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Destaques
são o Cursor 13 para o Iveco Hi-Way e o FPT 10,3 l para o Ford Cargo 2842 e 2042, motores que
impulsionam os principais lançamentos do setor de caminhões do ano.
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Novas
versões dos motores N45 e N67 com maior torque e potência equipam a nova
geração Tector da Iveco, que foram lançadas no Salão Internacional do Transporte.
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O
Cursor 9 para o Iveco Trakker e o F1A que equipa o Fiat Ducato também estavam presentes no evento.
A FPT Industrial também participou da FENATRAN – Salão Nacional do Transporte – que foi realizado em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Na ocasião, a FPT
Industrial exibiu os motores que equipam os principais lançamentos do setor de
caminhões.
Seguindo seu propósito de crescimento,
desenvolvimento tecnológico e consolidação no mercado latino americano, a FPT
Industrial levou como destaques para o evento o motor FPT 10,3L para o Ford
Cargo 2842 e 2042, que reforça seu foco comercial no mercado aberto, e o Cursor
13 560cv para o Iveco Hi-Way. Além disso, lançou dois novos motores; o N45 e
N67, que equipam os novos Iveco Tector.
Para completar a ampla exposição em soluções, o Cursor 9 para o Iveco
Trakker e o F1A que equipa o Fiat Ducato também estavam em exposição.
“Por meio de nosso conhecimento,
tecnologia e qualidade proporcionamos aos nossos clientes os custos
operacionais mais competitivos do mercado. Estamos confiantes de que essa será
uma grande contribuição para o nosso crescimento contínuo", diz José Luís
Gonçalves, Presidente da FPT na América Latina.
Presença
nos principais lançamentos do setor de caminhões
O motor Cursor 13 com 560 cv, que
equipa o novo Iveco Hi-Way, é o mais potente do portfólio da FPT Industrial
para aplicações veiculares e oferece alto rendimento, com uma curva de torque
plana, característica ideal para as condições das estradas latino-americanas.
Tudo isso é oferecido com consumo de combustível reduzido e baixo nível de
emissões. Gonçalves acrescentou: "A alta tecnologia do motor,
aliada ao seu baixo custo operacional, confirma o compromisso da FPT Industrial
em satisfazer as necessidades do cliente de um mercado exigente". Além da
versão de 560 cv, a família Cursor 13 também possui potencias de 440 cv e 480
cv
Outra importante parceria é o acordo
com a Ford Motor Company para a utilização do FPT 10,3 litros de 460 cv nas
versões 2842 e 2042 do Ford Cargo de até 56 toneladas, produzidos no Brasil e
na Europa. O motor turbodiesel FPT 10,3 litros com 6 cilindros em linha possui
gerenciamento eletrônico e sistema SCR para redução de emissões. “A parceria
com a Ford é mais um passo que confirma o compromisso de crescimento da FPT
Industrial na América Latina e a consolidação no mercado brasileiro”,
destaca Gonçalves.
Novos
motores N45 e N67 para a nova geração Iveco Tector Economy
Mais potência e menor consumo; esses
foram os requisitos básicos para o desenvolvimento dos novos motores N45 e N67
da FPT, projetados para equipar a nova geração Iveco Tector Economy de 15t e 23t.
Ambos os motores serão apresentados pela FPT Industrial no evento, comprovando
o pioneirismo tecnológico e a diversidade de soluções da empresa em atender as
necessidades do cliente.
Os novos N45 e N67 são motores criados
a partir das versões NEF 4 e NEF 6, e
tiveram aumento em suas cilindradas em relação às suas versões
anteriores (de 3,9litros para 4,5litros e de 5,9litros para 6,7litros),
resultando em aumento de potência e torque, além de redução de consumo de
combustível. Os dois modelos possuem tecnologia SCR, que utiliza o Arla 32.
O N45, com potência de 206 cv e torque
de 720 Nm, entre 1.250 e 1.800 rpm, apresenta rendimento que o torna ideal para
equipar caminhões projetados para percorrer curtas distâncias, utilizados em
entregas urbanas e interurbanas.
Já o N67, com as novas e mais robustas
cilindradas, possui duas curvas de potência, uma versão de 280 cv e 300 cv com
950 Nm de torque entre 1.250 para 1.600 rpm, e 1.050 Nm entre 1.250 e 1.890
rpm, respectivamente. Esses motores
foram construídos para oferecer ao condutor maior potência, sendo ideal para
longas distâncias.
"Em nosso centro de
P&D no Brasil conseguimos desenvolver uma calibração específica para
atender às necessidades do cliente brasileiro. Obtivemos uma nova curva de
torque, mais plana e mais ampla. Com essas alterações, os motores ganharam
elasticidade, o que permite uma condução mais tranquila e velocidades médias
mais elevadas. O torque em faixa mais ampla melhora as arrancadas, ajuda nas
manobras em baixa velocidade e apresenta bom desempenho em subidas”, enfatiza
Helton Lage, diretor de engenharia de produto da FPT Industrial.
Estruturalmente, os motores passaram
por alterações em algumas peças, como a biela e o pistão, por exemplo, para
suportar maiores pressões em decorrência do aumento do deslocamento. Os
injetores foram otimizados, garantindo maiores pressões de injeção, com
consequente melhora no rendimento do motor.
Cursor
9 para o Iveco Trakker
O motor Cursor 9 de 8,9 litros e 6
cilindros em linha que equipa o Iveco Trakker apresenta sistema de injeção
Common Rail de última geração. As
maiores pressões de injeção garantem o melhor desempenho da categoria aliado à
redução do consumo de combustível.
Motor F1A equipa o Fiat Ducato
O
motor F1A da FPT Industrial, de 2,3 litros com 4 cilindros em linha que equipa
o Fiat Ducato, utiliza recirculação dos gases de escape (EGR) para cumprir as legislações
de emissões da América Latina. Especificamente para essa aplicação de baixa
potência e deslocamento, a tecnologia possibilita a redução dos custos de
operação ao proprietário e se mostra a escolha mais adequada. "O F1A, com a tecnologia desenvolvida
pela FPT Industrial, apresenta excelente desempenho, além de menor ruído e
emissões de NOx (óxidos de nitrogênio)", afirma Lage.
Ficha Técnica Cursor 13
Cilindrada: 12,9l
Combustível: Diesel
Diâmetro x curso: 135 mm x 150 mm
Taxa de compressão: 16.5:1
Potência máxima: 560 cv @ 1.900 rpm
Torque máximo: 2.500 Nm @ 1.000-1.600
rpm
Emissões: Proconve P7 / Euro V
Turbo VGT: Turbina de geometria
variável
Ficha Técnica FPT 10,3L
Cilindrada: 10,3l
Combustível: Diesel
Diâmetro x curso: 125 mm x 140 mm
Taxa de compressão: 16.5:1
Potência máxima: 420 cv @ 2.100 rpm
Torque máximo: 1.900 Nm @ 1.050 rpm
Emissões: Proconve P7 / Euro V
Turbo VGT: Turbina de geometria
variável
Ficha Técnica N67 – 300 cv
N° de cilindros: 6
Combustível: Diesel
Potência máxima: 300 cv @ 2.500 rpm
Torque máximo: 1.050 Nm @ 1.300 rpm
Diâmetro x curso: 104 x 132 mm
Sistema de aspiração: Turbocharger com
Waste Gate
Taxa de compressão: 17:1
Sistema de injeção: Common Rail
Emissões: Proconve P7 / Euro V
Ficha Técnica N67 – 280 cv
N° de cilindros: 6
Combustível: Diesel
Potência máxima: 280 cv @ 2.500 rpm
Torque máximo: 950 Nm @ 1.250 rpm
Diâmetro x curso: 104 mm x 132 mm
Sistema de aspiração: Turbo Charger com
Waste Gate e After Cooler
Taxa de compressão: 17:1
Sistema de injeção: Common Rail
Emissões: Proconve P7
Ficha Técnica N45
N° de cilindros: 4
Combustível: Diesel
Potência máxima: 206 cv @ 2.500 rpm
Torque máximo: 720 Nm @ 1.300 rpm
Diâmetro x curso: 104 mm x 132 mm
Sistema de aspiração: Turbocharger com
Waste Gate
Taxa de compressão: 17:1
Sistema de injeção: Common Rail
Emissões: Proconve P7 / Euro V
Ficha Técnica Cursor 9
Cilindrada: 8,7l
Combustível: Diesel
Diâmetro x curso: 117 mm x 135 mm
Taxa de compressão: 16:1
Potência máxima: 360 cv @ 2.200 rpm
Torque máximo: 1.500 Nm @ 900-2.300 rpm
Emissões: Proconve P7 / Euro V
Turbo WG
Especificações F1A
Cilindrada: 2.287 (2,3l)
Combustível: Diesel
Diâmetro x curso: 88 mm x 94 mm
Taxa de compressão: 16.2:1
Potência máxima: 127 cv (93,5 kW)
Torque máximo: 320 Nm
Emissões: Proconve L6 / Euro V
Fonte: Assessoria de Imprensa FPT.
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