diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

sábado, 7 de fevereiro de 2015

HYUNDAI i30 EXIBE EFICIENTE MOTOR 1.8 DE 150 CV NO SALÃO DE SÃO PAULO






-      Com o novo motor e sistema de direção Flex Steer, o hatch médio da Hyundai ganha em desempenho e economia
-      Design diferenciado, segurança e conforto são pontos altos do modelo

O compacto de luxo i30 é um dos destaques da linha de importados da Hyundai e foi mais uma vez um dos principais astros durante o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece no Pavilhão de exposições do Anhembi.

O i30 passou a contar com o moderno motor 1.8 MPI, com 150 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, mais potente e eficiente do que a versão 2.0 litros anteriormente oferecida, com potência de 145 cv.

A alteração segue a tendência mundialmente conhecida como downsizing, isto é, a utilização da tecnologia para reduzir o tamanho dos motores acompanhada pelo aumento do desempenho e eficiência energética.

O motor 1.8 MPI é marcado por sua alta eficiência que, a par de um desempenho excepcional, proporciona baixo consumo de combustível graças ao bloco de alumínio de baixo peso e uma série de outros recursos de engenharia. Entre muitos itens importantes nesse sentido estão os balancins roletados e a redução do atrito obtida em vários componentes.

Um sistema avançado de variação das válvulas de admissão colabora com o aumento no desempenho. Entre outros itens, o motor 1.8 MPI conta com injeção de combustível multiponto controlada por computador, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, configuração que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiência no consumo.

A distribuição é feita por meio de um sistema de corrente, ao invés da correia dentada, projetado para reduzir ruídos e os sistemas auxiliares bomba dágua, alternador e compressor do ar-condicionado são montados diretamente no bloco do motor e movimentados por uma única correia.

O desempenho e eficiência do novo motor são otimizados pela transmissão automática A6GF1, desenvolvida pela própria Hyundai. Compacta e leve, ela permite uma condução esportiva e também colabora com a redução do consumo de combustível.

Engenharia avançada
Desde seu lançamento, o Hyundai i30 destacou-se no mercado mundial por sua abrangente lista de equipamentos de série. Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível.

O sistema Flex Steer permite que o motorista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência oferecida. O modo Comfort é ideal para uso na cidade, o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores, ou direção esportiva.

A suspensão dianteira do i30 utiliza o sistema McPherson, com seis pontos de montagem, garantindo melhor dirigibilidade. A suspensão traseira é por eixo de torção, compacta e leve.

Silêncio ao rodar e baixas vibrações foram preocupações dos engenheiros da Hyundai ao desenvolver o i30, o que resultou em sensação ao rodar comparável a carros de categorias superiores. Material isolante sonoro foi aplicado em seis pontos na estrutura, as borrachas das portas são duplas, reduzindo o ruído do vento em alta velocidade e até mesmo o desenho das maçanetas externas foi otimizado em testes aerodinâmicos.

A estrutura do Hyundai i30 utiliza aço ultra resistente em pontos estratégicos para elevar a rigidez torcional e a segurança do compartimento dos passageiros. As portas contam com barras de proteção contra impactos laterais e as colunas B (centrais) e as laterais do teto são estampadas a quente, método de produção que aumenta a resistência do aço. Aço de alta resistência também é utilizado na estrutura interna e externa das soleiras.

O Hyundai i30 conta com até sete airbags para proteção dos ocupantes - são dois frontais, para o motorista e passageiro, dois laterais dianteiros, para proteção do ombro e tronco, dois de cortina, que cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem, e um airbag especial para proteção dos joelhos do motorista contra choques na parte inferior do painel de instrumentos.

Quanto à segurança ativa, o carro oferece, além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posição do volante e ângulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o motorista correria sério risco de perder o controle do veículo.

Conforto e conveniência
A proposta de criar um compacto de luxo incluiu, obviamente, uma série de itens destinados a aumentar o conforto e a praticidade para o motorista e passageiros.

O Hyundai i30 conta, por exemplo, com freio de estacionamento com controle eletrônico, recurso que além de prático libera espaço na área central dianteira.

Uma tela de sete polegadas sensível ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as imagens geradas pela câmera de ré (que fica oculta sob o logotipo na tampa do porta-malas). Além da câmera, o motorista é auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no para-choques traseiro.

O sistema de ar-condicionado com duas zonas e comando eletrônico, facilitando o ajuste da temperatura interna desejada.

Garantia e serviços

O Hyundai i30 está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. O cliente conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hyundai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário