação final chega depois de outros três meses. “Assim, o concessionário consegue fazer com que o projeto passe a fazer parte do dia-a-dia de sua empresa”, diz Vac. A implantação dos processos previstos racionaliza o trabalho na concessionária, com conseqüente melhoria do serviço e aumento da produtividade, que vem da melhor gestão do estoque de peças, por exemplo. O controle do estoque segue um sistema que prepara a concessionária para ter, sempre, as peças necessárias para o atendimento imediato, seja por meio de pedido normal, seja por reposição de estoque. O agendamento com gestão à vista permite a pré-programação de recursos humanos, espaço e tempo de oficina e peças. A distribuição do trabalho é beneficiada, ainda, pela melhor disposição e armazenamento de ferramentas e equipamentos. O serviço mecânico, propriamente dito, segue também um padrão, reforçado por treinamento constante dos mecânicos. Há o controle de qualidade e rigoroso cumprimento dos prazos previstos. O resultado é que a concessionária pode atender mais clientes, com mais qualidade. “A Iveco Florença aumentou suas passagens em 38% e fidelizou clientes”, indica Silvia Bassani, diretora-geral da concessionária. “Temos outro exemplo de uma concessionária que aumentou o número de passagens em 96% enquanto o número de pessoal subiu apenas 36%”, exemplifica Vac. “Isso significa serviços mais rápidos, e que no mundo do caminhão representa um enorme benefício para o cliente”.
EXCELÊNCIA EM PÓS-VENDA É PILAR DE MARCA
O programa “Novos Padrões de Atendimento” é mais uma das muitas iniciativas tomadas pela Iveco desde 2007 visando a ampliação e a melhoria do atendimento ao cliente da empresa. “Há quatro anos definimos o serviço excelente como um dos pilares da marca Iveco e estamos trabalhando de forma planejada, sistemática e efetiva nesta direção”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco. Um dos pontos fundamentais deste programa foi a decisão, já em 2007, de expansão da rede visando dar atendimento ao crescimento da frota de veículos Iveco. “Sabíamos que as vendas da marca iriam subir rapidamente e sabíamos também que precisaríamos atender a todos estes produtos, e atendê-los realmente bem”, analisa o presidente. Eram 52 as concessionárias existentes em 2006; hoje são 92 (e cerca de outras 10 deverão ser inauguradas em 2011). A maioria destas casas foi construída junto às rotas estratégicas do transporte brasileiro. Os boxes de atendimento na rede, que eram menos de 400 a quatro anos, hoje são 986 (o que significa a capacidade de atender simultaneamente 986 veículos em todo o país). Além disso, a rede possui cerca de 100 veículos de atendimento remoto para atendimentos emergenciais no campo. O Centro de Operações de Peças Iveco (COPI), que é um centro de distribuição de peças foi inaugurado em Sorocaba (SP) em 2010 e possui duas vezes mais área e três vezes mais espaço de armazenamento que o antigo armazém de peças da empresa. Além disso, este novo centro trabalha dentro do conceito do World Class Logistics, um padrão do Grupo Fiat, e utiliza os mais modernos softwares de gestão para este tipo de atividade no mundo. Ao mesmo tempo, com serviços como o Non Stop (de atendimento 24 horas via 0800) e o Tele Serviço (atendimento remoto via web), a Iveco coloca-se hoje em total disponibilidade de contato e atendimento ao cliente. Além de tudo, foram criados canais especiais de comunicação para agilizar a informação da Iveco para a Rede, da Rede para a Iveco, do cliente para a Iveco e etc. Um destes programas foi batizado de “Voz do Cliente”. Cada área da empresa tem o seu representante que tem autorização para parar seu serviço e atender a uma solicitação de informações chegada por meio do Centro de Atenção ao Cliente, dos sites ou do blog da empresa. O objetivo é que todas as respostas sejam dadas num prazo de 24 horas. Por outro lado, dentro da Iveco, existe também o “Ouvidor”, um funcionário da concessionária que tem por missão ser o ombudsman do cliente dentro da instalação.
IVECO
Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil etc. A Iveco emprega mais de 25.000 pessoas e possui 23 fábricas em 10 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 5.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 160 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.
Leia nesta quarta-feira, dia 30 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
· PMN de Duílio pode ser a noiva das eleições de 2012;
· Representante de empresa de radares confirma assédio de corruptos em MG;
· Pecuaristas de Sete Lagoas e região modernizam a produção leiteira;
· Assassinato sem pistas no bairro Canadá;
· Vereadores apóiam legitimação de salários dos servidores de saúde;
· Ambev abre inscrições para programa de estágio;
· Corpo de mulher encontrado na Serra de Santa Helena;
· Copasa assume abastecimento de água em Prudente de Morais;
· Iveco cria ação digital especial para mulheres;
· Equipes se preparam para a 2a rodada da Copa Náutico/Devassa da amizade;
· Vem aí a 2a Olimpíadas do Náutico!;
· Líder versus lanterna;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Flávio Anselmo, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
IVECO CRIA AÇÃO DIGITAL ESPECIAL PARA COMEMORAR O “MÊS” INTERNACIONAL DA MULHER
IVECO
Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil etc. A Iveco emprega mais de 25.000 pessoas e possui 23 fábricas em 10 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 5.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 160 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.
AMBEV ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO
Ambev abre inscrições para Programa Trainee Industrial
Objetivo da companhia é recrutar futuros mestres cervejeiros e engenheiros industriais; No ano passado 17 mil se inscreveram
A Ambev abre inscrições para a segunda edição do Programa de Trainee Industrial. Com 17 mil inscritos no ano passado, a companhia vai selecionar, até 1º de maio, estudantes universitários interessados em uma carreira de mestre cervejeiro ou engenheiro industrial. Não há limite de vagas e o treinamento total tem duração de até 18 meses. Uma vez aprovados no processo seletivo, os trainees tornam-se imediatamente funcionários. Reconhecida no mercado como uma fábrica de talentos, a Ambev conta atualmente com mais de 100 mestres cervejeiros em todas as suas operações. O profissional é responsável por garantir o rígido cumprimento dos padrões de qualidade das fábricas. Ele também avalia todos os insumos e matérias-primas, observando questões como transporte e armazenagem. “Com o mercado aquecido, a companhia sentiu a necessidade, desde o ano passado, em investir ainda mais na profissão de mestre cervejeiro e garantir bons profissionais para atuar na nossa produção”, explica Daniel Cocenzo, gerente de Gente & Gestão. Com o Programa Trainee Industrial, a Ambev cria mais uma oportunidade para que jovens estudantes ingressem na empresa. A partir do segundo semestre a companhia volta a abrir vagas, dessa vez para o Programa Trainee, que seleciona estudantes para todas as demais funções da companhia. Em 2010, o Programa Trainee contou com mais de 72 mil inscrições. Somados, os dois programas totalizam 88 mil inscritos.
Inscrições
Estudantes de todo o país, formados desde o segundo semestre de 2009 ou que irão se formar em julho deste ano nos cursos de engenharia, química, farmácia, agronomia e biologia podem se inscrever pelo site http://www.traineeambev.com.br/. Entre os critérios analisados estão habilidade para gerenciamento de pessoas, interesse por desenvolvimento de novas tecnologias, negociação, capacidade de liderança, visão empreendedora, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, estado ou país, e inglês fluente. O processo seletivo tem diversas etapas eliminatórias. Após o término das inscrições, os candidatos passarão por um teste online de português, inglês e raciocínio lógico; dinâmicas de grupo - que ocorrerão por todo o país e entrevistas individuais. O salário inicial é de R$ 4.000,00 mais benefícios como assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, previdência privada, vale refeição, vale transporte, 14º salário, entre outros.
O Programa
Ao longo do período de treinamento, os selecionados passam por todas as áreas da companhia. Durante os cinco primeiros meses, os trainees conhecem o processo de produção das unidades fabris; passam pelas áreas comerciais (distribuição e vendas) dos Centros de Distribuição Direta (CDD) e participam de treinamento estratégico na central administrativa, em São Paulo, para se aprofundar na cultura Ambev. Nos sete meses seguintes, os jovens recebem orientação dirigida para área que optaram, seja engenharia industrial ou mestre cervejeiro, e aprofundam os conhecimentos sobre suas atividades futuras. Após esses doze meses de programa, os trainees são alocados em projetos assistidos no Brasil ou enviados ao exterior para complementarem a formação com cursos específicos.
terça-feira, 29 de março de 2011
Morre o ex-vice-presidente José Alencar
Leia nesta terça-feira, dia 29 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
segunda-feira, 28 de março de 2011
sábado, 26 de março de 2011
Leia no Jornal Diário Boca do Povo deste final de semana
Veja também:
· Forças estranhas querem colocar Leone no bloco dos fichas sujas;
· Governador defende união por Minas Gerais em encontro com bancada federal mineira;
· Unimed promove campanha em prol da saúde renal;
· Mês da Mulher foi marcado com prestação de serviços ás setelagoanas;
· Começa a Copa Náutico/Decassa da Amizade 2011!;
· Ideal X Guarani;
· 18o Copa 2001/Construmaq começa neste domingo;
· Um clássico que promete;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Juliano Zueira, Inês Valladares, Ti Rei, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
quinta-feira, 24 de março de 2011
Leia nesta sexta-feira, dia 25 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
· Márcio Reinaldo e Arnaldo Nogueira visitam regiões prejudicadas pelas chuvas;
· Banco de alimentos de Sete Lagoas começa a ser implantado;
· Vereadores debatem melhorias para Sete Lagoas em reunião;
· Apresentação de uniformes hoje no Sítio Vovó Cotta;
· Cruzeiro faz turismo pelo interior;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Flávio Anselmo, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
Leia nesta quinta-feira, dia 24 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
· PMDB completa 45 anos com muita história e sabendo que ainda há muito por fazer;
· Maroca participa em BH das eleições do PSDB mineiro;
· Tabela de jogos da Copa Náutico Devassa da Amizade 2011;
· Treino de hoje começa definir Ideal;
· Festa de sexta-feira dará início à disputa da Copa 2001/Construmaq;
· Galo aposta em ex-cruzeirenses;
· Colunas de Paredão, Darwin Sandino, do Clube Náutico, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
quarta-feira, 23 de março de 2011
Leia nesta quarta-feira, dia 23 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
Veja também:
· Quadro político começa a definir seus contornos definitivos;
· Rapidinhas de Márcio Reinaldo e seu partido;
· Instalação de Sindicato para Aposentados e Pensionistas recebe o apoio de Claudinei Dias;
· Mais da metade dos municípios brasileiros podem ficar sem água até 2015;
· Vai começar a Copa Náutico Devassa da Amizade 2011!;
· Ideal já pensou no Guarani;
· Faltam 4 dias para início da Copa 2001/Construmaq;
· A briga das televisões continua;
· Dorival até paga pra seu algoz ficar em casa;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Flávio Anselmo, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
terça-feira, 22 de março de 2011
Leia nesta terça-feira, dia 22 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
Veja também:
· Copa Náutico Devassa de Futsal termina com sucesso;
· Motorista alcoolizado causa acidente com pelo menos uma morte e seis feridos;
· Corpo de mulher encontrado em cisterna;
· Prefeitura anuncia benfeitorias nas comunidades da Estiva e Silva Xavier;
· Antônio Álvaro Purcino empossado novo chefe-geral da Embrapa;
· Homem preso com 60 pedras de crack no Santa Luzia;
· Copa Náutico/Devassa de futsal conheceu seus campeões;
· Produtos Sinhá/Cantina Bom Sabor campeão veterano;
· Picolé Ki-Gostoso campeão no máster;
· Thabajara/PA Automóveis é tri-campeão no jovem;
· Centro Elétrico/Óticas Diniz campeão sênior;
· Ideal vence na estréia da Copa Integração;
· Prefeito Maroca diz não ter dinheiro para ajudar o Jacaré;
· Verba americana para a Copa;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Flávio Anselmo, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
segunda-feira, 21 de março de 2011
IVECO MANTÉM PATROCÍNIO À EQUIPE YAMAHA E TAMBÉM FARÁ TODA LOGÍSTICA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE MOTO GP 2011
· Caminhões Stralis e vans EcoDaily serão utilizadas em toda logística do “circo” mundial de motovelocidade
A temporada 2011 começa com a tradicional corrida noturna no Catar, a ser realizada em Doha, no próximo domingo, 27.
Graças ao acordo estabelecido na última temporada com a Dorna Sports, a marca Iveco estará novamente presente e será visível em muitos circuitos. Além disso, como nas duas últimas temporadas, a empresa será patrocinadora da corrida da Austrália, em Phillip Island, que será chamada "The Australian Iveco Grande Prémio de Motos de 2011" onde será possível ver a famosa logomarca Iveco em todo o circuito australiano.
Para conferir agilidade e eficiência à toda logístida do “circo” mundial de motovelocidade, a Iveco colocou à disposição dos organizadores do grande prêmio 15 extrapesados Stralis e mais quatro vans EcoDaily. Estes veículos estarão presentes em todas as 18 provas da competição.
O patrocínio especial para o piloto campeão do mundo da categoria, Jorge Lorenzo, da Equipe Yamaha, foi mantido para mais esta temporada. Também faz parte da equipe de ponta o jovem piloto Ben Spies, considerado o mais promissor estreante de 2010. A parceria Iveco/Yamaha Team está entre as mais bem sucedidas da história da competição. Com o apoio da Iveco, a equipe Yamaha conquistou a "Tríplice Coroa" pelo terceiro ano consecutivo e de todos os três títulos do Campeonato do Mundo (Driver, Equipe e construtor).
Exclusivamente para a logística da Equipe Yamaha, a Iveco disponibiliza sete Stralis e dois EcoDaily. Outra novidade nesta temporada é o logotipo Iveco que será visível nas motos de corrida da equipe.
Esta maior participação da Iveco no Campeonato Mundial de Moto GP é parte integrante da estratégia de comunicação da empresa que alinha sua marca a valores como determinação, lealdade e espírito de equipe, qualidades inerentes à natureza dos esportes em geral.
Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil etc.
A Iveco emprega mais de 25.000 pessoas e possui 23 fábricas em 10 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 5.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 160 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.
domingo, 20 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
Declaração do senador Aécio Neves sobre o PIB de Minas Gerais em 2010, anunciado nesta quarta-feira (16/03) pela Fundação João Pinheiro.
PIB mineiro recorde de 10,9%
A economia de Minas registrou, em 2010, o maior crescimento
dos últimos 15 anos e superou o PIB nacional
- O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quarta-feira (16/03), no Palácio Tiradentes, os resultados recordes do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais no ano de 2010, que apresentaram crescimento real médio de 10,9% em relação ao mesmo período de 2009, superando o resultado nacional, que foi de 7,5%.
- É um PIB extraordinário. Superior, inclusive, aos padrões dos países que têm os maiores PIBs do mundo, como a China (10,3%) e Índia (8,6%), e bem superior ao do Brasil, que foi de 7,5%.
- Avaliado pelo Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro (FJP), a taxa PIB mineiro de 2010 é a maior da série histórica iniciada em 1995 pela Fundação, ou seja, trata-se do melhor resultado de crescimento econômico do Estado dos últimos 15 anos. Até então, o recorde foi verificado em 2004, quando a economia mineira cresceu 5,9%.
- Isto sinaliza de fato a retomada efetiva da economia do Estado e vamos continuar trabalhando para que, como tem sido ao longo dos últimos anos, tenhamos um PIB sempre superior à média brasileira, anunciou hoje governador Anastasia.
- O estudo da Fundação João Pinheiro avalia que a expansão do emprego, da massa salarial e da oferta de crédito no Estado, ao impulsionarem o mercado interno, foram fundamentais para o intenso crescimento do nível de atividade econômica de Minas Gerais em 2010.
- A equipe técnica Centro de Estatística e Informações da FJP, durante apresentação feita à imprensa, destacou ainda que o contínuo aumento da demanda internacional por produtos da pauta de exportações mineira, junto com a valorização de produtos siderúrgicos, commodities agrícolas e minério de ferro, também contribuíram para o desempenho positivo da economia mineira em 2010.
- Estamos vivendo em um Estado que está com um crescimento muito acima da média e isso significa para nós, mineiros, melhor qualidade de vida através da geração de mais empregos, mais renda, através de um potencial de maior consumo ainda em nosso Estado, comemorou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck.
- No quarto trimestre de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a taxa de crescimento do PIB estadual foi de 6,7%. O valor adicionado bruto da economia mineira aumentou 9,7% em 2010, enquanto, no país, o crescimento foi de 6,7%.
Leia nesta sexta-feira, dia 18 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
· Sete Lagoas incluída nas 31 cidades que serão encampadas pela Copasa;
· Paredão admite: perdeu vereador Caio Dutra para o novo partido PDB, de Kassab;
· Cidade terá programação especial em comemoração ao Dia da Mulher;
· Prefeitura sinaliza obras no Bela Vista II;
· PIB de Minas bate recorde e chega a 10,9% superando média nacional;
· AMBEV eleva investimento em treinamento;
· Produtos Sinhá/Cantina Bom Sabor e Centro Elétrico/Óticas Diniz saem na frente no futsal;
· Cruzeiro admite interesse em Fábio Jr.;
· Ideal faz apronto;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Flávio Anselmo, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
quarta-feira, 16 de março de 2011
Leia nesta quinta-feira, dia 17 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
· Nomeação de Magela Martins na Seltur reforça aliança Maroca-Duílio;
· Número de doadores de órgão cresce 14% em um ano;
· Chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo toma posse amanhã;
· Traficantes presos no Vapabuçu;
· “Maroca continua a fazer mudanças”, Sai Flávio de Castro e entra Magela Martins;
· Guardas municipais são capacitados como agentes de trânsito aptos a fiscalizar;
· Picolé Ki-Gostoso e Thabajara/PA Automóveis perto do título no futsal;
· Início da Copa 2001/Construmaq 2011 foi adiado para dia 27;
· Mauro está feliz: Coelho agora tem várias opções;
· Clubes estudam propostas da TV;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Flávio Anselmo, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
Leia nesta quarta-feira, dia 16 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
· Chuvas fortes de segunda deixam Silva Xavier e Estiva sem transporte;
· Inscrições para programa de Estágio da Ambev começam dia 14;
· Rede de Formação Profissional lança 27 cursos gratuitos;
· Está desempregado? Anime-se, é chegada a hora de procurar emprego;
· Sete Lagoas sofre com temporal de segunda-feira;
· Estrada ruim faz Turi suspender atendimento;
· Prorrogada a campanha de vacinação contra a febre amarela;
· Sorteio da Copa Náutico/Cerveja Devassa da Amizade será transmitida pelo site do clube;
· Abertura da Copa 2001/Construmaq 2011 depende das chuvas;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Flávio Anselmo, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
terça-feira, 15 de março de 2011
Leia nesta terça-feira, dia 15 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
· Candidatura de Leone Maciel passa por um calvário de provocações;
· Coral Dom Silvério comemora 48 anos de história;
· Saúde moderniza e investe 2 milhões em informatização;
· PM apreende adolescente de 16 anos com drogas, armas e munição;
· Começam as finais da Copa Náutico Cerveja Devassa de futsal – 2011;
· Copa Náutico/Cerveja Devasa tem sorteio na sexta-feira;
· Jobson começa a mostrar serviço;
· Colunas de Paredão, Darwin Sandino, do Clube Náutico, Flávio Anselmo, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
segunda-feira, 14 de março de 2011
Inscrições para programa de Estágio da Ambev começam hoje dia 14 de março de 2011
Poderão concorrer às vagas os candidatos que estiverem cursando o penúltimo ou último ano do ensino superior e que possuam inglês intermediário. A seleção é composta por provas de inglês, português e raciocínio lógico, além de dinâmicas de grupo e entrevista individual nas unidades da Ambev.
Após a inscrição, o concorrente deverá consultar periodicamente o site para verificar as datas das provas, que serão realizadas via web até 20/5. O candidato que não realizar a prova no prazo determinado na mensagem de convocação será considerado desistente.
No site, o candidato pode obter informações sobre o andamento do processo, resultado das etapas e possíveis convocações para provas futuras. Todas as fases são conduzidas por profissionais habilitados e treinados para a função.
Sobre a Ambev
Ser a "Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH! e Guarah!, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários - 29 mil só no Brasil - sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. Pioneira, desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável há sete anos, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano 2010, atingiu volume de vendas de 165,14 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 25 bilhões, um crescimento de 13,2% em relação ao ano de 2009. Referência em práticas ambientais, a Ambev assumiu o compromisso de reduzir ainda mais o consumo de água (11%), a emissão de CO2 (10%) e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção, até 2012.
sábado, 12 de março de 2011
sexta-feira, 11 de março de 2011
Leia hoje, dia 11 de março de 2011, no Jornal Diário Boca do Povo
· PMDB reúne em busca de unidade partidária visando eleições de 2012;
· Sete Lagoas registra 4 acidentes automobilísticos com 17 vítimas neste Carnaval;
· PM realizou operação para impedir entrada de armas e drogas em Sete Lagoas;
· Adolescente foi morta a tiros no bairro de Fátima;
· Traficantes flagrados por câmeras do Olho Vivo;
· Assaltante de posto de combustível é preso após ser baleado;
· Clube Náutico teve carnaval animado;
· Diretoria do Democrata promete time forte na 3a divisão;
· Ideal na corrida contra o tempo;
· Copa 2001/Construmaq 2011 promete ser das melhores;
· Montillo será poupado;
· América e Cruzeiro pode ser em Varginha;
· Galo com os cofres cheios;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Flávio Anselmo, Emir Dias, Álvaro Vilaça e César Augusto...
quinta-feira, 10 de março de 2011
terça-feira, 8 de março de 2011
Iveco Stralis puxa o Trio Crocodilo
sábado, 5 de março de 2011
Leia no Jornal Diário Boca do Povo deste final de semana
· Omissão e conivência de uma direção do centro universitário para mim é lastimável – Coluna de Paredão;
· Minha Casa, Minha Vida já seleciona candidatos para o Jardim dos Pequis;
· PRF intensifica policiamento no carnaval e dá dicas para feriado sem acidentes;
· Clube Náutico agita o melhor carnaval de Sete Lagoas;
· Colunas de Paredão, do Clube Náutico, Darwin Sandino, Juliano Zueira, Flávio Anselmo, Inês Valladares e Ti Rei...
Saiba a possível origem do nome que batiza a mina de Brucutu
Nome teria vindo do vocábulo 'borocotó', 'terreno escabroso' em Tupi.Mina em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) é a 2ª maior do país.
A origem do nome da mina de Brucutu, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), não encontra consenso entre moradores, prefeitura e trabalhadores do complexo de mineração da Vale. A versão mais aceita, porém, é de que o termo viria provavelmente da palavra de etimologia tupi 'borocotó" que, segundo o Dicionário Aurélio, significa "terreno escabroso, com muitos altos e baixos, escavado ou obstruído de pedras".(Nesta quinta-feira, o G1 publicou uma reportagem sobre a mina de Brucutu, a segunda maior do país, responsável por 10% da extração de minério de ferro da Vale no Brasil no ano passado, para ilustrar o avanço do setor de mineração.
Para a Vale, dona da mina, Brucutu seria uma corruptela de "brocotó" - uma variação do vocábulo "borocotó". E, na linguagem indígena, também significaria "disforme e abrupto".
Brucutu é também o nome da serra onde está localizada a mina da Vale e teria sido uma adaptação dos vocábulos indígenas para o chamado "mineirês".
De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, documentos do século XVIII referem-se à região como “Fazenda Brucutu”, na época propriedade de Manoel Martins Ferreira, minerador que "figurava entre os homens mais ricos da freguesia de Sabará".
Ainda segundo a prefeitura, em 1885, Brucutu é referido no Dicionário das Minas do Brasil apenas como “lugarejo na Comarca de Santa Bárbara. É rico em ouro e pedras preciosas”
Brucutu, segundo o Dicionário Aurélio, significa "veículo blindado usado pela polícia para dispensar manifestantes" e "indivíduo grosseiro, grosseirão".
Brucutu é o nome da serra que contorna São Gonçalo e abriga a mina da Vale (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Fonte: Darlan Alvarenga Do G1, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
'Bom assim nunca foi não, sô', diz moradora de 'cidade do ferro'
Dinheiro da mineração transforma cidade de MG em canteiro de obras.Comerciantes ampliam estabelecimentos e lojas ganham vitrines.
São Gonçalo do Rio Abaixo, onde está localizada a mina de Brucutu, é daquelas cidades do interior de Minas Gerais cujo centro se resume a uma única rua principal e uma igreja na parte mais alta. Todos os estabelecimentos comerciais e prédios públicos estão concentrados na mesma avenida. Não há nenhuma loja de rede e, com exceção de dois bancos e dos Correios, todo o comércio é local, comandado por famílias da cidade e da região.
Pelas ruas, a vida e as rodas de conversa na praça seguem sem pressa, na velocidade das bicicletas, principal meio de transporte da população. A rotina pacata, no entanto, contrasta com o ritmo das obras espalhadas pela cidade, patrocinadas pelos royalties da mineração, destaque do PIB em 2010. Por todos os lados há máquinas e placas com os dizeres "homens trabalhando".
As obras incluem abertura de novos loteamentos e avenidas, ampliação da rede fluvial, pavimentação de estradas, construção de pontes, casas e escolas. As duas igrejas da cidade, erguidas do século XVIII, foram fechadas para restauração, obrigando a transferência das missas para um galpão improvisado.
“Bom assim nunca foi não, sô”, diz Ornelina Ferreira Torres, de 77 anos, que mora na cidade desde os 13 anos e afirma nunca ter visto tanta prosperidade. “Todo mundo foi saindo, eu fiquei e acabei dando sorte”.
Ornelina Torres, (dir.), 77 anos, mora em São Gonçalo desde os 13 anos (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
A renda da população em geral é baixa, mas a qualidade de vida está melhorando. “A escola é em tempo integral e ônibus pega minha filha na porta de casa”, diz Carla Aparecida, de 24 anos. "Está tudo asfaltado agora e há linhas de ônibus até a cidade", diz Adriana Silva Ribeiro, de 34 anos, moradora da zona rural e funcionária de uma escola municipal.
O "boom econômico" gerado pela extração de minério de ferro tem animado também os comerciantes, que passaram a investir na reforma e ampliação dos estabelecimentos. “Até uns 3 anos atrás, não existia vitrine nas lojas e os mercados não tinham carrinho, era o vendedor que pegava o produto na prateleira”, diz Carmen Lúcia Magela Lopes, presidente da associação comercial da cidade.
Segundo ela, são as novas gerações que estão convencendo os comerciantes a modernizarem os negócios. “Há três anos tento convencer o meu pai a transformar o galpão de depósito numa nova loja, mas só agora consegui”, diz Carmen, que assumiu o comando das Lojas Sô Hélio, versão são-gonçalense de lojas como Casas Bahia ou Magazine Luiza. “Antes eu vendia um guarda-roupa e encomendava outro. Hoje faço estoque de tudo sem medo”.
Joacir Costa, de 40 anos, dono do único restaurante self-service da cidade, decidiu erguer um novo prédio para abrigar um restaurante mais amplo e oferecer salas de aluguel. “Hoje meu restaurante só tem 8 mesas. Tenho que crescer junto com a cidade”, diz.
Há mais 40 anos no comércio da cidade, Sebastião Tolentino, de 65 anos, não compartilha o mesmo otimismo. “Tenho que ter pé no chão. Ainda falta gente pra comprar. Para o comércio crescer, tem que aumentar a renda da população. Os salários daqui são muito baixos”, diz o proprietário de um armazém que vende de legumes a panelas.Outro insatisfeito com o crescimento da cidade é o taxista Caldeci Fernandes, de 41 anos, que passou a ter que enfrentar concorrência. "Quando eu comecei no negócio, há 10 anos, eu era o único taxista da cidade, hoje já tem mais de 50", diz.
Abertura de novas avenidas estão mudando a cara de São Gonçalo (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Cidade ‘importa’ mão de obra
A prefeitura é a maior empregadora de São Gonçalo do Rio Abaixo. Hoje são 1.286 funcionários. Sem contar os prestadores de serviço.“Aqui, quem não trabalha na Vale, trabalha para a prefeitura”, afirma o defensor público Túlio Lage Moreira, que saiu de Itabira (MG) atraído pela proposta financeira e pelo convite para comandar a primeira Defensoria Pública da região, patrocinada pela prefeitura. “A delegacia de São Gonçalo não possui delegado fixo e a comarca mais próxima fica em Santa Bárbara. A população mais carente estava completamente fora do sistema judiciário”, afirma.
No lugar de perder moradores para cidades vizinhas, São Gonçalo passou a receber novos habitantes, desde a inauguração da mina de minério de ferro da Vale. A pedagoga Marcela Soares Fonseca, de 25 anos, saiu de João Monlevade para trabalhar na recém-inaugurada unidade do Senai. “Foi a oportunidade que surgiu e resolvi agarrar”, diz.
Mas ela não faz só elogios à cidade. “O custo de vida aqui é mais caro, há pouca variedade de lojas e faltam opções de lazer”, diz a pedagoga, que divide um apartamento com mais duas amigas e paga um aluguel de R$ 400.Na falta de parques, clubes e academias, a população tem usado as avenidas dos novos loteamentos como pistas de cooper.
Incentivos fiscais para novas empresas
O objetivo é manter o ritmo de crescimento em caso da atividade de mineração encolher. Ainda que pesquisas iniciais apontem a existência de outras reservas de minério na região, o tempo de duração do projeto Brucutu está estimado em mais 25 anos. “Hoje, a riqueza da cidade vem do ferro, mas estamos focando agora o desenvolvimento econômico”, diz Nozinho.
Outra preocupação da prefeitura é evitar a migração da população rural para a cidade. Daí os investimentos em pavimentação de estradas rurais, transporte público e escolas e também em capacitação ao pequeno agricultor. Hoje 50% da população vive na zona rural.“Estamos aproveitando o bom momento e criando alternativas para a zona rural também ter condições de crescer. Não queremos ficar dependentes da Vale. Minério só tem uma safra, quando acabar, acabou”, conclui o prefeito.