diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Deputados elegem novos integrantes da Mesa da Assembléia


Os deputados da Assembléia Legislativa de Minas Gerais elegeram, nesta terça-feira (1º/2/11), no Plenário, os integrantes da Mesa para o biênio 2011-2013. A nova composição da Mesa é a seguinte: deputado Dinis Pinheiro (PSDB), presidente; deputado José Henrique (PMDB), 1º vice-presidente; deputado Inácio Franco (PV), 2º vice-presidente; deputado Paulo Guedes (PT), 3º vice-presidente; deputado Dilzon Melo (PTB), 1º secretário; deputado Alencar da Silveira Jr., 2º secretário; deputado Jayro Lessa (DEM), 3º secretário. Os eleitos integraram uma chapa única. O deputado Sebastião Costa (PPS), que havia registrado candidatura avulsa à 1ª vice-presidência, desistiu de concorrer ao cargo antes da votação.
Logo após a eleição, os novos componentes da Mesa tomaram posse e o deputado Dinis Pinheiro fez seu primeiro pronunciamento como presidente. Ele disse que a bandeira de sua gestão será identificar o Legislativo mineiro "com as causas, as necessidades e aspirações dos mais pobres e dos mais humildes". Afirmou, ainda, que a Assembléia é "o mais fiel retrato de nossa terra e de nossa gente".
Dinis Pinheiro destacou, no discurso, que a primeira grande realização da 17ª Legislatura, instalada nesta terça-feira, será o Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, de 15 a 24 de fevereiro. O evento vai definir os principais temas da agenda de debates da Assembléia. Também reforçou o compromisso da nova Mesa com o Direcionamento Estratégico da ALMG, um conjunto de diretrizes e metas para os próximos dez anos. O Direcionamento foi iniciado em junho de 2010.
O presidente da ALMG fez uma série de agradecimentos em seu pronunciamento, aos eleitores, familiares e colegas de Parlamento, entre outros. Destacou, ainda, o papel político no Estado do governador Antonio Anastasia, do senador Aécio Neves e de seu antecessor no cargo de presidente da Assembléia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho.
A eleição da Mesa foi parte da Reunião Preparatória de Plenário na qual tomaram posse os 77 deputados da 17ª Legislatura. Ela foi presidida pelo deputado Hely Tarqüínio (PV), que exerceu a função por ser o parlamentar mais idoso, e teve como 1º secretário o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e como 2ª secretária a deputada Maria Tereza Lara (PT). Durante a votação e apuração, os escrutinadores foram os deputados João Leite (PSDB) e Ivair Nogueira (PMDB).
A Mesa da Assembléia é responsável por dirigir os trabalhos da Casa. Ela é formada pelo presidente, três vice-presidentes e três secretários, com mandato de dois anos. Algumas de suas atribuições são orientar os serviços administrativos da Assembléia; definir limites e competências para ordenar despesas; nomear, promover, exonerar e aposentar servidores; promulgar emendas à Constituição; e conceder licenças ao governador.
Resultado - Todos os 77 deputados votaram na eleição da Mesa. A votação de cada candidato foi a seguinte: Dinis Pinheiro, 75 votos; José Henrique, 70 votos; Inácio Franco, 74 votos; Paulo Guedes, 67 votos; Dilzon Melo, 64 votos; Alencar da Silveira Jr., 73 votos; Jayro Lessa, 70 votos. Houve, ainda, dois votos em branco para presidente; sete para 1º vice-presidente; três para 2º vice-presidente; dez para 3º vice-presidente; 13 para 1º secretário; quatro para 2º secretário; e sete para 3º secretário.
Recepção - Após a eleição da Mesa, o presidente Dinis Pinheiro foi recebido no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG, por eleitores, correligionários e amigos. A recepção teve queima de fogos, apresentações musicais, homenagens de entidades diversas e um pronunciamento do deputado.
Confira os perfis dos integrantes da Mesa da Assembléia para o biênio 2011-2013
Presidente - Dinis Pinheiro (PSDB) - Na 16ª Legislatura, foi o 1º secretário da Mesa da ALMG. Foi eleito para seu primeiro mandato em 1994, aos 26 anos. Durante a 15ª Legislatura, foi vice-líder do Governo (2003-2006). Nas eleições de 2006 e de 2010, foi o deputado estadual mais votado, com 132.259 e 159.422 votos, respectivamente, tornando-se, assim, o deputado mais votado da história da Assembléia. Empresário e bacharel em Direito, foi tabelião em Ibirité e chefe de gabinete da Prefeitura do município (1989-1990). É autor de propostas que originaram as leis de emancipação das cidades de São Joaquim de Bicas, Sarzedo e Mário Campos (1995). Também é de sua autoria o projeto de lei sobre o ICMS Solidário. Está no quinto mandato na ALMG.
1º vice-presidente - José Henrique (PMDB) - Inicia seu quinto mandato na ALMG. Na 16ª Legislatura, foi o 2°-vice-presidente da ALMG. Foi presidente da Cipe Rio Doce e das Comissões de Assuntos Municipais e de Defesa Social, vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, vice-líder do PMDB, coordenador da área de crédito da Frente Parlamentar do Cooperativismo Estadual e vice-líder do Bloco Parlamentar Democrático Progressista. É formado em Estudos Sociais e atua como produtor rural. É conselheiro do Fundo de Previdência do Estado (Funpemg) e do Conselho Estadual de Previdência (Ceprev), como representante da ALMG.
2º vice-presidente - Inácio Franco (PV) - Eleito para o segundo mandato de deputado estadual, Inácio Franco foi, na 16ª Legislatura, líder do Bloco Parlamentar Social e ouvidor da ALMG. É formado em Direito. Empresário da construção pesada e produtor rural, foi diretor da Cooperativa de Leite e presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas. É membro do Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot). Foi eleito prefeito de Pará de Minas em 2000, com votação recorde, e reeleito em 2004. Em 2002, foi premiado em Brasília pelo Conselho Federal de Contabilidade como o primeiro prefeito de Minas e o terceiro do País entre os que melhor aplicaram os recursos públicos.
3º vice-presidente - Paulo Guedes (PT) - Na 16ª Legislatura, foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e coordenador da Cipe São Francisco. Professor, iniciou sua vida política aos 20 anos, em Manga, onde cumpriu três mandatos como vereador, entre 1993 e 2004. Foi presidente da Câmara Municipal em duas oportunidades (1997-1998 e 2001-2002). Entre 2001 e 2004, atuou como presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene e, entre 2002 e 2004, como diretor da União de Vereadores de Minas Gerais. Em 2003, assumiu a Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Eleito para o segundo mandato na ALMG.
1º secretário - Dilzon Melo (PTB) - Está iniciando seu sexto mandato. Na ALMG, foi 3º secretário da Mesa (1991-1992), presidente da Comissão de Assuntos Municipais (1995-1996), 4º secretário da Mesa (1997-1998), 1º secretário da Mesa (1999-2000), presidente da Comissão de Transportes e Obras Públicas (2002), 3º vice-presidente (2003-2005), líder do bloco do Governo (2005-2006) e vice-presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar (2006). Deixou a Assembléia para assumir o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, de janeiro de 2007 a janeiro de 2010. É empresário rural em Varginha, já foi farmacêutico e empresário da construção civil. Foi prefeito da cidade de 1983 a 1988. Estudou Administração Pública em Miami (EUA).
2º secretário - Alencar da Silveira Jr. (PDT) - No primeiro biênio da 16ª Legislatura, foi 3° secretário da ALMG. No segundo biênio, presidiu a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo. Em legislaturas anteriores, exerceu os cargos de presidente da CPI dos Bingos (1998), e, entre 2005 e 2006, de presidente da Comissão Especial dos Aeroportos, da Frente Parlamentar pelo Direito do Transporte Público e da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Iniciou sua carreira política em 1989, sendo eleito o vereador mais jovem para a Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde foi vice-presidente e presidente. Foi vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (1990-1994) e reorganizou a União dos Vereadores de Minas Gerais. Foi repórter na Rádio Capital e apresentador do programa "Num Poste de Rua", por 20 anos. Cumpre o quinto mandato.
3º secretário - Jayro Lessa (DEM) - Inicia seu terceiro mandato na ALMG. Na 16ª Legislatura, foi vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, vice-líder do DEM e vice-presidente da Comissão Especial das Serras da Calçada e da Moeda. Anteriormente, presidiu a Comissão Especial dos Convênios com a União e foi vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Empresário, preside o Grupo VDL desde 1970. O grupo é formado por empresas revendedoras de peças e veículos, inclusive caminhões e ônibus; indústrias têxteis; siderúrgica e fundição; postos de gasolina; transportadora de carga e transporte urbano de passageiros, com atuação em várias cidades de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.
Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário