Os Volvo VM fazem parte da quarta geração de uma linha de caminhões que
transformou o mercado brasileiro de veículos comerciais. Quando foi lançado no
final de 2003, o VM trouxe inovações que eram desejadas e que repercutiram de
imediato. “A cabine leito introduzida pela Volvo era uma necessidade dos
transportadores e dos motoristas, que há muito tempo queriam um ambiente de
trabalho mais moderno, melhor e mais confortável”, lembra Bernardo Fedalto,
diretor de caminhões do Grupo Volvo para o Brasil. “Contribuímos para mudar
todo um segmento”, complementa Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões
do Grupo Volvo na América Latina.
Os primeiros VM que chegaram ao mercado eram
veículos semipesados, com chassi rígido e opções de eixos 4x2 e 6x2. “O VM era o único caminhão
brasileiro em sua classe a ter cabine leito, coluna de direção ajustável, um
sistema de basculamento hidráulico da cabine, dois tanques opcionais de
combustível de maior capacidade, além de opcionais importantes para a operação
de transporte, como imobilizador e climatizador. Foi realmente uma grande
mudança neste segmento”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha
VM.
Inovação
Em
2005, a Volvo voltou a inovar e apresentou ao mercado brasileiro e
latino-americano a segunda geração da linha VM. “Os modelos da nova linha chegaram
com avançados motores eletrônicos e piloto automático”, destaca Gomes. E duas
grandes novidades foram introduzidas: o
cavalo mecânico VM, na configuração de eixos 4x2, com motorização eletrônica de
310 cv, e os VM rígidos rodoviários de 210cv e de 260cv, além dos rígidos 6x4
de 260cv e 310 cv, toda a linha com motores Euro 3.
O
cavalo mecânico VM 4x2 era um caminhão voltado para o segmento de transporte que
necessitava de veículos para carretas com até três eixos. Com o family look dos veículos da marca, a
segunda geração também foi uma evolução: tinha um motor de 6 cilindros e um
eixo para 43 toneladas com bloqueio de diferencial. O trem de força tinha uma
caixa de câmbio Volvo, já consagrada no mercado brasileiro e em outros países
do continente - a VT2214B, a mesma do FH.
Terceira geração
Em
2011, o mercado recebia a terceira geração VM, já com motores Euro 5, com as
opções de veículos rígidos de 220cv, 270cv e 330 cv, e o cavalo mecânico também
de 330cv. No mesmo lançamento a Volvo apresentava os VM vocacionais rígidos com
propulsores de 270cv e de 330cv. A nova geração chegava com a tecnologia SCR
para atendimento da legislação de emissões Euro 5/Proconve P7, oferecendo ainda
opções de caixa de câmbio e eixos traseiros para atender a todas as
necessidades dos transportadores. “E, mais uma vez, o VM se destacava por seu
baixo consumo de combustível, grande disponibilidade e robustez”, diz Álvaro
Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Volvo.
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