terça-feira, 30 de setembro de 2014

As gerações do Volvo VM que mudaram o mercado latino-americano de caminhões


Os Volvo VM fazem parte da quarta geração de uma linha de caminhões que transformou o mercado brasileiro de veículos comerciais. Quando foi lançado no final de 2003, o VM trouxe inovações que eram desejadas e que repercutiram de imediato. “A cabine leito introduzida pela Volvo era uma necessidade dos transportadores e dos motoristas, que há muito tempo queriam um ambiente de trabalho mais moderno, melhor e mais confortável”, lembra Bernardo Fedalto, diretor de caminhões do Grupo Volvo para o Brasil. “Contribuímos para mudar todo um segmento”, complementa Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América Latina.

Os primeiros VM que chegaram ao mercado eram veículos semipesados, com chassi rígido e opções de eixos 4x2 e 6x2. “O VM era o único caminhão brasileiro em sua classe a ter cabine leito, coluna de direção ajustável, um sistema de basculamento hidráulico da cabine, dois tanques opcionais de combustível de maior capacidade, além de opcionais importantes para a operação de transporte, como imobilizador e climatizador. Foi realmente uma grande mudança neste segmento”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM.

Inovação

Em 2005, a Volvo voltou a inovar e apresentou ao mercado brasileiro e latino-americano a segunda geração da linha VM. “Os modelos da nova linha chegaram com avançados motores eletrônicos e piloto automático”, destaca Gomes. E duas grandes novidades foram introduzidas: o cavalo mecânico VM, na configuração de eixos 4x2, com motorização eletrônica de 310 cv, e os VM rígidos rodoviários de 210cv e de 260cv, além dos rígidos 6x4 de 260cv e 310 cv, toda a linha com motores Euro 3.

O cavalo mecânico VM 4x2 era um caminhão voltado para o segmento de transporte que necessitava de veículos para carretas com até três eixos. Com o family look dos veículos da marca, a segunda geração também foi uma evolução: tinha um motor de 6 cilindros e um eixo para 43 toneladas com bloqueio de diferencial. O trem de força tinha uma caixa de câmbio Volvo, já consagrada no mercado brasileiro e em outros países do continente - a VT2214B, a mesma do FH.

Terceira geração

Em 2011, o mercado recebia a terceira geração VM, já com motores Euro 5, com as opções de veículos rígidos de 220cv, 270cv e 330 cv, e o cavalo mecânico também de 330cv. No mesmo lançamento a Volvo apresentava os VM vocacionais rígidos com propulsores de 270cv e de 330cv. A nova geração chegava com a tecnologia SCR para atendimento da legislação de emissões Euro 5/Proconve P7, oferecendo ainda opções de caixa de câmbio e eixos traseiros para atender a todas as necessidades dos transportadores. “E, mais uma vez, o VM se destacava por seu baixo consumo de combustível, grande disponibilidade e robustez”, diz Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.

 Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.

Caminhões VM poderão ser equipados com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift


A quarta geração de caminhões da linha VM que está sendo apresentada pela Volvo na Fenatran poderá, em breve, sair de fábrica equipada com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift, reconhecida internacionalmente por proporcionar uma série de benefícios ao transportador. “Grande parte do sucesso da I-Shift se deve a sensível redução no consumo de combustível que proporciona”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões do Grupo Volvo para o Brasil.
A caixa de câmbio que está sendo introduzida nos caminhões VM é a mesma que equipa o FH, o caminhão extra-pesado da Volvo, um dos líderes de vendas no Brasil em seu segmento. A I-Shift está presente em mais de 90% dos caminhões FH que saem da linha de produção. “É uma transmissão que experimentou um sucesso espetacular em poucos anos”, destaca Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América Latina.
“Além de um consumo menor, esta transmissão garante maior conforto para o motorista e segurança para todo o conjunto”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM. Mais moderna que as transmissões semelhantes existentes hoje no mercado, a caixa eletrônica Volvo tem embreagem, mas não tem pedal.
Na prática, isso significa que o motorista não precisa fazer nenhum esforço e não se preocupa em trocar marchas. No modo automático, por exemplo, é só acelerar e frear. “Tudo é feito de forma eletrônica, precisa e suave. Sem contar que a manutenção é menos frequente”, observa Mendonça. No modo manual, as trocas também são precisas e garantem excelente dirigibilidade.
O grande número de marchas à disposição é indicado no display do computador de bordo. O motorista pode se situar melhor durante a condução do caminhão. No visor, ele pode monitorar em que marcha está naquele momento e quais são as outras disponíveis, tanto para baixo como para cima.
E o motorista também pode escolher o modo de condução: econômico, quando está em velocidade de “cruzeiro”, ou de potência, quando, por exemplo, está trafegando por um trecho bastante íngreme. Para garantir o conforto do condutor, o seletor foi instalado ao alcance da mão.
Além de ter carcaça em alumínio e de não ter o conjunto de sincronizadores, o sistema otimiza o trabalho do trem de força. “Todo o conjunto faz com que haja menos perdas de energia em virtude do número menor de componentes em atrito e do peso reduzido”, destaca Marco Mildenberg, engenheiro de planejamento do produto do Grupo Volvo no Brasil.
“Mudanças inteligentes”

A transmissão eletrônica Volvo possui outra característica importante para a correta condução do veículo: o sistema inibidor de trocas indevidas. “Ele impede a troca de marcha caso a rotação do motor não seja a mais adequada num determinado momento”, diz Mildenberg.
Uma das muitas características do sistema da caixa I-Shift é que seu “cérebro” eletrônico registra as condições de condução e o peso bruto do veículo antes de selecionar a marcha inicial mais adequada.
As 12 marchas e a eletrônica integrada ao motor proporcionam o máximo de conforto ao dirigir. As trocas de marchas são feitas de maneira suave e silenciosa, ajustando os padrões de mudanças de acordo com as condições reais de condução. “Quem dirige um caminhão com a caixa I-Shift não quer mais voltar para a caixa manual. Nada se compara a uma Volvo I-Shift”, finaliza Fedalto.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.

Novos caminhões VM com quatro eixos têm maior capacidade de carga


Os novos caminhões com quatro eixos que a Volvo mostrou na Fenatran proporcionam um aumento de 22% na capacidade de carga líquida, saltando de um PBP (Peso Bruto Total) de 23 toneladas para 29 toneladas. “É praticamente um ganho de uma a cada quatro viagens”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões do Grupo Volvo no Brasil.

Os VMs 8x2 e 8x4 podem rodar em operações de média distância, transportando matérias primas e produtos industrializados, por exemplo. Os novos veículos são uma ótima opção para viagens entre 200 e 400 quilômetros.

“Dependendo do tipo de operação, os caminhões com quatro eixos podem transportar cerca de 5 toneladas a mais de carga líquida em relação a um veículo de 3 eixos”, diz Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil. “Na prática, esse aumento representa um ganho de uma a cada quatro viagens”, calcula Sérgio Gomes, diretor de estratégica de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

“O consumo de combustível é o maior gasto na planilha de custos de uma operação de transporte. Com os caminhões VM, temos o menor consumo por tonelada transportada”, diz Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões do Grupo Volvo no Brasil.

Benefícios

Ao adquirir um caminhão com quatro eixos de fábrica, o transportador ganha também tempo, pois não precisa mandar um caminhão 6x2 para colocar mais um eixo em um implementador. “É um tempo precioso, que pode ser usado com o caminhão rodando na estrada”, comenta Marco Mildenberg, engenheiro de planejamento do produto da Volvo. Além desta vantagem, ele enumera outros benefícios: garantia de fábrica, confiabilidade de um produto Volvo e um projeto desenvolvido pela própria marca.

Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo. 

Linha VM tem agora caminhões com as configurações de eixos 8x2 e 8x4



O estande da Volvo na Fenatran exibiu os novos caminhões VM nas configurações de eixo 8x2 e 8x4. “São veículos voltados principalmente para aplicações vocacionais”, afirma Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões do Grupo Volvo no Brasil. Agora, a oferta da linha VM é formada por veículos 4x2, 6x2, 6x4, 8x2 e 8x4.

Nas configurações 8x2 e 8x4, os transportadores podem usar o novo VM para rodar em operações de média distância, transportando matérias primas e produtos industrializados, entre outros. Na aplicação vocacional, as betoneiras e caçambas são um bom exemplo para o VM 8x4. Os novos veículos de quatro eixos são uma excelente opção para trajetos variados. São caminhões versáteis e muito adequados à atuais necessidades de aumento de capacidade transportada”, diz Fedalto.

“Estamos constantemente desenvolvendo novos produtos que possam agregar mais valor para o transportador brasileiro. Os novos veículos com quatro eixos garantem um rendimento energético melhor, proporcionando maior rentabilidade ao transportador”, complementa Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina, referindo-se a um consumo menor por tonelada transportada.

Os caminhões com quatro eixos garantem aumento de capacidade de carga. “Nosso compromisso é desenvolver e fabricar o melhor caminhão do mercado”, diz Fedalto. Os novos VMs 8x2 e 8x4 são os mais recentes desenvolvimentos nesta área.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.

Volvo mostrou a sua nova linha de caminhões VM para o Brasil e América Latina



A Volvo apresentou os seus novos caminhões VM na Fenatran. Toda a linha foi atualizada para oferecer o que há de melhor neste segmento”, declara Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina. Além dos novos  modelos 4x2, 6x2 e 6x4, agora a Volvo apresenta os caminhões 8x2 e 8x4, ampliando ainda mais sua oferta ao transportador brasileiro.

Os caminhões tiveram grandes mudanças externas. Eles têm um visual completamente diferente da geração anterior. Agora, a cabine do VM tem sua aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente na Europa e que já estão sendo vendidos em vários mercados europeus. Os novos VM têm o que chamamos de new family look” da linha Volvo, isto é, o visual de todos modelos de caminhões da marca evolui e mantém-se parecido”, observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

A parte frontal da cabine foi totalmente redesenhada, a começar pelos novos faróis. As luzes diurnas (day running light) de LED são em forma de V”, separadas da luz baixa, proporcionando ainda melhor visibilidade”, explica Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil. As luzes de LED em V” servem também como elemento de identificação visual dos caminhões da Volvo.

Todo o módulo do para-choque que envolve os faróis foi renovado com uma estrutura em termoplástico, uma grade e uma tampa para engates de reboque. Ao módulo do para-choque integra-se a nova grade, dando à cabine um aspecto ainda mais moderno e, ao mesmo tempo, de maior robustez.

Novo painel frontal superior

O caminhão também ganhou um novo painel frontal superior, que ficou maior e toma boa parte da porção superior da frente do veículo, dando ao conjunto uma impressão de continuidade. É dentro do novo painel superior que agora está afixada a logomarca da Volvo, num novo padrão de identidade do caminhão.

Internamente, a Volvo decidiu manter a atual ergonomia do caminhão, já amplamente aprovada pelos motoristas e que reconhecem no VM o melhor ambiente de trabalho entre os veículos de carga nesta categoria. A padronagem dos tecidos que cobrem os bancos, do teto e dos painéis internos foi atualizada. Mas mantivemos tudo o que o transportador aprovou e considera importante para a operação de transporte”, Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas do projeto do novo VM.

O VM conquistou o transportador por seu baixo consumo de combustível e grande disponibilidade. “Além de econômico e sempre disponível para rodar, o caminhão ficou mais bonito”, diz Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América Latina. 
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.

Volvo lançou na Fenatran o FH16 750, o caminhão mais potente do mundo




A Volvo lançau no Brasil o caminhão mais potente do mundo. O FH16 com 750cv foi apresentado no estande da marca na Fenatran, a mais importante feira de transporte comercial da América Latina. O caminhão faz parte da nova linha FH lançada recentemente na Europa. O FH16 é indicado para operações em que se exige grande performance do veículo, principalmente para o transporte de cargas indivisíveis.

Estamos trazendo da Europa o mais potente e mais avançado caminhão neste segmento para atender uma demanda do mercado brasileiro de transportes”, declara Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.Esta versão do FH16 750cv é indicada para cargas pesadas, e é capaz de tracionar 250 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).

É um caminhão excepcional, com muita potência e torque, direcionado para atender os transportadores que precisam de um caminhão com extrema capacidade de carga”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo. Com a expansão econômica brasileira e o início de construção de grandes obras por todas as regiões do País nos últimos anos, o mercado local cada vez mais necessita de veículos com mais força e torque, durabilidade e produtividade.

O FH16, na configuração cavalo mecânico 8x4, é equipado com o consagrado D16G, um motor de 16 litros, 750cv de potência e que alcança um torque de 3550Nm. É uma invejável configuração, para atender com folga as rigorosas exigências dos transportadores que têm veículos especializados no carregamento de cargas indivisíveis, por exemplo”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.

O motor de 750cv entrega 2800Nm de torque já a 900 rpm. Depois disso, a curva de torque sobe rapidamente e atinge seu pico de 3550 Nm a 1050 rpm, e este elevado torque continua na faixa plana até 1400 rpm. Isto possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas e inclinações mais íngremes, garantindo maior produtividade do transporte”, diz o gerente.

Quanto mais potência houver à disposição a baixas rotações no início do transporte de cargas pesadas, menor o esforço colocado sobre o motor e mais alta a eficiência em combustível. Grande potência, alta tecnologia e um design inovador. Nos atrevemos dizer que este é o caminhão dos sonhos de todo transportador. Ele é único”, destaca o diretor de caminhões da Volvo.


Exclusividade

A cabine do FH16 traz o novo design da nova linha FH lançada recentemente na Europa, com detalhes únicos e exclusivos. Grade frontal e maçanetas cromadas, bancos com ajustes elétricos forrados em couro e teto solar são alguns dos itens de série neste veículo. Veja abaixo outros itens que tornam o FH16 750cv especial e único:

-          Novo design da cabine
-          Novo painel
-          Câmera auxiliar de ré/manobras
-          Teto solar (sky window)
-          Freios EBS
-          Freios VEB + Retarder, alcançando 1180cv de potência
-          Faróis de xenônio
-          Suspensão de traseira eletrônica ECS
-          Geladeira
-          Maior espaço interno
-          Lanternas traseiras de LED
-          Cor exclusiva perolizada (preto FH16, mystic fjord pearl)

Máximo desempenho

Com o Volvo FH 750cv podemos oferecer um caminhão com o máximo em desempenho e eficiência em combustível”, complementa Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.O motor é otimizado para proporcionar alta potência e torque e a consagrada caixa de câmbio eletrônica I-Shift é de série. O caminhão vem equipado também com a direção elétrica VDS (Volvo Dynamic Steering), servo-assistida hidraulicamente. É a mais avançada tecnologia de direção existente em transporte comercial, que torna muito mais fácil dirigir um caminhão pesado, com todo o conforto e a segurança possíveis.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.


Volvo apresenta o que há de mais avançado em transporte comercial na Fenatran



Um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, a Volvo apresentou na Fenatran o que há de melhor e mais avançado em caminhões e em soluções de transporte. A começar pelo FH16, o caminhão mais potente do mundo, com um motor de 16 litros e 750cv, indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis. Somos líderes mundiais quando se trata de produzir caminhões com segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente”, declara Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.

A Volvo também exibiu os seus novos caminhões VM. Atualizamos a linha VM para reafirmar nosso compromisso de oferecer o que há de melhor nesta classe de veículos”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM. Além dos novos  modelos 4x2, 6x2 e 6x4, agora a Volvo produzirá os VMs nas configurações 8x2 e 8x4. Eles têm um visual completamente diferente da geração anterior. A cabine do novo VM tem uma aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente.
A quarta geração de caminhões da linha VM que está sendo apresentada na Fenatran poderá, em breve, sair de fábrica equipada com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift, reconhecida internacionalmente por proporcionar uma série de benefícios. “É uma transmissão que experimentou um sucesso espetacular em poucos anos”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.

Financiamento

A Volvo Financial Services ofereceu diversas opções para aquisição dos caminhões Volvo na Fenatran. A VFS tem um banco voltado para a oferta de soluções integradas aos clientes nos diversos segmentos de transporte, que agreguem valor e facilitem o dia a dia do transportador. “Na Fenatran, tivemos opções de financiamento, seguros e consórcio”, afirma Márcio Pedroso, presidente da Volvo Financial Services Brasil.

Os novos caminhões VM e toda a oferta de veículos da marca estão amparados pela área de pós-venda. São produtos e serviços que aumentam a disponibilidade dos veículos e a rentabilidade do transportador. “Trabalhamos continuamente para fazer com que o caminhão fique o máximo de tempo disponível para o traballho, aumentando assim a produtividade da operação”, declara Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda comercial da Volvo do Brasil.

Entre as soluções desenvolvidas pelo pós-venda estão: programas de manutenção, peças e lubrificantes genuínos, peças remanufaturadas Volvo (Reman) e o Volvo Atendimento Rápido (Voar) e o serviço de atendimento emergencial da marca.

GNL e diesel

A Volvo ainda apresentou na Fenatran o  primeiro caminhão movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) e a diesel que está sendo testado no Brasil: um FM 460cv, movido com aproximadamente 70% GNL e o restante a diesel. “Esta é uma tecnologia viável. O gás liquefeito é uma importante alternativa para os atuais combustíveis”, declara Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PIRELLI LANÇA A NOVA GERAÇÃO DE PNEUS RADIAIS PARA CAMINHÕES E ÔNIBUS NA AMÉRICA LATINA: 01 SERIES




A AMPLIAÇÃO DO CICLO DE UTILIZAÇÃO DOS PNEUS É O DIFERENCIAL DESTA
GAMA DE PRODUTOS COM MAIOR VIDA ÚTIL, CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE
E REDUÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

A NOVA GAMA FOI DESENVOLVIDA ESPECIALMENTE PARA A AMÉRICA DO SUL E
VAI CONTAR COM O FLEET SOLUTION, QUE OFERECE O SUPORTE DE UM
PACOTE DE SERVIÇOS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA AS FROTAS

INVESTIMENTO DE APROXIMADAMENTE US$ 200 MILHÕES NO BRASIL ATÉ 2015

A Pirelli lançou, durante a Fenatran, evento referência na área de produtos e serviços destinados aos transportadores de cargas e operadores logísticos, a nova gama de pneus radiais 01 Series. Os novos produtos, desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante no Brasil, em
Santo André (SP), utilizando também a tecnologia elaborada na matriz italiana, configuram a renovação de toda a linha destinada a atender a todas as aplicações de caminhões e ônibus. Composta por produtos para cada tipo de veículos de carga, transporte de passageiros, emprego misto e urbano, a nova gama foi desenvolvida tendo em vista as peculiaridades das condições sul-americanas e substituirá gradualmente toda a linha de produtos.

Com investimento de aproximadamente US$ 200 milhões (R$ 400 milhões) no Brasil entre 2012 e 2015, os novos pneus serão produzidos na fábrica de Santo André, no estado de São Paulo, e em Gravataí, no Rio Grande do Sul, com processo industrial desenvolvido especialmente para o segmento de transporte e com tecnologia exclusiva SATT™.

Os compostos e estruturas inovadores dedicam especial atenção à redução de temperatura durante a rodagem, maior durabilidade e diminuição da resistência ao rolamento, quesitos que contribuem para a redução de aproximadamente 2% do consumo de combustível e na busca por três vidas úteis dos pneus.

Conforme ilustra o gráfico ao lado, a nova família conta com melhora de 15% em rendimento quilométrico e em resistência ao rolamento, evolução em 30% dos índices de reforma, 25% a
mais de resistência estrutural contra impactos, ganho de 10% em dirigibilidade e 25% em relação ao rumor produzido durante a rodagem.

Além disso, os excepcionais resultados obtidos durante a homologação nas principais montadoras da América Latina e as avaliações realizadas em todas as condições de emprego em mais de três anos de testes e em quase 1,5 milhões de quilômetros em frotas da Argentina, Brasil, Chile e Colômbia confirmam o desempenho da linha.

A nova linha de pneus chega ao mercado com o apoio da recém-lançada plataforma de serviços Fleet Solution, um pacote completo de apoio que a Pirelli oferece às frotas com foco em sustentabilidade e redução de custos operacionais.

“A Pirelli oferece estas soluções em âmbito mundial, com objetivo principal de colaborar com uma gestão eficiente dos pneus, garantindo melhor desempenho, redução de custos operacionais e diminuição de impactos no meio ambiente”, explica Giovanni Pomati, diretor mundial da unidade de negócios de pneus de caminhão da Pirelli.

“A linha 01 Series e a plataforma Fleet Solution chegam para revolucionar o mercado de transporte. Com crescimento consistente e sustentado pelo agronegócio, a mineração e pelas obras de infraestrutura, este mercado recebe da Pirelli o melhor em termos de tecnologia, performance, economia e respeito ao meio ambiente”, afirma Gianfranco Sgro, diretor geral de operações da Pirelli na América do Sul. “Os gestores das frotas e inclusive os motoristas poderão conseguir uma gestão mais eficiente e econômica dos pneus dos próprios veículos, com grandes vantagens nas atividades do dia o dia, além de uma sensível redução de consumo de combustível”, acrescenta.

01 Series: as tecnologias inovadoras
A nova gama de pneus transporta ao mercado o emprego de tecnologias de ponta, desenvolvidas pela Pirelli especificamente para o segmento Industrial.

A tecnologia SATT™ (Spiral Advanced Technology for Truck), exclusivo processo de produção Pirelli que utiliza uma revolucionária cintura metálica em forma espiral e sem emendas, melhora a performance do pneu assegurando maior durabilidade, baixo consumo de combustível com menor resistência ao rolamento e, consequentemente, menor impacto ao meio ambiente.

Já a HETT™ (High Enlongation Technology for Truck) é uma tecnologia exclusiva para o emborrachamento das cinturas metálicas, que confere maior resistência contra impactos, deformações e oxidações, além de conferir maior durabilidade à cintura.

Composto por fios em formato hexagonal, o friso do talão HWTT™ (Hexagonal Wire Technology for Truck), outra exclusividade da Pirelli, confere menor suscetibilidade a deformações, maior vida útil à carcaça e rapidez tanto na montagem quanto na desmontagem do pneu.

O composto DLTC™ (Dual Layer Tread Compoud), também desenvolvido pela Pirelli e que contém alto teor de sílica, é utilizado na banda de rodagem dos pneus e assegura maior número de reformas, desgaste mais regular e economia de combustível.

Além disso, esta linha conta com o sistema original de reconstrução da Pirelli: Novateck™, que oferece a toda gama de pneus de carga produzidos pela fabricante exatamente a mesma qualidade do produto original além da garantia de fábrica até a terceira reforma por meio de uma rede de reformadores credenciados.

01 Series: a gama de produtos
FR:01 e TR:01 - pneus para transporte em estradas de média severidade Destinados respectivamente para os eixos direcionais/livres e trativos, o FR:01 e o TR:01 elevam o padrão de durabilidade do transporte para médias e longas distâncias. É o pneu ideal para o uso em estradas de média severidade. A estrutura inovadora e os compostos selecionados oferecem rendimento quilométrico e
reconstrução em níveis superiores, bem como baixa resistência ao rolamento proporcionando economia no consumo de combustível.

FH:01 e TH:01 - pneus para percursos rodoviários de baixa severidade Destinados respectivamente para os eixos direcionais/livres e trativos, o FH:01 e o TH:01 dispõem de uma estrutura inovadora com elevado índice de reconstrução. A sílica e os nanocompostos garantem baixa resistência ao rolamento com consequente redução de consumo de combustível e emissão de gás carbônico, ao
mesmo tempo em que melhora o rendimento quilométrico.

FG:01 e TG:01 - pneus para trechos mistos
Destinados respectivamente para os eixos direcionais/livres e trativos, o FG:01 e o TG:01 contêm novos padrões de banda de rodagem que proporcionam desempenhos mais confiáveis nos terrenos mais acidentados. A maior largura da banda de rodagem vinculada à nova estrutura da carcaça resulta em maior rendimento quilométrico, melhoram a resistência aos impactos e a abrasão.

MC:01 - pneus para transporte urbano
Este pneu, que pode ser utilizado em todos os eixos dos veículos, foi desenvolvido tendo em vista um conceito inovador de reconstrução. A tecnologia empregada provê economia para a frota, menor desgaste, menor consumo de combustível e aumento de desempenho, dirigibilidade e rendimento por quilômetro rodado.

ST:01 - pneus para implementos rodoviários
O novo pneu para reboques e semirreboques pode ser utilizado em todos os eixos e foi desenvolvido com o objetivo de quebra de paradigma para a categoria em termos de durabilidade. Especialmente projetados para percursos médios e longos, o ST:01 tem como característica principal economia de combustível, rendimento quilométrico e reconstrução superiores.

TQ:01 – pneus para o transporte em terrenos altamente irregulares
Apresentado ao público sul-americano em 2011, este pneu de uso profissional exclusivo fora de estrada TQ:01 completa a gama lançada agora e reúne as mais recentes tecnologias da Pirelli para o segmento OTR (Off The Road). Os reforços estruturais o tornam mais robusto. O desenho exclusivo e a maior área de contato com o solo melhoram a capacidade de tração. O composto possui alta resistência a lacerações e impactos. É um produto destinado ao transporte em terrenos altamente
irregulares, como os encontrados em mineradoras, grandes obras de construção civil e pedreiras.

“Cada produto da linha foi elaborado de maneira que atenda aos diferentes mercados e segmentos, sempre com foco ajustado às características sul-americanas de topografia e emprego dos produtos”, afirma Flavio Bettiol Jr, diretor de marketing para os produtos agricultura e caminhão da Pirelli na América do Sul.

Fleet Solution: pacote de serviços e soluções tecnológicas
A nova linha 01 Series chega ao mercado com o apoio do Fleet Solution, um pacote completo de serviços composto pelos dois sistemas abaixo:

- Cyber Fleet é um sistema que monitora constante e automaticamente a pressão e a temperatura dos pneus de carga por meio de um sensor instalado no próprio pneu.

- Fleet Check é uma ferramenta eletrônica utilizada pela força de vendas da Pirelli composta de leitor de pressão e profundidade da banda de rodagem e um software elaborados para coletar os dados relativos ao uso do pneu, simplificando e gerando relatórios para melhor apoiar as frotas no gerenciamento dos pneus e, assim, obter o custo real por quilômetro rodado.

Sobre a Pirelli
Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de
pneus, com 22 unidades industriais em 13 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos
cinco continentes. Na América Latina está presente com sete unidades produtivas, sendo cinco delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 80 anos: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 13 mil na América Latina, das quais mais de onze mil estão nas unidades brasileiras.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completa 25 anos em 2013 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.
Fonte:Assessoria de Imprensa Pirelli.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

NA FENATRAN RENAULT MOSTROU SUA GAMA DE COMERCIAIS LEVES E ANUNCIOU MAIS UMA VENDA DE KANGOO ELÉTRICO NO PAÍS



A Renault do Brasil levou a versatilidade de sua linha de comerciais leves para a 19ª edição da maior feira de veículos utilitários da América Latina. Com o Novo Master e Kangoo a marca oferece ao segmento modelos com baixo custo de manutenção, robustez mecânica e motores eficientes, principais exigências dos consumidores brasileiros que utilizam os veículos como ferramenta para o trabalho. O Novo Master apresenta quatro versões (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré), várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veículo e mais de 70 configurações para transformações. Já o Kangoo está disponível em duas versões de série, com e sem porta lateral, e duas opções de transformações: ambulância simples remoção com porta lateral e isotérmico sem porta lateral.

Entre os destaques da Renault na Fenatran também está o Kangoo Z.E., furgão 100% elétrico, sucesso de vendas na Europa, onde já registrou a marca de 10 mil emplacamentos. O modelo, que dispensa o uso de combustível fóssil, comprova que a mobilidade elétrica deixou de ser coisa do futuro.

Assim, a Renault anuncia a venda de seis unidades do modelo para a FedEx, maior empresa de transportes expressos do mundo, que vai utilizar os veículos em suas operações nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de janeiro de 2014. No Brasil o primeiro Kangoo Z.E. foi adquirido pela CPFL Energia. Ao todo a Renault comercializou 42 veículos elétricos em 2013 no Brasil. A marca é líder em vendas deste tipo de veículo no mundo.

“A Renault tem forte atuação no segmento comerciais leves. Na Europa, por exemplo, somos líder em vendas há 15 anos. Aqui no país temos ampla gama para atender o segmento e oferecemos Kangoo Z.E. com zero emissão de poluentes”, declara Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.


Participação de mercado
No mês de setembro/2013, a Renault do Brasil alcançou 7% de participação no mercado automotivo nacional. O desempenho da linha comerciais leves contribuiu para a conquista deste resultado.

De janeiro a setembro de 2013, a Renault registrou 26,4% de participação no segmento de furgões até 3,5t. com o modelo Novo Master, e 18,4% no segmento de furgões pequenos, com o Kangoo.

“Se comparado com 2012, de janeiro a setembro, a Renault registra crescimento no mesmo período em 2013 de 18% em sua linha de comerciais leves, impulsionados pelas vendas do Novo Master, mesmo em um segmento com crescimento de 4,9%”, explica Gustavo Schmidt, diretor vice presidente comercial da Renault do Brasil.


No estande da marca na Fenatran estavam em exposição os seguintes veículos:

·         Kangoo Z.E. FedEx: o veículo tem o layout da empresa FedEx, a qual acaba de adquirir seis unidades do modelo para suas operações no Brasil. A versão mantém as mesmas qualidades funcionais do Kangoo com motor de combustão interna, idêntico volume de carga (650 kg) e o mesmo padrão de conforto. O Kangoo Z.E. é o primeiro furgão 100% elétrico, com zero emissão de CO2, disponível no mercado.

·         Kangoo Grainger: o modelo está com layout da empresa Grainger principal fornecedor norte-americano de produtos para MRO (Manutenção, Reparos e Operações) e equipado internamente com compartimentos para armazenamentos de produtos. O Kangoo Express está disponível para comercialização com e sem porta lateral. Também é possível duas opções de transformações: Kangoo Express Ambulância Simples Remoção com porta lateral; e Kangoo Express Isotérmico sem porta lateral. O Renault Kangoo acena como uma ótima opção para atender às necessidades específicas de frotistas ou profissionais autônomos.

·         Novo Master Renault Lotus F1 Team: o modelo Minibus VIP L3H2 16L está com layout exclusivo da equipe Renault Lotus F1, produzido especialmente para a Fenatran, destacando as tradicionais cores da escuderia, preta e dourada. O veículo oferece padrão superior de conforto, conforme exigência do público para o qual é destinado. Com itens de série como DVD, rádio MP3 com Bluetooth e comando satélite, computador de bordo, cortinas plissadas, bancos em veludo e tomadas individuais para carregamento de celulares ou notebooks, esta versão traz o requinte necessário para clientes exigentes.

·         Novo Master Pullmann: o Extra Furgão L2H2 de 11m³ está caracterizado com o layout da Pullmann, marca do Grupo Bimbo, multinacional do ramo alimentício, a qual tem sua frota composta pelos modelos Novo Master. A versão é equipada com prateleiras internas no furgão, utilizadas para transporte de pães e derivados da marca. O modelo tem porta lateral deslizante com vão livre de 1,27 metro, o maior da categoria.

·         Novo Master Renault Pró+: o modelo exibe a logomarca do Renault Pró+, programa de atendimento exclusivo a frotistas, prestadores de serviços e a profissionais que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho. O Novo Master Chassi-cabine baú conta com compartimento especial que permite a rápida operação de carga e descarga.

·         Novo Master Boutique Renault: o Extra Furgão L3H2 de 13m³ virou uma Boutique Renault, onde estão à venda produtos relacionados à marca Renault PRO+, como camisas, bonés, chaveiros, acessórios e outros souvenires.  

·         Novo Master transporte carga seca: o veículo estará caracterizado com caixas de papelão sobre a caçamba, comunicando os cinco pontos que destacam o Novo Master: design, menor custo de manutenção, conforto, praticidade, robustez e segurança. O Novo Master Chassi-cabine é uma ótima opção para grandes centros urbanos - a exemplo do que já ocorre em São Paulo – que possuem restrições à circulação de caminhões. Seu chassi foi elaborado para proporcionar um acesso rápido aos diversos componentes mecânicos e elétricos instalados sobre ele. A estrutura foi projetada para ter alta resistência à torção e a flexões, deixando o veículo apto a rodar nas condições mais severas de uso.

·         Novo Master Turismo: o Minibus Executive L3H2 de 16 lugares é ideal para atender às demandas do setor de turismo. O modelo possui ampla área envidraçada, com ambiente arejado e boa visibilidade para os passageiros, feito especialmente para atender necessidades de trabalho no setor. Internamente destaque para as luzes de leitura e saídas do ar-condicionado, individuais para cada passageiro, além da inclinação do encosto dos bancos em até 29º e o espaçoso do bagageiro.


Kangoo Z.E.
O modelo é equipado com motor de 60 cv (44 kW) e 23,06 kgfm. No interior, o painel foi repensado e inclui dois mostradores de cada lado do velocímetro: um indica o nível de carga da bateria e outro informa o modo de consumo de energia – azul (normal), azul escuro (ideal) e vermelho (consumo elevado).

Produzido na fábrica MCA (Maubeuge Construction Automobile), na França e comercializado em 20 países da Europa, o veiculo vem conquistando os consumidores europeus. Tanto que, recentemente, a Renault registrou a marca de 10 mil emplacamentos do modelo. A marca é líder em vendas de veículos elétricos com 50% de participação de mercado. 

“Assim como toda a gama de veículos elétricos Renault Z.E., o Kangoo Z.E. também é destinado à comercialização em massa, visando progressos reais em termos ambientais. Trata-se de mobilidade para todos, em larga escala, com nível zero de emissão de poluentes”, explica Olivier Murguet.



Novo Master

A nova geração do Renault Master, lançada em março de 2013, ganhou design moderno, motor mais potente, mais segurança e menor custo de manutenção. São quatro versões de carroceira (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré) e várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veiculo. O modelo conta com airbags e freios com sistema ABS, de série. A linha 2014 é equipada com motor turbodiesel 2.3 litros, 130 cavalos (3.500 rpm) e 31,6 kgfm (1.500 rpm). Assim, mesmo com a lotação máxima, apresenta desempenho satisfatório com arrancadas rápidas e retomadas seguras. O Novo Master tem mecânica confiável e de qualidade superior. O período das revisões passou de 15 mil km (que já era referência no segmento), para 20 mil km. O modelo possui uma corrente de transmissão no lugar da correia, ou seja, nunca necessitará ser trocada.


Com a experiência de quem é líder no mercado europeu de veículos transformados, a Renault do Brasil é a marca que mais opções oferece aos consumidores brasileiros. De acordo com a necessidade específica do cliente e características diferenciadas, o modelo pode ser transformado, por exemplo, em uma ambulância de resgate; uma UTI Móvel; uma van para o transporte de portadores de necessidades especiais; uma van de turismo para passageiros VIPs, 12 versões, 10 opções de transformações e mais de 70 configurações,  para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas, inclusive nichos específicos de mercado, comprovando a versatilidade da gama.

A linha de transformados é desenvolvida por fornecedores parceiros e homologados pela Renault do Brasil. Por isso, todos os modelos oferecem os benefícios da garantia original de fábrica, incluindo a transformação. A marca certificou alguns dos melhores transformadores e implementadores de veículos comerciais leves, são eles : Rontan, Engesig, Alltech, Marimar, Eurolaf, Greencar, Facchini, Uniflex, Grupo Niks, Truckvan, Cavenaghi, Formighieri, Marticar, Jaedi, Randon e Transforms.

 

O modelo conta com airbags e freios com sistema ABS, de série. A linha 2014 é equipada com motor turbodiesel 2.3 litros, 130 cavalos (3.500 rpm) e 31,6 kgfm (1.500 rpm). Assim, mesmo com a lotação máxima, apresenta desempenho satisfatório com arrancadas rápidas e retomadas seguras. O Novo Master mostra ter uma mecânica confiável e de qualidade superior. O período das revisões passou de 15 mil km (que já era referência no segmento), para 20 mil km. O modelo possui uma corrente de transmissão no lugar da correia, ou seja, nunca necessitará ser trocada.    

Kangoo

Aliando a funcionalidade dos utilitários pequenos de carga com o conforto dos veículos de passeio, o Renault Kangoo atende às necessidades dos clientes que se preocupam com economia de combustível e redução de custos. O furgão recebeu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A busca por motores mais eficientes está no DNA da marca e faz parte da história da companhia. Um dos laboratórios de desenvolvimento é a Fórmula 1, onde a Renault possui 11 títulos mundiais como fornecedora de motores.
O modelo é equipado com o motor 1.6 16V Hi-Flex, que desenvolve potência de 98,3 cv (etanol) e 95 cv (gasolina), a 5.000 rpm. O torque máximo é de 15,3 kgfm (etanol) e de 15,1 kgfm (gasolina), a 3.750 rpm. Quando abastecido com etanol, o nível de consumo registrado é de 6,1 km/l (cidade) e 7,4 km/l (estrada). Com gasolina, são 9 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada).
O multiuso da Renault pode ser adquirido com ou sem porta lateral deslizante. Em qualquer uma das opções, o modelo pode transportar até 800 quilos de carga, 140 quilos a mais que seu principal concorrente atualmente à venda no mercado nacional. O acesso à carga é facilitado pelas portas traseiras assimétricas, com amplo ângulo de abertura. Opcionalmente, os consumidores têm à disposição ar-condicionado e direção hidráulica, além da porta lateral. 



‘Renault Pro+’ oferece atendimento especial a frotistas e profissionais
Durante a Fenatran, o público em geral e motoristas profissionais conheceram melhor o programa “Renault Pro+”, sistema de atendimento dirigido a frotistas, prestadores de serviços e a todos aqueles que têm no veículo uma ferramenta de trabalho.

Executado em parceria com concessionárias em todo o Brasil e destinado a pessoas físicas ou a pequenas, médias e grandes empresas, o Renault Pro+ abrange serviços que vão da comercialização ao pós-vendas. Ou seja: do recepcionista ao mecânico.

Além disso, o cliente também tem à disposição o Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas, que providencia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, nos casos em que não for possível o reparo, a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.



Equipes de vendas o atenderão público no estande

Condições especiais (e exclusivas) de financiamento para aquisição dos veículos esperam pelos visitantes, graças à parceria entre a Renault do Brasil e a Financeira Renault (RCI). Vendedores estarão à disposição do público para fechar o melhor negócio. Ainda para atendimento e informações também haverá a presença de representantes de empresas transformadoras certificadas pela Renault.


Como lembrança, os visitantes poderão fazer suas caricaturas eletrônicas. Um artista desenha diretamente num tablet e repassa a arte por meio do e-mail ou do smartphone. O trabalho de criação pode ser acompanhado numa tela próxima, e o resultado ainda pode ser impresso na hora.



Sobre a Renault do Brasil
A Renault é uma multinacional com mais de um século de história, presente em 118 países dos cinco continentes e com mais de 122 mil colaboradores em todo o mundo. Produz desde automóveis pequenos e médios até vans (furgões).

No Brasil, a Renault tem atualmente com mais de 6.500 colaboradores diretos e gera cerca de 25.000 empregos indiretos, só no Paraná. É a quinta maior montadora do País, possui uma rede comercial com mais de 250 pontos de venda e, em 2012, comercializou mais de 241.000 veículos registrando 6,7% de participação de mercado.

A Renault está localizada em São José dos Pinhais (PR), onde fica o Complexo Ayrton Senna, que reúne as três fábricas da marca no Brasil - a de automóveis (onde são produzidos Duster, Sandero e Logan), a de comerciais leves (furgão Master e os modelos da Nissan, Livina e Frontier) e a de motores. No Brasil, além de comercializar os modelos produzidos aqui, também são comercializados os veículos Clio, Fluence e Kangoo Express, produzidos na Argentina.

A Renault dispõe do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo. Este é o primeiro estúdio de design da marca no continente americano, o que colocou o Brasil no seleto grupo de países escolhidos pela Renault para abrigarem seus centros de criação nesta área. O Brasil também abriga uma das unidades do Renault Tecnologia Américas (RTA), que conta com cerca 600 engenheiros, entre os 1.000 distribuídos em outros centros na América Latina. Instalado em 2007, este centro tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.



Sobre a FedEx Express
FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo entrega rápida e confiável para mais de 220 países e territórios. FedEx Express utiliza uma rede global aérea e de solo para acelerar a entrega de remessas urgentes, com data e hora marcada, com a garantia de reembolso do valor do frete.

Sobre a FedEx Corp
FedEx Corp (NYSE: FDX ) proporciona aos clientes e empresas em todo o mundo com um amplo portfólio de transporte, e-commerce e serviços comerciais . Com receitas anuais de US $ 45 bilhões, a empresa oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras, competindo coletivamente e gerenciando de forma colaborativa , sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada entre as mais admiradas, com funcionários confiáveis ​​do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 membros da equipe para permanecer" absoluta e positivamente " concentrados na segurança, nos mais altos padrões éticos e profissionais e nas necessidades de seus clientes e comunidades. Para mais informações, visite news.fedex.com .

Fonte:Assessoria de Imprensa Renault.

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quarta-feira, 17 de setembro de 2014

FPT INDUSTRIAL ATINGE O MARCO DE 400.000 MOTORES NA AMÉRICA LATINA


 A FPT Industrial, fabricante de motores para todos os segmentos industriais e comerciais atingiu o marco de 400.000 motores a diesel produzidos para o mercado da América Latina, seguindo o desenvolvimento de sua primeira fábrica na região em 2000.
A fábrica brasileira, em Sete Lagoas, foi aberta há cerca de 15 anos, em uma área de 30.000 metros quadrados e emprega mais de 270 pessoas. Atualmente fabrica os motores F1A, F1C, NEF e S8000, que são usados em aplicações on e off- road, juntamente com o setor de geração de energia.
Após o sucesso desta instalação, a empresa investiu US$ 38,8 milhões em uma fábrica na Argentina, que foi inaugurada em 2012 e emprega mais de 300 pessoas. A fábrica em Córdoba abrange uma área de 20.000 metros quadrados e atualmente fabrica motores da bem sucedida série Cursor da empresa.
Com o propósito de aumentar ainda mais a sua gama de serviços ao cliente na América Latina, a FPT Industrial possui um centro de P&D na cidade de Betim, em Minas Gerais. O centro suporta a personalização dos motores locais e atende as necessidades dos clientes, e obteve autorização para realizar testes de aprovação de emissões, em conformidade com as normas e procedimentos da PRONCONVE - programa para o controle da poluição do ar pelos veículos motorizados.
"Atingir este marco na produção de 400.000 motores a diesel comprova a consolidação dos produtos da FPT Industrial no mercado latino-americano. Desde o ano 2000, nosso foco tem sido manter fortes relacionamentos com os nossos clientes já existentes, que incluem empresas como Fiat, Iveco, Case IH, New Holland, Stemac e Leon Heimer. A empresa também continua em busca de novos negócios, e com as duas fábricas com capacidade de produção de mais de 90.000 motores por ano, a FPT Industrial é capaz de fornecer o serviço-chave exigido pelo mercado, o que deve aumentar ainda mais sua participação no mercado de motores da América Latina", disse José Luís Gonçalves, Presidente da FPT Industrial na América Latina.
Como todas as instalações da FPT Industrial no mundo, as fábricas da América do Sul implementaram o World Class Manufacturing (WCM). O WCM é um sistema de produção integrado e estruturado que abrange todos os processos da fábrica, da segurança ao meio ambiente, da manutenção à logística e qualidade. O objetivo é melhorar continuamente o desempenho da produção, buscando uma gradual eliminação de resíduos para garantir a qualidade do produto e a máxima flexibilidade para atender às solicitações do cliente, através do envolvimento e da motivação do pessoal que trabalha nas fábricas.
As atividades World Class Manufacturing são formalmente auditadas em intervalos regulares e a cada fábrica é atribuída uma pontuação e os prêmios apropriados (bronze, prata, ouro) durante essas auditorias. A fábrica em Sete Lagoas alcançou status Bronze em 2010 e está no caminho certo para alcançar o status Prata.
Destes 400.000 motores 95% foram produzidos na unidade de Sete Lagoas e 5% na unidade de Córdoba.
Segundo informações a FPT é a 3ª maior produtora de motores à Diesel do mundo.
A FPT cresceu 111% no Brasil e 84% na América Latina no primeiro semestre de 2014, enquanto que o mercado cresceu 9% nos últimos dois anos, a FPT triplicou sua participação.
O Centro de Engenharia em Betim tem em torno de 200 engenheiros.
Nossa equipe visitou a unidade de Sete Lagoas essa semana para acompanhar as comemorações deste marco da empresa.

A FPT Industrial é uma empresa da CNH Industrial, dedicada à produção e venda de eixos, transmissões e motores para veículos on e off-road, para aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega aproximadamente 8.000 pessoas em todo o mundo, em dez fábricas e nos seus Centros de P&D. A rede de pós-vendas da FPT Industrial é formada por 93 distribuidores e mais de 900 centros de serviços localizados em mais de 100 países. Uma ampla oferta de produtos, incluindo cinco gamas de motores de 31 kW até 740 kW e transmissores com torque máximo de 200 Nm até 500 Nm e um foco em atividades de P&D, fazem da FPT Industrial referência mundial em produção de powertrain. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com


Fonte: Assessoria de Imprensa FPT.

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