sábado, 29 de novembro de 2014
308 CC: elegância e esportividade de um cupê com o charme dos conversíveis
Em seu portfólio de produtos, a PEUGEOT possui um dos veículos mais charmosos já
desenvolvidos pela Marca. Combinando de forma harmoniosa e elegante duas silhuetas em um
só veículo, o 308 CC oferece ao consumidor brasileiro a esportividade do cupê e o charme do
cabriolé. Tudo isso em apenas 20 segundos, ao simples toque de um botão...
O 308 CC reafirma a presença da PEUGEOT em um segmento histórico para a Marca.
Acrescentando personalidade e emoção a uma nova experiência de condução, o modelo traz fortes
atributos, como estilo imponente, design exclusivo e farto conteúdo tecnológico.
UM VEÍCULO DIFERENCIADO
Com um equilíbrio de volumes particularmente estudado, tanto em sua configuração cupê como na
cabriolé, o 308 CC surge como uma escultura moderna, dinâmica e de temperamento forte. O parabrisa tem forte inclinação e os para-choques esportivos são vincados, com uma entrada de ar mais aberta e de grelha cromada.
Os faróis de neblina têm contorno mais alongado e integram-se perfeitamente a outro elemento
marcante, graças a seu formato de bumerangue: luzes diurnas em LED, que aumentam a visibilidade
do veículo e, por consequência, sua segurança, conferindo uma assinatura luminosa única tanto de
dia como a noite. O desenho do perfil, tanto na forma cupê como no cabriolé, exprime fluidez,
estabilidade e riqueza. Um friso cromado delimita os vidros e alonga a sua silhueta.
O equilíbrio da traseira constitui um dos trunfos mais importantes para o êxito estético deste cupê
cabriolé. No caso do 308 CC, procurou-se uma leitura horizontal da face posterior, favorecendo a
impressão de largura e de estabilidade. Na parte superior, as formas da tampa do porta-malas
acolhem naturalmente o dispositivo aerodinâmico traseiro e a fina lâmina da terceira luz de freio em
LED. Na área inferior, a superfície escura do difusor de ar, interrompida no centro pela cor da
carroceria, contribui para o alargamento visual do modelo.
Totalmente de acordo com o estilo e a designação do veículo, as rodas de 18 polegadas em
alumínio contribuem para o dinamismo do 308 CC.
FARÓIS TRASEIROS TÊM ASSINATURA EXCLUSIVA
De dia como a noite, as lanternas com luzes em LED, inteiramente vermelhas, marcam o 308 CC de
forma muito particular e iluminam uniformemente a peça até as extremidades. Desse modo, geram
um efeito de “garra” diagonal, recordando o cupê cabriolé 504, de 1969.
CAPOTA RETRÁTIL INTEIRAMENTE AUTOMÁTICA
O 308 CC dispõe de um teto retrátil em duas partes, com uma parte móvel de reduzida superfície e
um grande teto traseiro de vidro que se separa da coluna B no momento da dobragem, com
vantagem para o espaço ocupado no compartimento de bagagens.
Essa configuração do teto retrátil reduziu o tempo de duração da manobra da capota, agora em 20
segundos, mesmo com o veículo em movimento a uma velocidade inferior a 12 km/h, e sobre os
meios para atingir a qualidade em termos de folgas e nivelamentos, de estanqueidade e de robustez
de funcionamento.
O mecanismo da capota, composto por tirantes e diversas fechaduras, utiliza cinco êmbolos e uma
eletrobomba para movimentá-lo. O conjunto é comandado por uma nova central eletrônica que
ativa a descida dos quatro vidros em cerca de 50 mm antes do início da manobra.
O processo de abertura do teto pode ser acompanhado graças à animação difundida na tela de
navegação colorida escamoteável, o qual apresenta também mensagens relativas ao
funcionamento do teto. O destravamento e a abertura do compartimento de bagagens são
telecomandados e efetuam-se por meio de um botão específico na chave de ignição.
Para garantir a estanqueidade lateral do teto, o veículo recorre a um novo conjunto de juntas em
forma de “U”, concebidas e desenvolvidas pela Peugeot, escolhidas pelo bom desempenho acústico.
Para assegurar os melhores resultados possíveis em termos de estanqueidade, foi reconduzido o
sistema de descida dos vidros (20 mm) quando da abertura das portas (“short drop”), comandado
por um sensor com capacidade elétrica de sensibilidade. Quando a mão toca a maçaneta, em
alguns milissegundos o vidro baixa e se liberta da junta.
UM ÓTIMO COMPARTIMENTO DE BAGAGENS, EM CUPÊ E EM CABRIOLET
A traseira do 308 CC foi particularmente trabalhada para conciliar estilo, dinamismo e uma
capacidade razoável do porta-malas em qualquer uma das duas configurações.
O trabalho destinado a ganhar preciosos milímetros deu resultado. A largura entre as caixas de
rodas aumentou 27 mm para atingir 1.017 mm, enquanto que o comprimento do bagageiro ao nível
do piso é de 781 mm. A altura disponível entre o piso do bagageiro e a tela de cobertura é de 304
mm. A distância disponível entre o piso do bagageiro e a tampa da mala é de 581 mm.
Esse desenvolvimento se reflete na capacidade do porta-malas. Na configuração cabriolé, o sistema
de teto em duas partes revela-se uma síntese muito eficaz em termos de espaço para as bagagens.
O volume total do bagageiro abaixo da tela de cobertura é de 266 litros (34 litros a mais que a
geração anterior do modelo). Na configuração cupê, o volume total do compartimento de bagagens
atinge 465 litros.
O porta-malas possui revestimentos laterais acarpetados, anéis cromados para fixação de
bagagens, cintas para o triângulo de pré-sinalização e uma prática rede de retenção. O bagageiro
dispõe da sua própria fonte de iluminação – uma na tampa da mala, permitindo iluminar
verticalmente o bagageiro, e outra na parede lateral, iluminando abaixo da tela de cobertura.
O volume disponível sob o tapete permite alojar em espaços reforçados e sobrepostos, no fundo, as
ferramentas de bordo e o estepe, e por cima, o “Windstop” dobrado e o triângulo de pré-sinalização
suplementar.
308 CC: UM CARRO PARA TODAS AS ESTAÇÕES DO ANO
O 308 CC mantém um alto nível de conforto, mesmo na versão cabriolé. Isso graças aos seguintes
fatores:
· Uma arquitetura em que a inclinação do para-brisa e o abaixamento dos assentos dos
passageiros da frente são estruturalmente favoráveis à proteção contra redemoinhos de ar
e, associado à coluna de direção regulável em altura e profundidade, confere uma posição
de conduzir extremamente esportiva;
· Uma climatização Bi-Zone automática, que reconhece e adapta inteligentemente a sua
cartografia à configuração cabriolé, de modo a propor uma temperatura e uma distribuição
de ar em correlação com as instruções de comando e as condições exteriores (sol,
temperatura exterior…);
· Windstop, uma rede anti-redemoinhos de ar que suprime turbulências e que, depois de
utilizada, se dobra em quatro partes e se aloja no porta-malas;
· E, sobretudo, o sistema Airwave (aquecimento da nuca), que, com o motor em
funcionamento, lança para a região da nuca dos passageiros da frente um fluxo regulável de
ar. Este sistema, integrado em cada um dos apoios de cabeça, é composto por um CTP
(Control Temperature Program) em cerâmica e por um pulsor de hélice. Um comando situado
junto à saída de ar permite orientar o fluxo, de modo a adaptá-lo à altura do ocupante.
UM INTERIOR DE REQUINTE E CONFORTO
Desenhados na tradição dos cupês topo de gama, os bancos dianteiros possuem apoios de cabeça
integrados e parecem modelados ao corpo dos ocupantes. A sua confecção retoma o tema em “V”
conhecido do 308 e a grelha estilizada do difusor de ar quente Airwave contribui para a sua
originalidade.
Os bancos traseiros, muito cavados, também possuem os apoios de cabeça integrados munidos de
uma estrutura que acolhe os arcos de segurança.
A preocupação com exclusividade é também visível numa grande variedade de peças específicas,
que contribuem com o requinte da silhueta CC:
· Os mostradores de fundo branco;
· O volante revestido em couro e cuja metade inferior apresenta um friso cromado acetinado;
· Vasta superfície para elementos nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil (como o
revestimento do tipo slush, macio ao toque);
· A decoração black piano no console central;
· O console central redesenhado em torno de comandos específicos “CC” (teto retrátil,
acionamento simultâneo dos quatro vidros, sistema Airwave e controle do display
multifunções).
A espuma dos assentos favorece o apoio lombar e as almofadas laterais com interior reforçado
oferecem, simultaneamente, conforto e apoio, permitindo que a qualidade perdure no tempo.
Os bancos elétricos constituem uma proeza técnica, já que podem integrar, em simultâneo, o airbag
de cabeça, o sistema Airwave, o airbag de tórax/bacia, o aquecimento do banco, o sistema de
acesso aos lugares traseiros, o dispositivo de detecção de presença (banco do passageiro), os
comandos elétricos do banco e as memorizações das posições de condução (banco do condutor).
FÁCIL ACESSO AOS BANCOS TRASEIROS
Com um tratamento cuidadoso nos mínimos detalhes, este cupê cabriolé de quatro lugares não
descuidou do acesso aos bancos traseiros.
Por exemplo, o avanço do assento do condutor é efetuado graças ao puxador lateral do banco, que
o inclina para a frente, desencadeando seu escorregamento elétrico. O recuo elétrico do banco
efetua-se levantando o encosto e mantendo pressionado um botão localizado imediatamente
abaixo do puxador, o que permite, com toda a segurança para os passageiros de trás, escolher a
distância de recuo em função da envergadura destes ou, no máximo, até à posição memorizada (do
lado do condutor).
Estas atenções sublinham o cuidado dedicado ao acolhimento dos quatro ocupantes, fazendo do
308 CC um verdadeiro quatro lugares, com quatro apoios de cabeça, quatro alças de apoio e quatro
vidros móveis, cada um deles com o seu interruptor.
ESPAÇOS PARA ARRUMAÇÃO DE OBJETOS
Os múltiplos espaços de arrumação constituem um ponto forte do 308 CC:
· O porta-luvas de 10,3 litros e o espaço no console central são fechados automaticamente
por meio do telecomando quando o veículo é trancado – uma prestação essencial para um
modelo potencialmente estacionado como cabriolé;
· As bolsas rígidas nas portas, divididas em duas partes e acessíveis a todos os ocupantes,
oferecem 3,10 litros de capacidade em cada lado e permitem receber três garrafas de água
de 0,5 litro;
· As redes na parte posterior dos encostos da frente dispõem de uma altura variável em
função da presença do sistema Airwave;
· E, como em qualquer 308, o pequeno espaço de 0,53 litro, do lado de condutor, guarda
objetos ao alcance da mão, enquanto um gancho permite suspender um ou mais sacos e
evitar que o seu conteúdo seja vertido.
A atenção aos mínimos detalhes pode ser também conferida pela iluminação por LED no retrovisor
externo, criando um facho de luz ao longo das portas e que completa a iluminação de acolhimento
exterior e de ambiente interior (acendimento automático dos faróis, das lanternas, iluminação do
limiar das portas e das cavas dos pés).
CONFORTO ACÚSTICO
Prestação importante no caderno de encargos do 308 CC, o conforto acústico se beneficia, desde
logo, do trabalho de fundo efetuado na gama 308 em matéria de isolamento. Além disso, foi
realizado um importante trabalho que incidiu especificamente sobre a parte traseira desta silhueta,
bem como sobre as suas portas (chapa, mecanismo dos vidros, juntas de estanqueidade).
O nível sonoro filtrado se beneficia também do tratamento acústico do cofre do motor e dos
diferentes mecanismos presentes do modelo (central eletro-hidráulica do teto, motor do sistema
Airwave, etc.), mas também do efeito benéfico do damper, um contrapeso implantado na suspensão
traseira para limitar os ruídos de rolamento.
Este conjunto foi otimizado para proporcionar ao 308 CC, em sua configuração cupê, um bom nível
de conforto acústico em termos de ausência de ruído aerodinâmico.
308 CC, UM CIPÊ CABRIOLÉ “LIGADO”
No 308 CC, o motorista tem à disposição tecnologias e equipamentos modernos de auxílio à
condução, em especial da tela de navegação retrátil eletricamente, do auxílio ao estacionamento
dianteiro e traseiro, entre outros:
· WIP Nav: sistema de navegação perfeitamente integrada ao veículo em termos de estilo e
de ergonomia (comandos sob o volante), oferece inúmeras funcionalidades, como tela
ampla de sete polegadas colorida (resolução de 480 x 234 pixels), inclinável em três
posições, a fim de proporcionar o melhor ângulo de visão ao condutor, com modo de
visualização em perspectiva (birdview). Para preservar a perfeita integração com as linhas do
painel de instrumentos, o equipamento é retrátil eletricamente;
· Tratamento digital do som e Sistema de som Hi-Fi: para oferecer alta fidelidade sonora, o
308 CC vem equipado com o pack Hi-Fi da JBL, composto por um amplificador de 500 W e
dez alto-falantes (quatro woofers e quatro tweeters dianteiro e traseiro), além de um altofalante
no painel frontal, melhorando a repartição do som dentro do veículo, e um
subwoofer de 150 W no porta-malas; o sistema ajusta ainda o volume do som na
configuração cabriolé em função da velocidade do veículo;
· Ajuda ao estacionamento dianteiro/traseiro: Tanto para facilitar as manobras de
estacionamento quanto para a segurança das pessoas, a ajuda ao estacionamento
apresenta amplos benefícios.
O sistema é constituído por quatro sensores instalados no para-choque que detectam qualquer
obstáculo ao redor do veículo. O sistema envia um alerta em forma de sinal sonoro, que aumenta
sua frequência com a proximidade do obstáculo. Esse movimento é acompanhado por um gráfico na
tela de navegação.
O sinal sonoro é emitido pelos alto-falantes dianteiros e traseiros em forma crescente até a
proximidade de 25 cm. A partir desse ponto, com o possível choque, o som é intermitente e a palavra
“DANGER” surge na tela de navegação;
· Limitador de velocidade variável associado ao regulador de velocidade: O dispositivo
oferece ao condutor a possibilidade de não superar uma velocidade preestabelecida,
funcionando a partir de 30 km/h. Já o regulador de velocidade permite ao condutor rodar a
uma velocidade estabilizada, a partir de 40 km/h, sem a ação do pedal do acelerador, com
ao menos a quarta marcha na transmissão manual ou a posição D na caixa automática;
· Estão ainda disponíveis várias outras funções, como rebatimento e abertura automática dos
retrovisores, acendimento automático dos faróis, limpador de para-brisa automático com
sensor de chuva indexado à velocidade do veículo, retrovisor interno eletrocrômico, dez altofalantes
e rádio com CD Player e tocador de MP3 acoplado ao USB Box com as funções
Bluetooth e viva-voz.
SEGURANÇA DE ALTÍSSIMO NÍVEL
A estrutura derivada do 308, bem como os elementos de retenção específicos desta silhueta,
asseguram um excelente nível de segurança passiva e protegem os ocupantes na eventualidade de
uma colisão frontal, lateral ou em caso de capotamento, o que significa que o 308 CC possui um
nível de proteção excepcional diante de um acidente real.
No “teste de proteção de adultos ocupantes do veículo”, o EuroNCAP atribuiu cinco estrelas ao
modelo com um resultado excepcional: 36 pontos de 37 possíveis.
A estrutura retoma o bloco dianteiro com três vias de esforço do hatchback, com adaptações ao
nível da via superior que se liga à coluna dianteira especificamente reforçada. As longarinas
adaptadas resistem a esforços de 12 toneladas e as portas redimensionadas inspiram-se nas do 308
de três portas em termos de robustez ao esmagamento, oferecendo uma resistência de 6,5
toneladas. Em resumo, o 308 CC recebeu as adaptações de estrutura necessárias com o objetivo de
que a mesma se conserve tão rígida quanto possível, mesmo na configuração cabriolé.
A coluna dianteira contribui simultaneamente para a rigidez do veículo e para a proteção em caso de
capotamento. A parte superior dela é composta por duas conchas ligadas, de espessuras evolutivas,
permitindo obter uma melhor relação rigidez/peso que os do 307 CC. A sua resistência ao
esmagamento resulta do teste “queda do veículo” simulando um capotamento severo.
Por outro lado, o 308 CC é equipado com bancos mais baixos do que o hatchback e com uma
posição de condução tipo cupê, o que constitui uma vantagem adicional no caso de uma colisão. O
308 CC dispõe de airbags frontais de 60 litros para o condutor e 90 litros para o passageiro, de
airbags laterais tórax/bacia de 12 litros e de um airbag de cabeça de 9 litros para os passageiros da
frente, alojado diretamente no banco e que se extrai lateralmente do apoio de cabeça.
Trata-se, portanto, da única silhueta cupê cabriolé em todo o mundo que dispõe de airbags laterais
alojados no banco – cabeça, tórax e bacia – assegurando, deste modo, eficácia da abertura e
proteção efetiva de todas as partes vitais do corpo, independentemente da posição do banco no
momento do impacto.
Em coerência com sua proposta, os dois lugares traseiros são equipados com cintos de segurança
com limitador de esforço e alerta de cinto não afivelado. Um display específico permite visualizar o
estado dos quatro cintos de segurança.
Os dois lugares traseiros são equipados com fixações para bancos de criança Isofix, com encaixes
ainda mais práticos, enquanto que uma segurança para crianças permite bloquear os vidros
traseiros a partir de um comando instalado na porta do condutor. Este conjunto possibilitou ao 308
obter 3 estrelas no teste de proteção de crianças ocupantes do veículo, colocando o 308 CC no
pódio da categoria.
Face à eventualidade de um capotamento, o 308 CC é equipado com arcos retráteis em perfil de
alumínio, “escondidos” nos apoios de cabeça traseiros. A sua abertura pirotécnica efetua-se no caso
da detecção de uma situação de risco, tendo em conta a velocidade do veículo e um certo ângulo
determinado por meio de um algoritmo. A partir do momento em que é determinada a abertura, a
extração dos arcos efetua-se em menos de 20 milissegundos (inferior a um piscar de olhos).
Há ainda outros aspectos que demonstram a segurança do veículo:
· Fechamento automático por telecomando de alguns espaços para arrumação de objetos
(porta-luvas, zona sob o apoio central de braços) quando as portas do veículo são trancadas;
· Fechamento central de portas e seletividade no destravamento delas;
· Alerta sonoro de esquecimento da chave na ignição quando a porta é aberta.
308 CC: ENCONTRO COM O PRAZER DE CONDUÇÃO
O 308 CC vem equipado com o motor THP (Turbo High Pressure), um conjunto motriz
extremamente moderno e tecnológico. Desenvolvido em cooperação com a BMW, o motor é
fabricado em bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão
variável e balancins roletados. O propulsor é alimentado por um sistema de injeção direta de
gasolina que desenvolve 165 cavalos de potência a 6.000 rpm. Com torque máximo de 24,5 mkgf
disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de
velocidade.
CÂMBIO AUTOMÁTICO SEQUENCIAL DE SEIS MARCHAS
Acoplada a essa motorização está a caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando
sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de
marchas, contribuindo em boa parte ao prazer de condução proporcionado pelo 308 CC.
Com conversor de torque pilotado, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o
motor e a caixa, gerando o efeito de "freio motor". Assim, o condutor tem a mesma sensação de um
carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo
motor. Dessa forma, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nessa
condição, não joga uma gota sequer de gasolina para ser queimada.
COMPORTAMENTO DINÂMICO E SEGURANÇA
O comportamento dinâmico do 308 CC foi determinado com o objetivo de proporcionar prazer de
condução e segurança ativa, com um bom nível de conforto.
Estruturalmente, o 308 CC se beneficia da arquitetura das suspensões escolhidas para o 308, das
suas bitolas largas, da experiência da Peugeot em matéria de cupê cabriolé e, também, da
adaptação destes conhecimentos a esta silhueta transformável, particularmente bem tratada em
termos de rigidez à torção, um elemento determinante para obter um bom comportamento em
estrada.
A estrutura rígida do 308 CC, associada a eficientes meios de retenção (seis airbags) garantem
proteção exemplar do modelo, que é equipado com sistema ABS (Bosh 8.1), repartição eletrônica de
frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do piscaalerta
em caso de forte desaceleração completa este dispositivo.
O ESP (Eletronic Stability Program) de última geração detecta e corrige riscos de perda de aderência
em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios
e o acelerador. O equipamento acrescenta a essas funções um sistema de antipatinagem (ASR) e
controle de estabilidade (CDS). Ele pode ser desconectado, para garantir uma certa motricidade em
situações delicadas, voltando a se conectar automaticamente acima de 50 km/h.
Fonte: Assessoria de Imprensa Peugeot.
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