diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

terça-feira, 1 de novembro de 2011

FÁBRICA DA AMBEV EM SETE LAGOAS É REFERÊNCIA NA PRESERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS



Unidade possui moderno sistema de monitoramento e automação de poços. Capacidade de tratamento do esgoto daria para atender cidade com 194 mil habitantes.

A água corresponde mais de 90% da cerveja, ou seja, é a principal matéria prima utilizada na Ambev. Seguindo a missão de ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor, a fábrica da Ambev em Sete Lagoas é referencia para as outras unidades da Companhia, principalmente no que diz respeito à preservação dos recursos hídricos. Prova disso, é que desde a construção da unidade, já foram investidos 14 milhões em ações para melhorar e garantir a melhor utilização deste recurso.

As boas práticas já começam na captação da água subterrânea. A unidade, que atualmente trabalha com 04 poços regulamentados pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), utiliza um sistema de monitoramente à distância e automação de poços que é referência mundial e evita danos ao aquífero. O grande diferencial é que o aparelho utilizado é totalmente automático e gera dados suficientes para monitorar a captação, respeitando os descansos diários e o nível de cada poço. “Trabalhamos com um sistema inovador, que nos permite regular toda a situação do lençol freático a qualquer momento. Quando o nível do aquífero está baixo, por exemplo, interrompemos a captação e respeitamos o tempo de descanso dos poços. Com isso, conseguimos aproveitar a água de forma responsável e consciente. O sucesso do sistema é tanto que algumas empresas da região já manifestaram a vontade de adotar o nosso modelo”, conta Tiago Azevedo, gerente de meio ambiente da fábrica.

Para cuidar da preservação da água durante o processo de produção, todos os funcionários são guiados por um documento que estabelece diretrizes, padrões, ações e critérios para a diminuição do consumo, a eliminação de desperdício e o aumento do reaproveitamento do recurso - chamado Mandamentos da Água, que orienta atuação das equipes neste sentido. E para garantir que todas as premissas serão cumpridas, são realizados treinamentos constantes para checar o andamento das ações praticadas e acompanhamento dos índices de eficiência ambiental da fábrica. “Temos muito orgulho em dizer que a fábrica de Sete Lagoas é referência nacional na preservação da água. A redução no índice de consumo de água conquistada em 2010, seria o suficiente para abastecer uma cidade de 54.981 habitantes por um mês”, ressalta Tiago.

Depois de utilizar a água nos processos fabris é importante devolvê-la à natureza com alto padrão de qualidade. Por isso, 100% dos efluentes são tratados em uma estação dentro da unidade. A estação tem capacidade diária para tratar o esgoto gerado por uma cidade de 194 mil habitantes. E para garantir que todo o ciclo da água será respeitado no processo produtivo, a fábrica de Sete Lagoas conta com uma Comissão Interna de Meio Ambiente (CIMA) que treina os funcionários e monitora os principais indicadores de ecoeficiência. A comissão também realiza rotas ambientais para verificar se os procedimentos padronizados de gestão ambiental estão sendo cumpridos em todo o processo produtivo.Todas as ações ambientais adotadas pela fábrica seguem as normas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Ambev. Sistematizadas e padronizadas há mais de 19 anos, estas regras são periodicamente atualizadas para manter o compromisso de melhoria contínua do desempenho ambiental da companhia. As medidas determinam os princípios para que a empresa consiga reduzir o impacto de sua atuação no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário