diariosetelagoas.com.br

diariosetelagoas.com.br
SEU NOVO PORTAL DE NOTÍCIAS

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Caravana Siga Bem deixa BH, cruza o Velho Chico e faz evento no posto Beira Rio, em Três Marias, para 600 pessoas











Patrocinada por Petrobras e Iveco, a 5ª edição da Caravana Siga Bem fez nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de fevereiro, mais uma parada no Estado de Minais Gerais: após deixar Belo Horizonte, viajar 300 quilômetros Estado adentro e cruzar o lendário rio São Francisco, o comboio estacionou no posto Beira Rio, na cidade de Três Marias, e realizou um grande evento para mais de 600 pessoas.

A agenda do projeto, como sempre, deu ênfase ao combate à violência contra a mulher, à imprudência no trânsito e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, ministrou palestra sobre direção defensiva para aproximadamente 200 pessoas – e as crianças que participaram das conversas puderam andar no side car de uma moto Amazonas no pátio do posto. “Aprendi que é perigoso soltar pipa perto de estradas, e que só devo fazer isso em campos abertos, longe dos carros”, conta o aluno do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) Gilmar Rodrigues, de 11 anos, que esteve no evento do Beira Rio e recebeu informações da PRF. “Também, a partir de agora, vou dar bronca em meus pais sempre que eles fizerem algo de errado no trânsito”.

O PETI, aliás, levou ao palco da Caravana cerca de 12 crianças para a encenação de uma peça sobre os males do trabalho infantil. E elas foram precedidas por outros dois grandes programas sociais da região de Três Marias: o projeto Pró-Jovem - que, com 60 jovens no evento, promoveu a apresentação de dança de rua e um recital de poesias dedicadas aos caminhoneiros - e o departamento cultural da Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves, cujos 20 alunos, com faixa etária entre 10 e 14 anos, dançaram samba de roda, recitaram poesia e tocaram violão para cerca de 40 espectadores.

“Receber a Caravana Siga Bem é um diferencial que nossa marca oferece para o caminhoneiro”, afirma Breno Zucconi, sócio-proprietário do posto Beira Rio. “É um evento que mostra que estamos preocupados em realizar ações sociais e que com certeza influencia o caminhoneiro na hora em que ele escolhe um lugar para abastecer seu veículo”.

Cultura e saúde

Um dos pontos altos da festa em Três Marias, porém, foi a inusitada apresentação do grupo “Contadores de Estórias Manuelzão”, que levou para os caminhoneiros belas interpretações musicais e teatrais de um dos maiores gênios da literatura brasileira (e cujos romances quase sempre estão ambientados no sertão mineiro): Guimarães Rosa. Durante 30 minutos, quatro músicos e dois atores contaram para uma plateia de 60 pessoas histórias típicas da região de Três Marias, todas enriquecidas pela linguagem rebuscada do escritor mineiro.

Ao mesmo, uma equipe do SEST SENAT realizava nos caminhoneiros uma série de exames médicos e trabalhos de conscientização contra doenças sexualmente transmissíveis e a epidemia da dengue: ao todo, fez-se gratuitamente 99 aferições de pressão arterial, 97 exames de glicemia e 68 aferições de índice de massa corpórea. Também foram distribuídos cerca de 500 preservativos e realizadas 20 sessões de massagem, além de 31 cortes gratuitos de cabelo.

Stralis e shows

O movimento na carreta lan da Caravana Siga Bem foi intenso durante todo o evento no posto Beira Rio: nos dois dias, 151 carreteiros fizeram o teste de conhecimento “Caminhoneiro do Ano”, que, em maio deste ano, premiará o vencedor com um Iveco Stralis 0 km no valor de R$ 300 mil.
Também foi realizado um total de 75 testes-drives com um dos Stralis que compõem a frota da Caravana, e os motoristas aprovaram o pesadão montado na fábrica de Sete Lagoas (MG). “Foi uma ótima experiência dirigir esse caminhão”, avaliou o motorista Adenilson Lima, da própria cidade de Três Marias. “A embreagem é super macia e a cabine é espaçosa. É minha primeira vez em um Iveco e já estou com vontade de comprar um”.

O caminhoneiro Marcos Vinicius de Oliveira, também de Três Marias, concorda: “é bom demais estar nessa boleia. O câmbio é macio e a visibilidade da cabine é ótima”, disse.

Após testar o pesadão da Iveco, os caminhoneiros ainda puderam desfrutar de uma programação cultural intensa: cerca de 80 deles, muitos acompanhados de esposa e filhos, assistiram à peça “O Cassino do Cupido”, encenada pela própria equipe da Caravana e que usa o humor para combater a violência contra a mulher e propagar os direitos defendidos pela Lei Maria da Penha.

No encerramento do evento, o público ainda pôde cantar grandes clássicos da música sertaneja com a dupla Thiago & Nael, que se apresentou para aproximadamente 100 espectadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário