Qualidade do pós-venda será essencial para conquistar consumidores, que devem aquecer vendas de SUVs em todo o Brasil pelo menos até 2020.
Durante o dia 6 de novembro no Salão Internacional do Automóvel, executivos de montadoras estiveram presentes no fórum com especialistas do mercado como Björn Hagemann, sócio da McKinsey & Co., Frederico Turolla, da Pezco Microanalysis e o presidente da Anfavea, Luiz Moan Jr.
Abrindo a sessão de palestras, Hagemann mostrou estudo a respeito de como o mercado automobilístico deve se comportar até 2020. Para o analista, os preços não poderão aumentar muito em compensação aos custos de produção e exigências regulatórias. A previsão é para o mercado global, de onde maiores chances de mercado continuam a ser as economias emergentes. O consultor acredita que até 2020 a indústria automotiva global deve crescer cerca de 50%, principalmente por demanda de volume. Principalmente na venda de segmento premium em novos mercados.
Para o Brasil, Hagemann indicou forte papel do atendimento pós-venda para que montadoras ganhem a preferência do consumidor. Outra tendência apontada foi a conectividade. "As montadoras precisam estar prontas para essa mudança, e precisarão cada vez mais de engenheiros de aplicativos". A internet também terá importância cada vez maior na decisão de compra. "Em mercados avançados, o visitante faz só uma visita na concessionária, se for comprar o produto. Por isso, essa única visita precisa ser excelente. E o atendimento precisa explicar corretamente, por exemplo, como é que o cliente pode conectar seu iPhone 6 no GPS do carro".
Picapes devem vender mais no Sul nos próximos seis anos. Hatchs e sedãs apresentarão crescimento no Nordeste e carros de entrada deverão ganhar mais mercado no Centro-Oeste. Contudo, o segmento de SUVs irá crescer em todas as regiões do Brasil. Para a McKinsey, o Sudeste deve continuar como forte mercado para todos os segmentos. Contudo, se o crescimento é certo, a taxa pela qual ele será obtido foi um dos alertas do especialista. “Nos últimos dez anos, o multiplicador do crescimento para o Brasil foi 3. Mas, para os próximos anos, esse número deve ficar entre 1 e 1,5. Será um crescimento mais lento”.
EMPRESAS APOSTAM EM TECNOLOGIA E DESIGN PARA CUSTOMIZAÇÃO DE VEÍCULOS
Pioneer mostra novidades em som automotivo para diferenciar o carro do consumidor. Vidro balístico e suportes Android também são acessórios presentes no Salão do Automóvel.
De equipamentos de som a vidros blindados. As novidades tecnológicas e em design apresentadas em acessórios no Salão do Automóvel, tanto para visitantes quanto montadoras, parecem infinitas. Nesta 28ª edição da feira, a Pioneer, uma das principais empresas de som automotivo, apresenta a Central Multimídia com Navegador GPS AVIC – F960BT. O diferencial do produto é a tela de 6,1’ sensível ao toque e de alta resolução, que agrega tecnologias exclusivas da empresa e bluetooth, garantindo excelência em áudio e imagem. No total são 26 itens em exposição, entre alto-falantes, DVD Players, e equipamentos de som veicular.
A LogiGO, estreante no evento, oferece aos visitantes centrais automotivas multimídia, que agregam funções para auxiliar os motoristas no dia-a-dia em navegação, comunicação, entretenimento através da conectividade de redes wifi e 3G. O portfólio da empresa inclui centrais multimídia convencionais e Centrais Android, que possuem todos os recursos que o sistema Android 4.1 pode oferecer para seu usuário. O produto está disponível para mais de 50 tipos de veículos e também na versão universal. Já aqueles que buscam segurança, encontram na PG Products um diferencial em vidros a prova de balas: um vidro blindado que não distorce a visão do motorista como normalmente ocorre. A empresa oferece opções de vidros balísticos para mais de 250 tipos de veículos.
SALÃO DO AUTOMÓVEL É TAMBÉM VITRINE PARA TENDÊNCIAS DE COR INTERNA E EXTERNA DE AUTOMÓVEIS
Quem quiser conferir as tendências em tecidos veiculares para 2017, pode visitar o estande da Borgstena Gruppen, principal fornecedor automotivo têxtil escandinavo. Entre as principais novidades apresentadas ao mercado estão tecidos com apliques, bordados e matelassados, além daqueles com ação bactericida e hidrorrepelentes, ou seja, que não absorvem água ou suor. Outra inovação são os tecidos desenhados a laser, que permitem produzir estampas em até três camadas de cores diferentes. Embora os tecidos escuros ainda sejam os mais procurados, as montadoras brasileiras já começam usar tecidos claros em seus veículos, seguindo as tendências europeias, inclusive na pintura dos carros.
Para se ter uma ideia, em pesquisa de 2013 feita pela Axalta Coating Systems, empresa fabricante de tintas automotivas, houve naquele ano crescimento de 29% de carros na cor branca em todo o mundo. Se depender do que o visitante encontra nesta edição 2014 do Salão do Automóvel, o vermelho e azul também devem ganhar espaço nas ruas, cores em evidência em grande parte das montadoras. No Brasil, em 2012 carros azuis somavam 2% do total. Em 2013, a tonalidade saltou para 5%.
Fonte:
Assessoria de Imprensa Reed Exhibitions Alcantara Machado.
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